sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Multidão participa do último comício de Jademil 15 ...



Na noite desta quinta-feira (29) o candidato da coligação “Por Amor a Coelho Neto”, Jademil Gedeon (PMDB), realizou o último comício de campanha.


O evento aconteceu na Avenida Nossa Senhora do Carmo e reuniu um grande público. A reunião contou com a presença dos candidatos a vereador da coligação, do prefeito Soliney, familiares e amigos de Jademil e do ex-prefeito Afonso Bacelar.


Segundo a organização cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes no ato de apoio ao candidato Jademil Gedeon.

Do Portal 45 graus

Desespero fazem adversários mentir sobre candidatura de Maísa mas o tiro sai pela culatra




Uma atitude desesperada dois dias antes da eleição de partidários do candidato a prefeito Jorge Oliveira (PCdoB) tentam disseminar em redes sociais e áudios de que a ex-primeira dama Maísa Burlamaqui (PMDB), não pode ser candidata.

A mentira tem perna curta e ao que parece, a insegurança do comunista faz com que seu séquito deseje que ele ganhe por W.O

Ocorre que tudo não passa de uma grande mentira com objetivo claro de tentar criar um factóide, já que pelo visto a coisa por aquelas bandas não andam muito boas.

Aos partidários de Maísa fiquem tranquilos que essa é mais uma mentira que fazemos questão de desmascarar.

É um plano sujo, praticado por aqueles que tem dificuldade em jogar limpo e respeitar as regras e o jogo.

A tentativa frustada do Prefeito Flávio Futado espalhada através de áudio em carros de som, usando um processo que não foi transitado nem julgado não colou .


Justiça Eleitoral e a Justiça Comum ja foram comunicadas do ocorrido e nas próximas horas a Juíza Eleitoral Dra. Raquel Castro deverá se manifestar sobre essa grande onda de boataria implantada em Duque Bacelar e tomar as providências cabíveis .



Na noite desta sexta-feira militantes se reuniram para reforçar apoio a Maísa e comemorar mais uma das derrotas judiciais de Flávio Furtado e sua turma.


O tiro saiu pela culatra mais uma vez ! 


Com a contribuição do Portal Gaditas

O tudo ou nada em Coelho Neto…





Primeiro um derrame de panfletos esculhambando os adversários. Em seguida a coincidência de um suposto ataque que o colocaria o atual Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva (PMDB), no suposto quebra-quebra na casa de uma integrante da campanha tucana.

O jogo do vale tudo e essa novela já se viu em tempos atrás. Quem não se lembra da armação quando a residência da ex-Prefeita Márcia Bacelar foi metralhada? Todos na época tentaram responsabilizar quem no tal ataque? Quem mais seria né? Justamente o mesmo de agora: Soliney Silva. Mais como diz que um dia à verdade vem, o tempo se encarregou de mostrar que tudo não passou de uma armação e quem o atirou na época nada mais era que o próprio motorista da ex-prefeita.

Na época o deputado Antônio Bacelar (PDT) também subiu à tribuna para denunciar o clima de violência no município de Coelho Neto, cuja candidata a prefeita Márcia Bacelar, estaria sendo alvo de ameaças por parte do grupo opositor. Dentre as ações contra a candidata Márcia Bacelar, ele denunciou a destruição de material de campanha por pessoas que teriam sido contratadas pelo candidato opositor.

Bacelar informou que tiros de revólver foram disparados em frente à sua residência, além da presença de pistoleiros do Piauí, na cidade. Antônio Bacelar também solicitou que a Assembléia se mobilize para evitar a onda de violência no interior do Estado nas eleições e que seja encaminhado à Secretaria de Segurança pedido de reforço policial para Coelho Neto e outras regiões.

E agora quem são os que estão com o tucano Luis Serra? Claro, aqueles mesmos.

Só para que raciocinem a grosseira da montagem o que Soliney ganharia um ato desses? Querem ligar a suposta ação pelo fato de um óculos no chão? Agora vejam como pode, as imagens do tal óculo foram feitas no local onde o mesmo teria caído se o objeto é visto em locais distintos? Seriam dois óculos ou fotografaram em dois lugares diferentes? A diferença da cerâmica resume a pergunta…

Do Portal Coelho Neto

TRE confirma envio de Tropa Federal para reforçar a segurança nas eleições em Coelho Neto ...



Imagem ilustrativa

São Luís e São José de Ribamar não receberão tropas federais durante as eleições 2016. Nestes dois municípios, são as Polícias Federal, Militar, Civil e Corpo de Bombeiros que irão reforçar seus efetivos para garantir a segurança. A informação foi confirmada agora pela manhã pelo Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Na noite desta terça, 27, a Assessoria de Comunicação do TRE-MA noticiou equivocadamente que seriam 44 municípios, incluindo São Luís e Ribamar, mas o voto do ministro Luiz Fux do TSE ratifica que estas duas cidades não estão contempladas. No lugar de ambas, Dom Pedro, Chapadinha e Monção é que serão beneficiadas.

De acordo com o comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve, tenente coronel Carlos Frederico de Azevedo Pires, as tropas começam a chegar nas cidades autorizadas pelo TSE na próxima sexta-feira, ficando até o dia 3.

Os 45 municípios são:

1 Amarante do Maranhão;
2 Araióses;
3 Água Doce do Maranhão;
4 Arame;
5 Bacuri;
6 Barra do Corda;
7 Benedito Leite;
8 Bequimão; 
9 Bom Lugar;
10 Buriti;
11 Buriticupu;
12 Bom Jesus das Selvas;
13 Cajari;
14 Carolina;
15 Codó;
16 Coelho Neto;
17 Coroatá;
18 Cururupu;
19 Dom Pedro;
20 Fernando Falcão;
21 Guimarães;
22 Lago da Pedra;
23 Matinha;
24 Olinda Nova do Maranhão;
25 Mirador;
26 Sucupira do Norte;
27 Passagem Franca;
28 Buriti Bravo;
29 Penalva;
30 Pinheiro;
31 Pedro do Rosário;
32 Presidente Sarney;
33 Santa Helena;
34 Turilândia;
35 Santa Luzia;
36 Santa Luzia do Paruá;
37 Santa Rita;
38 São Raimundo das Mangabeiras;
39 Sambaíba;
40 São Vicente Férrer;
41 Tuntum;
42 Tutóia;
43 São Mateus;
44 Monção;
45 Chapadinha.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Roseana e Edinho Lobão são recebidos com festa em Coelho Neto…

A Coligação por Amor a Coelho Neto realizou na manhã desta quarta (28), um grande bandeiraço no centro da cidade em apoio ao candidato a prefeito Jademil Gedeon (PMDB) e seu vice Raimundão. O evento foi prestigiado pelo senador Edinho Lobão (PMDB) e pela ex-governadora Roseana Sarney que foram recebidos logo cedo no aeroporto por várias autoridades lideradas pelo Prefeito Soliney Silva (PMDB).



Soliney ao cumprimentar Roseana durante chegada em Coelho Neto


Ao chegar na Praça Duque Bacelar, eles foram recebidos com festa por uma multidão que os acompanharam em uma grande caminhada pelo centro da cidade.


Roseana saudando a multidão que lhe aguardava

Roseana simplesmente parou o centro comercial em pleno horário de pico e por onde passava era saudada, cumprimentada e abordada para fotos.



Jademil, Edinho Lobão, Roseana, Soliney e Raimundão lideraram grande caminhada pelas ruas da cidade

Após a caminhada, um palco aguardava as autoridades que se revezaram em discursos em apoio a Jademil Gedeon.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Maísa Burlamaqui emite Nota de Pesar após falecimento de sua Sobrinha Jennyfer Batista .



Foi com bastante pesar que recebemos a triste notícia da morte prematura de minha sobrinha Jennyfer Batista , venho por meio desta, expressar meus profundos sentimentos, mas sei que as palavras não conseguirão cumprir esse papel. 


O mundo nos prega muitas surpresas. Muitas nos fazem sofrer, trazem tristeza, dor e luto. A sua partida, tão prematura, foi uma dessas surpresas imprevisíveis do destino que nos tiram o chão. Ninguém poderia imaginar que você nos deixaria tão cedo.


Neste momento de dor e união em nossa família , mantenho cancelado meus compromissos de campanha para esta quarta - feira e em nome de Nossa família e da Coligação  Unidos Seremos Mais peço a Deus o consolo para cada um de nós. 

Maísa Batista Burlamaqui 


- Joelma Batista mãe de Jennifer é filha de um dos irmãos mais velhos de Dona Maísa , o Sr. Joanailson . A candidata Maísa realizava comício no povoado Mucambo da Adelinha quando foi informada do ocorrido, bastante abalada ela ainda discursou e agradeceu a presença do militantes. A jovem Jennyfer além ser sobrinha de Maísa , é filha do Investigador de Polícia Civil Albino Klauberth lotado em Coelho Neto. 

Soliney emite Nota de Pesar pela morte da filha de Albino Klauberth ...



É com imensa tristeza que nosso Blog publica a notícia da morte prematura da jovem Jennyfer Batista, filha de Albino Klauberth, um dos coordenadores da campanha de Jademil . A jovem de 15 anos que morava em Teresina faleceu de um ataque fulminante no coração.

Albino pai da jovem já se preparava para ir ao Comício quando recebeu a notícia por telefone. Na mesma hora recebeu a solidariedade dos amigos e se deslocou muito abalado para a capital do Piauí. Sem dúvida alguma um grande choque.

Apresentamos a Albino e sua família votos de profundo pesar, confiante de que Deus dará a sua família o merecido consolo.

Moção de Pesar

O Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva apresento Moção de Pesar em solidariedade a Albino Kaluberth, pelos relevantes serviços que presta ao município como integrante da Polícia Civil e pela liderança política respeitada que é em nossa região.

“Recebemos com tristeza o falecimento dessa jovem e nos comovemos em ver o desespero de seu pai com perda tão drástica. Apresentamos votos de pesar a ele e sua família, na certeza que Deus consolará a todos nós”, disse Soliney Silva.

Do Portal Gaditas

Soliney, Gastão Vieira e Jademil realizam caminhada histórica em Coelho Neto


A convocação era pra ser apenas um bandeiraço, mas o evento promovido ontem (27), pela Coligação Por Amor a Coelho Neto tomou tamanha proporção que se transformou na maior passeata da história política recente do município.



Caminhada pelas ruas e avenidas de Coelho Neto: mar de gente


Sem festival de motos e sem distribuição de gasolina, como toda passeata as pessoas percorreram o longo percurso a pé, com bandeira nas mãos e uma vibração de arrepiar.

Liderados pelo Prefeito Soliney Silva (PMDB), o ex-ministro e Presidente do FNDE Gastão Vieira e o candidato a prefeito Jademil Gedeon (PMDB), promoveram um caminhada que cortou a cidade de uma ponta a outra.


Encerramento se deu na Praça João Santos

No encerramento do evento, Gastão Vieira mostrou confiança em Jademil e disse está pronto para ajudar Coelho Neto nos pleitos de âmbito federal. Agradeceu a cidade pelo apoio com votação sempre muito expressiva e conclamou a militância para permanecer nas ruas até a vitória na eleição.


Gastão Vieira: apoio irrestrito a Jademil

O candidato a prefeito Jademil Gedeon agradeceu a presença e o apoio manifestado por Gastão Vieira. Agradeceu o apoio do povo na realização do evento e se mostrou confiante na vitória no próximo domingo (02). Pediu voto e fez um apelo aos presentes para levar a mensagem do 15 aos indecisos.

O movimento é uma resposta à a altura da provocação dos adversários.

E mostram a força exponencial e alto poder de mobilização do grupo liderado pelo Prefeito Soliney Silva.

Aceitem ou não seus adversários…

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Jademil liderando pesquisa em Coelho Neto ...



Com público maciçamente Bacelarense Maísa arrasta multidão no Tabuleiro ...




Com um público formado pelo povo de Duque Bacelar Maisa tem arrastado multidões por onde ela passa. 


Tanto nos povoados Orfão , Tabuleiro e Boqueirão, a “onda verde” arregimentou pessoas interessadas em ouvir as propostas idealizadas pelos candidatos que integram a Coligação Unidos Seremos Mais e na cidade não tem sido diferente.




Maísa Burlamaqui e o verde da esperança em busca de dias melhores para Duque Bacelar tem sido a tônica que domina a campanha da candidata.


Maísa não tem necessitado unir a estratégia de buscar caravanas de outros municípios para aglomeram multidão, em cada evento político ela mostra sua força ao reunir o povão para aclamar os candidatos da Coligação .




Todos sabem de sua campanha "pé no chão " uma candidata de oposição que consegue de forma surpreendente arrastar um povo que cansou de ser pisado, esquecido e abandonado pela gestão atual que hoje quer emplacar o atual vice para continuar a massacrar o povo menos favorecido .


É notório o desespero dos governistas em tentar passar a imagem de que por lá tudo estar muito bem , mas a verdade é que Maísa está na boca do povo e no coração dessa multidão maciçamente Bacelarense .


Maísa continua com o povo e o povo com Maísa . Chora não bebê! 

Caravana do 14 realiza grande comício no Povoado São Francisco do Braga


A Caravana do 14 esteve na noite de ontem (24), na zona rural de Afonso Cunha, desta vez no povoado São Francisco do Braga.


Público presente no Comício

Durante o evento que contou com a presença do deputado estadual Cabo Campos (DEM), os candidatos a vereadores e o próprio parlamentar fizeram discursos em que frisaram a necessidade de uma mudança nos rumos administrativos da cidade.

Na oportunidade o candidato a prefeito Arquimedes Bacelar (PTB), foi saudado com festa pelo público presente.



Arquimedes durante Comício realizado na zona rural

Em seu discurso ele reforçou seu preparo para administrar a cidade, criticou os desmandos da atual administração e se mostrou confiante na vitória.

Do Portal Gaditas

Jademil lidera em Coelho Neto com 36% dos votos válidos, diz Amostragem


O Instituto Amostragem realizou uma pesquisa eleitoral em Coelho Neto entre os dias 17 e 18 de setembro para saber como anda a corrida rumo a prefeitura do município.

Segundo os números do levantamento, se as eleições ‘fossem hoje’, o candidato a prefeito Jademil Gedeon (PMDB) aparece na frente com 36,36% dos votos válidos.


Logo em seguida aparece o candidato Américo de Sousa (PT) com 32,81% dos votos válidos e o candidato Luís Serra (PSDB) com 30,83% dos votos válidos, se excluídos brancos, nulos e indecisos.

O instituto também avaliou o cenário estimulado, onde o candidato do PMDB, Jademil, aparece com 30,67% dos votos, seguido de Américo de Sousa (PT) com 27,67% e Luís Serra (PSDB) com 26%. Não sabe/não quis opinar teve 14,33%. Brancos e nulos 1,33%.


A pesquisa foi encomendada pelo portal 45graus e entrevistou 300 eleitores de Coelho Neto em vários bairros da zona urbana e rural. A margem de erro é de 5,54% para mais ou para menos. O registro foi feito junto a justiça sob protocolo MA 07542/2016.

Do Portal 45 Graus

Jademil lidera em Coelho Neto com 36% dos votos válidos, diz Amostragem


O Instituto Amostragem realizou uma pesquisa eleitoral em Coelho Neto entre os dias 17 e 18 de setembro para saber como anda a corrida rumo a prefeitura do município.

Segundo os números do levantamento, se as eleições ‘fossem hoje’, o candidato a prefeito Jademil Gedeon (PMDB) aparece na frente com 36,36% dos votos válidos.


Logo em seguida aparece o candidato Américo de Sousa (PT) com 32,81% dos votos válidos e o candidato Luís Serra (PSDB) com 30,83% dos votos válidos, se excluídos brancos, nulos e indecisos.

O instituto também avaliou o cenário estimulado, onde o candidato do PMDB, Jademil, aparece com 30,67% dos votos, seguido de Américo de Sousa (PT) com 27,67% e Luís Serra (PSDB) com 26%. Não sabe/não quis opinar teve 14,33%. Brancos e nulos 1,33%.


A pesquisa foi encomendada pelo portal 45graus e entrevistou 300 eleitores de Coelho Neto em vários bairros da zona urbana e rural. A margem de erro é de 5,54% para mais ou para menos. O registro foi feito junto a justiça sob protocolo MA 07542/2016.

Do Portal 45 Graus

sábado, 24 de setembro de 2016

Soliney participa de caminhada Pro- Jademil no Bairro Anil ...


O Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva (PMDB), liderou na tarde de ontem (22), mais uma caminhada da Caravana do 15.



Acompanhado da ex-vereadora Marilde Gedeon, o peemedebista foi recebido com carinho pelos moradores do bairro.



Por onde passava, as manifestações de apoio ao 15 era referendado por populares que lotavam as ruas para cumprimentar o prefeito e sua caravana.

Bairro Trizidela recebe caravana do 14 ...

O candidato a prefeito Arquimedes Bacelar (PTB), reuniu uma multidão ontem (22), durante Comício realizado no Bairro Trizidela em Afonso Cunha.


Multidão presente no evento

O tom dos discursos foi de duras críticas ao que foi classificado como “desmandos de gestão” praticados pelo atual prefeito José Leane (PMDB), cuja administração tem sido marcada segundo os diversos oradores que se revezaram no microfone por obras paralisadas, atraso no pagamento de funcionários, descaso com a educação e perseguição a adversários.

Ao fazer uso da palavra, Arquimedes que é formado em Administração falou do encolhimento da economia local ocasionado pelo desequilíbrio nas contas públicas que tem gerado nos últimos anos o atraso constante nas folhas de pagamentos.


Arquimedes e a vice Cláudia Bacelar

Para ele, além do prejuízo a dezenas de país de família, o desrespeito ao servidor promovido pela atual gestão atinge diretamente o comércio local, já que o dinheiro deixa de circular.

Durante o evento ele esteve acompanhado da vice Cláudia Bacelar, do ex-prefeito Dr. Mário Bacelar e dos diversos candidatos a vereadores que compõem a chapa proporcional.

Do Portal Gaditas

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Polícia prende acusado de praticar assaltos em Coelho Neto...




Policiais civis prenderam, na manhã desta sexta-feira (23), um jovem acusado de envolvimento de roubo de celulares na cidade de Coelho Neto. Wellington Oliveira, mais conhecido por “Hélio do Zé Maria Preto” foi prenso em flagrante depois de roubar o celular de uma comerciária no Bairro Quiabos.

A vítima relatou aos policiais que voltava de um comício quando foi rendida pelo assaltante que estava portando uma faca e em uma motocicleta POP 100, de cor vermelha. A comerciária foi obrigada a entregar sua bolsa onde estava o aparelho celular e R$ 50,00. Ela reconheceu Hélio do Zé Maria Preto como sendo o autor do crime.

Quem reconhecer a pessoa de Hélio do Zé Maria Preto pela prática de outros crimes deve procurar a Delegacia de Polícia para fazer o procedimento. Ele já vinha sendo investigado em outros roubos ocorridos na periferia da cidade.

Desnecessidade de BO

Mais uma vez esclarecemos a população que é desnecessário o registro de Boletim de Ocorrência para que policiais militares e civis procedam diligências imediatas para evitar que crimes aconteçam ou mesmo prender criminosos em flagrante.

Fazemos o alerta porque estamos recebendo reclamações de que tal exigência vem sendo feita irregularmente, inclusive em horários que a sabidamente a Delegacia de Polícia não está mais em atendimento ao público.

O horário de atendimento da Delegacia de Polícia de Coelho Neto é de 08 às 12h e de 14 às 18h de segunda a sexta-feira. Nos demais horários somente são confeccionados auto de prisão em flagrante e BO de casos que necessitem de exame de corpo de delito. Já o Quartel da Polícia Militar funciona 24 horas e tem o dever de proceder diligências independente do registro de BO.

Caso não seja possível a prisão em flagrante o caso passa a ser investigado pela Polícia Civil.

Quando o povo quer é assim ! Maísa arrasta multidão no povoado Boqueirão ...











A "Onda Verde " Bacelarense e Coligação Unidos Seremos Mais ”, arrastou mais uma multidão, para realizar mais  um mega comício e agora foi a vez do povoado Boqueirão , zona rural do município na noite desta quinta-feira (22).


O ato político atraiu uma grande multidão em torno da Coligação , encabeçada pela candidata a prefeita Maísa Burlamaqui( PMDB) e o candidato e a vice-prefeito Dr. Gonçalves PP.



Os candidatos a vereadores da coligação oposicionista juntamente com as lideranças políticas locais proferiram seus discursos enfatizando a responsabilidade do compromisso com o povo que vem sofrendo o descaso e abandono pela atual gestão bacelarense.





Campanha intensa – Percorridos  todos esses dias de campanha eleitoral, restando apenas menos de duas semanas para o pleito de 02 de outubro, a oposição mantém seu ritmo intenso. O grupo já visitou praticamente os quatro cantos do município, desde a zona rural à cidade e por passa arrasta multidão de livre e espontânea vontade .



Em seu discurso, Maisa disse que o povo de Duque está entendendo e percebendo suas leais intenções de progresso, de respeito e de moralidade ao bem público, as coisas que são do povo, apresentados por nosso projeto “Estou muito feliz e muito agradecida , e muito orgulhosa pelo meu povo”.

A candidata disse que vai a luta, que está forte no presente e preparada para o futuro, antes de finalizar disse “Os meus adversários não se cansam, mas eles precisam saber que eu sou incansável e não irei desistir, irei até onde cabe meu direito, se o povo está comigo, eu sempre estarei com o povo” disse Maísa .


Quando o povo quer é assim ...

Fotos Renato Mizael

Hoje é a vez do Bairro Quiabos receber a Caravana do 15 Jademil ...


Luís Serra realiza roda de conversa com as mulheres ...






O candidato a Prefeito de Coelho Neto Luis Serra - PSDB  através da coligação Muda Coelho Neto , realizou também na ultima quarta feira (21) na sede da sigla, uma reunião de mobilização das mulheres.

O objetivo do encontro foi reunir um grande número de mulheres tucanas e simpatizantes, para discutir políticas públicas para o segmento.

O evento se deu através de palestras e rodas de conversas e contou com a presença das candidatas a vereadoras da sigla e do candidatado Luis Serra , de sua esposa e cabeça de campanha Derlane Serra , da ex- Prefeita Márcia Bacelar e de lideranças que apoiam o candidato. 




Entre os temas abordados estava em destaque as mulheres na política e eleições municipais, políticas públicas para as mulheres que segundo ele também serão prioridade e fazem parte do seu plano e governo .


Com a contribuição do Portal Leste Maranhense

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Soliney reúne multidão em mais um evento pró-Jademil…


O Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva (PMDB), reuniu na noite desta quarta (21), mais um evento em apoio ao candidato a prefeito Jademil Gedeon (PMDB), apoiado por seu grupo político.



Multidão lotou as dependências do espaço do evento


O evento realizado no Espaço Coqueiro reuniu centenas de pessoas formada na sua maioria por colaboradores, apoiadores e simpatizantes, além dos candidatos a vereadores e do vice Raimundão.


Ao fazer uso da palavra, Soliney apresentou um balanço dos seus sete anos e meio de governo e defendeu o nome de Jademil como mais preparado para comandar os destinos do município nos próximos quatro anos.


Soliney defendeu apoio a Jademil


Jademil Gedeon agradeceu a presença de todos, falou de suas propostas e mostrou que está preparado para fazer uma grande administração na cidade.

Carro de candidato invade casa em Coelho Neto ...

O veículo modelo Ford EcoSport perdeu o controle e invadiu uma casa bastante humilde, feita de taipa,

Carro de candidato invade casa de taipa em Coelho Neto


Por pouco o carro de som que faz propaganda política para o candidato a prefeito de Coelho Neto, no Maranhão, Américo de Sousa, não causou uma grande tragédia na cidade.

Isso por que, na tarde desta quarta-feira (21), o veículo modelo Ford EcoSport, perdeu o controle e invadiu uma casa bastante humilde, localizada na Rua José Barreto, entre os Bairros Quiabos e  Conjunto Novo tempo.

Felizmente ninguém ficou ferido. 

Cenário político

Nessa reta final das eleições, os três candidatos a prefeito no município maranhense, sendo eles: Américo (PT), Jademil Gedeon (PMDB) e Luís Serra (PSDB), estão intensificando suas estragégias políticas, aumentando suas visitas, caminhadas e comícios, tudo isso, tendo em vista a acirradíssima disputa nesse pleito.

Portal 45 Graus 

Polícias Civil e Militar iniciam Operação ‘Eleições 2016’ para prevenir compra de voto e outros crimes eleitorais



Ação conjunta articulada pelas polícias Civil e Militar vai garantir a segurança nestas eleições, prevenindo e combatendo crimes comuns do período. A Operação ‘Eleições 2016’ tem como estratégia reforçar o policiamento em regiões com histórico de crimes eleitorais e impedir que o processo eleitoral seja prejudicado. Nesta quarta-feira (21), as primeiras equipes foram enviadas aos municípios de Bacabal, Matinha e Bom Lugar, onde já foram relatadas situação de compra de votos e violência e coação a eleitores e adversários políticos. O trabalho é realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e Ministério Público (MP-MA).


A delegada-adjunta de Polícia Civil, Adriana Amarante, explica que a prioridade são as cidades onde há incidência e maior possibilidade de situações, e, ainda, onde há pouco efetivo, como em caso de municípios atendidos pelas delegacias regionais. “São cidades em que constatamos problemas relacionados às eleições e o trabalho da polícia será no sentido de que este processo transcorra sem incidentes para que os eleitores tenham garantidos os seus direitos de votar”, enfatiza.


A ação teve início esta semana com o planejamento e diversas reuniões de trabalho e foi pensada devido às várias denúncias que chegam à polícia. Boa parte vem da própria população, fruto do trabalho do policiamento local e por meio do Ministério Público e poder Judiciário. “Neste fim de semana outros municípios receberão mais equipes e a operação será intensificada na semana da eleição com todo o nosso contingente de reforço. Tudo para garantir uma eleição tranquila”, reitera Adriana Amarante.


Na Polícia Militar, todos os comandantes foram acionados para mobilizar seu efetivo e alinhar as estratégias a serem executadas nas Eleições 2016. O comandante geral da PM, coronel Frederico Pereira e o subcomandante Jorge Luongo, reuniram com os demais comandos a fim de definir o método de ação. “As cidades do interior receberão reforço significativo de policiais que serão deslocados da capital. Estamos finalizando as metas para que a polícia exerça seu papel de garantir a ordem e a segurança do processo eleitoral”, reforçou o coronel Pereira.


O comandante geral da PM ressaltou, ainda, que as polícias estão unidas com o objetivo de fazer o melhor para o cidadão. “Vamos garantir que todos possam participar de forma democrática e tranquila desse importante momento de cidadania, para escolher seus representantes”, reiterou. As eleições acontecerão no dia 2 de outubro, e, no Maranhão serão pouco mais de quatro milhões de eleitores indo às urnas para escolher seus representantes nos poderes legislativo e executivo – prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Em Tempo - 
Em Duque Bacelar , Afonso Cunha e Coelho Neto o efetivo deverá ser reforçado e a fiscalização  será rigorosa .

Fonte : Governo do Estado do Maranhão