*

*
*

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Semec Realiza com Sucesso a Feira do Conhecimento do Ensino Fundamental II e EJAI !

“Água, sangue da terra: Adote uma ação pela vida”

Esse foi o importante tema que a Secretaria Municipal de Educação - SEMEC adotou para com a realização da Feira do Conhecimento da Educação 2013, na Escola Municipal José Sarney, Sábado, 30 de novembro.

Nesta etapa, última do projeto, participaram as escolas com alunos do Ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e do EJAÍ.


O evento educacional da rede de Ensino de Coelho Neto deixou muito claro que escolas, professores e alunos, a cada dia, estão muito mais envolvidos para com as suas obrigações dentro da sala de aula. 

Percebemos que os alunos estão crescendo para com as aplicabilidades das lições didáticas, que estão contribuindo, consideravelmente, para a evolução do saber individual de cada aluno. As apresentações que compuseram a feira são provas dessa cumplicidade aluno/professor.

Toda essa gama de valores educacionais, que vai sendo externados pelos alunos, só vem confirmar que há uma forte dedicação dos professores e auxiliares; todos apoiados pela Secretária Rosário leal (e equipe), que juntos consolidam, cada vez mais, a gestão priorizada do prefeito Soliney Silva para com a pasta Educação do Município.

....Mais fotos:




Informações do Blog do Raymundo José.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Prefeitura de Afonso Cunha Se Prepara Para Mais um Festejo da Padroeira da Cidade !



Está se aproximando o tradicional e grandioso Festejo de Santa Luzia, no munícipio de Afonso Cunha. O evento ocorrerá de 03 a 13 de dezembro, com novenas, missas e leilões.

Este ano a Paróquia propôs o tema: Santa Luzia ilumina nossa vida e a nossa juventude, para caminharmos com fé na Igreja Missionária. Desde o último dia 25 a imagem peregrina da padroeira vem percorrendo comunidades da zona urbana e rural da cidade em preparação para o novenário.

Um grandioso Bingo com valiosos prêmios será realizado pela paróquia, através dos Missionários Salvatorianos.


Na parte Social por conta Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está preparando uma ampla estrutura para receber os visitantes e a população da cidade.  Este ano as tradicionais barracas de bebidas e comidas retornarão para a Praça da Comunidade ao lado da Quadra de esportes local do palco principal da festa.

O acesso pela estrada MA- 123 foi totalmente recuperado possibilitando assim uma melhor trafegabilidade aos visitantes.


Como atrações a prefeitura promoverá as festas com as bandas : Dia 12/12 Festa dos vaqueiros com o Forrozão Zeca e Banda fazendo a tradicional tarde alegre e à noite a Banda Furacão do Forró .

Já no dia 13/12 o encerramento do festejo será por conta das Bandas: Aforrozada com a participação especial da Banda Forró Xique.

“Estamos juntos nos mobilizando para promover uma grandiosa festa nestes dias em que nossa cidade festeja a Padroeira Santa Luzia. Queremos mostrar e fazer o melhor para receber os nossos visitantes e proporcionar dias de muita festa, oração e alegria para nossa população”. Disse o Prefeito José Leane.

Luís Fernando Recebe Apoio de 16 Deputados Estaduais !

Foto : Arquivo

Um grupo formado por 16 deputados estaduais reuniu-se ontem (27) com o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando, para hipotecar apoio à pré-candidatura do peemedebista ao Governo do Estado.

O encontro foi organizado entre deputados da base aliada e ocorreu num sítio na capital.

De todos os convidados, só não compareceram Hélio Soares (PMDB), que está em São Paulo, e Camilo Figueiredo (PR), que chegou a confirmar participação, mas não foi encontrado.

Veja abaixo a lista dos presentes.

Stênio Rezende (PRTB)

Rigo Teles (PV)

Vianey Bringel (PMDB)

André Fufuca (PEN)

Max Barros (PMDB)

Manoel Ribeiro (PTB)

Victor Mendes (PV)

Magno Bacelar (PV)

Hemetério Weba (PV)

Edson Araújo (PSL)

Antônio Pereira (DEM)

Graça Paz (PSL)

Carlos Filho (PRTB)

Afonso Manoel (PMDB)

Léo Cunha (PSC)

Raimundo Louro (PR).

Do Blog do Gilberto Léda.

Torcida do Flamengo Faz a Festa e Ganha às Ruas em Coelho Neto na Noite de Ontem !


Após a brilhante vitória do Flamengo em cima do Atlético Paranaense ontem por 2 a 0 que levou o time rubro negro ao tri -campeonato da Copa do Brasil. Ao término do jogo, o que foi visto em todo país, a maior torcida do Brasil foi as ruas pra comemorar mais uma conquista.


Em Coelho Neto não foi diferente, os flamenguistas saíram pelas avenidas e ruas do centro em uma carreata contagiante e fazendo muito barulho, mostrando toda sua alegria, confirmando que o Flamengo sem dúvidas é um dos tiomes mais queridos do Brasil.

O Portal CN Bambu esteve presente e registrou as imagens marcanes desta comemoração em Coelho Neto. A festa foi grande nas ruas, nas portas de casa, em bares e nas praças.












Acidente com Moto Deixa Mais uma Pessoa Morta e Outra Gravemente Ferida Na Noite de Ontem em Coelho Neto !



Mais um acidente de moto com vítima fatal em Coelho Neto. Ontem (27.11), por volta das 21h50min, o choque entre duas motocicletas na Avenida Coelho Neto (próximo à Igreja de São Francisco) vitimou o agricultor João Pereira do Nascimento Lima, 51 anos, residente no Povoado São Raimundo- Município de Coelho Neto.

Segundo informações o menor D.M. L., 17 anos,residene no bairro Santana conduzia, perigosamente, com manobras aqrriscadas, uma Broz de cor vermelha (emprestada) e colidiu com a moto Yamaha/125, conduzida pela vítima, que morreu no local com fratura na coluna cervical e múltiplas fraturas. Já o menor foi conduzido em estado grave para Teresina.

No último domingo, 24.11, em um acidente no Bairro Bonsucesso perderam a vida Adão Pereira e Francinalda da Rocha Batista. Com a de ontem são três mortes em menos de três dias em Coelho Neto.

Lamentavél !

Informações do Blog do Carlos Machado.

José Leane Participa da Assinatura do Protocolo de Intenções por Envelhecimento Digno !

524737_391886200943569_1519613016_n
O Prefeito de Afonso Cunha José Leane (PMDB) participou na manhã desta quarta (27), em São Luís, da solenidade de Assinatura do Protocolo de Intenções do Pacto de Gestão pelo Envelhecimento Digno e Saudável no Maranhão.

A assinatura do protocolo de intenções objetiva a organização do segmento com ações e serviços para que se tornem concretas as conquistas e direitos fundamentais de pessoas idosas em nosso Estado.

O Prefeito de Afonso Cunha se fez acompanhar da Secretária de Assistência Social Iolandra Costa e da representante do Programa Melhor Idade do município Dalva Pereira.

Com contribuição do Portal Afonso Cunha

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Prefeitura de Coelho Neto Continua a Todo Vapor Obras de Reformas nas Escolas da Zona Rural !


Dando continuidade ao conograma de obras das reformas o governo de todos reformou, e melhorou escolas do campo e da cidade e recentemente iniciou a construção de mais quatro escolas, sendo 02(duas) no campo e 02(duas) na zona urbana, cumprindo o compromisso que fora feito a população coelho-netense de melhorar e elevar a qualidade do ensino do Município.

A Secretária Municipal de Educação Rosário Leal, que diuturnamente não mede esforços para melhorar e ampliar os índices educacionais do município, reafirmou (durante visita ao canteiro de obras) que continuará buscando os meios e os recursos necessários para ampliar, construir e reformar escolas e demais prédios que assistem a educação Municipal.


Anteriormente o Blog havia anunciado em matéria uma série de reformas em escolas da rede municipal de ensino, uma delas foi a Escola Vicente de Paula Semião (povoado Cocal), Escola Nossa Senhora Aparecida (povoado Lagoa Seca) e agora a Escola Padre Alfredo Bacelar (povoado Sobrado).



Os trabalhos envolveram pintura, limpeza do terreno, renovação das instalações hidráulicas e elétricas, manutenção de telhado e melhorias em muros e calçadas.




“Essas reformas garantirão aos alunos locais dignos, com mais conforto e segurança. São esses jovens que estarão em um breve futuro levando o nome da nossa cidade pelo país. Estamos preocupados com a humanização e socialização do conhecimento, a partir das nossas queridas crianças. Sabemos da importância da zona urbana, mas a zona rural precisa de uma atenção especial e o Prefeito Soliney Silva tem feito isso, tem realizado ações em benefício da melhoria da qualidade de vida de toda a população”, concluiu a Secretária Rosário Leal.

Governo Municipal Desmente Matéria de Portal "Oposicionista" Sobre Veículos Alugados Para Secretaria de Educação de Coelho Neto !

A Secretaria Municipal de Administração e Governo – SEMAG da Prefeitura Municipal de Coelho Neto, e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, desmentiram mais uma vez e esclareceram informações maquiadas divulgadas em um site  “Oposicionista” intitulada: “Mistério: veículos alugados para Secretaria de Educação continuam em nome da prefeitura de Coelho Neto”.
 
Um dos documentos referente a comunicação da venda dos respectivos veículos, os demais estão na SEMAG
 
A matéria com intenção de confundir a opinião pública diz que os veículos do município leiloados em Julho deste ano continuam em nome da prefeitura e um deles estaria prestando serviços para a Secretaria de Educação, fato este desmentido pela Administração Municipal em documentos comprobatórios de que a venda dos veículos citados foram todos comunicados ao CIRETRAN e DETRAN.
 
Não são novidades os conteúdos de um Portal que se diz “Sem Maquiagem” colocar notícias sem antes procurar as informações verídicas nos órgãos citados e esclarecer a veracidade do assunto.
O Portal ainda cita que um destes veículos ainda está prestando serviços para o munícipio, o que não acorre! Pois o único ônibus que estava em bom estado de conservação foi apenas cedido à Semec por um curto período enquanto se aguardava a chegada de um dos últimos veículos 0 km adquiridos pela Prefeitura através do Ministério da Educação via programa Caminhos da Escola.
Portanto o documento abaixo mostra que realmente a venda dos veículos do leilão foram comunicados ao CIRETRAN e nenhum dos veículos pertencem mais ao patrimônio da Prefeitura de Coelho Neto. Bem como o município não possui nenhuma responsabilidade a cerca de multas ou outros assuntos relacionados aos veículos citados na matéria do Portal “Sem Maquiagem”.
 
Toda documentação está à disposição da redação do Portal na sede da Secretaria Municipal de Administração e Governo, o secretário se colocou a disposição de quem quer que seja para esclarecer os fatos.
Para melhor esclarecer o assunto uma pessoa responsável pelo CIRETRAN irá conceder brevemente uma entrevista à TV Difusora Local e mostrar mais ainda a veracidade dos fatos, desmentindo mais uma vez este site que cria factoides sobre a gestão municipal.
Procurada pelo Blog Virou Notícia a secretária de educação afirmou que nenhum destes ônibus citados na reportagem ainda estão à serviço do município, pois a licitação de locação de alguns veículos que prestam serviço para o órgão foi realizada no inicio deste ano e não após este leilão.
Notícia se faz com seriedade, baseado em informações concretas e não especulações. A SEMAG e a SEMEC estão à disposição da redação do Portal para esclarecer qualquer assunto antes de se noticiar matérias sem fundamentos.

Pesquisa Escutec Aponta o Jovem Soliney Filho Como o Preferido Para Deputado Federal em Coelho Neto nas Eleiçoes 2014 !

O resultado da pesquisa do Instituto Escutec, realizada nos dias 16 e 17 de novembro, em Coelho Neto apresentou alguns números para as eleições do próximo ano que, sinceramente, não foram nenhuma surpresa. Digo, no caso do jovem Soliney Filho que, sequer, lançou candidatura e já figura como um nome forte para 2014. Mas, porque percentuais tão promissores?.
A resposta é simples: por causa da simpatia, da seriedade com que trata as pessoas, pelo comportamento exemplar e por causa do respeito que demonstra pela população de Coelho Neto. É simples assim!


Veja os números da pesquisa sob duas perspectivas: para Deputado Federal, tendo o nome de Márcia Bacelar (que, também, não lançou candidatura), mas que é uma reconhecida líder política em nosso Município; e numa segunda opção para Deputado Estadual, tendo o nome de Américo de Sousa que já anunciou a candidatura há bastante tempo. Veja os percentuais:

Soliney Filho é filiado ao PRTB e tem por vir grandes novidades na representatividade jovem deste partido no estado do Maranhão.
Resultados da Pesquisa :


PARA DEPUTADO FEDERAL
Soliney Filho                               48,9
Márcia Bacelar                            29,9

Com a contribuição do Blog do Carlos Machado.

Secretária de Educação Anuncia Municipalização da Escola Santana e do Farol da Educação em Coelho Neto !


Foto Arquivo :
A Prefeitura Municipal de Coelho Neto e o Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Semec  assinaram, nesta terça-feira (26), em São Luís o termo da municipalização de dois órgão da educação em Coelho Neto pertencentes ao governo do estado.

Pelo convênio o governo transfere para o Município a gestão de imóveis, matrículas de alunos e recursos financeiros da Escola Nossa Senhora Santana onde funciona o ensino fundamental  e a do Farol da Educação onde funciona uma Biblioteca do Estado. O acordo foi assinado pelo prefeito Soliney Silva, a Secretária Municipal de Educação Rosário Leal e representantes da Secretaria de Estado da Educação- Seduc.
A secretária Rosário Leal ressaltou que o governo está levando para o município a gestão do ensino fundamental, com reflexos positivos onde todos saem ganhando, principalmente a comunidade escolar o que já vinha sendo realizado, faltando apenas à escola Santana. “Com essa medida, ganha o Estado, que cada vez mais foca no ensino médio; ganha o Município, que se fortalece com recursos; e ganham as crianças e adolescentes, que terão uma gestão mais próxima das famílias desses alunos e, portanto, com mais poder de resolução dos problemas”, pontuou.
O Prefeito Soliney Silva reafirmou o compromisso de imprimir nas escolas da rede de ensino público uma educação de qualidade. “A assinatura do termo de cooperação entre o governo, por meio da Seduc, e a Prefeitura de Coelho Neto é uma forma de contribuir ainda mais para a melhoria da educação pública no município”, destacou.
Serão municipalizados na Escola Nossa Senhora Santana um total de 211 matrículas, brevemente a escola passará por reforma, e toda mobília e equipamentos antes pertencentes ao estado serão disponibilizados para o município.

Quanto ao Farol da Educação localizado ao lado da rodoviária, este será transformado em um Moderno Centro de Formação com toda estrutura de biblioteca, informática, cursos que visem à formação de alunos e professores e aberto para à população.
Depois de destacar a determinação do Prefeito Soliney em buscar meios para aperfeiçoar a educação, oferecendo um ensino de qualidade, Rosário Leal explicou que o principal critério para 100% da municipalização do ensino fundamental é a proficiência e o desempenho das avaliações feitas pelo Governo Federal.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Semec Realiza Feira do Conhecimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental I em Coelho Neto !


Com o tema: Água. Sangue da Terra. Adote uma Ação pela Vida, a SEMEC realizou, no último sábado, dia 23.11, mais um projeto do calendário escolar 2013, "Feira da Educação Infantil e de 1º ao 5º ano", na Escola Municipal José Sarney.

A organização, criatividade e a qualidade das apresentações foram os pontos mais importantes do evento. A secretária Municpal de Educação e Cultura esteve presente no evento e destacou a importância do governo municipal realizar atividades educativas como essa .

“Aproveitamos a nota para agradecer e parabenizar as escolas em nome de seus gestores, coordenadores, professores, estudantes, monitores, voluntários e as equipes auxiliares, pela dedicação e compromissos para com a nossa educação. Nosso muito obrigado!” Enfatizou a Secretária de Educação Professora Rosário Leal.





Informações Ascom/ Semec

Presidente da Câmara Vereador Antonio Pires Destaca Investimentos em Saúde no Município de Coelho Neto !



O Vereador e Presidente da Câmara Antonio Pires, destacou na noite desta segunda-feira (25) na tribuna da Câmara de Vereadores , os novos investimentos do Prefeito Soliney Silva nos serviços de Atenção em Saúde no município de Coelho Neto.


De acordo com o presidente, o prefeito vem cumprindo o seu plano de governo gradativamente de acordo com a realidade do município. “Desde o início de sua gestão, o prefeito vem cumprindo com a inauguração de diversas obras, a exemplo da entrega de construção e reformas de  Unidades de Saúde, Contrução do Centro de Imagem, descentralização dos serviços de Saúde, CEO, Caps AD, Serviços do PSF e PSB ativos, Nasf e muitas outras ações da Secretaria, além de novos projetos que ainda estão por vir pra somar melhorias nesta área de saúde pública" Disse ele.

O Vereador destacou também o esforço do Prefeito em garantir a conquista de uma UPA- Unidade de pronto Atendimento para população coelhonetense, onde brevemente será dado o pontapé inicial com a licitação e ordem de serviço da obra que desafogará o plantão de urgência e emergência do Hospital Municial , onde terá profissionais 24 horas atendendo as necessidades de saúde pública deste povo. O propgrama Mais médico que já está funcionando em Coelho Neto com 03 ( três) médicas cubanas, e que brevemente o município receberá mais 05 (cinco ) destes profissionais que irão dá um suporte necessário às equipes de saúde da família.

Investir na saúde é investir no ser humano. Milhares de pessoas já contam com serviço de qualidade que garantem a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, e acima de tudo, promoção da saúde. O Sistema Único de Saúde na nossa cidade está passando por um novo momento e com certeza vai resgatar sua credibilidade e o Prefeito Soliney com todos os vereadores que dão sustentação ao governo estão se emepenhando para que muito mais conquistas possam ser realizadas em prol do povo desta querida Coelho Neto.” Finalisou o Presidente.

Prefeitura Municipal de Chapadinha Mobiliza a Cidade Para a Campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher !


A prefeitura de Chapadinha, através da Secretara Municipal da Mulher, deu início na última sexta-feira (22) aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O evento que foi realizado na Praça do Povo - antes do Saúde em Boa Forma, contou com a participação de secretários municipais e da comunidade local. A campanha segue até o dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

A iniciativa municipal conta com o apoio do Ministério Público, Fórum, OAB de Chapadinha, Defensoria Pública, Policia Militar e Civil.


Nesses dias, haverá atos públicos, caminhadas, seminários, palestras, oficinas, atividades culturais, entre outras iniciativas dos vários movimentos que representam os símbolos de luta dos 16 Dias de Ativismo. O objetivo da campanha é informar, orientar e estimular a participação de todos nos debates sobre o combate e enfrentamento da violência contra as mulheres. O movimento, que é mundial, acontece em 159 países.


Nesta segunda-feira (25) a secretária da Mulher, Nildinha Telles, participou na sede da Secretaria de Estado da Mulher, da abertura estadual ao lado de gestoras municipais de políticas públicas para as mulheres, autoridades políticas, entre outros. Na ocasião o juiz da vara especial de Combate a Violência Doméstica e Familiar, Dr. Nelson Moraes rego, e a promotora de justiça de Defesa da Mulher, Drª Selma Regina Sousa Martins foram os grandes palestrantes do dia.

Informações da ASCOM / PMC

Coelho Neto Bem Representado em Brasília na III Conferência Nacional da Cultura!


Quem viajou nesta Terça- Feira ( 26) para Brasília foi o Professor e Artista Plástico, Raimundo Marques, eleito na conferência estadual para III- Conferência Nacional de Cultura, no seguimento Artes Plásticas, no período de 27 de Novembro a 1º de Dezembro de 2013.

O Nosso representante se junta aos demais eleitos num total de 50 conselheiros, que compõem a delegação maranhense.

A III Conferência Nacional de Cultura (CNC) será aberta nesta quarta-feira (27), em Brasília, após reunir um total de 450 mil participações, nas etapas preparatórias, quando as discussões envolveram 3,6 mil municípios, em todos os Estados e DF. A edição anterior, em 2010, havia reunido 220 mil participantes.

O conjunto de reivindicações está pautado pelo tema central da III CNC, "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". Além dos impactos da Emenda Constitucional nº 71, de 2012, que instituiu o SNC, na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo, outros três eixos temáticos estarão em pauta na Conferência: produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e cultura como desenvolvimento sustentável.

A Cultura Coelhonetense com toda certeza esará lá bem representada na pessoa do artista plástico e professor Marquês.

Para Fortalecer o Setor Agropecuário e à Agricultura Familiar a Prefeitura Municipal Promoverá a I ExpoChapadinha !


Um Mega evento que irá movimentar toda a região do Baixo- Parnaíba este final de semana será realizado na cidade de Chapadinha. A I ExpoChapadinha com exposições, vendas, feira de negócios, palestras, oficinais, julgamento de animais e torneio leiteiro.

Chapadinha está se preparando para um futuro promissor, promovendo o desenvolvimento rural e criando novas oportunidades de negócios.

O palco deste evento que marcará o calendário regional acontecerá na rodovia MA 230 (antigo BNB Clube). A área está sendo preparada para receber uma média de 5 mil pessoas por dia e será realizado nos dias 29/30 e 01 de Dezembro.

A ExpoChapadinha se realiza neste novo momento onde a Prefeitura Municipal de Chapadinha , através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e Secretaria Municipal de Agricultura e com parcerias de importantes instituições do estado e país. Iniciativa da gestão Belezinha que fortalecerá o setor Agropecuário e a Agricultura Familiar e irá alavancar o desenvolvimento no município e na região.

"A partir daqui daremos continuidade ao processo de organização do setor produtivo estimulando assim a agregação de valores com o surgimento de agroindútrias. Com isso o nosso município avançará na criação de novos postos de trabalho e iremos juntos promover o bem estar social, que possa deixar um legado de sustentabilidade agora e no futuro, para o povo desta amada terra. Participe conosco desta exposição pois é feita por nós e para nós" Disse a Prefeita Ducilene Belezinha.

Confira a Programação :


Homem Atira Contra Carro de Blogueiro na Cidade de Raposa - MA!


Índice


O colega blogueiro Domingos Costa, da Raposa, pode ter sido vítima de uma tentativa de homicídio na manhã desta terça-feira (26). Ele está neste momento prestando depoimento na delegacia local.

Costa conta que saía de casa quando percebeu que esquecera o telefone celular. Ele deixou o carro estacionado na porta e entrou para buscar o aparelho.

Dentro da residência, ele diz ter ouvido o barulho de tiros, mas não imaginava que era tão perto.

“Quando saí de casa uma vizinha estava se tremendo e disse que um homem numa moto disparou dois tiros na direção do carro”, informou.

Apenas um dos projéteis atingiu o veículo, na porta direita. A vizinha confirmou que havia apenas uma homem em uma moto, e que ele fugiu em alta velocidade assim que efetuou os disparos.


Do. Blog do Gilberto Léda.

Mulher Vitíma de Acidente de Moto em Coelho Neto Morreu em Teresina!

A mulher, Francinalda da Rocha Batista (Neguinha) 24 anos, residente na Rua José Mariano-Bairro Quiabos, não resistiu aos ferimentos e morreu ontem à noite (25.11) no Hospital de Urgência de Teresina.

Francinalda foi vítima de um acidente de motocicleta, no último domingo (24.11) no Bairro Bonsucesso. Devido ao impacto Ela foi arremessada por vários metros, chocando-se com um trailer da Polícia Militar.

No acidente morreu na hora o piloto, Adão Pereira, 25 anos. Neguinha, a segunda vítima deixa três filhos órfãos.

Informações do Blog do Carlos Machado.

Construção da UPA de Coelho Neto Entra em Fase de Licitação !


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coelho Neto já entra em fase de licitação nesta semana e deverá ter obras rápidas, sendo concluída e entregue o mais breve possivél para população. A Obra será construída próximo ao Campus do IFMA na entrada da cidade.


O município havia encaminhado a solicitação de uma UPA Tipo I ao Ministério da Saúde e a liberação só se tornou possível graças à interlocução do Ministro do Turismo Gastão Vieira junto ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha, que expôs tecnicamente as condições do município para receber esse projeto.


Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.


A UPA de Coelho Neto é parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac 2). As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.


O Prefeito Soliney Silva disse que a realizaçãodesta obra representa um esforço do seu governo de melhorar com a saúde dos coelhonetenses. "Assumi o compromisso de melhorar a saúde de nossa gente e temos nos esforçado para que isso aconteça. Fizemos o projeto dessa UPA entendendo sua importância para nosso município e região e mais uma vez tivemos que contar com a forca política do Ministro Gastão Vieira para que esse pleito fosse atendido, e agora já em fase final d elicitação brevemente a empresa vencedora iniciará as aobras desta tão importante obra para nosso povo", disse ele.



Vale a pena ressaltar que para a construção e aquisição de equipamentos, o governo federal liberou o verbas acrescidos de uma contrapartida da Prefeitura Municipal.

O Governo Soliney Silva tem se esforçado em buscar parceias para realziaçãod e obras importantes e que segundo ele os resultados dessas parcerias devem render outras noticias boas para os próximos dias. É aguardar pra ver!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Políticas Públicas Voltadas Para o Idoso São Desenvolvidas Pela Prefeitura de Coelho Neto Através do Programa Conviver !


A Prefeitura Municipal de Coelho Neto, preocupada em desenvolver as políticas públicas voltadas ao idoso, conforme Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, art. 20, qualifica seu atendimento através do Projeto Conviver.

O projeto visa atender o idoso em suas necessidades físicas, sociais e mentais, voltados para a realidade, objetivando o resgate da cidadania da população idosa e promovendo sua inserção na sociedade ativa, com o propósito de melhorar a qualidade de vida.


Proporcionando ao idoso coelhonetense, o desenvolvimento de suas potencialidades, para que, tendo consciência de si mesmo e de sua cidadania, atue e interaja no contexto em que vive promovendo a conquista das transformações sociais e a melhoria de sua qualidade de vida. 


“O que depender nós e da prefeitura, esse Programa da Melhor Idade (Projeto CONVIVER) sempre será uma referência em Coelho Neto, proporcionando bem estar e momentos de felicidade aos nossos idosos”, afirmou a Secretária Albertina Curvelo.

O projeto Conviver acontece sempre aos sábado e lá no Cras é servido café – da manhã, almoço, lanches, atividades capoterapia, viagens e claro muito forró entre os presentes. Além de participarem de diversas festas culturais bem como, festejo junino e carnaval.


“Nosso objetivo é promover a inclusão social dos idosos na família e na comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas” Disse a Coordenadora Suely Guerra. A Semassa da todo apoio desde à consulta ate acompanhamento psíquico. Ao todo são mais de 130 idosos matriculados e às vagas continuam abertas.


Ao falar sobre o assunto o Prefeito Soliney Silva disse: “Continuaremos dando oportunidades em nosso governo às pessoas idosas o reingresso num processo de formação continuada, através de atividades educacionais, culturais, sociais, físicas e recreativas. Criar condições para o resgate da autoconfiança e da autoestima; oferecer oportunidades, para que as pessoas da terceira idade tenham atividades que causem prazer”.

Idosos do Conviver participando do Festejo Junino