*

*
*

quinta-feira, 31 de março de 2016

34 empresas são intimadas por sonegação de imposto no Maranhão


icmsdebitospagamento2015horz

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), intimou 34 empresas que atuam no comércio exterior a recolherem, no prazo de 20 dias, o valor de R$ 18,6 milhões em ICMS. A medida se deu com a identificação de novas irregularidades em operações de comércio exterior, realizadas por empresas com sede no Maranhão, que resultaram em sonegação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

As informações recebidas pela Sefaz revelam que as empresas do Estado fizeram importações sem o pagamento do ICMS e exportações fictícias. Foram geradas 34 intimações fiscais para empresas que simularam operações de exportação, isentas de ICMS, e não possuem a comprovação de que a mercadorias saíram efetivamente do país, além da não comprovação de pagamento do ICMS nas operações de importação.

Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, as mercadorias importadas não comprovaram o pagamento do ICMS, que deveria ter sido recolhido pela internalização dos produtos. As investigações da Sefaz continuam e estão desvendando novas irregularidades na importação de mercadorias sem o pagamento do ICMS e na simulação de operações de exportações de mercadorias isentas do imposto.

“No caso de simulação de exportações há, em tese, crime contra a ordem tributária, que será comunicado ao Ministério Público Estadual para instrução da ação penal”, destacou o secretário Marcellus Ribeiro.
 
Por Blog do Neto Ferreira

PM e Secretário de Comunicação de Miguel Alves são presos acusados de envolvimento em vingança a morte de empresário

Mais quatro pessoas foram presas por sequestrar e matar os autores do homicídio do empresário Kaleu Torres no Maranhão.


 
Um policial militar do Piauí foi preso pela Polícia Civil, por envolvimento no sequestro e assassinato de dois homens da Delegacia de Buriti, no Maranhão, ocorrido no começo deste ano. A polícia classificou o crime como vingança pela morte do empresário piauiense Kaleu Torres , em uma festa de Carnaval na cidade maranhense.

A ação, denominada de Fronteiras, já havia resultado na prisão de cinco pessoas, dentre elas, o irmão do empresário , no dia 01 de março. Com ele, outros quatro suspeitos foram identificados como sendo os autores do sequestro, tortura e morte dos presos Sabino Neto e Leonardo Oliveira.

Nesta segunda fase da operação, a polícia prendeu mais quatro pessoas, sendo três em Miguel Alves e uma em Piracuruca. Foi preso também Odivan Torres, secretário de comunicação de Miguel Alves/MA (a 38 km de Buriti) .

Os dois presos foram sequestrados por um casal que fingiu querer registrar um boletim de ocorrência. Os dois em seguida foram encontrados mortos e com os membros decepados em um povoado de Miguel Alves.

De acordo com o delegado Willame Moraes, gerente de policiamento do interior no Piauí, a viúva do empresário confessou diante de dois promotores que participou do crime e relatou como tudo ocorreu. A Polícia possui filmagens, termo de declaração e o inquérito foi concluído.

Foram presos hoje (31) o policial Francisco James Araújo - Odivan Fortes Torres (secretário de comunicação da prefeitura de Miguel Alves e tio do empresário Kaleu), Yuri Torres (sobrinho de Odivan) e Joaquim Pontes, preso em Piracuruca.

Foram apreendidos celulares e um veículo. De acordo com a Gerência de Policiamento do Interior (GPI), os presos desta segunda fase foram identificados como: Odivan Fortes Torres, Yuri Torres, Joaquim Pontes e Francisco James Araújo, este último, policial militar do Piauí.

As prisões são resultado de uma ação conjunta da Polícia Civil do Estado com a Corregedoria da Polícia Militar (PM-PI)

Em nota, a Polícia Militar informou que foi dado cumprimento, na madrugada de hoje (31), a um mandado de prisão expedido contra o militar. A diligência atendeu à solicitação do delegado encarregado do caso. O PM encontra-se recolhido no Presídio Militar à disposição da Justiça.

A PM disse ainda que a Polícia Civil é a responsável pelo inquérito e está colhendo as informações sobre o caso.

Confira a nota na íntegra:

“A Corregedoria da PM-PI deu cumprimento ao Mandado de Prisão expedido em desfavor do militar na madrugada de hoje, atendendo solicitação do delegado encarregado do caso. O policial militar encontra-se recolhido no Presídio Militar à disposição da Justiça. Detalhes sobre o caso e outras informações devem ser colhidas com a Polícia Civil responsável pela apuração”.
Com a contribuição do Correio Buritiense 

Parceria entre Estado e Prefeitura de Coelho Neto irá reformar e ampliar o Farol da Educaçao / Agora Farol do Saber ...


A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Professora Albertina Curvelo, em companhia do Coordenador do Departamento de Cultura, estiveram reunidos na ultima terça-feira, 29.03, com Subsecretário de Cultura do Estado do Maranhão,Celso Brandão e a Diretora da Biblioteca Pública Estadual, em pauta a Revitalização do Farol da Educação, agora, Farol do Saber e a parceria da Cultura/Educação no novo projeto.



A visita teve como objetivo discutir sobre a reforma e adequação do projeto para que o Farol da educação , agora Farol do Saber volte a funcionar plenamente, uma vez que estava apenas sendo gerido pelo poder publico municipal. 


Unindo forças


Foi acertada uma parceria entre Estado e Município, em que o Farol passará a receber eventos culturais, tais como lançamentos de livros, peças teatrais e exposição da cultura coelhonetense e maranhense. 


“Foi dada a ordem pelo governador e estamos executando esta vistoria dezenas de municípios do Maranhão. Após a reforma, o Farol irá atender de maneira qualificada todos os coelhoetenses”, disse o sub- secretário, Celso Brandão.


Além da parte predial, serão feitas novas instalações na parte elétrica, hidráulica, de acessibilidade e na climatização do ambiente. Um novo acervo voltado para a literatura maranhense será adquirido, como também livros técnicos voltados para donas de casa, professores, médicos, advogados e acadêmicos em geral.


“Iremos oferecer a toda comunidade mais livros voltados para todas as áreas. O farol deixa de ser uma biblioteca escolar e passa a ser uma biblioteca pública, com uma característica cultural”, ficamos extremamente felizes , desde que fomos comunicados desta vista e ação do estado voltada para Coelho Neto, o Prefeito Soliney Silva determinou que prontamente recebêssemos a equipe do estado e nos colocássemos a disposição, a parceria foi firmada e agora iremos aguardar a concretização deste importante beneficio para comunidade" . Ressaltou a Secretária Municipal de Educação e Cultura Albertina Tavares.

A comitiva contou com a presença de um Engenheiro e um auxiliar, o Professor Ricardo, representou as Escolas Estaduais

Via Ascom Semec

Departamento de Cultura da SEMEC sob novo comando - Professor Toinho da Cultura ...



Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 29.03, a Administração do Departamento de Cultura, apresentou toda equipe: Educação Musical, Oficineiros, Produção e Serviços Gerais. Lembrando que o setor estar em pleno funcionamento desde 18 de Março, com a Educação Musical e as atividades das oficinas de instrumentos, canto, teatro e danças, que terão início neste mês de Abril .

 Na imagem o Sub-Secretário Estadual de Cultura,  com a Secretária Municipal de Educação e Cultura e Coordenador Administrativo do Departamento de Cultura Professor Toinho.

A nova equipe do Departamento de Cultura da Semec está sob o comando do Professor Toinho da Cultura que assumiu a coordenação Administrativa, juntamente com Figueredo Junior e Flayne Rego. Toda essa equipe veio disposta a somar e fortalecer as atividades realizadas no âmbito cultural  do município através da educação . 


Via - Ascom Semec

Secretário faz balanço positivo das ações do Mutirão de enfrentamento ao Aedes Aegypti em Coelho Neto


A Prefeitura Municipal de  Coelho Neto através da Secretaria de Saúde do município  realizou um balanço sobre o mutirão contra a dengue que aconteceu durante o período de  29/02 a 04/03, o Plano Emergencial de Contingencia para o Enfrentamento da Epidemia de Dengue  no perímetro urbano do município onde a população ficou bastante satisfeita com a ação realizada, muitos citaram a importância do órgão público estar levando ao conhecimento da população informações sobre a dengue e o modo de preveni-la.


O balanço foi apresentado, nesta quarta-feira. Na ocasião, o secretário municipal de saúde, comemorou o resultado das ações já realizadas. A equipe, responsável pela elaboração do Plano de Contingencia Municipal, garantiu que a cidade não passa por nenhuma epidemia, mas que, mesmo assim, as ações serão reforçadas e outras serão criadas.

Para envolver a sociedade no combate ao mosquito, professores, alunos e familiares vinculados ao Programa Saúde na Escola, ligados às universidades públicas e privadas, movimentos sociais, igrejas e entidades organizadas e institutos federais, foram incentivados a participar das atividades de prevenção e eliminação do vetor através de mutirões de limpeza e tratamento de possíveis criadouros do Aedes.


Os agentes comunitários de Saúde, os agentes de combate a endemias, além de outros atores, foram mobilizados para prestar orientação à população e reforçar o controle do vetor nas residências.

Novas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti estão sendo programadas e a população pode ajudar os órgãos públicos nessa luta, para isso basta evitar deixar água parada em recipientes que acumulam água como vasos, cisterna, tampinhas de garrafa pet, entre outros.


A Campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti é uma realização da Prefeitura Municipal de Coelho Neto através das Secretarias Municipais de Saúde, e envolvem todas as secretária e órgãos da administração municipal. 

O Blog apresentará nas próximas publicações uma amostragem completa dos resultados deste grande Mutirão . 

Com a contribuição do Blog do João Osório.


“Na hora certa”, diz Roseana Sarney sobre saída do PMDB do governo Dilma


roseana

A ex-governadora Roseana Sarney foi a única representante de ponta do PMDB do Maranhão à reunião que decidiu pelo desembarque da sigla da da base de apoio à presidente Dilma Rousseff (PT).

Em entrevista ao Estadão, ela disse que o partido saiu do governo “na hora certa”.

“Estou acompanhando o partido. Está no timing certo. Era uma questão só de decisão”, afirmou Roseana.

Filha do ex-presidente da República e ex-senador José Sarney, também do PMDB, Roseana negou que o pai tenha tido alguma influência em sua decisão de apoiar o desembarque. “Lá em casa todo mundo tem autonomia”, disse.

Questionada se acredita que há motivos para o impeachment da presidente Dilma Rousseff, ela desconversou. “Ainda não avaliei. Mas o que o partido decidir, estarei junta”, disse.

Por Gilberto Léda 

70% dos prefeitos ainda não entregaram prestação de contas de 2015 ao Tribunal de Contas do Maranhão


O presidente do TCE, conselheiro Jorge Pavão, recebeu nesta quarta-feira (30/03) do prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2015 daquele município. Até agora, somente 64 prefeituras (30% do total de municípios maranhenses), 60 câmaras de vereadores quatro secretarias de Estado já entregam as documentações exigidas constitucionalmente.


O prazo final de entrega das prestações de contas do exercício financeiro de 2015 é na segunda-feira, dia 4 de abril. Nesse sentido, o TCE/MA definiu que o regime de recebimento nos dois últimos dias de entrega, 1° e 4 de abril, será realizado excepcionalmente das 8 às 18 horas. Nesses dias, as supervisões de protocolo ficarão exclusivamente voltadas ao recebimento e à autuação de documentos relativos à prestação de contas do exercício financeiro de 2015.


Os jurisdicionados estaduais e municipais que não fizerem a apresentação no prazo estabelecido estarão sujeitos a aplicação de multas (R$ 4 mil para secretários de Estado, chefes de poder e prefeitos e R$ 2 mil para presidentes de Câmaras) e outras penalidades previstas na Lei Estadual 8.258/205, a exemplo da abertura de Tomada de Contas Especial.


Passo-a-passo - O primeiro passo da entrega das prestações de contas acontece na supervisão de protocolo do TCE. Nesse setor, uma equipe realiza a verificação dos aspectos formais pertinentes ao ato de entregar as contas ao tribunal. Terminada esta fase, a documentação é imediatamente encaminhada para a unidade técnica.


Na unidade técnica será verificada pelos auditores estaduais de controle externo que atuam no setor se a composição da documentação que está sendo entregue atende às normas estabelecidas pelo TCE. Cada instância da administração pública obedece a uma composição específica em termos de documentação para fins de prestação de contas.


Após essa etapa, a prestação de contas é recebida e enviada imediatamente via sistema para o setor responsável pelos procedimentos de análise.


Além do cumprimento do prazo de entrega, uma recomendação importante aos gestores é que procurem verificar se o seu cadastro junto ao TCE está atualizado. Somente gestores cujo cadastro esteja com todas as informações atualizadas poderão entregas suas contas ao órgão.

Via Blog do Ludwig

terça-feira, 29 de março de 2016

Por aclamação, PMDB oficializa rompimento com governo Dilma

Vice-presidente do PMDB, senador Romero Jucá (PMDB-RR), durante anúncio da saída do partido da base do governo
Vice-presidente do PMDB, senador Romero Jucá (PMDB-RR), durante anúncio da saída do partido da base do governo

O Diretório Nacional do PMDB decidiu nesta terça-feira (29), por aclamação, romper oficialmente com o governo da presidente Dilma Rousseff. Na reunião, a cúpula peemedebista também determinou que os seis ministros do partido e os filiados que ocupam outros postos no Executivo federal entreguem seus cargos.

O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, não participou da reunião que oficializou a ruptura com o governo. O encontro partidário foi realizado em um dos plenários de comissões da Câmara dos Deputados.

Comandada pelo primeiro vice-presidente do PMDB, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a reunião durou menos de cinco minutos. Após consultar simbolicamente os integrantes do partido, Jucá decretou o resultado da votação.

“A partir de hoje, nessa reunião histórica para o PMDB, o PMDB se retira da base do governo da presidente Dilma Rousseff e ninguém no país está autorizado a exercer qualquer cargo federal em nome do PMDB”, enfatizou.

A decisão do PMDB aumenta a crise política do governo e é vista como fator importante no processo de impeachment de Dilma. Há a expectativa de que, diante da saída do principal sócio do PT no governo federal, outros partidos da base aliada também desembarquem da gestão petista.

Atualmente, o PMDB detém a maior bancada na Câmara, com 68 deputados federais. O apoio ao governo, porém, nunca foi unânime dentro da sigla e as críticas contra Dilma se intensificaram com o acirramento da crise econômica e a deflagração do processo de afastamento da presidente da República.

Na reunião desta terça, os peemedebistas decidiram que todos os seis ministros da legenda terão que deixar os cargos. Quem descumprir a medida poderá sofrer sanções.

Até esta segunda-feira (28), o PMDB ocupava sete cadeiras no primeiro escalão do governo Dilma. No entanto, Henrique Eduardo Alves, um dos peemedebistas mais próximos de Michel Temer, se antecipou à decisão da cúpula e entregou seu cargo a Dilma.

O vice-presidente da República, Michel Temer, não compareceu à reunião, sob o argumento de que não desejava “influenciar” a decisão. No entanto, ele teve participação ativa na mobilização pelo desembarque do partido e passou toda a segunda-feira em reuniões com parlamentares e ministros do PMDB, em busca de uma decisão “unânime”.

Dilma também lançou mão dos últimos esforços para tentar resgatar o apoio do partido. Na manhã de segunda, ela chamou ao seu gabinete no Palácio do Planalto seis dos sete ministros do PMDB para avaliar o cenário. No entanto, no fim do dia, Henrique Alves, um dos presentes ao encontro, apresentou a sua carta de renúncia.

Apesar do desembarque, Temer continuará na Vice-Presidência da República sob o argumento de que foi eleito pela população na chapa de Dilma e de que não ocupa, portanto, cargo de submissão à presidente.

Eleições 2016 - José Leane poderá desprestigiar aliados e tirar candidato do próprio bolso



O Prefeito de Afonso Cunha José Leane continua o suspense de quem será o seu candidato à sucessão. Depois de surpreender a sua base aliada, ao realizar uma reunião na casa de um Vereador, segundo informações de pessoas ligadas ao titular deste Blog ele tirou o seu celular do bolso e disse, que, caso decidisse colocar o seu aparelho celular para concorrer às eleições o seus aliados deveriam segui-lo, caso contrário poderiam procurar o seu opositor. Para bom entendedor, meia palavra basta! 



Descartando totalmente a sua base, e aqueles que manifestaram o desejo de serem pré-candidatos a prefeito no próximo ano, o prefeito mais uma vez colocou sua voz de desafiador e colocou medo nos aliados. 



Nada haveria de anormal, se o prefeito tivesse convidado os demais aliados que já manifestaram interesse pela cadeira principal da Prefeitura de Afonso Cunha. Entre os nomes cotados pelo grupo, estão o do atual Presidente da Câmara Marcos Crispim, Chico do Tuna e da esposa do ex-prefeito Mario Bacelar , mas o que roda pela cidade é de que o Mário e Leane não estão se cheirando muito bem , além de alguns secretários, dentre outros nomes que cogitam entre si. Mas só cogitam. (rs )...



Com as últimas atitudes, e o fato de até agora não mostrar quem será o nome, o prefeito deixa claro que não confia em mais ninguém dentro do grupo, e que dentro do grupo não existe espaço para mais ninguém. Com a indecisão de Leane e os fortes boatos que seu candidato será tirado do próprio bolso, os aliados estão se sentindo desprestigiados e mesmo encubados nada estão satisfeitos com o gestor.



José Leane está quase no fim de seu mandato , onde conseguiu se eleger baseado naquele velho ditado - “Jabuti em árvore foi enchente ou mão de gente”, ele continua a mostrar mais uma vez seu egoísmo e ganância pelo poder, achando que o fato de ser prefeito lhe dar o direito de esquecer suas lideranças, achando poder eleger quem lhe for conveniente por estar com "a caneta na mão tirando seu candidato do próprio bolso ou seja ele mesmo indicando seu candidato sem ouvir a opinião dos aliados.



Todas as duvidas param diante do silencia do Prefeito . Será mesmo que virá o candidato do bolso dele ? será que vai apoiar gente fora ? Ou será que de fato irá prestigiar os aliados políticos que estão lhe dando apoio há mais de 07 anos? ...


Vamos aguardar os próximos capítulos !

Barba, cabelo e bigode – Prefeitura de Duque Bacelar firma três contratos milionários com a mesma empresa


Os moradores de Duque Bacelar não podem mais reclamar de , iluminação pública , funcionamento de poços artesianos e limpeza pública na cidade. O Prefeito Flávio Furtado através da Prefeitura de Duque Bacelar continua a farra de contratos , dessa vez ela tem três contratos no valor global de R$ 1.293.324,60 (um milhão, duzentos e noventa e três mil, trezentos e vinte e quatro reais e sessenta centavos). 

Quem levou tudo foi a mesma empresa a  J. E. Consultoria Ltda. – ME, espécie de faz-tudo! Com base nos três contratos a empresa ficou responsável, a um só tempo, de realizar serviços de manutenção da iluminação pública, manutenção de poços artesianos e ainda para limpeza pública. Todos os anos essa mesma empresa vence diversos contratos com a Prefeitura de Duque . Estranho ! Não?


Veja só : 

No serviço de manutenção da iluminação pública a prefeitura de Duque Bacelar pretende gastar R$ 296.244,60 (duzentos e noventa e seis mil, duzentos e quarenta e quatro reais e sessenta centavos) - PRAZO: 12 (doze) meses, através de contrato de Nº 08/2016 Processo Nº 388/2015 com a empresa J. E. Consultoria Ltda.


No serviço de Limpeza Pública a prefeitura de Duque Bacelar vai firmou contrato de  R$ 845.880,00(oitocentos e quarenta e cinco mil, oitocentos e oitenta reais) com a empresa J. E. Consultoria Ltda.


Já para manutenção dos poços artesianos existentes na cidade e na zona rural  foi firmado contrato de  R$ 151.200,00 (cento e cinquenta e um mil e duzentos reais). 




Desde o dia 8 de janeiro de 2016 o negócio foi formalizado, com prazo de doze meses. Uma espécie de barba , cabelo e bigode , ela faz logo de tudo ! 



Isso mais uma vez não é invenção do Blog , pois todas as informações sobre esses contratos da prefeitura de Duque Bacelar constam no Diário Oficial do Maranhão, Terceiros, do dia 29 de Janeiro desta ano (Veja aqui ).
Uma coisa estranha há e muito grave. Alô Ministério Público, Alô CGU, Alô TCE  !

Grupo João Santos à beira da Falência em Coelho Neto . Trabalhadores passam necessidade ...

Trabalhadores do Grupo João Santos em acampamento: situação desrespeitosa aos trabalhadores

 
Beira a um colapso a atual situação do Grupo João Santos em Coelho Neto. O que parece ser uma coisa simples não o é. A situação humilhante a que está sendo submetida aos trabalhadores não pode ser ignorada.

Talvez a situação possa parecer de pequena proporção para alguns porque o patrão dificilmente se coloca no lugar do trabalhador, consequentemente desconhece o texto bíblico que “todo trabalhador é digno do seu salário”.

Para se ter uma idéia da proporção da crise, a Itajubara S/A está há sete dias de greve. A Agrimex S/A completa 16 dias de paralisação por mais de cinco pagamentos em atraso e já se fala na disposição do setor rural das indústrias também aderirem a paralisação.

Como todo mundo sabe, a direção do Grupo trabalha “fechado em copas”, então fica quase impossível prevê que ações estão sendo projetadas para que a situação não se torne insustentável.

O Presidente do SINPACEL (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Papel e Celulose) Mariano Crateús e o Presidente do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) Antônio Pires, tem utilizado a rede social para demonstrar preocupação com a situação dos trabalhadores das empresas.
 
As autoridades locais precisam urgentemente tomar parte da situação de caos, visto que muitos pais de famílias estão passando fome e sendo prejudicados.

Com a contribuição do Portal Gaditas/ Titulo do post alterado

Tiros e morte marcam o show de Mara Pavanelly e Gabriel Diniz no aniversário de Chapadinha

Gabriel Diniz e Mara Pavanelly foram as atrações da noite. Mesmo após a tragédia a festa continuou como se nada tivesse ocorrido.
 
Por Luis Cardoso 


O que deveria ser um dia de alegria para a população de Chapadinha terminou em tragédia na noite desta segunda-feira,28, na Praça do Povo localizada no Centro da cidade, local onde foram realizadas as apresentações em virtude ao aniversário da cidade.

O tiroteio ocorreu ao lado do palco principal onde o cantor Gabriel Diniz se apresentava no momento. Cinco tiros foram disparados deixando uma pessoa morta e cinco feridas.

Um dos envolvidos foram identificados como Marcinho e Tiago do Recanto dos Passáros. A troca de tiros resultou na morte do Tiago e o Marcinho atingido com dois tiros no braço.

Uma mulher que não teve a identidade relevada foi atingida e encontra-se em estado grave. Ela e mais duas pessoas já foram transferidas para a capital.

A policia pede no momento que o show seja encerrado porém as apresentações continuam na madrugada. Ainda não se sabe o motivo do tiroteio.



segunda-feira, 28 de março de 2016

Resumo policial do Feriadão de Semana Santa em Coelho Neto

O feriadão da Semana Santa foi tranquilo e sem ocorrências de crimes violentos na cidade de Coelho Neto. De quinta-feira até o fim da noite de domingo, foram registradas apreensões de adolescentes infratores e a recuperação de uma moto roubada e de uma arma de fogo.

Durante o feriadão, a polícia conseguiu apreender uma arma de fogo calibre 32 que estava em poder de um adolescente de 16 anos. A detenção do menor se deu numa quadra de esportes no Bairro do Mutirão.

Um outro adolescente de 17 anos também foi apreendido com uma motocicleta POP 100 roubada, quando abastecia o veículo em um posto de combustíveis no Bairro do Centro. A suspeita é de que tenha sido o menor que roubou a arma na madrugada de quinta-feira no Bairro Bela Vista. Caso isso se confirme, a internação dele será pedida a Justiça.


A polícia também conseguiu deter um suspeito de participação no furto contra a Associação Vitória, no Bairro Bom Sucesso, de onde vários objetos foram furtados no início do feriadão. Será instaurado inquérito policial para tentar identificar todos os autores do furto e a recuperação dos produtos.


Apesar destas ocorrências, o feriadão pode ser considerado tranquilo, já que não ocorreram casos de crimes violentos contra a pessoa seja na cidade de Coelho Neto ou mesmo de Duque Bacelar e Afonso Cunha, cujos casos também são investigados pela equipe da delegacia local.

Fonte - DPC Coelho Neto

O desconhecimento do Maranhão e o oportunismo político

Acostumado a morar fora do estado e utilizar aeronaves para percorrer o Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), demonstra o seu oportunismo político para fazer média diante de um grave problema que se tornou a BR-135. Alguns pontos vão ser elencados para demonstrar que o governador nunca se preocupou com esse problema e agora levanta a voz por pura conveniência política.


Após a morte da artista Ana Duarte, por conta de um assalto no km 15 da BR-135, uma enxurrada de reclamações começaram ser disparadas como sinal de revolta em relação ao péssimo estado de trafegabilidade da única rodovia que possibilita a saída e chegada à capital maranhense. Acuado e vendo uma responsabilidade ser transferida para si (uma vez que a BR é de responsabilidade da presidente Dilma), Flávio Dino usou o seu palanque eletrônico – as redes sociais – e anunciou que vai notificar o Governo Federal por conta da não conclusão das obras e manutenção da via.


Para poupar a presidente Dilma, ele prefere jogar a responsabilidade no DNIT. Mas mesmo diante dessa postura, cabem questionamentos:


Ora, Flávio Dino não é o governador dentre as 27 federações que mais demonstra apoio a presidente Dilma, chegando a ganhar status de “defensor da República”? Passados 15 meses de governo, o comunista nunca teve a oportunidade de tratar sobre a BR-135 com Dilma?

Falta interesse ou prestígio de Flávio Dino junto a presidente.

Mas a falta de interesse talvez não ocorra de forma premedetista, mas sim por falta de conhecimento. Flávio apenas nasceu no Maranhão e nunca viveu de fato a sua terra, pelo contrário fez o máximo para permanecer fora. Aprovado em 1994 no concurso para juiz federal, exerceu a função no estado por apenas por 6 anos, afinal em junho de 2000 assumiu a presidência da AJUFE (Associação dos Juízes Federais do Brasil), sediada no Distrito Federal. Ao fim do seu mandato em 2002, se articulou junto a Edson Vidigal (então ministro do STJ), Nelson Jobim (então ministro do STF) e outros para conseguir se manter em Brasília, fato este conquistado ao ser colocado como secretário geral do Conselho Nacional de Justiça, posto que ocupou até março de 2006.

Eleito deputado federal pelo Maranhão em 2006, Flávio Dino durante a campanha se restringia as atividades no seu “curral eleitoral” em Caxias através do seu tutor Humberto Coutinho e ações pelos principais centros do estado, principalmente São Luís e Imperatriz. Fora isso, o comunista permaneceu a não conhecer as terras maranhenses.

Enquanto deputado federal, cargo que ocupou de fevereiro de 2007 a fevereiro de 2011, Flávio fez tímida defesa da duplicação da BR-135. Em requerimento enviado ao presidente Lula a época, o comunista além da ampliação da rodovia, solicitou semáforos, barreiras eletrônicas, intensificação da fiscalização e construção de ciclovias e passarelas.

Na presidência da Embratur, o Maranhão era só mais um entre tantos estados e pouco ganhou visibilidade internacional, uma vez que essa é a função da estatal, fomentar o turismo brasileiro no exterior. O estado permaneceu sem receber um voo internacional. E o pouco que era feito se restringia a São Luís e Barreirinhas.

Durante a campanha eleitoral de 2014 e antes na campanha antecipada (2011-2013), Flávio Dino promoveu o “Diálogos pelo Maranhão”, mas a sua ida aos municípios sempre ocorria por meio de helicópteros e aviões fornecidos por “amigos” e possíveis financiadores de campanha. Permaneceu a desconhecer o estado caótico das estradas estaduais e federais que cortam o Maranhão.

Já como governador, o comunista não mudou a postura, continuou a andar pelo Maranhão de jatinho, helicóptero, contratando uma empresa por R$13,9 milhões, que também serve para os secretários e aliados ostentarem, durante suas indas e vindas pelo estado. No entanto mais uma vez demonstrando manter sua política de “faz de conta” lançou o programa Mais Asfalto, o qual foi coordenado pelo “laranja de Edivaldo”, o qual era acusado pelos prefeitos de achacar para concluir o asfaltamento que em algumas estradas não passava de meros “tapa buracos”


.
MA-014 que corta a Baixada Maranhense está abandonada


Tanto que a MA-014 que liga Vitória do Mearim a Pinheiro, está em total estado de abandono com crateras que impossibilitam até a passagem de carros pequenos. A MA-034 que liga Coelho Neto a Descanso chegou a ser recuperada, mas teve obras paralisadas. E tantas outras vias que ligam municípios maranhenses estão abandonadas.

Em julho de 2015 por meio de sua conta pessoal, Flávio informou que cobrou do Ministro do Transporte, Antônio Carlos Rodrigues, durante uma cerimônia em Manaus a conclusão das obras na BR-135. Vale lembrar que na época, havia a pressão popular e da mídia quanto a paralisação da duplicação da rodovia.

Passou quase um ano e nada foi feito. Como Flávio Dino não transita pela BR-135, não fez a menor diferença permanecer em bom estado de conservação ou intrafegável.

As rodovias que são recuperadas são aquelas que atendem a pedidos de políticos, exemplo disto a pavimentação da MA-034 que liga São João dos Patos a Passagem Franca, reduto eleitoral dos amigos tucanos. Mas para esta obra, o dinheiro veio de outra destinação que seria para construção e melhoramento dos Diques e Barragens da Baixada Maranhense. Quem conhece minimamente o Maranhão, sabe que os R$42,8 milhões antes destinados para evitar a seca e salinização dos lagos é de mais urgência.

No mais, além do desconhecimento sobre o Maranhão e o oportunismo político, ainda sobra a arrogância do governador em não dialogar com a bancada federal, deputados e senadores. O próprio coordenador André Fufuca (PP), já relatou por meio de entrevista a este blog, que o relacionamento com Flávio Dino precisa melhorar.

Portanto as palavras disparadas no “palanque eletrônico” do governador, nada mais é que jogar para a torcida, alguns ainda se deixam enganar, mas muitos maranhenses já sentem o gosto amargo da “mudança” que não vai chegar.

Vale lembrar que o oportunismo político não vem ade agora, Flávio por muito tempo se manteve com os Sarneys, enquanto o interessava. Ajudou eleger Edivaldo Júnior, prefeito de São Luís por conta de um projeto político e quando foi em 2014, disse que não tinha nenhuma responsabilidade. Fica cada vez mais evidente a postura oportunista do governador do Maranhão.

Do Blog do Diego Emir 

Governo do Estado confirma o primeiro caso de Microcefalia em Coelho Neto

saufg


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que desde a última segunda-feira (21), no Maranhão, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o total de casos notificados de microcefalia de 2015 a 2016 é de 230.


Destes, 31 casos de microcefalia foram descartados e 53 casos foram confirmados. Sob investigação estão 146 casos no Maranhão em 79 municípios.


Os municípios com casos confirmados são: Anapurus (1), Apicum-Açu (1), Axixá (1), Barra do Corda (2), Chapadinha (1), Coelho Neto (1), Colinas (1), Coroatá (1), Dom Pedro (1), Fortaleza dos Nogueiras (1), Grajaú (2), Lagoa Grande do Maranhão (1), Mata Roma (2), Miranda do Norte (1), Paço do Lumiar (4), Paraibano (1), Pindaré-Mirim (1), Presidente Dutra (2), Presidente Vargas (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São Domingos do Azeitão (1), São José de Ribamar (1), São Luís (15), Timon (5), Trizidela do Vale (1), Urbano Santos (1) e Vargem Grande (2).


Ocorreram cinco óbitos que estão em investigação: São José de Ribamar (1) em dezembro de 2015; Pedreiras (1) em fevereiro de 2016; São Luís (1), Tutóia (1) e Serrano do Maranhão (1) em março de 2016.


Microcefalia
A microcefalia é um quadro em que bebês nascem com o cérebro menor do que o esperado (perímetro menor ou igual a 32 cm) e que compromete o desenvolvimento da criança em 90% dos casos. As causas exatas do surto no Brasil ainda estão sendo investigadas, mas há fortes evidências de que o zika vírus tenha relação com o surto.

Ele circula no país desde maio do ano passado e uma das hipóteses é que chegou aqui junto com turistas que vieram para a Copa do Mundo. Os casos de microcefalia coincidem com áreas em que o vírus circulou no ano passado.

Transmissão
O vírus zika é transmitido especialmente por mosquitos infectados, principalmente o mosquito da dengue, o Aedes aegypti. A maioria das pessoas não tem sintomas, mas quando surgem são principalmente erupções na pele, olhos vermelhos e dores no corpo. Eles desaparecem em até uma semana, em geral.


Planalto prevê ‘efeito dominó’ se PMDB sair do governo

Por Gerson Camarotti


O Palácio do Planalto começa a semana tentando fazer o último movimento para evitar o impeachment da presidente Dilma Rousseff.



A avaliação é que o desembarque do PMDB, que deve ocorrer na terça-feira, pode criar um efeito dominó, estimulando outros partidos da base, como PP, PR, PTB e PSD, a seguir o mesmo caminho.

Para o governo, a gota d’água foi a decisão do PMDB do Rio de Janeiro de sair da base de sustentação do governo.

A contabilidade realista feita pela coordenação política do governo acendeu o alerta: o Planalto hoje conta com cerca de 130 votos seguros para barrar o impeachment – número muito distante do mínimo de 171 votos necessários na Câmara dos Deputados.

Neste momento, são votos certos contra o impedimento os de PT, PC do B e PDT. Há ainda votos isolados em alguns partidos da base. Embora de oposição, o PSOL, partido de esquerda, também deve ficar contra o impeachment.

Portanto, a ordem é partir para negociações individuais, com a redistribuição de cargos para os deputados.

O governo já reconhece que será muito difícil sobreviver. Mas a avaliação é de que é preciso tentar barrar de todo jeito o impeachment na Câmara.

Caso contrário, o ambiente político ficará ainda mais difícil para o governo, contaminando de forma definitiva o Senado. Até então, o Planalto apostava que os senadores poderiam impedir o impeachment. Mas agora, essa estratégia é considerada de alto risco.

Maranhão - Três vitimas fatais e 55 carros com pneus furados na rodovia da morte

Quem escolheu o feriado para viajar, enfrentou vários problemas ao longo do percurso além de prejuízos por conta do estado de precariedade em que se encontra nossas rodovias. Outras três vítimas, lamentavelmente sequer retornaram para suas casas, e tudo pelo mesmo motivo: crateras nas BR’s.


Três pessoas perderam a vida, sendo uma adolescente de 15 anos, no último domingo, 20, no Km 7 da BR-135, chegando a São Luís. Francelia Silva estava na garupa de uma moto que era pilotada pelo seu companheiro que ao tentar reduzir a velocidade para desviar de um buraco acabou sendo colidido na traseira por um veículo não identificado.


Francelia de 15 anos foi vitima dos buracos da BR 135: Foto: divulgação

No sábado,19, um homem morreu esmagado após cair debaixo de uma carreta na cidade de Santa Rita. A vítima pilotava uma moto e ao passar por um quebra-molas se desequilibrou e foi parar debaixo do veículo de carga.


O acidente foi por volta das 15h no Km 69 da BR-135 . Ariel dos Santos Aguiar era morador do município.

E o caso mais recente e que chocou a população foi o da bailarina Ana Lúcia Duarte Silva de 51 anos, vítima de latrocínio no KM 15 da BR-135. Ela foi atingida por seis tiros de espingarda quando foi obrigada a reduzir a velocidade devido a quantidade de buracos.

Três adolescentes são suspeitos do crime. Ana Lúcia mesmo baleada teve os pertences subtraídos, ela voltava de Igaraú com uma amiga que conseguiu fugir dos assaltantes.

Ana Lúcia era conhecida na dança, especificamente no tambor de crioula e era professora de história.

Além da violência, foi registrado auxilio a 55 veículos que tiveram os pneus furados ou até mesmo quebraram devido a quantidade de buracos na BR. Ontem a noite, mesmo com muita chuva os condutores foram obrigados a ficarem nos acostamentos escuros em busca de ajuda, mais de 10 carros se acumularam no KM 17 da estrada até a madrugada.

A comunidade do Mangue Seco II, resolveu fazer o trabalho do DNIT ainda durante o domingo e taparam várias crateras utilizando pedras.



Foto: O Estado

Via Blog do Luis Cardoso 

terça-feira, 22 de março de 2016

Salve - se quem puder ! 362 presos serão colocados nas ruas agora na semana santa

Foi divulgada a portaria que autoriza a saída temporária de 362 apenados para passar o período da Páscoa com as famílias, em São Luís. Os apenados começarão a ser liberados nesta  quarta -feira, 23, e deverão retornar até as 18h do dia 29 (terça-feira).
Entre as medidas assinadas pela juíza Ana Maria Almeida os presos não poderão ingerir bebidas alcoólicas, não poderão frequentar bares e festas e nem portar armas.
Com a saída dos detentos, o índice de criminalidade, assaltos, roubos, acertos de contas e assassinatos será consequentemente elevado.
Os detentos que receberam o beneficio são aqueles que já cumpriram 1/6 da pena se o condenado for primário e 1/4 se for reincidente.
Na mesma época no ano passado, a Secretaria de Estado Administração Penitenciária divulgou dados que 54 detentos não voltaram para os presídios totalizando 20% dos detentos que foram liberados .
Então é aconselhável que o cuidado seja redobrado durante o período e que a população evite dar chance para o azar.

Do Blog do Luis Cardoso 

Remédio não vai faltar ! Empresas de Teresina embolsam R$ 2,2 milhões para fornecer medicamentos em Afonso Cunha

A prefeitura municipal de Afonso Cunha, comandada pelo prefeito José Leane, contratou estranhamente duas empresas que tem sede na cidade de Teresina para fornecer medicamentos aqui no Maranhão.
O prefeito preferiu agraciar empresas de outro estado a ter que gerar receita dentro do nosso próprio estado.  Alias ele tem firmado vários contratos com uma penca de empresas de Teresina e do interior do Piauí .
A empresa Dismahc Comércio e Representações de acordo com o extrato do contrato fica localizada na Rua Barroso no Centro/Sul de Teresina. A distribuidora irá embolsar R$ 1.194.903, 70 (hum milhão,  cento e noventa e quatro mil, novecentos e três reais e setenta centavos) para fornecer medicamentos hospitalar e cirúrgico . 
A empresa Droga Rocha Distribuidora de Medicamentos embolsou também, a quantia de R$ 1.100.000,27 (hum milhão, cem mil e vinte centavos) para fornecer os mesmos produtos, medicamentos em geral.
O contrato foi assinado no dia 19 de fevereiro deste ano e tem vigência de 12 meses. Mais um contrato firmado pela prefeitura de Afonso Cunha de chamar à atenção dos órgãos investigadores.
São inúmeros os contratos milhonários que a Prefeitura tem firmado , que tem chamado a atenção dos órgãos fiscalizadores . Não vai demorar muito a casa vai cair . 
Agora a população pode cobrar é muito , pois medicamento e material hospitalar não vai faltar , porque  foi muito dinheiro gasto nesse contato para comprar nessa empresa de Teresina .

Matéria do Blog do Luis Cardoso .


qqqqq


oo

Lideranças filiam - se ao PMDB e reafirmam apoio a pré - candidatura de Jademil






Jademil fez questão de agradecer a todos que estão se fi

CRISTIANE SARNEY, MANTEM FILIAÇÃO NO PV E DECLARA APOIO A JADEMIL.

 “Ele informou 
ELIAS VIANA SE FILIA AO PMDB.




O PMDB de Coelho Neto segue firme no seu projeto de fortalecimento para as eleições municipais deste ano. O partido vem organizando uma série de atos de filiações de pré-candidatos a vereadores e lideranças comunitárias, nos bairros e comunidades da cidade por onde o pré - candidato a Prefeito Jademil Gedeon, vem visitando.

"Estamos tendo o cuidado de sentar e conversar com todo mundo”, destacou Antônio Cruz que na arte da articulação é conhecido como a velha raposa e Cruz não dorme no ponto.

Jademil fez questão de agradecer a todos que estão se filiando ao partido. " Nos temos tido todo apoio dado pelo Prefeito Soliney Silva . Estamos nos esforçando em consolidar cada vez novos  apoios  ”. Disse .

O PMDB de Coelho Neto vem mostrando muita força, com adesão de nomes importantes na política local, além da aliança formada com outros partidos do  grupo governista . No ato de filiação realizado na tarde desta segunda -feira , os vereadores recém chegados ao Partido reiteraram o apoio incondicional a Jademil em sua  pré-candidata à prefeitura. Eles fizeram questão de dizer durante suas filiações, que estão de corpo e alma nesse projeto que é construído pela população , pelos amigos e por todo grupo hoje liderado por Soliney. 


Participaram do ato de filiação diversas lideranças , dentre elas os Vereadores Joaquim Filho , Rafael Cruz , o suplente de vereador Raimundo Silva, as lideranças Telma do Sol , Cristiane Sarney , Elias Viana, O secretário adjunto de saúde  Jesusinho do Franco. 

  1. Outras lideranças deverão anunciar  o apoio a  pré - candidatura de Jademil e filiação ao PMDB e a partidos que integram o grupo do governo .