*

*
*

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Jorge Oliveira recebe de Flávio Dino uma Ambulância 0km para Duque Bacelar




O Prefeito de Duque Bacelar Jorge Oliveira - PCdoB, tem realizado um grande trabalho desde que assumiu a Prefeitura, com mais investimentos em saúde, ele recebeu do Governador Flavio Dino, em São Luis na tarde desta segunda-feira (17/04), uma ambulância 0km para reforçar o atendimento de saúde no município. Jorge esteve acompanhado da Secretária Municipal de Saúde Kamila Santana e do Secretário de Estado Adelmo Soares.

A ambulância está equipada com maca, pranchas, umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio. A unidade possui sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico.




Ao perceber que essa era uma demanda constantes nos municípios, o governador traçou como meta a entrega dos veículos a todas as 217 prefeituras do estado.

" Esse é mais um compromisso nosso de campanha que estamos cumprindo com apoio do Governador Flávio Dino,  através de uma emenda do Deputado Estadual Júnior Verde -PRB, que também tem sido um grande parceiro nosso, com isso iremos ampliar os atendimentos à população, era uma reivindicação antiga. É uma ambulância moderna, irá somar com a nossa base do Samu, essa ação nos dar condições de transportar os nossos pacientes para o atendimento em unidades de Alta Complexidade e, assim, salvar vidas". Destacou Jorge Oliveira.


Para o secretário de Saúde, Carlos Lula, esse apoio do Governo do Estado aos municípios é parte da política de tratar a saúde como um sistema articulado entre União, Governo e Prefeitura. Carlos Lula explicou que a escolha dos municípios que estão recebendo as ambulâncias leva em conta critérios como distância e necessidade. “Há muitos municípios que não tinham nenhuma ambulância e estão recebendo essa hoje. Ou municípios que receberam a saúde muito sucateada. O critério principal foi a necessidade”, explicou o secretário. 

“O nosso compromisso é de fazer a entrega de pelo menos uma ambulância dessas, de grande porte, para pelo menos um município do Maranhão. Então nós adquirimos inicialmente 106 ambulâncias, essas são as primeiras que estão chegando, quando nós finalizarmos vamos comprar mais 100, até chegar o número de 217, para que, com isso, até o final do ano a gente cumpra esse compromisso de ajudar os municípios em uma atividade essencial”, reiterou o Governador Flávio Dino.




Municípios contemplados

Ao todo já são 43 ambulâncias entregues, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), às prefeituras. Antes, foram beneficiadas: Colinas, Barreirinhas, Peritoró, Presidente Dutra, Raposa, Alto Parnaíba, Arame, Benedito Leite, Bom Jesus das Selvas, Central do Maranhão, Governador Nunes Freire, Matinha, Fortaleza dos Nogueiras, Santa Luzia do Tide, Senador La Roque, Tasso Fragoso, Tutóia, Penalva, Santa Luzia do Paruá, Paço do Lumiar, Bom Jardim, Buriti Bravo, Coelho Neto, Formosa da Serra Negra, Paraibano, Presidente Vargas, Santa Inês, Turiaçu, Pedreiras, Mirinzal, São João Batista, São Benedito do Rio Preto, Pio XII e Mirador.