terça-feira, 29 de setembro de 2015

Coelho Neto - Prefeitura está disponibilizando exames de Mamografia no Centro de Imagem


A Prefeitura de Coelho Neto, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) está disponibilizando exames de mamografias de rastreamento no próprio município. 


O público-alvo da ação são as mulheres a partir de 39 anos de idade. Para marcar a mamografia, as mulheres devem se dirigir a unidade de saúde mais próxima de sua residência, munidas de cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e Solicitar uma requisição do exame ao médico da UBS e daí dirigir-se ao Centro de Imagem e Diagnóstico do Município. 

Exame 

A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos, para avaliação das mamas. O exame é considerado a melhor oportunidade para se detectar precocemente qualquer alteração nas mamas, ainda que sejam nódulos imperceptíveis pelo tato. A radiografia permite diagnosticar um câncer até dois anos antes de o caroço ser palpável, o que aumenta ainda mais as chances de cura. 

Centro de Imagem – 

Embora com uma manutenção de alto custo, a Prefeitura continua as atividades da unidade mesmo sem receber do Governo do Estado e até do Governo Federal à ajuda necessária para o funcionamento do Centro, mantendo com recursos próprios. 


Coelho Neto sem nenhuma dúvida é um dos primeiros município do interior do Estado a disponibilizar este tipo de serviço que seria de competência das macrorregionais através de uma articulação própria para usuários do Sistema Único de Saúde. 


Segundo o Secretário Municipal de Saúde Emerson Ramos, a tendência é de que a procura por esses exames de mamografia se intensifiquem, visto que se aproxima a Campanha Outubro Rosa.


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Lidiane Leite ex- Prefeita foragida de Bom Jardim- MA se entrega na sede da Polícia Federal, em São Luís ...



No início da tarde desta segunda-feira (28) ela chegou acompanhada por seus advogados; a prefeita de Bom Jardim estava foragida desde agosto

A ex- prefeita (Afastada) do município de Bom Jardim,Lidiane Leite, se entregou, na manhã desta segunda-feira (28), na Polícia Federal, na Cohama. Por volta de 12h30 ela chegou à sede da PF, acompanhada por seus advogados. Lidiane Leite estava foragida desde o dia 20 de agosto, quando foi decretada sua prisão preventiva. No dia 26, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de habeas corpus protocolado pela defesa da gestora.

Lidiane Leite é alvo da Operação Éden, deflagrada pela PF, que cumpriu mandados de busca e apreensão e prisão de suspeitos envolvidos em desvios de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), destinados à merenda escolar e à reforma de escolas.

Na ocasião, foram presos os ex-secretários de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, o Antônio Cesarino, e de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, conhecido como Beto Rocha, namorado da prefeita Lidiane Leite.

Desde que a Operação Éden foi deflagrada, Lidiane Leite não foi mais vista no município e, após ter tido sua prisão preventiva decretada, foi considerada foragida. Segundo os advogados da prefeita, ela teria fugido em um momento de pânico por ter se assustado com a repercussão que o caso teve, inclusive nacionalmente.

O caso da “prefeita ostentação” - que não tinha receio de postar em redes sociais sua vida luxuosa, enquanto o município que administrava tinha sérios problemas em áreas como educação e saúde - ganhou destaque nos principais veículos da imprensa nacional. Na internet, o caso tornou-se alvo de sites de humor, com montagens de fotos de Lidiane Leite viralizando na rede.

Via site do Jornal O Estado do Maranhão
.

Blitz Educativa : IFMA Campus Coelho Neto realiza Semana Nacional do Trânsito ...

??????????

O IFMA Campus Coelho Neto em parceria com a prefeitura e Câmara Municipal, Ministério Público, Policia Militar, SAMU, Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais, Auto Escola São Cristóvão, Clube de Motoqueiros, CN Motos, Loja Maçônica, Rotary e Rotaract de Coelho Neto realizam a Semana Nacional do Trânsito.


O tema é “Prevenir para Preservar Vidas”. “O intuito é orientar a população em geral com ações e prevenção de violência no trânsito. A Campanha tende a abranger toda a população: pedestre, motorista, motociclistas, ciclistas os jovens sobre a importância do uso do capacete. “O número de acidentes envolvendo motociclistas tem crescido não somente em Coelho Neto, mas no Brasil todo.

Essa ação realizada na Praça João Santos -  Centro, contou com a distribuição de folders educativos, interação com motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres, com orientações para minimizar os problemas do Trânsito.

Imagem (5)

Via Portal Coelho Neto 

2ª Conferência Municipal de Juventude é realizada com sucesso em Coelho Neto ...




A Prefeitura de Coelho Neto através do Conselho Municipal de Juventude e a SEMASSA realizou nos dias 24 e 25 de setembro, a 2ª Conferência Municipal de Juventude com o tema As várias formas da juventude mudar Coelho Neto.


104_1615


A Secretária de Assistência Social Albertina Tavares ao fazer uso da palavra enalteceu a importância do evento e destacou a participação dos jovens através da Pastoral da Juventude e de outros grupos e escolas que participaram daquele momento impar para a juventude de Coelho Neto. 

12063576_866512083430794_1553737763894278429_n

A 2ª Conferência Nacional de Juventude de Coelho Neto é um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o município. É um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.


O Vereador Antônio Pires ressaltou em sua fala a responsabilidade do comprometimento dos jovens, comentou a dificuldade de se organizar uma conferência e enfatizou a importância da parceria entre o Estado e o cidadão. Falou também do o histórico da juventude, a questão racial e o protagonismo dos jovens em questões pertinentes ao seu futuro.


Em sua fala Padre James , sds ressaltou que "A Igreja Católica tem como preocupação o trabalho pastoral,em especial com a juventude. A Pastoral juvenil que conscientiza os jovens da importância de unir a sua fé com a vida, na busca de dignidade para todos. Queremos e sonhamos com a construção de uma sociedade que garanta os direitos e deveres dos jovens".

Ao final dos trabalhos foram eleitos 05 (cinco) delegados jovens que irão representar o município em São Luís na etapa estadual. 

Estiveram presentes diversas autoridades dentre as quais o Subsecretário de Juventude do Estado Paulo Romão, secretários, vereadores, conselheiros e jovens representando diversos segmentos.

Com a contribuição do Blog do João Osório.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Coelho Neto participa de capacitação sobre regime de previdência própria dos municípios promovido pelo TCE

Presidentes de IPS dos diversos municípios do estado 

Representantes do Instituto de Previdência Social do Município de Coelho Neto – IPSMCN estiveram em São Luís nesta quarta-feira (23), onde participaram do curso “Aposentadorias e Pensões: da Instrução dos Processos ao Registro no TCE”. A capacitação é destinada aos gestores dos institutos de previdência própria dos municípios do estado (RPPS). Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado –TCE por meio de sua Escola Superior de Controle Externo (Escex). 



O objetivo é capacitar os gestores desses institutos quanto à correta instrução dos processos de aposentadorias e pensões encaminhados ao TCE, assim como reforçar os conhecimentos sobre a legislação previdenciária vigente. 


O curso, foi ministrado pelo auditor de controle externo Márcio Rocha Gomes . Durante a manhã, foram abordados os aspectos teóricos da programação, ficando a tarde reservada para a prática, com estudos de caso e apresentação dos principais questionamentos dos jurisdicionados. 

Por meio da Supervisão de Controle Externo 06, o TCE constatou que muitos dos benefícios e seus processos administrativos apresentam falhas na instrução geralmente decorrentes do desconhecimento de regras constitucionais e, muitas vezes, de como realizar os cálculos financeiros necessários à conformação legal dos atos. “A ideia é que essa capacitação contribua para a qualificação dos gestores visando prevenir a maioria desses equívocos, o que é bom para o Tribunal e principalmente para os gestores”, observa o gestor da Escex, Bernardo Felipe Leal. 



A programação envolveu os seguintes aspectos: aposentadorias e pensões, nos termos do art. 40 da Constituição Federal, EC nº 20/98, EC nº 41/03, EC nº 47/05 e EC nº 70/12 (regras vigentes), Instituto da Integralidade, Instituto da Paridade nas aposentadorias e pensões, cálculos financeiros e Instrução dos processos de aposentadorias e pensão. 




Estiveram presentes de Coelho o Presidente da IPSMCN Benedito Lopes Fernandes, a Diretora Financeira Márcia Kelly Lima Bezerra e a Dir. de Benefícios Cristiane Peres Bastos. 

O evento também promoveu o encontro dos gestores de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social).

PRTB deve pedir ao TSE a cassação do mandato do deputado estadual Stênio Rezende por infidelidade partidária

stenio

O presidente estadual do PRTB, prefeito Soliney Silva, de Coelho Neto, informou ontem (23) que o partido deve pedir no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação do mandato do deputado estadual Stênio Rezende.

O parlamentar é acusado de infidelidade partidária em virtude do seu posicionamento favorável ao governador Flávio Dino (PCdoB), sem consentimento da legenda.

Segundo o PRTB, Rezende também não tem efetuado o pagamento da contribuição partidária e atua nos bastidores para esvaziar a sigla, levando militantes para o DEM.

Essa não é a primeira que um partido tenta tomar o mandato do parlamentar. Em 2013, quando ele trocou o PMDB pelo próprio PRTB, o seu antigo partido também tentou cassar-lhe por infidelidade partidária (reveja)

Via Blog do Gilberto Léda 

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O “desespero” da oposição em Coelho Neto…

Do Portal Gaditas 

Desespero

Ainda tontos com a perda recente de aliados protagonizada por mais uma jogada de mestre do Prefeito Soliney Silva (PRTB), a oposição em Coelho Neto tenta a todo custo se levantar e reagir de uma forma que não deixe transparecer a falta de lideranças que há sobre seus liderados.

Para ilustrar a situação de “nervos a flor da pele” que circunda as hostes oposicionistas, o vereador Osmar Aguiar (PT) acusou o golpe e tentou rodar a baiana na sessão de ontem (21), quando sozinho protagonizou um espetáculo deprimente.

A metralhadora giratória verbal do parlamentar atentou contra os colegas Raimundo Silva, Raimundão, Reginaldo Janse e Antônio Pires (ambos do PRTB), numa tentativa frustrada de chamar atenção e criar um fato político em favor do grupo de liderados sem líder. Osmar é daqueles que quer dizer e não quer ouvir…

Pois bem, a velha máxima de tentar parecer vítima para soar como o herói não cola mais, já que estamos diante de mais um capítulo surrado da história política recente. Enquanto Osmar usava a tribuna para atacar o governo e os colegas, os demais oposicionistas atuavam em outra vertente visando se sobressair do estrago feito pela perda dos companheiros para o governo.

De um lado os vereadores Luis Ramos e Lú Gonçalves (ainda PSD), perambulavam por São Luís atrás de um partido para nao passar vexame e de outro a Subsecretária de Articulação Política do Estado Cristiane Bacelar tentava encontrar uma forma de deixar o cargo e reassumir a função na Câmara na tentativa de minimizar a maioria esmagadora que o governo possui no parlamento.

As atitudes protagonizadas pelo vereador petista na última sesssão mostra que as coisas no terreno oposicionista se assemelha a um local com areia movediça…

Espernear nesse momento é apenas uma tentativa desesperada de reagir para não ser engolido pela areia… apenas isso!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Max Barros dá aula para Fábio Macedo ...

Deputado Max Barros rebate declações de Fábio Macedo

Uma situação constrangedora foi a que passou o deputado Fábio Macedo após ter recebido uma aula do deputado Max Barros, durante a sessão de ontem (21) na Assembleia Legislativa.

Tudo aconteceu após o Macedo, durante seu discurso na tribuna, fazer um apelo à Justiça para que olhe pelo município de Buriti de Inácia Vaz que, segundo ele, está sem prefeito, pois o gestor foi cassado e afastado do mandato.

Porém o deputado Max Barros, resolveu esclarecer a informação dada por Fábio, que chegou até a pedir a “nomeação” de um novo prefeito para cidade.

Segundo Max Barros, ao contrário do que disse Macedo, o prefeito de Buriti, Rafael Mesquita, permanece em pleno exercício do cargo, enquanto aguarda o julgamento dos recursos em relação à decisão do TRE.

Barros disse ainda que prefeito não se “nomeia” – como Macedo havia dito, prefeito é eleito pelo povo.“Aqueles que não estão satisfeitos com a administração do prefeito, que é democrático, esperem que em 2016 vai ter eleição e essa apreciação, se a administração do prefeito está sendo boa ou ruim, cabe ao povo decidir; não se elege prefeito com caneta, se elege prefeito é através da população e através do voto”, disse.

Uma aula e tanto à Fábio Macedo, que perdeu a chance de ficar calado e não falar do que não tem conhecimento.

Via Blog do Gilberto Léda

Campanha Ação Solidária - Empresários realizam entrega de cheque simbólico ao Sr. Milton da Líder Eletrônica



A Associação Comercial , Industrial e Agropecuária de Coelho Neto – ACIAC reuniu na manhã desta terça-feira (22) , empresários do município filiados à associação para a entrega simbólica do cheque no valor de R$ 27.580,00 (vinte e sete mil, quinhentos e oitenta reais) depositados na conta do beneficiário da ação o empresário Milton Bezerra de Melo, da Líder Eletrônica, que teve todo o seu patrimônio destruído em um incêndio no dia 29 de julho deste ano.



A Campanha de Ação Solidária foi idealizada por empresários encabeçada por Fátima Seles (Mob Dik) e Jardel Seles, Ana  Silveira e Adelmo - Grupo São Francisco, com o amplo apoio da Agência do Empreendedor na pessoa de Telma Caldas e Geraldo Tavares e outros grandes e pequenos empresários do município.

A Ação Solidária envolveu diretamente 2 mil 758 pessoas entre empresários e a comunidade na organização e na compra das cartelas do bingo realizado no ultimo dia 22 de setembro em praça pública. 





A coordenação foi chefiada pelo presidente da Associação Comercial Bill Fernandes que destacou o compromisso dos secretários municipais com relação a restauração do prédio da Líder Eletrônica e o emprenho de cada empresário para realização desta ação. Ao final, Milton Bezerra de Melo externou sua gratidão à ACIAC, à Agência do Trabalho, à Prefeitura Municipal e afirmou estar pronto para recomeçar suas atividades.



A Prefeitura de Coelho Neto também foi parceria neste projeto solidário, onde assumiu a reforma da estrutura física do prédio atingido pelo incêndio, através das diversas secretarias municipais. 

Aos empresários de Coelho Neto os Blog cumprimenta por esse belo gesto de grandeza e ao mesmo tempo que deseja uma boa sorte ao Sr.Milton neste momento em que está apto a recomeçar o seu trabalho.




A ajuda de todos foi importante para o sucesso da Ação Solidária !

Os prêmios do Bingo foram doados pelos empresários - Luís Serra e Derlane ( De um Tudo)- Jardel Seles ( Mob Dik) - Albertina Tavares -( Hotel Ouro Verde) - Miriam Modas e Ivanilce Lojas Bonsucesso. 

Coelho Neto realizará a II Conferência Municipal de Juventude

64ab28593be3ae0934b85ffe3497cf60


O Conselho Municipal de Juventude de Coelho Neto promoverá nos dias 24 e 25 de setembro, no Teatro Municipal, a 2ª Conferência Municipal de Juventude com o tema : As várias formas da juventude mudar Coelho Neto.

O evento realizado com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social, faz parte da etapa municipal de onde sairão as propostas e os delegados para a etapa estadual a ser realizada em São Luís.

É uma boa oportunidade dos jovens participarem e contribuírem com as propostas para efetivação das políticas públicas para a juventude a curto, médio e longo prazo.

Essa conferência vem com o grande diferencial, não somente o poder público está envolvido, mas a PJ - Pastoral da Juventude atraves da Igreja Católica e o STTR através do Coletivo de Juventude Rural do Baixo Parnaíba e o IFMA . 

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Mulher é presa no Piauí acusada de raptar adolescente em Coelho Neto

fotorsc


No final da tarde deste último sábado (19/09), o CB Matos lotado na 3ª Cia do 2º BPM, recebeu informe da ocorrência 1549/2015 registrada no distrito policial de Coelho Neto de que uma mulher identificada por Luana teria saído no início da tarde da cidade raptado uma adolescente de 17 anos, e seguia para a tabuleta na capital piauiense, de imediato o CB que se encontrava a paisana nas proximidades do local informado se descolou para a tabuleta e com apoio de policiais do Piauí realizaram a detenção da suspeita natural de Coelho Neto, e um caminhoneiro natural de Pernambuco, que se encontrava com a adolescente.

polrott
 CB Matos


Segundo as informações, a acusada estaria levando a adolescente para a capital de São Paulo, com promessas de trabalho do qual não tivemos informações de quais serviços a adolescente seria submetida.

A acusada teria prometido a garota que ao chegarem à cidade de Timon a mesma tinha duas passagens área com destino a capital paulista, o que não ocorreu, e a viagem seria na verdade com um caminhoneiro, ambos foram detidos e levados para a central de flagrantes de Teresina.



A mulher identificada por Luana pegou o vôo direto para o presídio, acusada de aliciamento de menor. O caminhoneiro teria alegado que não sabia de nada e apenas estava dando carona. A Menor encaminhada ao Conselho Tutelar. 

Via Portal Coelho Neto

Coelho Neto - Paulista morre afogado no Rio Parnaíba ...




Um homem identificado por Levilson Lopes Garcia 26 anos morreu afogado no Rio Parnaíba, no município de Coelho Neto- no final da tarde deste domingo (20/09). De acordo com as informações a vítima é natural do estado de São Paulo- e recentemente veio para Coelho Neto, onde residem familiares de sua esposa.

 A Polícia esteve no local, nas proximidades da Lagoa dos Macacos mas não obteve exito na localização . 

Uma equipe do Corpo de Bombeiro do município de Timon foi acionado pelas autoridades locais e estar sendo aguardada na manhã desta segunda-feira para dar prosseguimento nas buscas e tentar encontrar o corpo da vitima. 

O Blog lamenta o corrido e extena votos de solidadariedade à família que passa por este triste momento. 

Aguardem a qualquer momento mais informações…

Via Portal Coelho Neto

Soliney reúne lideranças e define critérios para escolha do seu sucessor ...



Em reunião realizada neste sábado (19), em sua residência na Fazenda Pimentas, o Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva (PRTB) bateu o martelo e definiu os critérios para a escolha do seu sucessor.

Após fazer um balanço das principais ações dos seus quase 07 anos de governo, o Prefeito explicou que o pré-candidato do seu grupo político seria definido após o resultado de 04 pesquisas realizadas por dois institutos distintos.

Após o questionamento de quem desejaria submeter seu nome à pesquisa, onze pré-candidatos apresentaram seus nomes para apreciação popular a saber: Dra. Albertina, Antônio Pires, Lustosa, Rosário Leal, Raimundão, Socorro Santana, Cará, Manoel Bezerra, Waltenir Lopes, Jademil Gedeon e Albino.

“Vamos escolher nosso candidato da maneira mais democrática possível para que não haja decisão de cima para baixo. Todos tiveram a liberdade de colocar seu nome para a apreciação popular e a pesquisa representará o que desejo da vontade do povo”, explicou o prefeito.

Soliney esclareceu ainda que após o comparativo dos dados das pesquisas, o candidato a prefeito do governo será conhecido durante as realizações das festas de final de ano.

Prestigiaram o evento diversas autoridades dentre os quais os pré-candidatos a prefeito Arquimedes Bacelar (Afonso Cunha) e Zé Reis (Aldeias Altas).

Do Portal Gaditas

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Agência Municipal do Empreendedor Informa - Senai está oferecendo cursos gratuitos online ...

cueoier

A Agência Municipal do Empreendedor, Trabalho, Industria e Comércio de Coelho Neto informa a população de Coelho Neto que o SENAI  está oferecendo cursos gratuitos a distância (On line) sobre temas transversais que desenvolvem capacidades para a iniciação no mundo do trabalho ou, no caso de quem já está trabalhando, para a atualização das competências profissionais.


Para realizar o curso a idade exigida é a partir das 14 anos e a escolaridade é a partir da 9ª série do Ensino Fundamental. O aluno pode realizar um ou mais cursos. Após a conclusão do curso, desde que o aluno tenha alcançado a média suficiente, o sistema disponibiliza o certificado para que o aluno possa imprimir de forma imediata. Terminando um curso o aluno poderá iniciar outro. Para cada curso um certificado. Após a inscrição o sistema coloca como prazo limite de 20 dias para a conclusão do curso. Estes cursos (EAD) estarão disponível neste e nos próximos meses, podendo sofrer alguma alteração quanto as opções de cursos ofertados, mas que sempre estarão disponíveis à comunidade.


O interessado basta apenas ter em casa um computador conectado à internet, ou procurar uma lan-house a qualquer hora do dia. O navegador permitido para realizar a inscrição ou é o Google Chrome ou Mozilla. Caso o interessado queira esclarecer alguma dúvida ou obter alguma ajuda quanto a inscrição ou realização do curso nos contatos disponível acima ou procurar Felipe Senai na sede da Prefeitura Municipal na Agência do Empreendedor. 

TUTORIAL DE CADASTRO PARA A REALIZAÇÃO DOS CURSOS NA MODALIDADE EAD CLIQUE AQUI ROTEIRO PASSO A Passo

Agora é com você! Faça a sua escolha e bons estudos!

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Antonio Pires busca soluções para falta d'água e melhoria de estradas na zona rural de Coelho Neto



O Vereador e Presidente do STTR Antônio Pires preocupado com a situação de seca em nossa região, a pedido dos moradores esteve visitando a comunidade do povoado Criminosa às margens da - MA 123 zona rural de Coelho Neto. Ao ouvir as solicitações dos moradores; a mais urgente foi buscar uma solução para o problema da falta de água que afeta às famílias daquela comunidade. 

Para amenizar os problemas, um caminhão pipa irá abastecer uma caixa d’água reservatório 15 mil Lt e outro caminhão pipa abastecerá os vasilhames das residências da comunidade, uma medida paliativa,  pois na oportunidade o Vereador informou que conhecedor do problema solicitou junto ao prefeito Soliney Silva – PRTB a perfuração de um poço artesiano para resolver definitivamente a situação da falta de água naquele povoado. 

“É de do conhecimento de muitos que a nossa região vive essa escassez de água, a seca prologada, estamos aqui para contribuir, somar, buscando soluções para que possamos aumentar a oferta de água nas comunidades, de modo que os moradores, agricultores possam ter em suas residências esse liquido precioso para sobrevivência humana e animal”. Disse Pires. 


Pires acompanhado do Secretário Chico Vereador e do Presidente da Câmara Ver. Raimundão

O Vereador Antônio Pires também esteve visitando a localidade Lagoa do Mato acompanhado do Presidente da Câmara Vereador Raimundão e do Secretário de Obras Chico Vereador, onde juntos solicitaram a recuperação das estradas que interligam os povoados Guabiraba, Unha de Gato, Espirito Santo, Santo Inácio, Mulatas e Pimenteiras com a MA 034. Onde as maquinas já deram início aos serviços.

Semec realiza II Mostra do Programa Mais Educação ...


A Prefeitura de Coelho Neto por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC , realizou nesta quarta-feira  (16), a II Mostra do programa “Mais Educação” no Teatro Municipal onde dezenas de escolas municipais da zona rural e urbana fizeram apresentações de teatro, música, dança , capoeira e outros. 

O “Mais Educação” é um programa do Governo Federal, que tem como objetivo ampliar o tempo de permanência das crianças na escola e diversificar as atividades desenvolvidas. Os alunos ficam em tempo integral (manhã e tarde) nas escolas, recebendo o conteúdo programático regular em um período e participando de diversas oficinas em outro período. Entre as oficinas ministradas estão: dança, judô, capoeira, karatê, xadrez, fanfarra,  informática, artesanato, pintura, música, teatro, canto, brinquedo-teca, horta comunitária e muitos outros.



O programa tem  a participação de pessoas qualificadss que ministram as oficinas, através de um contrato firmado com a Prefeitura. O programa possibilita que os alunos assimilem os conteúdos oferecidos de forma lúdica, exercitando a coordenação motora e a criatividade através de atividades corporais e artísticas. O “Mais Educação” busca proporcionar conhecimento e contribuir para a melhoria da educação no município.


De acordo com Rosário Leal as oficinas vêm trazendo resultados positivos para os alunos e para os pais. “A gente percebe muitos benefícios para as crianças, principalmente em relação ao aprendizado. Através das oficinas eles aprendem de forma diferenciada, e é visível a melhoria gradativa dentro do ensino regular desses alunos. Eles estão melhorando muito a disciplina e a atenção, consequentemente as notas também melhoram”. Ela destaca .



O evento contou ainda com a presença da  secretária Rosário Leal, de gestores, supervisores, familiares de alunos e professores da rede municipal de ensino de Coelho Neto. 



Soliney recebe adesões em Barra do Corda, Santa Luzia do Tide e Lago da Pedra para o PRTB

O Presidente do (PRTB) Estadual Soliney Silva recebe lideranças de Barra do Corda, Santa Luzia do Tide e Lago da Pedra para o processo de filiação em São Luís.

O Presidente do PRTB Estadual Soliney Silva com pré candidatos a prefeitos de Lago da Pedra e Santa Luzia do Tide.

Com objetivo de consolidar o crescimento do PRTB no Maranhão, o Presidente Estadual Soliney Silva que também é Prefeito reeleito da cidade de Coelho Neto contou para equipe de reportagem do Blog, Jornal e Revista CARAS E NOMES.” Que o partido nunca elegeu nenhum deputado do (PRTB). E eu estou com essa missão, nessas eleições municipais vamos fortalecer a sigla nos 217 municípios e eleger o máximo possível de prefeitos que já tem parceria com mais de dez deputados, o nosso projeto é eleger mais de 20 prefeitos e mais de 100 vereadores, todos eles fortalecidos nas bases eleitorais dos nossos deputados”. Contou o Presidente Estadual do (PRTB) Soliney Silva que está bastante empolgado com o crescimento do partido no Maranhão.


O Presidente Soliney Silva do PRTB estadual com lideranças de Barra do Corda.
Via Revista Caras e Nomes

Ex-prefeito de Chapadinha Magno Bacelar é condenado por improbidade ...


O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) conseguiu na Justiça Federal a condenação do ex-prefeito de Chapadinha (MA), Magno Augusto Bacelar Nunes, por irregularidades na aplicação de verba de convênio celebrado entre o município e o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais para construção de aterro sanitário. O valor do convênio foi de R$ 299.492,00. 


Segundo a denúncia do procurador da República Juraci Guimarães Júnior, o ex-prefeito praticou uma série de irregularidades na aplicação do recurso público, como exemplo: gastos com passagens aéreas em nome da ex-esposa; além da dispensa indevida e fraudes em procedimentos licitatórios e o fracionamento de despesas e mesmo recebendo o valor total do convênio, realizou apenas 70% da obra. 


Pela decisão, Magno Bacelar terá que devolver aos cofres públicos o valor de R$ 99.392,55 e ao pagamento de multa civil de mais de R$ 33 mil reais. E, ainda, teve os direitos políticos suspensos por oito anos, além da proibição de contratar com o poder público pelo prazo de 10 anos.

Magno Augusto Bacelar Nunes realizou aplicação irregular de verba pública de convênio para construção de aterro sanitário no município.

Coelho Neto - Dia Municipal do Evangélico será realizado dia 25 de Outubro com o cantor Marquinhos Gomes


A Prefeitura de Coelho Neto através do Departamento de Eventos realizará no próximo dia 25 de Outubro a comemoração do Dia Municipal do Evangélico. A data é um Projeto de Lei do Poder Legislativo Municipal sancionado pelo Prefeito Soliney Silva-PSD. 


As atividades do Dia Municipal do Evangélico em Coelho Neto que deveriam ocorrer no dia (06) de Setembro , foi adiada para data posterior conforme Nota à Imprensa divulgada pela Comissão Organizadora alguns semana atrás. 

A proximidade do evento, a indisponibilidade na agenda de cantores e detalhes da organização foram decisivos para que a proposta de adiamento fosse acatada.

Após reunir-se com o Prefeito Soliney , os pastores e representantes das igrejas discutiram e chegaram ao consenso de que, o Cantor de renome Nacional Marquinhos Gomes , fosse a atração principal do evento, que acontecerá com uma grande marcha pelas principais vias do município em direção ao Corredor da Alegria palco principal da festividade evangélica.

O cantor e compositor Marquinhos Gomes segue por todo o Brasil divulgando a turnê "Ele não desiste de você”. O trabalho já rendeu ao cantor os discos de Ouro e Platina pelas mais de 100 mil cópias vendidas. As canções "Não Morrerei” e "Ele não desiste de você”, se transformaram em hinos de adoração cantadas por milhares de pessoas em todo o país.

Agora é a vez de  Coelho Neto receber o cantor.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Coelho Neto sedia a partir de hoje (16) O I Encontro de Formação de Conselheiros Tutelares do Leste Maranhense



A cidade de Coelho Neto – MA, sedia nos dias 16,17 e 18 de Setembro, o Encontro Estadual de Conselheiros (as) e Ex-conselheiros (as) e Candidatos (as) ao cargo no Maranhão, organizada pela ACECTMA. O Evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Coelho Neto através da e acontecerá no Teatro Municipal e inicia na noite desta quarta-feira (16). 


O Conselho Tutelar é o órgão encarregado pela sociedade que tem a missão de zelar para que tudo aquilo que esteja assegurado em lei aconteça na prática na vida de crianças e adolescentes.


O Conselho é um instrumento nas mãos dos cidadãos para zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação.

No  proximo mês em todos os municípios brasileiros haverá eleição para escolha de novos conselheiros tutelares, analise o perfil dos candidatos em nosso município de Coelho Neto e nas cidades da região e vote  pois a responsabilidade é tamanha ! 

TRE cassa mais uma vez o mandato do Prefeito de Buriti Rafael Mesquita


O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão confirmou na tarde desta quarta-feira (15), por 4 votos a 3, a cassação dos diplomas de Rafael Mesquita Brasil (prefeito) e Raimundo Nonato Mendes Cardoso (vice-prefeito) da cidade de Buriti por corrupção e fraude eleitoral. O voto desempate foi dado pelo presidente da Corte, desembargador Guerreiro Junior, nos termos do voto do relator, desembargador eleitoral Eduardo Moreira.


“Apesar de sustentadas no depoimento de apenas uma testemunha, as referidas declarações foram corroboradas pelos demais elementos probatórios trazidos ao processo, especialmente nas mídias de áudio e vídeo apresentadas que evidenciam que o processo eletivo de ambos foi absolutamente maculado por corrupção eleitoral, fraude e abuso do poder econômico”, destacou Guerreiro Junior.


O relator do processo, desembargador eleitoral Eduardo Moreira, já havia sido taxativo quando proferiu seu voto: “os mandatos eletivos dos recorrentes foram conquistados sob atos de corrupção eleitoral, fraude e abuso do poder econômico, além de fundadas suspeitas de atos criminosos de múltiplas espécies, inclusive de tentativa de homicídio à testemunha de acusação que se encontra incluída no programa de proteção a testemunhas do Estado do Maranhão”.


No entanto, em relação à inelegibilidade por 8 anos, os membros concordaram que não houve comprovação da participação do vice-prefeito nos atos de corrupção e que, para ele, esta condenação fica extinta.

Via Blog do Carlos Machado

Feliz Aniversário Janielle Oliveira ...



Quem muda de idade nesta quarta-feira (16) é a querida amiga deste blogueiro , Janielle Oliveira, filha do Vereador Antonio Pires e da querida Liza Pires. Jani querida a ti rendo votos de muito sucesso e felicidades que Deus continue a te abençoar ...

Felicidades !

terça-feira, 15 de setembro de 2015

População prende assassino que matou a mãe e o padrasto em Chapadinha



Foi preso na manhã desta terça-feira(15), no povoado Bananeira, Município de Chapadinha, O assassino Francisco Marlen Abreu dos Santos,(foto ao lado), autor do crime bárbaro que ocorreu em nossa cidade. Ele é acusado de ter matado o padastro, Domingos Durans de Oliveira de 75 anos, e a própria Mãe, Claudionora Barbosa de Abreu, 50 anos. A golpes de Machado. 

Ele foi preso por populares da localidade que reconheceram o autor através de fotos publicado neste blog. Francisco Marlon foi amarrado e imobilizado pela população do povoado que chamaram a Polícia Militar, ele foi entregue aos Policias e conduzido para a delegacia de Polícia, onde ficará a disposição da Justiça.

Via Blog do Alexandre Cunha

Prefeitura implanta projeto de Planificação da Atenção Primária à Saúde em Coelho Neto




Servidores da Secretaria de Saúde do Estado vieram ao Município de Coelho Neto, nesta terça-feira (15) para a implantação do Projeto de Planificação da Atenção Básica de Saúde, que terá duração de 15 meses e se dará por meio da realização de oficinas presenciais com atividades de dispersão complementares. Essas atividades se constituirão, ao final do processo, em um plano de intervenção da APS no âmbito local contribuindo para a melhoria da gestão do trabalho e qualificação das ações de saúde. Capacitando todos os profissionais que atuam no Programa Saúde da Família em todas as  UBS  do município.


De acordo com Emerson Ramos Secretário Municipal de Saúde “ A implantação da Planificação  se traduz em uma intensa capacitação com todos os profissionais que fazem parte das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para qualificar e fortalecer o atendimento primário da população "




Planificação da Atenção Básica de Saúde 

Essa planificação trará mais conhecimento aos profissionais de saúde do município melhorando a assistência a todas às pessoas que buscarem atendimento nas unidades de saúde do município; que serão ao final do plano certificados tanto os de nível médio quanto superior, pela UFMA. 


O curso acontecerá em Coelho Neto todos os mês, duas vezes por semana e abrangerá os municípios de Duque Bacelar, Buriti e Afonso Cunha que englobam essa microrregião. 




A importância de melhorar a qualificação da Atenção Básica, onde começa todas as ações. “É a porta de entrada do SUS. Tendo uma atenção básica resolutiva vamos diminuir as internações e alguns agravos que ainda sofremos na nossa rede pública de saúde”, assegurou Fabiana Coutinho Coordenadora da Atenção Básica Municipal. 


A reunião de apresentação da Planificação da Atenção Básica à saúde na região de Coelho Neto, contou com a presença de centenas de servidores da saúde básica, o evento foi realizado no Teatro Municipal.