sexta-feira, 29 de junho de 2012

MAIS QUE JUSTO! UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO ANIL TERÁ O NOME DO SAUDOSO NONATO SAMPAIO!


O Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva-PSD decidiu na tarde da última quarta feira com a Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado, que a Unidade Básica de Saúde do Bairro do Anil terá o nome do Professor Nonato Sampaio, falecido há exatos um ano atrás.



Nonato Sampaio: homenagem graças a longa folha de serviços prestados a Coelho Neto



A homenagem é mais do que merecida. Nonato Sampaio foi durante muitos anos Conselheiro Municipal de Saúde, sempre representando a Igreja Católica. Seria o Relator da VII Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 14 e 15 de julho de 2011, um mês depois da data que faleceu.

Do Portal Gaditas.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

PREFEITURA DE COELHO NETO INICIA ETAPA DE RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA DAS VIAS PÚBLICAS!

(Em primeira mão!)


O Governo de Todos iniciou na manhã desta quinta feira a recuperação asfáltica das principais vias do Centro da Cidade. O Prefeito Soliney Silva esteve presente e autorizou a recuperação imediata de todas as ruas do município.



Diversas autoridades estiveram presentes, dentre eles os Vereadores Mariano Cratéus (PSD), Lucinete Gonçalves (PSD), Antonio Pires (PSD), os secretários Rosângela Curado (Saúde e Saneamento), Francisco Ferreira (Infraestrutura), Domingos Dias (Gabinete), Rosário Leal (Educação e Cultura), Samara Santos (Administração) secretários adjuntos, a população, empresários dentre outras lideranças.



O prefeito Soliney Silva reafirmou seu compromisso em recuperar as vias de tráfego da cidade, ele disse que as obras ainda não tinham iniciadas por motivos maiores, mas envidamos todo esforço para que as obras fossem efetivadas dentro do prazo e cronogramas certos. A prefeitura, além de ruas e avenidas, vai recuperar sarjetas, galerias e calçamentos dentro do prazo de 60 dias. Segundo o prefeito, as obras são prioritárias e necessárias haja vista que a população estava sendo prejudicada a poeira provocada.


 
O secretário de Infraestrutura Francisco Ferreira (Chico Vereador), informa que nesta fase também serão asfaltadas vários trechos bem como o entorno da Rodoviária do município. “Nesta nova fase iremos melhorar alguns das principais ruas e avenidas da cidade. Isso irá melhorar a circulação de veículos, além de tornar a cidade mais bonita.

Secretário de Infraestrutura com o Presidente da Câmara

O secretário destacou que a operação já vem sendo realizada há alguns meses e que outras etapas ainda estão por vir. “Estamos trabalhando em todas as regiões da cidade e, assim que finalizarmos esta etapa, iniciaremos obras em outros locais em breve”, disse.



As máquinas com material asfáltico, assim como os tratores utilizados na operação, já estão colocando material e se movimentando para os pontos que serão recuperados. A Ordem é recuperar todas as ruas da cidade! O Governo de Todos Trabalha Assim Sem Parar.





quarta-feira, 27 de junho de 2012

VIVA ARRAIÁ DE TODOS 2012! CONFIRA COMO ESTÁ SENDO A TRADIÇÃO JUNINA NO CORREDOR DA ALEGRIA EM COELHO NETO!

Painel de entrada do Arraiá

O Viva Arraiá de Todos 2012 de Coelho Neto realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desporto, Lazer e Turismo tem animado as noites dos coelhonetenses, desde o dia 22 de Junho o espaço de Eventos Corredor da Alegria tem recebido um público Record que prestigia as diversas brincadeiras que se apresentam todas a noites .



Com uma decoração em caráter junino, O Viva Arraiá de Todos há exatos 03 anos vem colocando uma estrutura que deixa a população a vontade , com segurança, arquibancada, decoração, barracas padronizadas e uma excelente acomodação e organização.


Quadrilhas de diversas escolas da zona rural e da sede do munícipio já se apresentaram na arena principal, danças tradicionais e outros. Nesta semana as quadrilhas do grupo especial e os bumba bois da cidade e visitantes também estarão com suas apresentações no arraiá.


O prefeito Soliney Silva fez questão de participar da abertura do Arraiá na última sexta feira e disse ao Blog que “Nós procuramos fazer aquilo que está ao nosso alcance e o povo tem demostrado satisfação e alegria em vir ao corredor e participar deste momento cultural que engrandece a nossa cultura, proporcionamos aquilo que o povo merece ter, animação, arquibancadas, barraquinhas e muito mais, promovemos um festejo junino que resgata a nossa cultura e que também ajuda os brincantes com incentivos financeiros e prêmios ao final das festividades”. Disse Soliney.


Todas as noites após as apresentações bandas locais e regionais de pé–de-serra e forró animam os brincantes. O Festejo irá até o dia 29/06, e nesta quinta feira terá no palco principal o grande Show de Washington Brasileiro.

Click's

  


Forró Xenhenhem/Domingo








Fotos. Euclides Filho.

O DIA HOJE É DELE! VITOR CRATEÚS!



Na foto acima: Sua mãe Irene Crateús, sua irmã Barbára Crateús e o grande Dr. Vitor.
O Portal Virou Notícia rende nesta quarta - feira 27/06, votos de muitas felicidades e sucesso ao jovem amigo Vitor Crateús. Filho da Presidente do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher de Coelho Neto Irene Cratéus. O Jovem Vitor é acadêmico de Direito na Faculdade do Piauí- FAPI, um grande amigo deste Blogueiro a quem muito admiro.

Parabéns Vitor Cratéus!

UM ANO SEM O SAUDOSO HISTORIADOR NONATO SAMPAIO


Ontem 26/06 (terça-feira) a História do Município de Coelho Neto relembrou 01 (um) ano sem o Grande Historiador e professor Nonato Sampaio (Professor Nonatinho). Exatamente há e um ano atrás Coelho Neto perdeu esta grande figura pública que muito guardou e lutou para manter viva a história deste município.

Uma missa foi celebrada na Igreja de Santana no centro da cidade em sufrágio de Nonatinho, familiares, amigos, alunos e a sociedade civil organizada participaram da missa e fizeram uma breve visita ao seu túmulo no cemitério S. Judas Tadeu.

O Blog relembra aqui alguns momentos em vida deste grande homem de Coelho Neto.











Sua residência : Um musel de grandes histórias.
 Descanse em paz Nonatinho!

2º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2009/2012 É REALIZADO EM COELHO NETO!


O município de Coelho Neto- MA, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar – SEMASSA e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA realizaram ontem (terça -feita) o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF - edição 2009/2012. O evento, realizado no teatro Municipal, contou com a participação de várias entidades, Escolas, além de Igrejas e Conselhos. O Evento iniciou-se com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro pelo Coral da Secretaria adjunta de Cultura.


O Prefeito Municipal foi representado pela pessoa do Sr. Domingos Dias secretário Chefe de Gabinete, que em sua fala destacou os avanços da luta do governo de todos pelas conquistas dos direitos assegurados de nossas crianças e adolescentes, bem como os trabalhos realizados pelas diversas secretarias municipais que buscam valorizar a infância. Domingos disse que o prefeito Soliney com toda sua equipe de governo tem investido todos os recursos federais dos programas aqui implantados para que possamos ser dignos de receber este Selo do UNICEF, como reconhecimento das ações do município em favor de nossas crianças.

Secretários : Domingos Dias ( Gabinete) Albertina Curvelo ( Assistência Social)

O encontro serviu de culminância para todos os trabalhos realizados pelo município de Alto Parnaíba na luta pelo certificado tão almejado. Crianças e adolescentes participaram dos Grupos de Trabalho, com apresentação dos temas principais.

Ouve várias apresentações culturais que envolvem crianças e adolescentes Entre as apresentações, chamou à atenção o Boi Império do Amanhã da Associação de Incentivo a Cultura Benedito Florêncio Duarte – ASSIAC, que desenvolve a cultura popular através do bumba boi com crianças do município de Coelho Neto.


Vários stands foram montados com artesanatos, ações e projetos desenvolvidos pelas demais secretarias do município. O objetivo principal é fortalecer a participação dos diferentes setores da comunidade na discussão e acompanhamento das ações e políticas locais voltadas para a infância e adolescência.


Em cada município, o evento é acompanhado por um profissional contratado e capacitado pelo UNICEF, com o objetivo de reunir informações para o processo de avaliação do município. Na ocasião, também é visitado o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como o Conselho Tutelar.

Com o 2º Fórum Comunitário, o Programa Selo UNICEF inicia sua etapa final, com a avaliação dos avanços conquistados pelos municípios. Até o final do ano, o UNICEF irá monitorar o desempenho de 33 indicadores sociais ligados à Saúde, Educação, Proteção Social. Também serão valorizadas atividades de Participação Social, como os Fóruns Comunitários.


Depois das apresentações culturais e dos diálogos, e das reflexões sobre os eixos debatidos, os membros convidados, representando suas respectivas instituições, avaliaram por meio de questionários os diferentes eixos trabalhados.


Todos os documentos serão levados aos responsáveis e em novembro deverá sair o resultado dos municípios agraciados ou não com o Selo UNICEF, um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal que alcançarem importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O resultado final será apresentado no mês de Novembro deste ano.

 
Click's do Evento!

Equipe da Saúde
Artes Plásticas da Cultura
Educação



Ações do PETI






Fotos:Euclides Filho.

terça-feira, 26 de junho de 2012

POLÍCIA FECHA RUAS DE ACESSO AO BANCO DO BRASIL DE COELHO NETO POR SUSPEITA DE ASSALTO!

A Polícia Militar fechou ainda há pouco as ruas próximas ao Banco do Brasil. Segundo informações existe suspeita de que uma quadrilha fortemente armada está preparada para assaltar a agência, hoje. Funcionários e clientes com quem conversamos mostraram aflição com a notícia.

Existem, ainda, informações não confirmadas pela PM de que integrantes de bandos foram afugentados nas últimas semanas na cidade, inclusive com casa alugada, se preparando para um grande assalto. O comandante da 3ª Cia. do 2º BPM, Flávio Carvalho está de prontidão comandando, pessoalmente, a guarnição que fechou todos os acessos que levam à agência bancária.

A Polícia alerta a população para qualquer movimento suspeito pelos bairros da cidade. Os comerciantes das areas circunvizinhas estão apavorados com a notícia, mas permanecem com seus comercios abertos com a segurança reforçada.





Aguarde maiores informações!

Do Blog do Carlos Machado.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

UM RETROSPECTO DA VIDA PÚBLICA DE MARIANO CRATEÚS FILHO!




O atual Presidente da Câmara de Coelho Neto e pré-candidato a reeleição,vereador Mariano Crateús Filho no último sábado dia 23 por ocasião da Convenção Municipal do PSD homologou sua candidatura para vereador. O Blog aproveita e faz aqui um retrospecto da vida pública de Mariano Crateús Filho.Conheça um pouco da história política participativa da vida deste nobre vereador.

 

Mariano Crateús nasceu no dia 04 de maio de 1959. Mariano nasceu no povoado Volta, no município de Coelho Neto – MA. Filho de Mariano Crateús e Maria Gaspar Ribeiro Crateús (Dona Bidoca), Mariano trabalhou na roça, quebrou coco, foi vendedor de bombom em porta de festa.

Na efervescência do regime militar, Mariano Crateús foi eleito o primeiro presidente do Centro Cívico 21 de Abril da Escola Professor Walter Emmanuel de Brito (A antiga FEC, Atual José Sarney), quando fazia a 6ª série do ginásio; eleição esta que disputou com três chapas, ganhando com mais de 200 votos de diferença.

Na política partidária, liderou o movimento jovem na campanha do primeiro candidato a prefeito de oposição em Coelho Neto pelo PMDB, o saudoso Ferraz. O movimento jovem, na época, adotou um grito de guerra que dizia: “Ferraz na prefeitura, é água com fartura” de autoria de Mariano Crateús.

Mariano e sua esposa Lucélia


Mariano Crateús também ajudou a fundar em Coelho Neto o Léo Club. Os 13 anos que passou no Léo Clube, Mariano exerceu várias funções, inclusive presidente. Em 1986, Mariano dirigiu o Grêmio Sport Clube de Coelho Neto como presidente, sendo campeão várias vezes.

No movimento sindical, Mariano diz ter ajudado a fundar o SINTRIAD (Sindicato dos Trbalhadores na Indústria de Açúcar e Álcool e seus Derivados de Coelho Neto). Em 1988, pelo já extinto PDS, Mariano foi candidato a vereador pela primeira vez obtendo 106 votos. Em 1992, em sua segunda candidatura, Mariano obteve 212 votos, em 1996, na última eleição na tradicional cédula Mariano obteve 356 votos, perdendo por apenas 2 votos, mas Mariano Crateús diz com toda a sua convicção que a sua eleição foi tirada de propósito por seus adversários políticos, porque segundo ele, já fazia parte da oposição. Em 2000 em sua quarta eleição para vereador se sentiu como se ainda a ditadura militar ainda não tivesse terminado porque viu a sua candidatura ser cassada.

Já em 2004, Mariano por pouco não foi eleito: tirou 581 votos, perdendo apenas por um voto e agora em 2008 Mariano Crateús é eleito a vereador com 1.103 votos e consecutivamente foi eleito presidente da câmara municipal de Coelho Neto por unanimidade (nove votos). Ele que começou a sua carreira política em 1988 (pelo já extinto PDS), passando pelo PMDB, PSB, PT, e foi eleito no PTB.

Mariano nos diz na conversa: “Comecei a trabalhar com 15 anos, empregado da empresa Itapagé S/A como: office-boy, zelador, ajudante de mecânico, aprendiz de desenho, auxiliar de desenhista, desenhista copista, desenhista, desenhista projetista, atualmente projetista e estou atualmente licenciado via acordo entre sindicato e empresa. Eu tenho 35 anos de carteira assinada no Grupo João Santos e nunca tive tempo disponível para brincar, e sim trabalhar”. Marino ainda diz: "Tenho me dedicado muito ao trabalho sindical, a política e às comunidades, visando sempre o melhor aos menos favorecidos. A vida é um desafio constante".
Da direita para esquerda. Irene Crateús ( Irmã) Lucélia , filhos e sobrinhos de Mariano no momento da convenção.

Mariano Crateús é ainda membro do SINAP (Sindicato Nacional dos Papeleiros) na função de secretário de finanças. O SINAP representa os sindicatos papeleiros de todo o Brasil. A entidade se reúne trimestralmente com todos os sindicatos papeleiros da federação, sempre na região Sul, por ter o maior contingente de sindicatos papeleiros do país.

Mariano Crateús esteve presente no seminário. Esse seminário internacional teve como tema os grandes investimentos do setor de celulose e papel da América Latina, mas especificamente do Brasil. Os países que estiveram presentes através de seus representantes sindicais foram os seguintes: além do Brasil o anfitrião, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, Suécia, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

Mais uma vez Mariano lança seu nome como candidato a vereador pelo PSD em Coelho Neto, confiante na luta desenvolvida e no trabalho prestado como presidente da Câmara deste município um forte nome dentre as 13 cadeiras disponíveis para o pleito 2013/2016.

POPULAÇÃO DE AFONSO CUNHA-MA ABRAÇA A CANDIDATURA A REELEIÇÃO DE JOSÉ LEANE PREFEITO E ANTONIO MARIA VICE!

José Leane e seu Vice Antonio Maria

A Executiva Municipal do PMDB do município de Afonso Cunha – MA, homologou na tarde do último sábado (23) a candidatura à reeleição do Prefeito José Leane e do seu Vice Sr. Antonio Maria Crispim. A convenção aconteceu na Escola Municipal Deputado Gastão Dias Vieira no centro da cidade.

Pátio da escola Gastão. Local da convenção

Um clima de festa tomou conta do grande número de filiados, simpatizantes e do próprio povo que lotou as dependências daquela escola. Presentes na convenção o Presidente PMDB de Afonso Cunha, José Lenilson, o Prefeito de Duque Bacelar – Ma Flávio Furtado, o vereador de Duque Bacelar Ossean (PSC) os pais de José Leane, secretários, professores, pré-candidatos e demais lideranças políticas do município.

Os trabalhos foram abertos pelo pré-candidato a vereador Marcos Crispim (PRB) e logo em seguida fizeram o uso da palavra, o atual presidente da Câmara e pré-candidato a vereador Carlos Magno, em seguida demais lideranças presentes deram continuidade aos discursos.

Pré - candidato do PRB a vereador Marcos Crispim
Uma união dos partidos: PMDB, PRB PSDB, PR, PT E PSC formam assim uma coligação com os melhores nomes de candidatos e pré- candidatos daquele município, com 12 nomes de pessoas conhecidas pela população filhos de Afonso Cunha com residência fixa na cidade e que conhecem a realidade daquele povo desde a zona rural á sede do município.

Durante o discurso os pré-candidatos a vereadores fizeram suas propostas e anunciaram sua candidatura e apoio a José Leane e Antonio Maria.
Prefeito de Duque Bacelar se dirigindo a José Leane

O Prefeito de Duque Bacelar-Ma, Flávio Furtado destacou a importância da parceria de Leane coma população e diz que a divisão tem se tornada intensa em Afonso Cunha por parte política. Afirmou que quando a política é no interesse do bem estar social da população jamais há mais que duas divisões, Flávio finalizou reafirmando seu apoio a José Leane por uma Afonso Cunha cada vez melhor.

O Sr. Antonio Maria candidato a reeleição como vice - prefeito em suas palavras definiu que está ao lado de José Leane é está ao lado do povo, porque ele é do povo, tem sua história política como oposição, mas neste momento jamais iria deixar de lado a política de Afonso Cunha sem está com José Leane. Antonio Maria anunciou que recebeu várias propostas de outros candidatos, mas sem sucesso, a única resposta era que o povo que o povo manda, é ele e Leane por um Afonso Cunha cada vez melhor.

O pré-candidato a reeleição para prefeito definido na convenção José Leane, agradeceu a toda a população presente e destacou a união dos partidos a quem chamou de projeto democrático que irá apoiar as famílias e continuar a trazer o progresso para Afonso Cunha. Leane se dispôs a fazer uma campanha limpa e participativa, sem ataques e agressões, apresentando propostas de trabalho que contemplem o povo Afonsocunhense, pois a perseguição é intensa e ele tem se escorado em Deus para que tudo corra bem, Leane em tom de bravura e desabafo disse que os inimigos que se fingem de amigos neste período ele coloca distante dele, vai sim as ruas com o apoio de todo seu grupo e da população para fazer de Afonso Cunha uma cidade cada vez melhor com todos aqueles que vestirem a sua camisa de luta.

Rumo ás eleições 2012


José Leane fez questão de destacar os projetos e benefícios conquistados para o município, dentre eles a maior eletrificação rural do nordeste realizada na região por seu governo destacou também a perseguição política que vem passando até mesmo na busca de projetos importantes para o município que é barrado por pessoas que tem o preconceito com um prefeito que saiu da zona rural e que busca melhorar a vida do seu povo.

Após a convenção Leane foi aclamado pelos presentes e por onde passava era abraçado carinhosamente pelos eleitores.






Antonio Maria ( Vice ) Tindor Cruz ( pré candidato pelo PRB a vereador e marcos Crispim


Vereador e pré candidato a reeleição Raimundo Grosso, José Leane e Júnior do Tuna

O Abraço da campanha





 

Discurso de José Leane


Discurso do vice Antonio Maria