quarta-feira, 29 de maio de 2013

Igreja Católica em Coelho Neto Realizará Programação de Corpus Christi Pela Manhã!


A Paróquia de Sant'Ana realizará a programação de Corpus Christi nesta quinta- feira pela manhã . A missa será celebrada pelo Pároco Padre Álvaro na igreja matriz e terá inicio ás 08 horas da manhã em seguida procissão pelas ruas do centro da cidade.

As pastorais e movimentos já se preparam para deixar o corredor central da igreja totalmente decorado com flores e folhas formando símbolos da Santa Eucaristia .

Participe ! 

Sérgio Guanabara Participa do I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste!

Com o objetivo de discutir políticas públicas de saúde visando a busca de financiamento e mais investimentos especificamente para as regiões Norte e Nordeste, secretários de saúde municipais e autoridades representantes de todos os estados dessas localidades se reuniram no I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste, em São Luís (MA).

O evento, realizado pelo Ministério da Saúde (MS) e Conselho Nacional de secretarias municipais de saúde (Conasems), iniciou na segunda-feira (27) e encerra hoje (29), trazendo como tema “Desafios Regionais para Consolidação do SUS”.

“Trata-se de uma reunião da comissão Tripartite, pois envolve a União, os estados e municípios que ficou definida como uma agenda fundamental. Discutimos os graves problemas enfrentados nessas regiões, por exemplo, a falta de médicos, que nessas localidades concentram a maior carência por profissionais. Os gestores trazem as dificuldades e tentamos apresentar propostas de melhorias na saúde pública”, explicou o secretário de Gestão Estratégica e Participação do Ministério, Odorico Monteiro.

De Coelho Neto esteve presente o Secretário Sérgio Guanabara e a Coordenadora da Atenção Básica em Saúde enfermeira Fabiana Coutinho e o secretário de Saúde de Afonso Cunha

Para o Secretário Sérgio Guanabara " Um momento único onde nós secretários temos a oportunidade de ter essa proximidade com profissionais do Ministério da Saúde e expor os nossoos problemas como municípios de médio e pequeno porte , estamos saqui representando a saúde de Coelho Neto e sem sombra de dúvidas estamos fazendo tudo o que for necessário para garantir uma saúde de qualidade a todos"

Com o Feriadão Prefeito Soliney Antecipa Pagamento dos Servidores em Coelho Neto !



O Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva-PSD através da Secretaria Municipal de Finanças decidiu antecipar o pagamento da folha de servidores que seriam pagos apenas na sexta (31). 

A medida visa beneficiar o funcionalismo público municipal que está tendo seus salários creditados na conta a partir desta quarta (29). De acordo com o Prefeito Soliney Silva a medida além de fazer parte da política de valorização do funcionalismo foi tomada por conta do feriado. 

Estamos com um feriado prolongado à vista e sabemos que nesse período as pessoas aproveitam para viajar, visitar parentes e descansar. Os servidores de Coelho Neto aproveitarão esses dias, mas com seus salários já creditados na conta”, disse ele.

Do . Portal Gaditas 

Polícia Irá Investigar os Autores de Manobras Arriscadas no Trânsito de Coelho Neto !


Um grupo de adolescentes e jovens de Coelho Neto resolveu “barbarizar” nos últimos meses. A “onda” agora é andar com os pneus de motocicletas levantados, dianteiro ou traseiro, não importa.

É comum, diariamente, presenciarmos as cenas nas vias da cidade. Não importa o horário, nem tão pouco o local.


Um vídeo no You Tube, postado pelos “caçadores de aventuras perigosas”, está “bombando”, como dizem na gíria os admiradores do ato irresponsável.

Entretanto, boa parcela da comunidade não esconde a insatisfação com os perigos que a ação pode ocasionar para pedestres e motoristas e estão cobrando uma providência enérgica da Polícia no sentido de coibir a prática que já ocasionou mortes em nossa cidade.


Num total desrespeito ao Código Nacional de Trânsito, os motoqueiros não usam capacete e, nem tão pouco, possuem habilitação e muitas das motocicletas não possuem placa, o que aumenta mais ainda a gravidade da infração.

Do Blog do Carlos Machado.

Senado Aprova Projeto que Amplia Poder de Investigação de Delegados e Enfraquece Atuação do Ministério Público!

O Plenário do Senado aprovou, na noite desta terça-feira (28), o projeto de lei que amplia o poder de investigação dos delegados de polícia, que poderão ter ampla autonomia para a condução de inquéritos, o PLC 132. Para começar a valer, as novas regras precisam ainda passar pela sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).

Apesar de não comparar o projeto com a PEC 37, proposta de emenda à Constituição que tira o poder de investigação do Ministério Público, senadores críticos à sua aprovação afirmam que o texto dificulta a possibilidade de afastamento do profissional do inquérito e o equipara a integrantes do MP, diminuindo os poderes desta instituição, ao permitir que os delegados não atendam pedidos ou orientações dos procuradores e promotores.


A proposta está em discussão na Câmara, que criou um grupo de trabalho para debater eventuais modificações. O texto deve ser votado no dia 26 de junho pelos deputados. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu hoje à cúpula do Congresso para que a proposta não prospere no Legislativo.

O projeto afirma que cabe ao delegado de polícia conduzir as investigações criminais com autonomia para requisitar perícias, documentos e dados ‘que interessem à apuração dos fatos’.

Os delegados também podem, segundo o projeto, conduzir as investigações de acordo com seu ‘livre convencimento técnico jurídico’ e os inquéritos somente podem ser ‘avocados ou redistribuídos’ por superior hierárquico.

O texto também prevê que a remoção do delegado ocorre somente por ato fundamento e seu eventual indiciamento.

 Por : Atual7


Prefeitura de Coelho Neto Inicia Cursos de Formação Para os Profissionais da Educação!

A Prefeitura de Coelho Neto através da Secretaria de Educação e Cultura-SEMEC iniciou no último sábado (25) os cursos de formação continuada para os profissionais da educação. A ação faz parte da política de qualificação dos servidores adotada para melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem no contexto escolar.


Os cursos de 80 horas cada um, beneficiarão cerca de 180 profissionais ao todo que estão se qualificando nas seguintes áreas: Gestão Eficiente: Proposta para Dinamização no Serviço Público, A Educação Musical: Desenvolvendo a Interdisciplinariedade, Construindo Estratégias Inclusivas: A Força da Diversidade, Pedagogia da Infância: Linguagem, Interação e Significados.


De acordo com a Secretária de Educação Rosário Leal (foto) a procura superou as expectativas e por isso novos cursos serão oferecidos no segundo semestre. “A procura pelos cursos nos deixou bastante felizes por perceber que nossos profissionais estão preocupados em se qualificar, em ampliar conhecimentos e socializar experiências, sendo assim recebemos a determinação do Prefeito Soliney Silva para que novos cursos fossem ofertados no segundo semestre”, disse ela. 

Os cursos oferecidos pela SEMEC são direcionados a professores, coordenadores, supervisores e gestores de escola da rede municipal de ensino. 


 Do Portal Gaditas - Fotos: SEMEC

terça-feira, 28 de maio de 2013

Rosângela Curado Tem Apelo Popular e Voto na Região Tocantina!


Não há dúvidas de que Rosângela tem apelo popular e voto. É candidata levíssima. Nas eleições passadas provou isso quando teve mais votos que o deputado Carlos Amorim (PDT), um político de certa forma já experimentado em várias eleições.

Se Rosângela sair candidata a deputada estadual pelas oposições terá grandes chances de sair eleita com maioria de votos na segunda maior cidade do Maranhão.

Se ficar ao lado do governo poderá receber um tratamento “meia boca”, pois o governo vai se reportar a Madeira - hoje o grande aliado que pulou no barco sem anuência do próprio partido, o PSDB - e o papel dela neste cenário será de pouca relevância.

Outra possibilidade de Rosângela é fazer dobradinha com Antônio Pereira (DEM) e ser candidata à deputada federal. Se tiver apoio pode sair de Imperatriz com mais de 30 mil votos e ai peita Madeira nas próximas eleições municipais.

Se for tratada como “boi de piranha” apenas ajudará Antônio Pereira em sua reeleição em Imperatriz e região como boa “cabo eleitoral”, mas não chegará a lugar nenhum, pois é provável que Madeira não queira ver a moça bem votada em Imperatriz seja lá para o que for. 

Há quem diga, no entanto, que Rosângela Curado será candidata mesmo é a deputada estadual numa dobradinha com o deputado Antônio Pereira, que iria tentar uma vaga na Câmara Federal.

Uma coisa é certa: a ex-secretária Municipal de Saúde de Imperatriz e candidata a prefeita nas eleições passadas Rosângela Curado tem mais prestígio eleitoral em Imperatriz do que os deputados Léo Cunha e Dr. Pádua. Se for candidata à deputada pela oposição poderá criar grandes problemas para esses deputados.

Rosângela é considerada um fenômeno de popularidade em Imperatriz até mesmo por seus adversários, diferente dos deputados Dr. Pádua e Léo Cunha, ambos com muitas dificuldades eleitorais no traquejo com o povo e com o voto. Os dois são políticos sem expressão eleitoral e de campanhas movidas puramente a dinheiro.

Exemplo: Dr. Pádua - que segundo dizem já pensa em não ser candidato a reeleição e colocar em seu lugar a mulher - teve uma das campanhas mais ricas do Maranhão e não conseguiu passar dos 19.809 votos.

Em Imperatriz tinha mais camionete trabalhando para Dr. Pádua do que para Roseana. Léo Cunha, igualmente, ficou na rabeira com 21.956. São dois políticos pesados como se diz na linguagem política do povão.

Não é por outra razão, senão esta, que os deputados Dr. Pádua (PSD) e Léo Cunha (PSC) tentam colar em Luis Fernando e Roseana, vivem pra cima e pra baixo atrás do governo, diversamente do que fizeram nas eleições passadas em relação à Roseana Sarney, que fizeram de tudo para descolar da governadora pemedebista.

Do Blog do Josué Nogueira

Prefeito de Afonso Cunha Emite Nota Sobre Decisão do Tribunal de Justiça !



O Prefeito de Afonso Cunha José Leane-PMDB encaminhou nota ao blog em que fala sobre decisão do Tribunal de Justiça impetrada contra ele sobre a perda de prazo na entrega de prestação de contas do exercício de 2011. A seguir a íntegra da nota:

Prezado blogueiro, 

A respeito da matéria veiculada pela imprensa sobre decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que decidiu receber denúncia contra nós, através de ação impetrada pelo Ministério Público Estadual (MP) alegando que deixamos de prestar contas do exercício financeiro de 2011 ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE), venho pontuar o que abaixo segue:

1. Respeitamos a decisão da Corte embora tenhamos apresentado defesa alegando que a documentação da prestação de contas do tempo requerido já havia sido disponibilizada ao Tribunal de Contas do Estado – TCE;

2. Estamos conscientes de que nossa função como gestor público existem percalços contra a nossa vontade e que devemos responder sobre as ações da nossa gestão, para tanto acionamos o setor contábil afim de que a falha de perda do prazo fosse corrigida;

3. A entrega na referida prestação de contas nos dá a tranqüilidade de que o Tribunal de Justiça terá os elementos necessários para constatar que a documentação está dentro do que preconiza o TCE;

4. Informamos ainda que nossa Assessoria Jurídica já foi acionada para que as medidas cabíveis possam ser tomadas.

Ao tempo em que agradecemos pela atenção dispensada a estes esclarecimentos, nos colocamos ao inteiro dispor para dirimir quaisquer dúvidas.

Respeitosamente


José Leane de Pinho Borges
Prefeito de Afonso Cunha

Coelho Neto é Contemplado com Retroescavadeira pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário !


O Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva-PSD participou na tarde desta segunda (27), no Palácio Henrique de La Rocque da entrega de retroescavadeiras a 25 municípios maranhenses. A ação faz parte de uma iniciativa do Ministério do desenvolvimento Agrário-MDA como parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

A solenidade contou com a presença da governadora Roseana Sarney, do vice-governador Washington Luiz, do delegado geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira, e dos prefeitos dos municípios contemplados com as máquinas.

Durante a solenidade a governadora Roseana Sarney saudou as autoridades presentes e falou sobre os benefícios dessa iniciativa para os municípios. “Nós temos feito no Maranhão, em parceria com o Governo Federal, uma revolução na área da agricultura familiar. Todos os municípios com até 50 mil habitantes e alguns até com mais receberam essas máquinas para ajudar a nossa população rural. Eu tenho certeza que isso vai melhorar muito a nossa produção e principalmente a vida da nossa gente”, destacou.

O delegado geral do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira, falou sobre a importância das máquinas retroescavadeiras. “Estamos entregando as máquinas com o objetivo de dar uma resposta para a situação de estiagem vivida em muitos municípios. Já entregamos no Maranhão 148 máquinas e ainda iremos entregar mais 52 retroescavadeiras e motoniveladoras”, anunciou.

O prefeito de Coelho Neto Soliney Silva disse que o município se esforçou para cumprir os requisitos pré-estabelecidos pelo Governo Federal e o município fosse contemplado. “É bom que se diga que os municípios tiveram que obedecer critérios para conseguir passar pela seleção do MDA. Essa máquina servirá e muito para o cotidiano daqueles que se utilizarão dela para ter melhorada a qualidade de vida dos locais onde moram”, disse ele. 

Municípios beneficiados

São José dos Basílios, Chapadinha, São Francisco do Maranhão, Codó, Nova Iorque do Maranhão, Sucupira do Riachão, Pinheiro, Colinas, Lagoa Grande, Anapurus, Jatobá, Marajá do Sena, Paulo Ramos, Gonçalves Dias, Amarante, Jenipapo dos Vieiras, Coelho Neto, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Buriti, Caxias, Colinas, São Domingos do Maranhão, Serrano e Tuntum.

Com contribuição do Portal do Governo do Estado.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ministro Alexandre Padilha Participa de Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste em São Luís!


O ministro da Saúde, Alexandre padilha, estará em São Luís na próxima terça-feira (28). Padilha participará do I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste, que será realizado no entre os dias 27 a 29 de maio, no WH Rio Poty Hotel, em São Luís.

Alexandre Padilha participará durante todo o sedundo dia do evento, que é o principal encontro de gestores municipais de saúde das regiões Norte e Nordeste do país. Na ocasião, ele acompanhará as discussões acerca do tema central do Congresso, “Desafios Regionais para a Consolidação do SUS”.

A chegada do ministro está prevista para as primeiras horas da terça-feira. Às 10h ele concede uma entrevista coletiva à imprensa local, no WH Rio Poty Hotal, local do evento.

Com o tema “Desafios Regionais para a Consolidação do SUS”, acontece, em São Luís, a partir desta segunda-feira (27) até quarta-feira (29), o I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste. O evento acontecerá no Rio Poty Hotel (Ponta d’Areia), com abertura, nesta segunda-feira (27), às 20h. Na mesma ocasião serão realizados, ainda, o IX Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Região Nordeste, o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde da Região Norte e o I Congresso das Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão.

Estão confirmadas para a abertura as presenças do secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad; do subsecretário de Estado de Saúde, José Márcio Soares Leite, bem como de representantes de instituições como Conselho Nacional de Saúde (Conas), dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), entre outros.

Estará presente no evento os secretários de saúde de Afonso Cunha, Duque Bacelar e Coelho Neto, além de profissionais de coordenações da Atenção Básica. 

Com a Contribuição do Blog do Luís Pablo.

Secretaria de Saúde em Parceria com a Educação Iniciam o Programa Saúde na Escola em Coelho Neto !




A Secretaria Municipal de Saúde em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Coelho Neto com o apoio total da Prefeitura Municipal, inicia nesta terça-feira 28 mais uma Etapa do PSE- Programa Saúde na Escola .

Todos os alunos serão submetidos á avaliações Nutricional (IMC), Aferição de PA, Glicemia Capilar, Odontologia, Avaliação Visual, Avaliação Auditiva, Análise de Distúrbios de Comportamento e outras patologias além de acompanhamento vacinal dentro da escola e caso necessário encaminhados á Unidade de Saúde mais próxima. 

O Programa Saúde na Escola é Fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286.

Materiais que serão usados  nas escolas 
É um espaço privilegiado para as práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e de doenças, contribuindo para o fortalecimento do desenvolvimento integral e propiciando à comunidade escolar o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

Com o intuito de facilitar a dinâmica de trabalho das equipes de saúde e educação, as ações foram divididas em três componentes.

* Avaliação das Condições de Saúde ;

*Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças e Agravos

* Crescimento e desenvolvimento do aluno (as).

* Saúde Mental

Ações que visam melhorar a vida de nossa gente, um compromisso assumido pela Prefeitura de Coelho Neto através da Secretaria de Saúde em Parceria com a Secretaria de Educação. 

Todas as escolas da rede Municipal de Ensino de Coelho Neto zonas urbana e Rural, foram inscritas pela Coordenação de Atenção Básica em Saúde de Coelho Neto e a partir de amanhã seguirão um cronograma. que segue do dia 28/05 a 14/06.

Por Ascom/ SEMUS- CN

O Casamento do Ano em Coelho Neto : Ana Lourdes e Adelmo Silveira !

Foi pra lá de concorrida à cerimônia de enlace matrimonial do casal Adelmo Neves Silveira e Ana Lourdes Silveira (leia-se Grupo São Francisco) ocorrida no último sábado (25) na residência dela em Coelho Neto.

A saída dos agora casados

A solenidade comandada pelo Padre Álvaro para uma platéia extremamente seleta, cumpriu a risca o protocolo desde o tapete vermelho até a esperada troca de alianças.
         

O momento do tradicional SIM dos noivos

O vestido da noiva conseguiu reunir requinte, simplicidade e ao mesmo tempo bom gosto e o noivo embora discreto não conseguiu esconder a emoção com o momento.

O gesto do noivo após a troca de alianças

Na festa estiveram presentes várias autoridades dentre as quais o Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva e a 1ª Dama Mara Suely, além de empresários, vereadores, colaboradores do Grupo São Francisco, amigos e familiares.

Os noivos com o Prefeito Soliney Silva e a 1ª Dama Mara Suely

Os convidados além do coquetel foram brindados com uma boa música ao vivo ao som de Maestro Adelino Santos e Raquel. A festa entrou no rol das mais prestigiadas na cidade e já se configura como o casamento do ano.

Redação Portal Gaditas e Fotos: CN Bambu

domingo, 26 de maio de 2013

Molecagem : Vereador de Coroatá Recebia Bolsa Família !

O vereador Juscelino do Carmo Araújo (PT), o Celino da Fazendinha, recebeu de forma irregular, por cinco anos, o benefício do Programa Bolsa Família, além de ter usufruído, também ilegalmente, do Programa Garantia Safra, ambos do Governo Federal. O caso foi denunciado na Câmara de Coroatá pelo líder da bancada governista, Júnior Buhatem (PMDB).

O cadastro do Bolsa Família é de responsabilidade das prefeituras, e a inclusão de Juscelino do Carmo Araújo no programa foi feito na gestão anterior, em 2005.

A denúncia tem por base o Decreto nº 7.582, de 30 de novembro de 2012, que alterou o Decreto nº 5.209, de 2004. Os dois tratam dos procedimentos legais para a fiscalização do recebimento indevido de benefícios do Bolsa Família, por políticos eleitos e reeleitos em todo o Brasil.

O Art. 34 desse decreto trata do processo administrativo para apuração de irregularidade praticada por benefício do Bolsa Família. Quem dolosamente prestar informações falsas ou utilizar qualquer outro ato ilícito com o objetivo de ingressar indevidamente ou se manter como beneficiário do programa será processado administrativamente e penalizado com a cobrança do ressarcimento dos valores recebidos indevidamente.
 

Na declaração do Imposto de Renda entregue ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) ano passado, o vereador informa ter patrimônio no valor de R$ 320.000,00, o que comprova que ele não se enquadra no perfil de beneficiário do Bolsa Família.

O parlamentar também teria usufruído de forma indevida do Programa Garantia Safra, na gestão anterior, responsável pelo cadastramento dos beneficiários, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. Esse programa visa única e exclusivamente beneficiar produtores e agricultores que foram extremamente prejudicados pelas contingências da natureza, ou seja, que tiveram prejuízos totais devido à estiagem ou às enchentes.
 
Do Blog do Gilberto Leda

sábado, 25 de maio de 2013

Informe Legislativo - Afonso Cunha !


 

Na sessão de ontem o Presidente da casa Vereador Carlos Magno deu inicio aos trabalhos colocando em pauta para votação um Importante projeto de autoria do executivo municipal que trata sobre a implantação do programa municipal de desenvolvimento da cadeia produtiva da agricultura familiar, bem como utilizar recursos na promoção de ações de apoio e incentivo à atividade.

O vereador Pedro Medeiros (PP), entrou com um requerimento de nº 05/2013, Que Solicita do Poder Executivo a Recuperação da Viatura Policial do nosso município. 



Vereador Vice Presidente da casa, Marcos Crispim PRB
Em suas palavras o vereador e vice-presidente da Casa Marcos Crispim (PRB), falou da importância do Projeto para o município, uma vez que vai promover ações de apoio e incentivo a atividade da piscicultura na fase de implantação (construção de tanques), visando aumentar a produção e agregar renda às famílias rurais mediante os projetos específicos.

Ainda em uso da palavra o vereador fez ainda fez uma rápida divulgação das últimas ações das Secretarias de saúde e Assistência Social, na pasta da Saúde foi divulgado o resultado da campanha nacional de vacinação da Influenza (Gripe), onde o município atingiu acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Estando portanto de parabéns toda a equipe da Secretaria municipal de Saúde e também a Prefeitura Municipal por mais uma conquista, o vereador falou também da parceria firmada entre a prefeitura municipal, Secretaria de Assistência Social e a APAE de Caxias com a realização de consultas auditivas que fora realizadas no último dia 23 de maio e foram investido o valor de R$: 40.000,00 para a compre de cinco aparelhos.

Marcos Crispim as ações desenvolvidas pelo CRAS, para atender a população. Quanto as estradas vicinais estão sendo recuperadas o percurso de Afonso Cunha ao Povoado Santa Rita até o Povoado Cajueiro. Afonso Cunha ao Povoado Caboclo sendo estendida até os Povoados Santa Fé, Joãozinho e Lagoa do Meio. Segundo o vereador Marcos Crispim o Srº Prefeito José Leane (PMDB), vai recuperar todas as estradas vicinais que dão acesso ao município..

O vereador Pedro Medeiros (PP), autor do requerimento nº 05/2013, citou a importância da recuperação da viatura policial, “é muito importante que a nossa polícia esteja bem equipada para o combate, o município está se desenvolvendo e a criminalidade também está crescendo, não só em nosso município, mas nos municípios vizinhos não é diferente e para coibir as ações criminosas precisamos dar melhores condições de trabalhos aos policiais para combater a criminalidade” dis

O vereador Zico Bento (PSD),pediu aparte usou a palavra e falou da importância do projeto da agricultura familiar que é de grande importância para os pescadores como para os agricultores.

Na oportunidade o vereador foi aparteado pelo Vice- Presidente da casa Vereador Marcos Crispim - PRB e relatou que é louvável a iniciativa do requerimento do Vereador, mesmo sabendo que a responsabilidade é do Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública, mas estava junto para apoiar e cobrar juntamente com os demais vereadores a quem de direito.

Com a contribuição do Portal Afonso Cunha.

Aulas nas Escolas do Estado em Coelho Neto Voltam a Normalidade Nesta segunda- Feira !


 
Após uma extensa Greve na Educação estadual, assembleias regionais do sindicato chegaram a uma decisão de paralisar as atividades grevistas  e a ótima notícia é que realmente as aulas estarão de volta,
Os Gestores das Escolas da Rede Estadual de Ensino de Coelho Neto emitiram nota, divulgada pela imprensa local, convocando os alunos para retornarem à sala de aula nesta segunda-feira, dia 27 de maio.

Professores e alunos retornam às suas atividades normais depois de mais de trinta dias de paralisação. Agora, os Gestores devem adequar os dias parados a um novo calendário para que os alunos não sejam prejudicados e sem esquecer de que as provas para o ENEM estão chegando.

Do Blog do Carlos Machado.

Prefeitura Promove Festa Para Mães Atendidas Pelo Cras Conceição Crispim !

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, promoveram na noite desta sexta-feira (24) uma festa para as mães do grupo da terceira idade e mães de alunos do Pro jovem Adolescente.

A Secretária Iolandra Pereira da Costa, oficializou a abertura da festa, dizendo que as mães idosas representam a experiência e a sabedoria, por isso merecem todo respeito e atenção.

As mães foram homenageadas com músicas e mensagens, apresentadas pelo grupo do Projovem Adolescente, na oportunidade algumas mães presentes também mostraram seu talento através de músicas. 


Houve sorteio de brindes, dinâmicas, e um coquetel especial. Cerca de 150 mães, participaram da festa.

"Sempre procuramos promover eventos que estejam voltados para nosso idosos, e dentro de nossa programação as mães tiveram a oportunidade de serem homenageadas pelo CRAS principalmente aquelas que já são atendidas pela assistência social", disse o Prefeito. 
 
Do. Portal Afonso Cunha.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Corpo do Pescador Afogado no Rio Parnaíba Foi Encontrado em Duque Bacelar !


 

Foi encontrado, hoje (24.05), na cidade de Duque Bacelar o corpo de Francivaldo Gomes da Silva, 22 anos, casado, pai de 2 filhos, residente no Conjunto Novo Tempo.

Francivaldo saiu para pescar, com tarrafa (um tipo de rede) na última quarta-feira (22.05) com mais dois amigos no Rio Parnaíba, nas proximidades do Araim, zona rural de Coelho Neto. Por volta das 18:00hs a vítima afogou-se.

Hoje, o corpo foi encontrado (em avançado estado de decomposição) por pescadores na cidade de Duque Bacelar e transladado para Coelho Neto, onde será enterrado.

As imagens cedidas por pessoas que presenciaram o resgate do corpo são fortes, por isso foram embaçadas.
 
Do Blog do Carlos Machado.

Blogueiro de Afonso Cunha é Vítima de " Ação Truculenta " da Polícia Civil de Caxias - MA !

 Na última quinta-feira (23), a ação-truculenta de polícias civis da cidade de Caxias causaram indignação na pequena cidade de Afonso Cunha. 04 Agentes estavam a procura de José Barros Fonseca (foto) - Assessor de Comunicação da prefeitura de Afonso Cunha e autor do blog Portal de Afonso Cunha. Para os agentes de polícia, José Barros seria o principal suspeito de subtrair equipamentos de uma TV e rádio que tinha no município no período eleitoral em 2012.

Entenda o caso
No período eleitoral um candidato que disputava o cargo de prefeito da cidade de Afonso Cunha, através de um funcionário do Sistema Mirante na capital conseguiu os equipamentos (e montaram uma TV e uma rádio na cidade de Afonso Cunha), no entanto no dia 7 de Outubro os responsáveis pelos equipamentos desmontaram a TV e rádio levando todos os equipamentos, agora quase 8 meses após as eleições municipais um morador da cidade de Afonso Cunha, acusa o assessor de ter lhe convidado ainda no período eleitoral para subtrair os equipamentos, que estranhamente mesmo tendo sido recolhido os equipamento agora apareceu um BO que diz que os equipamentos desapareceram.
Erro da Polícia

Antes investiga depois acusa mais os polícias primeiro acusaram o cidadão simplesmente baseado em uma testemunha que sabe lá porque agora acusa o cidadão de furto.

Linchamento moral

Segundo populares que presenciaram a humilhação cometida pelo os agentes contra José Barros relataram a nossa reportagem que os Policiais chegaram a entrar na residência do assessor chegando a revirar tudo a procura dos equipamentos que nada o encontraram.


Reação da população

Um grande número de populares foi até o Distrito Policial onde estava José Barros que prestava depoimento aos policiais de Caxias, que a todo o momento o depoente era acusado verbalmente, somente após intervenção de populares foi que os policiais pararam de fazer a chamada tortura psicológica, o assessor disse que vai procurar seus direitos perante as autoridades maiores, veja alguns dos comentários dos populares revoltados com a ação dos agentes.
Matéria Reproduzida do Portal Coelho Neto.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Confira a Abertura do II Torneio de Futsal Feminino da Saúde na Noite de Ontem no Ginásio Uiran Sousa !

A Secretaria Municipal de Saúde, na quarta-feira (22.05), no Ginásio de Esportes Uiran Sousa, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e lazer, realizou a abertura do 2o TOFFS – Torneio Futsal Feminino da Saúde, que será disputado pelas seguintes equipes: SAMUS PopFu, Panteras, Gladiadoras, Fênix, Elas por Elas, Clínicas, As Guerreiras e SEMUS F. Clube (Duque Bacelar).




A abertura do torneio contou com várias autoridades que, juntamente com as atletas, ouviram os hinos Nacional e Coelho-netense.

A Comissão Organizadora de Eventos da Secretaria de Esportes, comandada pela Srta. Marcinha Vale, preparou uma apresentação do grupo de dança Kalangos, formado por jovens artistas locais.

O objetivo maior para com o evento é proporcionar lazer às funcionárias e colaboradores do aparelho Saúde de Coelho Neto, bem como contribuir com ações beneficentes visando assistir a população carente da cidade, visto que para adentrar ao Ginásio de Esportes cada torcedor deverá doar 1 quilo de alimento não perecível.


Primeiro Jogo:  Fênix X SAMUS PopFu


EQUIPES da competição:

As Guerreiras
As Panteras
 Fêniz
Elas Por Elas
SAMUS F. Clube (Duque Bacelar)
Clínicas
Gladiadoras
 
Matéria do Blog do Raymundo José.