*

*
*

terça-feira, 30 de junho de 2015

Secretária de Educação e Cultura de Coelho Neto Rosário Leal divulga Nota de Esclarecimento



Prefeitura de Coelho Neto realizará VI Conferência Municipal de Assistência Social

 
A Prefeitura de Coelho Neto através da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social realizam amanhã 01 de Julho , a partir das 07 horas no teatro Municipal a VI Conferência Municipal de Assistência Social com o tema- "Consolidar o SUAS de vez Rumo a 2026" - Lema : " Pacto Republicano do SUAS . O SUAS que Temos e o SUAS que Queremos".

Nesse processo de discussão e avaliação coletiva, as Conferências Municipais adquirem singular importância para avaliar e concretizar os avanços conquistados na política pública de assistência social, na perspectiva de ampliar ainda mais a consolidação da democracia em nosso país, com efetiva participação e controle social nesta área estratégica da proteção social. 

De acordo com a Secretária Municipal, Albertina Tavares as conferências são instrumento legítimo de discussão e encaminhamentos. “Nas conferências  o governo e sociedade civil tem a oportunidade de opinar, debater, questionar e assim contribuir com o aprimoramento das políticas públicas em assistência social. Debateremos sobre importantes assuntos para continuidade das ações e planos que irão contribuir cada vez mais para melhoria do SUAS”, disse ela. 

A Conferência Municipal de Assistência Social será responsável por eleger os delegados da etapa estadual que deverá ocorrer na capital São Luís. Estão sendo convidados autoridades, usuários, profissionais, conselheiros e membros da sociedade civil em geral.

Edivar se alia a Soliney e formam novo grupo político em Timon


Edivar Ribeiro e Soliney Silva: aposta em um novo grupo em Timon

Quebrou a cara quem pensava que as recentes movimentações políticas de Edivar Ribeiro, como a mudança de partido do PRP para PC do B e desfiliação deste último, o teriam enfraquecido. O ex-vice-prefeito, na surdina, tem se articulado. E muito. Tanto que o site do Tribunal Superior Eleitoral entrega sua mais nova mexida no xadrez político local. Lá Edivar Ribeiro aparece como o novo presidente da executiva municipal do PRTB de Timon.

O registro no site fez o blog do Elias Lacerda correr atrás de informações e uma fonte ligada ao ex-vice-prefeito revelou: “Edivar está aliado ao atual prefeito de Coelho Neto Soliney Silva”, informou.

Homem com trânsito muito bom na base do ex-vice-prefeito, esta fonte que pede sigilo sobre seu nome, informou que nesta semana Edivar junto com Soliney Silva devem anunciar oficialmente a aliança entre os dois. Interessado no colégio eleitoral timonense, como já anunciou em oportunidades, inclusive nesta página do blog do Elias Lacerda meses atrás, o prefeito de Coelho Neto Soliney Silva teria abraçado o projeto de candidatura de prefeito de Edivar Ribeiro.

Manda chuva do PRTB no Maranhão e mais recentemente do PTC também, Soliney foi o homem que teria indicado o ex-vice-prefeito para dirigir o PRTB em Timon. Além do PRTB, estariam se incorporando ao projeto de pré-candidatura de prefeito de Edivar os partidos Pros e PTC. A ideia do grupo é não só o de lançar a pré-candidatura de prefeito de Edivar, mas também formar um bom número de candidatos a vereador onde estaria incluído o nome de Bruno Silva, filho de Soliney, como um dos pré-candidatos.

O suplente de vereador, Coca, da região do Matapasto, zona rural de Timon, pode ser outro sinal de que este mais novo grupo político está mesmo se formando. Pessoa de confiança de Edivar Ribeiro, ele aparece no site do TSE como o vice-presidente do PRTB, fazendo companhia ao amigo presidente.

Nos bastidores fala-se que o grupo estará tão fortalecido para as eleições do próximo ano que não será surpresa se conseguir eleger três ou quatro vereadores. Agora, falta só anunciar oficialmente quais são os outros nomes que vão se integrar ao projeto da mais recente novidade da política timonense. Dizem que não vai demorar e tudo pode ser oficialmente divulgado nesta semana…

Do Blog do Elias Lacerda

Solenidade marca reabertura do Hospital São Raimundo em Coelho Neto



 

A População de Coelho Neto e regiões circunvizinhas ganharam no início desta semana, um grande empreendimento em saúde. Trata-se da reabertura do Novo Hospital São Raimundo – HSR. 


Diversas autoridades estiveram na solenidade, além de empresários, médicos, sócios e pessoas dos diversos segmentos da sociedade local, e puderam participar desse momento importantíssimo para o sistema de saúde privada da cidade.


 11403225_824983270917009_5334320198508879547_n

Segundo um dos fundadores e responsável pela história daquele estabelecimento de saúde, o renomado e popular médico Dr. Fernando Couto, o Hospital São Raimundo há décadas esteve fechado, por conta de problemas junto ao poder público daquela época, mas agora com o esforço de uma equipe de profissionais em saúde e administração, uniram-se com o objetivo de montar um Novo Hospital São Raimundo Ltda. 


 


Agora, o propósito é manter a qualidade e competência no atendimento”, afirmou Fernando Couto. Essa reabertura do São Raimundo acontece num momento em que a população de Coelho Neto e região precisa de novas opções de atendimento à saúde, e vai poder contar com os melhores profissionais do leste maranhense. O atendimento será particular, planos de saúde e planos internos. Planos econômicos também serão disponibilizados. Portanto, serviços que atualmente são realizados em Teresina e Caxias agora serão também disponibilizados pelo hospital São Raimundo.

 11695324_824980714250598_4038753114113018265_n


O prefeito Soliney Silva – PRTB usou a tribuna do cerimonial para elogiar a iniciativa dos novos sócios e disse ter certeza que o hospital não vai fechar, nunca! Ele relembrou a situação em que encontrou o sistema de saúde do município ao assumir a prefeitura e comentou a atual, enfatizando o funcionamento dos Postos de Saúde da cidade e do interior, do hospital municipal Casa de Saúde e Maternidade e do Centro de Imagem. Também relembrou aos presentes que ainda está em fase de conclusão a Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Com toda essa estrutura, o prefeito espera desafogar e humanizar cada vez mais o atendimentos nas outras unidades.


Na ocasião Soliney fez questão de expor ao presentes um assunto que muito lhe preocupa é que Segundo ele, o Centro de Imagem há seis meses não recebe ajuda financeira com verbas do governo do Estado, o que está penalizando a população que precisa de exames médicos. O prefeito espera sensibilidade do governador Flávio Dino para resolver esse problema. Pois teme a qualquer momento o fechamento deste importante Centro de Imagem. 


 


A médica Dra. Gemma Galgane é a responsável técnica pelo Hospital e o Médico Fernando Couto o Diretor Clinico. A Direção Geral é por conta de Josely Almeida que não mediu esforço para reunir toda essa equipe e formar uma sociedade que com ampla certeza trata grandes benefícios para Coelho Neto, além de gerar dezenas de novos empregos.


 

Estiveram presentes os Prefeitos de Afonso Cunha  José Leane – PMDB , Flávio Furtado de Duque Bacelar – PSD , o Comandante da Policia Militar de Coelho Neto Flávio Ramos , o Pároco Padre Charles Vidal,  secretários de governo municipal, os Vereadores Sillas Alexandre –PTC, Reginlado Janse – DEM e Luís Ramos – PSD, além de outras lideranças . 



Fazem parte os sócios deste grande empreendimento - Andressa Gomes Chaves – Christiane Moita Leal –Diana dos Santos Cavalcante – Francisco Albir Lima Júnior – Gemma Galgane – George Luís de Carvalho Gomes – Gilmara Bezerra – Jakeline Alves de Sousa Couto – José Alves de Almeida Neto – Laís Mendonça Bacelar Nunes – Miguel Arcanjo Alves Torres – Maria Rita Sampaio – Raimunda Nonata Aguiar de Sousa – Valdeter Alves de Sousa – Vicente Hsu Lee Ramos – Wiliam Laurentino da Silva Borges.

Dupla é presa com revólver dentro do Hospital Municipal de Coelho Neto

Uma Guarnição da Policia Militar da 3ª Cia do 2º BPM do Município de Coelho Neto, comandada pelo Sgt. Chaves e o Sgt. P. Evandro prenderam nesta segunda-feira (29), por volta das 18hs no Hospital Municipal de Coelho Neto, dois elementos portando um revólver calibre 32 com seis munições intactas.
 
 
 
A dupla foi identificada como sendo: Valdinei Conceição Ferreira e Francisco Marques da Silva que estava numa motocicleta Broz, ambos residente em um povoado próximo do povoado Bananalzinho.


 
 
Os polícias conduziram os indivíduos juntamente com a arma, dinheiro e motocicleta até o distrito policial para serem realizados os procedimentos legais.


 

O Delegado titular Dr. Sidney Tenório, está interrogando, neste momento, acompanhado do escrivão AD-HOC) Ellyelson Gutherres a dupla para saber de fato o que eles queriam armado de revólver dentro do Hospital, e saber se eles estavam de plano a cometer algum crime naquele local.   Após interrogados, um deles  foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
 
Via Portal Coelho Neto

Polícia Civil investiga tentativa de homicídio contra o dançarino Gean em Coelho Neto


 
O Delegado Sidney Tenório intensificou as diligências para identificar e prender os indivíduos envolvidos na tentativa de homicídio contra o dançarino Gean Carvalho da Silva, (19), que foi brutalmente agredido, sábado (27), no centro da cidade. 

A agressão foi praticada por, pelo menos, seis indivíduos e têm causando indignação e revolta entre parentes e amigos do dançarino, que é muito conhecido. Gean teve a orelha cortada, foi esfaqueado na região do pescoço, apedrejado e sofreu fraturas na face. A vítima chegou a ser encaminhada para Caxias e em seguida para a cidade de Presidente Dutra. O jovem já retornou para Coelho Neto onde recebe cuidados médicos no hospital municipal. 

Os investigadores tentaram ouvir o dançarino para saber detalhes dos fatos e, posteriormente, identificar os autores, mas até o momento ele não pôde prestar esclarecimentos. Nesta terça-feira (30) o delegado começa a ouvir testemunhas para que se chegue aos autores da tentativa de homicídio.


Extraída do Blog do Carlos Machado

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Vigilância Sanitária de Coelho Neto participa do Programa de Formação em Gestão de Projetos Urbanos do Ministério das Cidades



A Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental da Prefeitura de Coelho Neto, ( Hallison Wanderley) junto com o secretários Adjunto de Saúde e Saneamento ( Jesusinho do Franco ) estiveram participando junto Ministério das Cidades em parceria com a Caixa Econômica Federal entre os dias 09 e 12 de junho da Etapa Presencial do Programa de Formação em Gestão de Projetos Urbanos, no âmbito do Programa Nacional de Capacitação das Cidades – PNCC. O Curso foi realizado com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em seu auditório e salas, na Casa da Indústria Albano Franco.




A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades da Fiema, Caixa Econômica Federal e do Secretário-Executivo do Conselho das Cidades Sr. Claudio Trinchão, do Ministério das Cidades. Participaram do curso 150 técnicos e gestores de municípios da região Nordeste do Brasil, bem como de outros estados.



A programação foi pautada por 4 módulos sobre a implementação de projetos urbanos e por oficinas temáticas nas áreas de Habitação, Saneamento, Regularização Fundiária e Mobilidade Urbana. O objetivo maior da participação de Coelho Neto no evento foi o de aprimorar conhecimentos sobre processos e ferramentas disponíveis aos municípios para a elaboração e gestão de projetos urbanos. Também foram discutidos os modelos institucionais adequados para a viabilização de projetos e os investimentos em custos estimados para a sua implementação de saneamento ambiental.



Em breve, os conteúdos desta etapa presencial estarão disponíveis na modalidade a distância para que todos os interessados, de todas as regiões do Brasil, possam acessar. Fique atento ao calendário de cursos do Portal Capacidades e participe!


Com a contribuição do site do Capacidades ( Ministério das Cidades)

STTR de Coelho Neto reúne as trabalhadoras rurais para discutir participação na Marcha das Margaridas

Foi realizado na manhã do último sabado (20), no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Coelho Neto, o lançamento da Marcha das Margaridas 2015, que será realizada em Brasília no mês de agosto.




Uma delegação local participará do evento de mulheres trabalhadoras rurais para discutir problemas relacionados a educação, saúde, produção e violência. Na oportunidade o Presidente do STTR Antônio Pires fez a entrega da Biblioteca do Trabalhador na sede da Instituição.




Participaram do evento diversas lideranças sindicais dentre as quais o Presidente da FETAEMA Chico Miguel.

Via Portal Gaditas

Homem é morto a tiros no Itapirema em Coelho Neto. Segundo a Polícia ele era altamente perigoso ...


Um homem identificado por Francisco das Chagas Fontes Luz, de 34 anos, foi morto a tiros, e a esposa dele, Jaqueline Alves de Oliveira, 29 anos, ficou ferida durante emboscada no início da manhã deste domingo (21), no Itapirema entrada da cidade de Coelho Neto.

Testemunhas contam que dois homens aguardavam ‘de tocaia’ a vítima. Quando os suspeitos avistaram Francisco das Chagas efetuaram os disparos sem dar chance de defesa. A vítima caiu logo à frente, já morta. Sua esposa foi encaminhada para o Hospital Municipal e em seguida levada para Teresina para o procedimento cirúrgico de retirada dos projéteis.


Francisco das Chagas Fontes Luz, 34 anos, assassinado, ontem (21), em Coelho Neto-no Itapirema- era perigoso, segundo informações das policias de Codó e Timon. Mais conhecido como Chagas Oliveira respondia por tráfico de drogas na cidade de Timon e era acusado de ter cometido 4 assassinatos em Codó, incluindo 2 ciganos que moravam no Bairro São Raimundo.


Via Carlos Machado 

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Coelho Neto presente no 49º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência em Natal - RN





A Prefeitura de Coelho Neto representada pelo Diretor do Instituto de Previdência Social e Secretário de Administração e Governo do município Benedito Lopes Fernandes, e a coordenadora administrativa do IPSMCN , está participando em Natal - RN, no período de 17 a 19 de junho, do 49º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência (ABIPEM), evento nacional que congrega participantes de todos os Estados Brasileiros com o intuito de refletirem a respeito da previdência própria do servidor público.



 
 
Além do Congresso, está programada a realização do Curso Básico de Formação Previdenciária que apresentará conhecimentos fundamentais sobre a instituição de um Regime Próprio de Previdência Social, o funcionamento administrativo e os benefícios do antigo Fapem, entre outros assuntos.

"É uma oportunidade não só para nós que trabalhamos diretamente com a questão da previdência do município, mas para o servidor público em geral, que normalmente entende muito pouco sobre a Previdência e os seus direitos nesta área. E esse evento nos traz a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o Regime Próprio de Previdência Social e suas regras. Isso porque estão participando deste congresso as pessoas de melhor capacidade e conhecimento sobre o assunto no Brasil, nos aprimorando para que possamos trabalhar e melhorar a qualidade os serviços oferecidos e assegurar o futuro dos nossos servidores da Prefeitura de Coelho Neto ", destaca Bill.

Entre os participantes estão o Secretário de Políticas da Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca; auditor da Receita Federal do Brasil, Otoni Gonçalves Guimarães; diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público do MPS, Narlon Gutierre Nogueira.

Semec lança o projeto "Educação Itinerante "



A Prefeitura de Coelho Neto através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura lança mais um Projeto visando qualificar cada vez mais a Educação de nosso município, “ EDUCAÇÃO ITINERANTE “ , que circulará por todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino ( Cidade e Campo ).

O objetivo principal do Projeto é estar levando até os estudantes, programas já oferecidos na secretaria e nas escolas como :Leitura na Praça, Leitura na Escola, Biblioteca Itinerante, Teatro na Escola, Encontro de Línguas e Cultura Itinerante. 
 


 
 
O Projeto está pronto, com toda sua estrutura de funcionamento e será iniciado no segundo semestre do ano letivo de 2015 e contará com um micro-ônibus a disposição do projeto que servirá de transporte para as equipes que integram as diversas atividades oferecidas.

Coelho Neto presente no 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação


 
A secretária municipal de Educação e Cultura de Coelho Neto, Rosário Leal está participando do 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação na Bahia. O evento que iniciou nesta terça-feira (16) se estende até sexta (19) tem a presença do Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.


Serão quatros dias de evento repletos de palestras, conferências, salas temáticas e outras atividades. O momento é ideal para troca de experiências e aprendizados entre os participantes. Além disso, o encontro é um momento de capacitação tanto para os dirigentes quanto para os gestores das secretarias de educação. “Um momento importante para refletirmos e defendermos os investimentos e a qualidade da Educação em nossos Municípios”, declara Rosário .


Com o tema “O papel dos Dirigentes Municipais de Educação na implementação do Sistema Nacional de Educação”, gestores e membros das equipes técnicas de secretarias municipais de educação de todo o país estão debatendo os desafios da conjuntura educacional brasileira.


Na ocasião, serão eleitos os integrantes da diretoria executiva e do conselho fiscal da Undime para o biênio 2015/ 2017.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Pontes e estradas estão sendo recuperadas na zona rural de Coelho Neto

foto_1653

Por determinação do Prefeito Soliney Silva (PRTB), a Prefeitura de Coelho Neto através da Secretaria de Obras e Infraestrutura montou uma maratona de serviços com vistas a recuperar as estradas  na zona rural e pontes desta vez as equipes trabalham no Povoado Jatobá.

Os povoados Santa Maria e Olho d´agua Grande serão os próximos a serem beneficiados com ações do governo municipal.




Para o prefeito Soliney, são serviços essenciais, as pontes e as estradas vicinais são as principais vias de escoamento da produção rural e também de ser a única via de acesso ao transporte escolar naquela região.

As equipes estão trabalhando a todo vapor. “Precisamos dar essa tranquilidade as pessoas da área rural, essa tem sido a determinação do Prefeito , e assim vamos administrando com seriedade e responsabilidade. Além do que está sendo realizado a administração municipal autorizou ao SAAE a perfuração de um poço artesiano para garantir melhor qualidade de vida os moradores daquela localidade ”. Destacou Chico Vereador Secretário de Obras.

STTR de Coelho Neto realiza assembleia geral e discute atraso de pagamentos e acordo coletivo para safra 2015/2016



 
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais -STTR realizou na noite desta terça-feira (16) Assembleia Geral da categoria para retomar as discussões a respeito do Acordo Coletivo de Trabalho- para o inicio da safra 2015/2016 no Grupo João Santos.

A Comissão de Negociação formada por membros da entidade sindical avançaram no diálogo, que contou com a presença do Secretário Nacional de Assalariados da CONTAG- Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Sr. Elias D ' Angelo. 






 
Na oportunidade também estava como a pauta principal a importante discussão a cerca dos atrasos nos pagamentos dos trabalhadores que vem ocorrendo por parte do Grupo. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Antônio Pires destacou a importância do diálogo e os ganhos obtidos pela categoria . 

 

“ Mais uma vez nos reunimos para sentar e discutir a melhor proposta visando, sobretudo a atenção ao trabalhador. Nos preocupamos também com os atrasos no pagamento dos respectivos salários. Todas as conquistas só serão alcanças porque somos e temos um Sindicato atuante que se preocupa com seus sindicalizados propondo, ouvindo as propostas e lutar sempre em prol de melhorias”, destacou Pires.

Prefeitura de Coelho Neto confirma show de Padre Antonio Maria no encerramento do Festejo de Sant'Ana

 11119639_798914690215552_4395830888564321361_o

O Departamento de Eventos da Secretaria de Desportos, Lazer e Turismo – SEMELT , divulgou a confirmação do show católico do  Padre Antonio Maria no encerramento da Festa de Sant'Ana Padroeira de Coelho Neto no dia 26 de Julho de  2015 no corredor da alegria .  

A Prefeitura  também divulgou a Programação oficial das apresentações culturais do Viva Arraiá de Todos 2015. 


11536104_798913456882342_5715286641768377294_n

terça-feira, 16 de junho de 2015

Bruno Costa é encaminhado para tratamento e Secretaria Municipal de Saúde esclarece o caso ...


O paciente Bruno Costa (12 anos) acompanhado dos seus pais fora atendido na rede municipal de saúde com queixas de dor no olho esquerdo e foi encaminhado para atendimento com o oftalmologista do município Dr. Sinésio Torres no dia 27 de Maio 2015, no Posto de Saúde São Judas Tadeu, no Centro que atende a demanda referenciada do NASF- Núcleo de Atendimento da Saúde da Família (conforme documento abaixo). 


 

Após realizar a consulta o médico detectou que o caso era para um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço. O menor após a realização de vários exames foi diagnosticado infelizmente com um tumor maligno no olho esquerdo, já em estado avançado,  dias após a confirmação as Secretarias Municipais de Saúde, a de Educação e de Assistência Social, montam uma força tarefa a fim de conseguir o atendimento o mais rápido possível , o poder público municipal sempre esteve à frente do caso através do TFD- Tratamento Fora do Domicílio , e acompanhamento social através da Secretária Albertina Tavares e do Conselho Tutelar. 


O Secretário Emerson Ramos, diante dessa gravidade recebeu a determinação da Secretaria de Administração e Governo e do Prefeito Soliney Silva (PRTB), não mediram esforços e conseguiram através da regulação Oncológica de responsabilidade do Estado, a antecipar a transferência de Bruno.


                 


Dai em diante a Secretaria Municipal de Saúde através do Serviço Social, deu inicio ao cadastro do paciente na Central de Regulação Interestadual Maranhão/ Piauí, pois o caso do menor por se tratar de um tratamento oncológico é de responsabilidade do Estado junto ao Município.

Como se percebe desde que os pais do menor procuraram atendimento na rede municipal de saúde, a mesma vem dando total assistência ao menor, viabilizando o tratamento da maneira mais rápida possível, tendo em vista a gravidade do caso. 




O Atendimento do menor estava já agendado na data de 25/06/2015 já para que fosse realizado todo o procedimento junto a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, que encaminha o paciente a Associação Piauiense de Combate ao Câncer no Hospital São Marcos.( Conforme imagem abaixo).




Diante disso a Prefeitura de Coelho Neto através da Secretaria Municipal de Saúde após uma ação em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde que tem também o dever de garantir e assumir o caso, e de acordo com a gravidade, conseguiu de maneira definitiva, antecipar o atendimento de Bruno Costa para esta terça-feira (16/06) ás 14h no Hospital São Marcos em Teresina – PI.


 


A Prefeitura através da Secretaria de saúde continua acompanhando o caso, ao mesmo tempo em que se une em oração à família e a população pela recuperação de Bruno!