segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Parceria : Prefeitura de Coelho Neto e Comando do 2º BPM reativará Posto Policial do Descanso


Uma parceria formalizada entre a Prefeitura de Coelho Neto e o Batalhão da Polícia Militar de Caxias oportunizará a reativação do Posto Policial do Descanso.


Posto policial passa por reforma

O posto havia sido desativado no governo anterior por má-vontade política de manter a equipe de policiais e na época despertou revolta nos usuários que trafegavam pela MA-034 no sentido Coelho Neto.

Com a parceria formalizada, a Prefeitura está executando a reforma e adequação do prédio e o Batalhão da PM designará o efetivo necessário para garantir a reabertura da unidade policial.



Secretário de Obras Chico Vereador e o Presidente da Câmara vereador Raimundão durante inspeção dos trabalhos de reforma

Sem dúvida alguma, um grande ganho para a população que poderá trafegar na via com mais segurança.

Via Portal Gaditas

Fernando uma saudade e dor que será eterna !


Peço desculpas aos leitores do Blog Virou Notícia . Hesitei em emitir uma opinião sobre o acontecimento recente, em Coelho Neto envolvendo o Amigo Fernando , Eu ! como muitos de seus amigos, todos estamos chocados com o triste acontecimento e com compreensível dificuldade de analisar objetivamente a questão. Pessoas que não tinham nada haver com o principio da confusão tomaram as dores e de maneira covarde tiraram á vida de mais um jovem. Não quero julgar quem estava certo, quem está errado . A única coisa que sei é que, se tem alguém que perdeu algo de mais valioso nisso tudo foi ele ! Que perdeu á sua vida e nos deixa dor, revolta e eternas saudades. 



Não se pode esperar dos seus amigos e familiares nada além da tristeza e irresignação com o lamentável destino de alguém para nós muito especial. Nossa solidariedade a todos aqueles familiares e amigos abalados por esse trágico desenlace. E que a justiça aponte e puna os verdadeiros autores desse crime ...

Fernando foi esfaqueado covardemente no bairro Bonsucesso nas proximidades do Bar dos Paredões, ali onde funcionava o antigo Parque de Vaquejada de Coelho Neto, foi socorrido e transferido para o atendimento de alta complexidade em caxias , mais não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no caminho. 


Descanse em paz, Fernando !

Protestos contra o Governo de Flávio Dino marcam abertura da Conferência Estadual de Juventude do MA

Sob os gritos de “a juventude pede respeito, governador dê a posse do Conselho” e de cartazes em punho é que dezenas de jovens adentraram a plenária da Conferência Estadual de Juventude, aberta oficialmente na manhã deste domingo (29), na UFMA.


Plenária parou diante da manifestação dos jovens


O fato antecedeu a fala do Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular Francisco Gonçalves, que no ato representava o governador Flávio Dino (PCdoB). O protesto foi uma resposta de jovens ligados ao Fórum Estadual de Juventude – FEJMA revoltados com o Governo do Estado, que desde maio desse ano se recusa a dar posse aos membros da sociedade civil do Conselho Estadual de Juventude – CEJOVEM.


A desculpa do governo é uma ação impetrada na justiça por 20 entidades que não conseguiram eleger nenhum membro para o Conselho e que estranhamente tiveram às vésperas da Conferência uma recomendação favorável por parte da 2ª Promotoria da Infância e Juventude de São Luís.



Jovens reclamaram da manobra do governo para não dar posse aos membros do CEJOVEM


Para não passar pelo vexame, membros do governo chegaram a procurar os jovens antes da abertura do evento para uma conversa, mas não obtiveram êxito. Tanto Francisco Gonçalves quanto a Secretária de Juventude Tatiana Pereira não escondiam o sorriso amarelo com a situação desconfortável diante da plateia e da Secretária Adjunta da Secretaria Nacional de Juventude Angela Guimaraes.


Até que o Secretário de Estado tivesse o direito de falar, a organização do evento teve que garantir a fala da jovem Dayana Roberta como integrante do FEJMA, para que pudesse expor para a plenária a situação do CEJOVEM e as intenções do governo sobre o tema.



Manifestantes ocuparam a plenária para garantir a fala de uma integrante do FEJMA


No discurso, Francisco Gonçalves tentou fazer média mas teve que ouvir um “desça do palanque” de um manifestante para deixar o tom político-partidário da fala. Apesar da manifestação dos jovens, o titular da SEDIHPOP não se mostrou sensibilizado para o diálogo. Coube a Tatiana Pereira contornar a situação e prometer que o tema voltaria a ser discutido no evento que encerra nesta segunda (30).

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Vereador Antonio Pires destaca importância de cursos do Pronatec na zona rural do município.


Presente durante a conclusão do 2º modulo do curso de Piscicultura pelo Pronatec / Senar que está qualificando diversos jovens na zona rural do município de Coelho Neto. O vereador Antonio Pires destacou a importância de qualificações como essas:



“Vocês todos estão de parabéns, pois desbravaram, enfrentaram as adversidades, o cansaço e não desistiram. A partir de agora, inúmeras portas abrirão para vocês, investir na formação profissional e tecnológica é fundamental, a prefeitura tem investido em parcerias para pleitear cursos capacitando e qualificando a sua população. Temos muito que avançar, mas é fato que desde que foram implantados em Coelho Neto os cursos do Pronatec, estamos vivendo grandes transformações positivas na qualificação profissional em nosso município” declarou o vereador Pires




"A excelente execução dos cursos do Programa PRONATEC concedeu ao município de Coelho Neto uma posição destacada no Maranhão, ao ser contemplado com a terceira maior pactuação no número de vagas para 2015, atrás apenas de São Luís e Caxias. O STTR tem sempre buscado fortalecer essa parceria , pioneiro em levar essas vagas para zona rural . Isso tem sido fruto do esforço de todo o Governo Municipal que através do nosso Prefeito Soliney Silva tem dado as garantias para que Coelho Neto tenha uma gestão de excelência nesse programa e como prêmio sempre temos ganhado a oferta de mais vagas que significa mais jovens tendo a oportunidade de se qualificarem” finaliza Pires.



A capacitação continua agora com o 3º Modulo ministrado pelo instrutor do SENAR, Roberto Montelo a próxima etapa será o Empreendedorismo a partir do dia 07 de Dezembro . O curso está sendo realizado em parceria com o PRONATEC ,SENAR, STTR e Prefeitura Municipal de Coelho Neto.


Imagens : Blog do João Osório

Semec realiza culminância do Projeto Teatro na Escola em Coelho Neto ...



Mais um ótimo resultado da Prefeitura Municipal de Coelho Neto, via Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi alcançado com o Projeto Teatro na Escola, idealizado pelo Diretor e Ator Figueredo Júnior . 


Na ultima semana aconteceu a II Mostra do Projeto Teatro na Escola  no Teatro Municipal, o Evento de Artes Cênicas saiu da oficina e esteve (na prática) ao público presente. 




“Durante o ano em curso, alunos da rede municipal de ensino fizeram aulas práticas de teatro, de leitura, música , dança , de postura e apresentação em público; aprenderam português e matemática e outras disciplinas através das artes cênicas, o objetivo principal do Projeto” – Disse Figueredo Junior.




Segundo  Rosário Leal Secretária de Educação e Cultura , o projeto tem por objetivo valorizar a arte teatral e proporcionar uma forma diferenciada de educar as crianças. "Estes espetáculos são desenvolvidos com base em um suporte pedagógico, através de temas pesquisados e avaliados, buscando incentivar nas crianças o gosto por valores positivos", considera ela. "Esta iniciativa pioneira no município tem total apoio  da Prefeitura , demonstrando a sensibilidade da atual administração que acredita que, com ações como esta, irá contribuir para a formação do caráter das crianças", completa.




"É muito prazeroso também  atuar em conjunto com a Secretaria  Adjunta de Cultura na pessoa do Maestro Adelino Rocha e agregar às atividades de entretenimento o cunho educacional. Continuaremos com este projeto inédito durante a gestão do prefeito  Soliney Silva , pois através do lúdico podemos trabalhar conceitos importantes na formação das crianças", destaca  Rosário Leal. 




O alunado municipal e amantes das Artes Cênicas marcaram presença, todos satisfeitos com os resultados positivos do projeto, quando viram as escolas da rede municipal de ensino apresentarem o que aprenderam ao longo do ano nas oficinas de teatro . 




A  II Amostra do Projeto Teatro na Escola, contou com várias apresentações e a participação das Escolas: Benedito Duarte, José Barreto e o Musical Os Três pedido de Maria, além da participação do Grupo de Teatro e participantes dos Projetos da Secretaria Adjunta de Cultura. No intervalo das apresentações a coordenador do Projeto, Figueiredo Junior, apresentou em slaid um resumo das atividades do Projeto, durante o ano de 2015.

Lava Jato: Roberto Rocha e João Alberto votaram pela revogação da prisão de Delcídio do Amaral



Os senadores maranhenses Roberto Rocha (PSB) e João Alberto (PMDB) foram dois dos 13 parlamentares que votaram na noite de ontem pela revogação da prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS).


Delcídio acabou preso por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), pela Polícia Federal, no bojo da operação Lava Jato, por ter tentado atrapalhar as investigações.

De acordo com a Procuradoria Geral da República, o senador teria oferecido R$ 50 mil mensais ao ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró para que ele não fechasse acordo da delação premiada ou, se fizesse, não citasse o parlamentar.

A prisão do senador, contudo, teria de ser votada ontem no plenário, uma vez que ele dispõe da prerrogativa de foro privilegiado. Apenas 13 votaram pela revogação.


O senador Edison Lobão (PMDB), que também é da bancada maranhense, se absteve da votação.


Votaram por revogar a prisão:

Roberto Rocha (PSB-MA)

João Alberto Souza (PMDB-MA)

Ângela Portela (PT-RR)

Donizete Nogueira (PT-TO)

Fernando Collor (PTB-AL)

Gleisi Hoffmann (PT-PR)

Humberto Costa (PT-PE)

Jorge Viana (PT-AC)

José Pimentel (PT-CE)

Lindberg Farias (PT-RJ)

Paulo Rocha (PT-PA)

Regina Sousa (PT-PI)

Telmário Mota (PDT-RR)

Chapadinha: MP requer sequestro de bens da ex-prefeita Danúbia Carneiro e quatro réus


Município recebeu 1,9 milhão e foram pagos R$ 1,28 milhão a empresa por obras não realizadas.


O Ministério Público do Maranhão (MPMA) requereu, liminarmente, em 10 de novembro, o sequestro de bens da ex-prefeita de Chapadinha, Danubia Loyane de Almeida Carneiro, da secretária de Saúde e Saneamento, Maria José Pereira Coutinho, e de outros três réus, até o limite de R$ 1.982.267,43.



O valor refere-se ao prejuízo causado pela não execução de obras de sistemas de água e abastecimento, no ano de 2012, em nove povoados do município.


Também constam como réus a ex-tesoureira da secretaria, Terezinha de Jesus Cunha Almeida; o empresário Maurício Reis Louseiro Silva e sua empresa, M & B Construções e Serviços LTDA.


De autoria do titular da 1ª Promotoria de Justiça de Chapadinha, Douglas Assunção Nojosa, a ACP é baseada nas apurações no Inquérito Civil nº 05/2013, instaurado em junho de 2013, após representação da atual prefeita, Maria Dulcilene Pontes Cordeiro (mais conhecida como Belezinha).


SEM OBRAS


Entre julho e dezembro de 2012, o Fundo Estadual de Saúde transferiu R$ 1.999.999,91 ao Fundo Municipal de Saúde de Chapadinha (FMS), para viabilizar a construção e implantação de sistemas de abastecimento de água.


Divididas em três lotes, as obras beneficiariam os povoados Prata dos Cardoso; Vila Isamara; Pé de Ladeira; Formiga; Saquinho/São José; Juçaral; Mangabeira; Terras Duras e Retiro dos Oliveiras.


Após a transferência dos recursos, foi realizada a Concorrência Pública nº 001/2012-PMCH, vencida pela empresa M & B Construções e Serviços Ltda, de Maurício Reis Louseiro Silva.


Os contratos firmados, em agosto de 2012, entre o Município de Chapadinha e a empresa, previam prazo de conclusão de 180 dias. Portanto, as obras seriam encerradas após o fim do mandato da ex-prefeita e da gestão da secretária de Saúde.


DESVIO


Mesmo assim, Danubia Carneiro e Maria José Coutinho autorizaram e efetuaram o pagamento das obras à empresa. Entre setembro e dezembro de 2012, foram, efetivamente, transferidos R$ 1.285.886.887,89 à M & B Construções e Serviços Ltda.


"As obras dos nove sistemas jamais chegaram a ser executadas. Nenhum dos projetos de implantação foi concluído e a maioria sequer chegou a ser iniciado", destaca o promotor, na ação.


Essa foi a mesma constatação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada pela Câmara de Vereadores de Chapadinha em abril de 2013.


"Os valores foram desviados em favor de terceiros ou, provavelmente, em prol das próprias gestoras, haja vista que não houve quaisquer dispêndios ou despesas pela empresa M & B Construções e Serviços Ltda, que justificasse o recebimento de tais verbas públicas", afirma Nojosa.


PEDIDOS


Na ação, o MPMA requer que seja a reconhecida a ilegalidade dos pagamentos à empresa M & B Construções e Serviços Ltda.


Além do pedido liminar, também solicita a condenação dos réus ao ressarcimento integral dos danos causados ao Município.


Os pedidos solicitados incluem, ainda, a suspensão dos direitos políticos dos réus, pelo período de três a cinco anos, e o pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração recebida pela ex-prefeita, ex-secretária e ex-tesoureira à época dos fatos.


No que se refere a Maurício Reis Louseiro Silva e sua empresa a sanção requerida é a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de três anos.


Para garantir a reparação dos danos e o pagamento da multa, o MPMA solicita, também, a indisponibilidade de novos bens incorporados ao patrimônio dos réus. O município de Chapadinha fica localizado a 246 Km de São Luís. 

(CCOM-MPMA)

Caso Maísa - Acusado de estupro e estrangulamento de menina em Urbano Santos já está em Pedrinhas



A policia civil do estado do Maranhão apresentou na tarde desta quarta-feira na sede da secretaria de segurança pública, José Ribamar dos Santos Protzázio, o “Guiguinê, de 26 anos. O acusado confessou ter estuprado e matado a menina de seis anos e revelou que estava bêbado no momento.


Guiguinê se mostrou frio durante toda a apresentação e apenas disse ter medo de ficar com outros presos em Pedrinhas.


Nos detalhes revelados, a polícia informou que José Ribamar estava bebendo com uma turma de amigos e disse que iria sair pois estava sentido fortes dores de dente, foi quando encontrou Maísa sozinha brincando na porta de casa e a levou para o matagal.


A superintendência de policia civil do interior disse ainda que contra o acusado existem outros envolvimentos em casos de estupros que já estão sendo investigados.


Além do acusado, outras pessoas foram presas em Urbano Santos acusados de atearem fogo no Fórum e na delegacia da cidade, além de terem roubado uma arma de dentro do Fórum.


Um radialista e blogueiro identificado como Franklin também foi arrolado nas acusações. Pesa contra ele indícios de que ele seja todo o mentor dos crimes contra o patrimônio público.

Várias pessoas também foram encaminhadas para Pedrinhas pelo fato de terem jogado pedras em policiais da cidade.
  

SEMASSA realiza audiência pública sobre o programa Bolsa Família em Coelho Neto ...



A Prefeitura Municipal de Coelho Neto, através da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar - SEMASSA promoveu no Teatro Municipal uma audiência pública para discutir os programas sociais no município, dentre estes, o Bolsa Família, apontado como uma das principais ações do Governo Federal em prol da população carente.

A audiência reuniu beneficiários e representantes do poder público municipal .  A Secretária Albertina Tavares  falou sobre  a realização da audiência. “O nosso objetivo é esclarecer a população sobre o Cadastro Único, sobre os programas sociais, em especial o Bolsa Família. Cientes da importância do programa, nossa administração, através da Secretaria de Assistência Social, tem feito o possível para acompanhar e  informar a população de todas as medidas , direitos e deveres de quem é beneficiário , para que por alguma motivo eles não possam perder esse importante beneficio . disse.


Na audiência, foi feita uma ampla explanação sobre os direitos e deveres dos beneficiários . A I Audiência Pública do Programa Bolsa Família de Coelho Neto também foi realizada com o objetivo de informar a população quanto à regularização, organização e ao funcionamento do Conselho Municipal de Assistência Social como instância de participação e de controle do Programa Bolsa Família. De acordo com a resolução CNAS 15/2014, sendo apartir de hoje o Conselho Municipal de Assistência Social responsável pelo controle social do Programa Bolsa Família.

Prefeitura define recesso natalino ...



O Prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, assinou Decreto regularizando o recesso natalino, que compreenderá o interstício de 23 de dezembro/2015 a 03 de janeiro de 2016.


O recesso não incidirá sobre os serviços emergenciais sobre saúde, limpeza pública, abastecimento de água e vigilância.


Também, foi antecipado o Ponto Facultativo nas repartições públicas para o dia 07 de dezembro/2015, devido ao feriado estadual de Nossa Senhora da Conceição que ocorre dia 08 de dezembro.

Texto : Blog do Carlos Machado

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Duque Bacelar - Cargo de vice está sendo usado para cooptar oposicionistas ...


Causou surpresa uma postagem na rede social-facebook-, postada por um ex-aliado político do Prefeito de Duque Bacelar, Flávio Furtado. Na postagem, Lázaro Albuquerque, afirma que a oferta do cargo de vice-prefeito, visando às eleições de 2016, tem servido de moeda de troca para a cooptação de adversários políticos do Prefeito. Confira na imagem acima .

Ser oposicionista virou mercadoria valiosa em Duque Bacelar ... 

Senador do PT e líder do governo Dilma acaba de ser preso pela Polícia Federal ...



O senador Delcídio Amaral (PT­MS), líder do governo na Casa, foi preso na manhã desta quarta­-feira (25) pela Polícia Federal. A operação foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) depois que o Ministério Público Federal apresentou evidências de que ele tentava conturbar as investigações da Operação Lava Jato.



Também foi preso o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, que estaria envolvido nas irregularidades, e o advogado Edson Ribeiro, que atuou para o ex-­diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

O STF também autorizou a prisão do chefe de gabinete do senador e buscas na casa do petista em Mato Grosso do Sul.

Delcídio havia sido citado por Cerveró, que o acusou de participar de um esquema de desvio de recursos envolvendo a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.

O senador teria até mesmo oferecido possibilidade de fuga a Cerveró em troca de ele não aderir ao acordo de colaboração com a Justiça, revelando as irregularidades da operação. A conversa foi gravada por um filho de Cerveró.

É a primeira vez que um senador é preso no exercício do cargo, já que a Constituição Federal só permite a prisão de parlamentar em crime flagrante. Nesse tipo de ação, de obstrução de investigação, a conduta é considerada crime permanente. É um dos poucos motivos que leva a corte a aceitar prisão preventiva de réu ainda sem julgamento.

O Senado deve ter que confirmar a prisão de Delcídio. A Constituição estabelece que em casos de prisão em flagrante “os autos serão remetidos dentro de 24 horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão”.

Via Blog do Luís Cardoso

Empresários de Coelho Neto participam da 8ª Edição da Feira do Empreendedor em São Luís ...



Uma comitiva de empresários de Coelho Neto e representantes da Prefeitura de Coelho Neto através da Agência do Empreendedor participaram na última semana de mais uma edição da Feira do Empreendedor, realizada no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, em São Luís.


Durante a feira, aconteceram cerca de 10 mil capacitações em gestão de negócios, nos mais diversos segmentos. Grandes atrações instigaram os empresários a potenciais empreendedores, entre as quais, as lojas conceito de Mercadinho de Vizinhança e Vidraçaria, Construção Civil e o Salão de Beleza Modelo e um Food Truck, aproveitando a tendência de negócios no Brasil de bom faturamento.




Com o slogan “Transformando Desafios em Negócios Vencedores”, a Feira trouxe quatro grandes eixos temáticos: Atendimento Empresarial, Desenvolvimento Empresarial, Novos Negócios e Novas Oportunidades, além de Inovação, Sustentabilidade e Meio-Ambiente.




“Em todo o país, o Sebrae já realizou 161 Feiras do Empreendedor ao longo de 21 anos. Aqui no Maranhão, esta foi a oitava edição deste evento que é realizado a cada dois anos. A nossa expectativa é que em 2015, teremos uma das nossas melhores Feiras do Empreendedor, em números, oportunidades concretas de negócios e participação de público”, pontuou o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez.


De Coelho Neto comerciantes, empresários, agentes de desenvolvimento, artesãos e cabeleireiras tiveram a oportunidade de manter uma relação de aprendizado e troca de experiencia com empreendedores de todas as regiões do estado.




"Coelho Neto é uma cidade promissora com muitas potencialidades, por isso a importância de participarmos ativamente como parceiros diretos desta grande Feira do empreendedor que movimentou o Maranhão como um todo. Não estamos medindo esforços para fomentar o crescimento das micro e pequenas empresas em Coelho Neto; com isso vamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento local”, afirmou o Prefeito Soliney.


Coelho Neto tem sido destaque em todo o Maranhão pelo Sebrae e outros parceiros em ser um Município que tem disponibilizado toda uma estrutura moderna para formalização de novas empresas bem como a formação e profissionalização necessária para que cada empreendedor possa desenvolver os eu negócio.





Os representantes de Coelho Neto tiveram um apoio do Sebrae regional Caxias. "Tem sido constante os eventos que o Sebrae disponibiliza para nossa região, isso fortalece a gestão nos negócios de cada comerciante de cada, empreendedor em nosso município sempre com o apoio do Prefeito Soliney". Disse o Coordenador da Agência Sr. Benedito Fernandes.

População de Urbano Santos MA reage após prisão dos suspeitos de estuprar e matar a menina Maísa Moreno de 06 anos

Sede administrativa de Urbano Santos foi depredada e saqueada pela multidão (Foto: Orleans Júnior / Divulgação)
Sede administrativa foi depredada e saqueada pela multidão (Foto: Orleans Júnior / Divulgação)


Centenas de moradores da cidade de Urbano Santos, a 269 quilômetros de São Luís(MA), depredaram, no começo da noite desta terça-feira (24), o Fórum da cidade, assim como veículos do judiciário e viaturas da polícia. A onda de violência foi causada pela transferência de quatro suspeitos de estuprar e assassinar uma criança de seis anos de idade, no último fim de semana, no povoado Queimadas.


Os suspeitos de terem cometido o crime foram transferidos para a delegacia da cidade de Chapadinha, a 62 quilômetros de Urbano Santos. Com a transferência, o protesto fugiu do controle da polícia e vários prédios e veículos públicos passaram a ser depredados.


Segundo relatos de moradores, o clima na cidade é tenso e as autoridades estão pedindo para que as pessoas não saiam de casa, disse uma moradora ao G1. “Tentaram colocar fogo no fórum, mas o sistema antiincêndio evitou. Dois carros do Corpo de Bombeiros foram para o local. A Promotoria foi quebrada, população tentando colocar fogo na delegacia. Quebraram o centro administrativo. Está um caos a cidade”, disse.


Corpo de Bombeiros combateram princípio de incêndio no Fórum (Foto: Orleans Júnior / Divulgação)


Ao G1, o comandante adjunto do Corpo de Bombeiros, Joabe Pereira, disse, por telefone, que o fogo foi controlado e o prédio não chegou a ser incendiado. Afirmou ainda que existem equipes dos Bombeiros no local.


De acordo com o delegado adjunto da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), Agnaldo Timóteo, homens do Batalhão de Choque, GTA e Polícia Militar de São Luís foram deslocados para a cidade na tentativa de conter o tumulto. “A cidade está um tumulto só e o policiamento foi reforçado. Já tem muita polícia lá e está sendo encaminhado mais policiamento para conter a população”, disse por telefone ao G1.


Pela tarde, a multidão cercou e chegou a tentar invadir a delegacia para linchar os quatro suspeitos de matar a criança, mas acabou contida temporariamente pela Polícia Militar, que foi acionada e contou com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA).





“A população revoltosa, se sentindo estarrecida com a morte violenta, onde a Maysa Moreno foi estuprada e esganada, tentou entrar na delegacia. Porém, o movimento foi controlado e os cinco suspeitos foram transferidos para Chapadinha, onde estão sendo feitas as oitivas. Todos os esforços estão sendo feitos para prender esse criminoso ou criminosos”, afirmou o delegado Dicival Gonçalves, superintendente de Polícia Civil do Interior.


Investigação

Maísa Moreno da Silva, de seis anos, desapareceu na noite de sábado de frente de sua residência e foi encontrada agonizando em um matagal na manhã de domingo. A pequena apresentava sinais de violência sexual e sinais de esganamento. A criança morava no povoado de Queimadas, na cidade de Urbano Santos.


A família chegou a oferecer uma recompensa de R$ 5 mil para quem ajudasse com informações que levassem a identificação dos autores do estupro e morte da criança.


Maísa foi estuprada, espancada e deixada em matagal para morrer (Foto: Divulgação/Polícia)



Quatro pessoas foram detidas pela polícia e estão sendo ouvidas na Delegacia deChapadinha, a 247 quilômetros de São Luís, segundo informou o delegado Dicival Gonçalves.


“Essa fase é uma fase de entrevista e interrogatório. O trabalho tem que ser feito porque a Polícia Civil tem que provar quem é o autor do crime. O exame na Maísa foi realizado pelos peritos, o sêmen (encontrado no corpo da criança) foi coletado para ser confrontado mais à frente para que não paire nenhuma dúvida sobre a autoria deste crime bárbaro. É muito prematuro, agora, a gente dizer qualquer nome. Tudo isso está sendo feito e retratado no inquérito policial, apesar de que a prisão do suspeito já foi feito para a Justiça”, explicou.


G1 - MA

Semec realiza culminância do projeto Escolar Consciência Negra ...



A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu na última sexta-feira (20/11), a culminância do Projeto Consciência Negra alusivo ao "Dia Nacional da Consciência Negra". A data que lembra a morte de Zumbi (1695), líder do Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, no atual Estado de Alagoas. 



Zumbi dos Palmares é também reconhecido no Brasil como símbolo da luta da população negra contra a escravidão na então colônia portuguesa. Com o apoio e participação de todas as escolas da rede municipal de ensino . As apresentações foram realizadas na Praça João Santos . 




"É um dia especial para refletir sobre a história mal contada da luta do negro no Brasil, que nunca foi submisso como a história conta", disse o Professor Francisco Silva "a reflexão é de muita luta, pois ainda pesa muito o preconceito de cor negra, onde somos 60.7 % de negros e pardos". 



A secretária Rosário Leal , falou em nome da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), e disse que “a idéia é fazer com que as pessoas tenham a consciência de que não é a cor de minha pele que faz com que eu seja melhor do que ninguém. A gente tem que fazer com que as coisas mudem, fazendo o que estamos fazendo aqui, com uma boa convivência, respeito mútuo, porque Deus nos criou para sermos iguais, e esse projeto temos realizado em toda nossa gestão dentro das escolas e todos os anos promovemos essa culminância de tudo que é trabalhado sobre esse tema na sala de aula”, disse.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Pré- Candidato a Prefeito de Afonso Cunha Arquimedes Bacelar recebe visita do empresário responsável pelas obras da MA -123



O Empresário Carlos Alberto responsável pela empresa que está executando a obra da MA 123 Coelho Neto a Afonso Cunha. Esteve na manhã deste domingo (22) visitando o empresário e Pré-Candidato a Prefeito de Afonso Cunha Arquimedes Bacelar. 

O motivo da visita era uma parceria firmada de Arquimedes que doará o material de terraplanagem da etapa final dessa importante obra do governo estadual.

A empresa está reiniciando os serviços de asfaltamento da MA que iniciou no governo de Roseana Sarney e há meses estava paralisada. 

Sem sombra de dúvidas essa é uma grande ação em prol do município de Afonso Cunha e seus habitantes . Na imagem acima o Pré-Candidato a Prefeito Arquimedes Bacelar , Sr. Carlos Alberto e o Pré- Candidato a Vereador professor Milton Bastos. 

O encontro aconteceu na residência de Arquimedes na fazenda Barrinha zona rural do município. 

Urbano Santos - Estupro e Morte de criança causa revolta em moradores ...


Um crime bárbaro ocorrido neste final de semana revoltou a população do município de Urbano Santos.Uma menina de seis anos morreu brutalmente após ter sido sequestrada e estuprada. Maísa Moreno da Silva era de família evangélica e residia no pequeno povoado de Queimadas. 


Ela desapareceu de casa na noite de sábado, 21, e foi encontrada na manhã de ontem por volta das 9h45 por três crianças que procuravam castanha em um matagal.


Maísa estava em estado de choque, ensanguentada, com respiração fraca e com sinais de violência sexual por todo corpo. A garota ainda chegou a ser socorrida, mas infelizmente faleceu já no hospital de Urbano Santos.


Hematomas e marcas fortes no pescoço aumentam os indícios de que a criança foi asfixiada e torturada após ter sido molestada.


Um tio da vítima que é professor identificado como Paulo Costa está oferecendo uma recompensa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para quem ajudar nas informações.

Via Blog do Carlos Machado

Lukkas do Sarney viabiliza apoio para a prática esportiva no Povoado Unha de Gato ...



Pela primeira vez o povoado Unha de Gato estará participando do Ruralzão 2015, o campeonato é realizado pela Liga de Futebol Coelhonetense que tem como presidente o Sr. Jademil Gedeon, o povoado faz parte do município de Caxias mas como fica mas próximo de Coelho Neto e os atletas se consideram coelhonetenses.



Um Pedido feito pelo Jovem Lukkas presidente da União de Jovens do Bairro Sarney, que tem se esforçado para apoiar a pratica esportiva em parceria com o governo municipal, tanto na zona urbana quanto na zona rural. A Liga atendeu prontamente o pedido de Lukkas a agremiação da Unha de gato fará parte dessa grande campeonato.






Lukkas solicitou apoio do Prefeito  de Coelho Neto Soliney Silva  e à  primeira dama Suely Silva que doaram o  material esportivo aos atletas. oportunizando assim ao povoado participar campeonato devidamente uniformizados.


" A prática esportiva ela tira nossos jovens do mundo das drogas, e de outros caminhos ruins, precisamos cada vez mais somar forças para valorizar nosso esporte amador, os campeonatos, as ações que são realizadas em prol das comunidade. Agradeço ao Prefeito Soliney, a sua esposa Mara Suely que sempre se colocam à disposição dos nosso pedidos comunitários. Temos visto o quanto Coelho Neto tem participado de diversos campeonatos, dentro e fora da cidade e essa ação com toda certeza irá cada vez mais incentivar esses jogadores a participar de competições como o Ruralzão. Disse Lukkas. 


Fotos : João Osório

Terra sem lei -Mais um Blogueiro é assassinado no Maranhão ...


Mais um assassinato choca a imprensa maranhense. Na noite do último sábado (21), o blogueiro Orislandio Timóteo Araújo - mais conhecido como Roberto Lano (foto) - foi assassinado na cidade de Buriticupu (a 395 km da capital), por um motoqueiro que efetuou um disparo na sua cabeça. Esta é a segunda morte em pouco mais de 15 dias no Maranhão, envolvendo blogueiros que noticiam fatos relacionados à política local.

Vereador Antonio Pires Emite Nota de Pesar pelo Falecimento de Chico Policarpo ...



O Vereador e Presidente do STTR de Coelho Neto Antonio Pires emitiu Nota de Pesar lamentando a morte do comerciante Francisco da Silva Osório (foto), conhecido na cidade como Chico Policarpo pai do Blogueiro João Osório.



Osório faleceu na madrugada desta segunda (21), no Hospital Municipal e seu corpo está sendo velado em sua residência para ser enterrado no final da tarde no Cemitério São Judas Tadeu.

Confira  Nota .

Foi com grande pesar que na madrugada desta segunda-feira (23) recebemos a notícia do falecimento de seu Osório,  um homem integro, humano e  tradicional comerciante de nosso município. 

Fica em nós, o seu bom exemplo, a sua persistência e luta , Seu Chico Policarpo carinhosamente conhecido, ficará em nossas lembranças  o seu lago e o bom exemplo que sempre foi para sua família e a comunidade .

Nesta hora difícil e delicada, externamos os nossos sentimentos . Que Deus o receba no reino celestial e conforte  sua família 

Antonio Pires Oliveira  e Família 

Prefeito de Coelho Neto emite Nota de Pesar pelo falecimento de Chico Policarpo

http://portalgaditas.com.br/wp-content/uploads/2015/11/12243474_1236978042985912_4058569074278569494_n.jpg

O Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva (PRTB) emitiu agora pouco uma Nota de Pesar lamentando a morte do comerciante Francisco da Silva Ozório (foto), conhecido na cidade como Chico Policarpo.


Ozório faleceu na madrugada desta segunda (21), no Hospital Municipal e seu corpo está sendo velado em sua residência para ser enterrado no final da tarde no Cemitério São Judas Tadeu.

A seguir a íntegra da Nota:

A cidade de Coelho Neto recebe com tristeza a noticia de morte do Sr. Francisco da Silva Ozório mais conhecido como Chico Policarpo. Tradicional comerciante de nossa cidade, foi um reconhecido ativista político e não hesitava em defender o que acreditava.

Com a sua partida fica o legado de seriedade e o bom exemplo que foi para a família, amigos e para a nossa comunidade. Consternado, apresento votos de profundo pesar a todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, mas sobretudo de desfrutar de seu convívio e amizade.


Soliney Silva
Prefeito de Coelho Neto