sábado, 31 de janeiro de 2015

De Filho para Pai : Feliz Aniversário Antonio Cruz

Hoje, dia 31 de janeiro, é o dia do aniversário de meu pai, e como de costume estou eu aqui, para parabenizar nas redes sociais esse grande homem, mais logo em seguida eu penso: “Nossa como isso é pequeno, uma simples homenagem ao meu pai nas redes sociais, coisa que ele não utiliza”.

Mais logo penso também: “O que fazer então? Se tudo já fiz, já dei presente, já disse eu te amo, já lhe dei um abraço bem forte”.

Ai chego à conclusão que nada que eu fizer vai satisfazer essa minha vontade de e-lo, nada vai suprir minha necessidade de agradecer esse homem que me carregou no colo e me colocou na vida, preparando e analisando cada passo meu para ver se o destino que eu estou seguindo é o certo.

Essa homenagem sai de mim a cada dia, a cada momento que trabalhamos juntos em busca das nossas realizações e de nossas conquistas, essa felicidade de ser filho dele, de certa forma já é um presente que ele recebe diariamente, um filho que se orgulha do pai, um pai que se orgulha do filho, para que presente melhor?!

Essas lágrimas que caem ao escrever essas palavras estão anos-luz de distância de serem de tristeza, essas lagrimas são de extrema felicidade de ser filho de um homem como esse.

Meu desejo pai, era de dizer essas palavras em praça pública, para todo povo dessa cidade, cidade essa que o senhor dedicou sua vida, lhe homenageando em um palanque onde o senhor se sente tão feliz, sendo o político que é, e que me ensinou a seguir seus passos, mais como não posso, espero que elas ecoem por ai, e que sejam admiradas como as palavras de um filho amado para seu pai.

Um velho sábio já dizia: “Um pai cuida de dez filhos, mais dez filhos não cuidam de um pai..”

Que me desculpe esse sábio, mais eu me transformaria em onze filhos se for necessário mais eu jamais abandonarei esse velho pai!

Te amo meu pai!

FELIZ ANIVERSÁRIO!

* Rafael Cruz é vereador pelo PP e 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara de Coelho Neto
Via Portal Gaditas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Governo do Maranhão concede Anistia de Multas e Juros para Regularização de IPVA

 
 
O Governo do estado através de Medida Provisória nº 188/2015 está concedendo redução de 100% das multas e dos juros moratórios de débitos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referentes aos exercícios de anos anteriores a 2015, desde que pagos integralmente em parcela única até o dia 5 de junho deste ano.

Com a medida, os proprietários de veículos automotores que possuem débitos de IPVA, inscritos ou não em dívida ativa, poderão regularizar a situação e obter o documento de licenciamento dos veículos. A Sefaz informa que os proprietários devem emitir o documento de arrecadação, com o código de barras, que pode ser emitido no portal da secretaria

No portal, o interessado deve clicar no ícone DARE, marcar a opção ‘Contribuinte do IPVA’ e informar o RENAVAM do veículo. Com o documento impresso, o imposto com a redução de 100% da multa e dos juros poderá ser pago no Banco do Brasil e em seus correspondentes.

Segundo o secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, os proprietários de veículos que possuem débitos do IPVA já foram notificados. Com este procedimento, os contribuintes devedores que não regularizarem a situação terão os débitos inscritos na dívida ativa estadual e convertidos em títulos executáveis judicialmente. Os devedores também serão incluídos no cadastro restritivo da Serasa.
.
Parcelamento

A Sefaz informa que os contribuintes poderão regularizar a situação através do parcelamento da dívida, embora nesse caso não seja concedido o benefício de redução da multa e dos juros. 

O parcelamento poderá ser realizado em até 12 vezes, desde que a parcela mínima não seja inferior a R$ 30 para motocicletas e similares, e a R$ 100 para os demais veículos automotores. O parcelamento deverá ser solicitado nas agências de atendimento da Sefaz, onde o contribuinte inadimplente assinará o Termo de parcelamento.
 

Presidente do STTR de Coelho Neto participa de Formação de multiplicadores no combate ao trabalho escravo


Participantes do evento em Imperatriz


O Presidente e membros da Diretoria do STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Coelho Neto, Antônio Pires Oliveira, estiveram em Imperatriz MA participando da primeira Oficina de Formação de Multiplicadores no Combate ao Trabalho Escravo nos estados brasileiros.

O objetivo geral da oficina é articular trabalhadores e trabalhadoras rurais, dirigentes, líderes sindicais, assessores(as) e funcionários(as) do Movimento Sindical de Trabalhadores(as) Rurais, para uma aprendizagem coletiva em temáticas relativas na promoção do trabalho decente, do emprego digno e o combate ao trabalho escravo, tendo por finalidade a consolidação de uma rede capaz de intervir na realidade local e garantir o respeito às leis e a concretização do princípio da dignidade da pessoa humana.





Com Alexandre Lyra e Carol Motoki, ele chefe da divisão especial do grupo móvel do MTE e ela, consultora da OIT

De acordo com Pires “ O evento é grande importância para a classe, pois o trabalho forçado é contrariado ao trabalho decente, e o Maranhão faz parte da lista negra de trabalhadores escravizados. Sua erradicação é um dos quatro pilares fundamentais listados na Declaração de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, adotada pela Organização Internacional do Trabalho em 1998. As ações da OIT no tocante a essa grave violação de direitos servem em todo teor para que possamos garantir os direitos e procuramos estar cada vez mais ao lado do nosso trabalhador”. Disse.

As entidades objetivam combater este crime, que segundo elas, esta é uma forma concreta de alcançar a justiça social através da promoção de uma globalização justa. O progresso nesse enfrentamento pode ser obtido através de uma ação multifacetada, que envolve estratégias de prevenção, repressão e reabilitação das vítimas, voltadas para a eliminação do problema a partir de sua raiz e à promoção de oportunidades de trabalho decente para todas as mulheres e homens. 


 


Neste encontro além da presença do Presidente do STTR Antônio Pires , ainda contou com a presença do secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da CONTAG, Elias D’Angelo Borges, do coordenador do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da OIT, Luiz Antonio Machado, de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), entre outras autoridades.

As atividades realizadas fazem parte da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, 21 anos de luta. Ao longo desses anos, a Contag, que foi uma das entidades pioneiras na causa do combate ao trabalho escravo, se manteve firme nesta luta, sempre colocando esta questão nas pautas de suas mobilizações e negociações junto ao governo, além de pressionar o Ministério do Trabalho e Emprego para garantir a fiscalização das propriedades e integrar os espaços políticos que discutem esse tema e buscam solucionar o problema, a exemplo da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) e outros fóruns sempre em parceria forte com os STTR’s.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Em discurso emocionante Gastão Vieira de despede temporariamente da vida pública

 Gastão discursa para uma seleta plateia na Academia Maranhense de Letras
 
 
Nem parecia festa de quem está se despedindo da política, mas de quem acaba de conquistar um mandato. Com as dependências da Academia Maranhense de Letras lotadas, o deputado federal Gastão Vieira apresentou nesta terça-feira à noite um balanço dos seus 28 anos de vida pública, com o lançamento de uma revista em que destaca suas ações como deputado (estadual e federal), secretário estadual de Educação e ministro do Turismo.

Além do senador Lobão Filho (PMDB), que disputou o Governo do Estado em 2014, compareceram ao evento vários deputados estaduais – Fábio Braga, Victor Mendes, Edilázio Júnior, Roberto Costa, Andrea Murad e outros – empresários, intelectuais, lideranças políticas do interior do Estado e diversos simpatizantes do parlamentar, que neste sábado se despede do Congresso Nacional, por ter sido derrotado ano passado na disputa pelo Senado.

Gastão fez um discurso emocionado, em que citou o ex-presidente norte-americano Abraão Lincoln como um dos maiores ensinadores da arte na política, pois sabia alertar para os obstáculos. Ele disse que, apesar do insucesso nas urnas em 2014, continuará na vida pública e estará pronto para novos desafios, a partir de 2016. Ele deverá ser o novo dirigente do PROS no Maranhão e diz contar com adesão de mais de quarenta ex-prefeitos, diversos gestores municipais com mandato, além de vereadores e outras lideranças políticas e comunitárias.

Gastão evitou falar do momento atual, do novo governo, preferindo fazer um balanço do que fez e anunciar o que pretende fazer. O deputado diz que desde seu ingresso na vida pública, sua vida tem sido dedicada a trabalhar pelo Maranhão, e frisou, “sem nenhuma demagogia”, ter consciência de que trabalhou bem pelo desenvolvimento do Estado. Quanto ao seu futuro, ainda não está certo se concorrerá a um mandato de prefeito, mas garante que estará nos palanques de diversos correligionários seus daqui a um ano e meio.

Do Blog do Aquiles Emir/ Via Portal Gaditas

Polícia de Coelho Neto apreende motos roubadas em Teresina


As Forças Policiais de Coelho Neto tem dado continuidade às ações de combate à criminalidade, desta vez a polícia apreendeu duas motocicletas roubadas na cidade de Teresina-PI.

As motos foram recuperadas na periferia da cidade depois que policiais militares perseguiram jovens que pilotavam os veículos.

Foram apreendidas uma Bross branca, praticamente zero quilômetro, e uma Fan, de cor vinho. Um menor foi apreendido e levado para a delegacia.

Na manhã de hoje, os proprietários receberam as motos roubadas. Segundo o Delegado Sidney Tenório.  As polícias Civil do Maranhão e Piauí trabalharam em conjunto para identificar quem é o receptador das motos roubadas no município e na região para apreender outros veículos.

Informações da DPC

Comarca de Buriti funcionará provisoriamente no fórum de Coelho Neto

Os processos da Comarca de Buriti deverão ser apreciados e despachados provisoriamente pelo juiz Jorge Sales na cidade de Coelho Neto. Entendimento nesse sentido foi firmado durante visita de inspeção no Fórum daquela comarca pelos desembargadores Raimundo Barros, presidente da Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), e Jamil Gedeon. 

 
A comisão do TJMA inspecionou o prédio do Fórum de Buriti (Foto:Ribamar Pinheiro)

Acompanhados dos juízes Rodrigo Nina (Comissão de Segurança), Karla Jeane, Cristiano Simas e do major Alexandre Magno, diretor de Segurança do TJMA, os desembargadores verificaram, com detalhes, os danos causados ao prédio da comarca, que teve vidraças e janelas quebradas, forro queimado, cadeiras, equipamentos e mais de 50 processos destruídos pelo fogo ateado pelos invasores.

O desembargador Raimundo Barros disse que o Fórum não tem condição de funcionamento e receberá uma reforma completa, seguindo projeto com os padrões de segurança estabelecidos pela Comissão, incluindo saída estratégica para o magistrado e câmeras de monitoramento.

No local, o presidente da Comissão de Segurança do TJMA ouviu relatos de servidores que reagiram aos manifestantes e impediram a segunda invasão e estragos de maior proporção.

O oficial de justiça Robson Ferreira disse que foram momentos de pânico, com invasores armados de foices, machados, facões e garrafas com gasolina, quebrando e queimando as instalações e os equipamentos do prédio.

“Tivemos que enfrentá-los para evitar a segunda invasão e uma tragédia no local, uma vez que depois de quebrarem e queimarem tudo, eles retornaram com armas brancas para causar um dano maior”, informou.

O oficial de justiça Joaquim Almeida, por sua vez, falou que ainda se recupera dos problemas causados pela inalação de fumaça, na tentativa de apagar o fogo com extintores de incêndio.

A atitude dos servidores na defesa do patrimônio público foi enaltecida pelos desembargadores Raimundo Barros e Jamil Gedeon, que a partir das informações coletadas confirmaram que a ação criminosa está ligada a um grupo isolado e não à população de Buriti, tendo em vista o apoio da comunidade local ao Judiciário maranhense.
 
Informações do TJMA/ Via Portal Coelho Neto

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Polícia Civil prende acusado de assaltar loja em Coelho Neto

Policiais civis prenderam, nesta quarta-feira (28), Eliel de Souza Nascimento, acusado de assaltar o Lojão do Caruaru, no Centro de Coelho Neto, crime ocorrido no fim da tarde de ontem (27).

Preso em menos de 24 horas depois do crime, Eliel Nascimento confessou. Ele já vinha sendo investigado por outros roubos e desta vez foi preso em flagrante.

O acusado vai responder a processo por roubo a mão armada e quem o reconhecer deve procurar a Delegacia de Coelho Neto para fazer o reconhecimento.

A polícia também já tem pista dos homicídios ocorridos no fim de semana e em breve deve representar por mandados de prisão.

Informações da DPC

Falta de bom senso e agressão ao Meio Ambiente ...

Presidente determinou o corte de árvores que existiam na frente da Câmara de Vereadores
 
A Mesa Diretora da Câmara de Coelho Neto desde que tomou posse no último dia 01, não tem conseguido mostrar um fato positivo da tão propagada “gestão transparente” anunciada com pompa pelos blogs oposicionistas.

Se superando na falta de bom senso o Presidente da Câmara Márcio Almeida (PSD) talvez pela falta de bons projetos a apresentar, resolveu de forma arbitrária determinar o corte das árvores que existiam na frente do Poder Legislativo, numa verdadeira demonstração de agressão ao Meio Ambiente.


Frente do Prédio da Câmara sem as árvores: desrespeito desmedido ao Meio Ambiente

A população da Rua Rio Branco que denunciou o fato ao Blog Portal Gaditas parceiro deste nosso Blog,  se mostra revoltada com a maneira indiscriminada que o corte das árvores foi feito e o que é pior, sem qualquer necessidade. Até a autorização que deveriam pedir a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi ignorada, fato lamentável de quem deveria partir o cumprimento da Lei. 
 


O antes: Árvores vítimas da ação arbitrária do Presidente da Câmara

A vereadora Cristiane Bacelar (Solidariedade) que vez por outra gosta de pousar como ambientalista e postar fotos da cidade no Facebook dessa vez não deu um pio, talvez para não contrariar o neo-aliado.

Enfim se vai mostrar trabalho ou não ainda é cedo afirmar, mas que a nova Mesa Diretora já começou com o pé esquerdo e dando mal exemplo isso é um fato… e pelo visto a repercussão está sendo péssima. 
 
 
Do Portal Gaditas : Fotos e Redação

Coelho Neto passa a integrar Rede do Telessaúde


 

Coelho Neto é um dos novos municípios do Maranhão a dispor das novas tecnologias da Atenção Básica em Saúde, através da Rede Telessaúde instalados, através do Núcleo de Saúde do HUUFMA (Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão).


A cidade conta a partir de agora, com os serviços oferecidos pelo Projeto Telessaúde Brasil Redes que através da plataforma nacional, disponibiliza teleconsultoria, tele-educação e segunda opinião formativa para todos os profissionais da Atenção Básica da Saúde nas UBS – Unidades Básicas de Saúde em tempo real.

No final do ano passado, o coordenador do Núcleo de Telessaúde do HUUFMA, esteve no município e apresentou o projeto às equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) que na oportunidade, tiveram seu cadastro efetuado para que acessem aos serviços disponíveis na referida plataforma.

A equipe do Núcleo de Telessaúde do HUUFMA instalou diversos equipamentos nas Unidades de Saúde que através do sistema de internet banda larga via satélite, poderão auxiliar qualquer profissional que tenha dúvida em algum procedimento na competência de sua área na própria unidade de saúde.

Todas as Unidades e os Postos de Saúde de Coelho Neto onde foram instaladas às máquinas que funcionarão como referência na região como Pontos de Telessaúde, que com o uso das novas tecnologias da comunicação e informação, têm à sua disposição mais uma ferramenta para trabalharem a política de assistência e de educação em saúde adotada pelo SUS.

O Programa

O Ministério da Saúde é responsável pela Política de Educação na Saúde que inclui, entre suas várias ações, a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação, visando à qualificação da atenção à saúde. A Portaria nº 35 de 04 de janeiro de 2007 instituiu, no âmbito do Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Telessaúde, com o objetivo de desenvolver ações de apoio à assistência à saúde e, sobretudo, de educação permanente de Saúde da Família, visando à educação para o trabalho na perspectiva de mudanças de práticas que resulte na qualidade do atendimento da Atenção Básica do SUS.

Mais adiante, a Portaria nº 2.546 de 27 de outubro de 2011 redefiniu e ampliou o Programa Telessaúde Brasil, que passou a ser denominado Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes (Telessaúde Brasil Redes), tendo por objetivo apoiar a consolidação das Redes de Atenção à Saúde ordenadas pela Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ações

- Implantação de uma infra-estrutura de informática de telecomunicação para o desenvolvimento contínuo a distância dos profissionais das equipes de Saúde da Família, a partir da utilização de multimeios (biblioteca virtual, videoconferência, canais públicos de televisão, vídeo streaming e chats);

- Estruturação de um sistema de consultoria e segunda opinião educacional entre especialistas em Medicina de Família e Comunidade e preceptores de Saúde da Família, profissionais da Atenção Primária e Instituições de Ensino Superior. Desta forma a prioridade é termos a segunda opinião realizada pelos profissionais mais experientes na área, ficando aberta a possibilidade de atuação dos demais especialistas;

- Disponibilização de capacitação para o uso das tecnologias de informação e comunicação.

Atitude que soa como oportunismo ...

Matéria extraída do Portal Gaditas - Por Samuel Bastos

10943621_945969752080734_613787481_n
Vereadores da  oposição com o Comandante da PM: atitude que soa como oportunismo


Foi só explodirem a onda de dois assassinatos em seguida e um atentado em Coelho Neto no último domingo (25) para no “cagar dos pintos” da segunda (26), os vereadores da oposição se aproveitarem do fato para tentar mostrar serviço e dizer que estão preocupados com o tema.



Ocorre que o Presidente da Câmara Márcio Almeida (PSD) acompanhado dos vereadores Lucinete Gonçalves (PSD), Luiz Ramos (PSD) e Cristiane Bacelar (Solidariedade) resolveram segundo matéria veiculada num blog da oposição “solicitar informações sobre a nova onda de violência no município”.



A atitude dos vereadores teria sido nobre se fosse algo constante e se mostrasse com ações que faz parte de uma preocupação diária e não momentânea, até porque tivemos recentemente quatro assassinatos em série e não tinha se visto dos nobres parlamentares até então nenhuma preocupação nesse sentido. Agora depois que mais duas pessoas perderam a vida é que o assunto ganhou prioridade? Tão de brincadeira!



Não há como não atribuir essa visita como uma forma de tentar ganhar dividendos pessoais e até eleitorais, já que pelos últimos acontecimentos é possível constatar que os parlamentares encontram-se em plena pré-campanha eleitoral, pois fazem reuniões pra tudo, menos para debater os problemas do município apresentando soluções concretas para os tais.



O discurso é fraco, tão fraco quanto a matéria de divulgação e mais fraco ainda quanto a atuação destes vereadores em relação ao assunto. A violência em Coelho Neto não é um tema de hoje, aliás é um assunto de anos e partindo desse princípio surgem várias perguntas:



Quais projetos de lei encontram-se em tramitação na Câmara de autoria dos quatro vereadores relacionados ao tema? Qual a ação dos vereadores para que a Segurança Pública seja um assunto permanente na Casa sendo tema por exemplo de uma Comissão Especial? Porque ao invés de vir a São Luís almoçar pra fazer política os edis não agendaram uma reunião de trabalho com o Secretário de Segurança para apresentar o crescimento da violência no município? Porque os vereadores nunca se manifestaram sobre a interdição do prédio da Delegacia feito ainda no ano passado por superlotação? Porque os vereadores nunca convocaram a sociedade e as demais autoridades para debater sobre esse tema? Será que os vereadores dispõem de dados sobre o quadro atual da violência no município?



Enfim, duvido muito que fora o marketing errado os edis consigam de fato apresentar um relatório de ações positivas dirigidas a esse setor desde 2013 simplesmente porque elas não existem. Até uma Audiência Pública que deveria ser convocada no ano passado não foi capaz de sair do papel com a desculpa de que houveram “sucessivas mudanças no Comando Geral da Polícia”.

Acho bom os vereadores tentarem rever as formas de convencer que estão trabalhando e ao invés de pousar para fotos, agirem mostrando ações concretas, porque já está ficando feio…

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Coelho Neto na etapa final do Jogabem




O município de Coelho Neto, através da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Turismo, se prepara para participar nos dias 31 e 01 de Fevereiro em Caxias – MA da 3ª Etapa Final Estadual dos Jogos Abertos das Cidades Maranhenses – JOGABEM.

O JOGABEM é o maior e mais importante evento esportivo sócio-cultural adulto do Estado do Maranhão, promovido pela Pódium Promoções e Eventos, com o apoio e incentivo da Cemar através da Lei de Incentivo ao Esporte com a participação também das Prefeituras participantes.

Coelho Neto disputará nas categorias: Handebol Feminino e Masculino com os municípios de São Luís e Paço do Lumiar. Futsal Masculino e Feminino com Axixá e Paço do Lumiar e na categoria Voleibol Masculino com São Luís.

Ao todo, a cidade de Caxias receberá 282 atletas masculinos e femininos, vindos dos municípios de São Luís, Lima Campos, Coelho Neto, Axixá e Paço do Lumiar, que disputarão os torneios de Basquetebol, Voleibol, Handebol e Futsal.

A Prefeitura tem dado todo apoio necessário para incentivar a participação da delegação de Coelho Neto, pois com a participação neste projeto se inicia uma jornada de muita importância para os segmentos esportivo e social de adolescentes e adultos coelhonetenses ,implantando e desenvolvendo uma visão futurista no esporte e na qualidade de vida das comunidades envolvidas. 



As equipes campeãs na Etapa Estadual do JOGABEM serão classificadas para os Jogos Abertos Brasileiros – JABS 2015.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Delegado esclarece que a Polícia Civil Investiga crimes ocorridos em Coelho Neto

 
 
Desde a manhã deste domingo (25) que a Polícia Civil investiga os crimes ocorridos em Coelho Neto. Perícias foram feitas e testemunhas estão sendo ouvidas para que se possa chegar a motivação e a autoria dos delitos.

Familiares e amigos da vítima morta pela manhã já foram entrevistados pelos investigadores que estão em busca do autor dos disparos. Nesta manhã uma moto que pode ter sido usada no crime foi apreendida e um suspeito detido. Estamos trabalhando para confirmar seu envolvimento no crime.
Do homicídio da tarde, testemunhas também estão sendo ouvidas. 
 
Vale frisar que a vítima era foragido da Justiça por ser acusado da prática de estupro, o que abre um leque maior de motivações para o crime.

Quanto à tentativa de homicídio, tão logo a vítima receba alta médica ele deve depor e dizer qual a motivação do crime e a possível autoria.

"Queremos assegurar que todo trabalho está sendo feito e que tão logo cheguemos na autoria as prisões serão realizadas. A população pode e deve ajudar com informações", ressalto.

Destacamos ainda que já pedimos mais efetivo para a cidade de Coelho Neto, tendo em vista que a mesma cresceu e os problemas como a violência também. "Nisso os políticos locais podem ajudar", friso.
 
Informações da DPC