*

*
*

segunda-feira, 30 de abril de 2012

CLICK'S!

Marcos Crispim com O Prefeito de Afonso Cunha, José Leane (PMDB)
Quem está feliz da vida com a passagem do aniversário do Vice Prefeito de Afonso Cunha Antonio Maria Crispim neste 1º de Maio, é o estimado amigo Marcos Crispim assíduo leitor deste Blog. Marcos está cuidadando de todos os detalhes para comemoração dos 77 anos de seu pai juntamente com todos os seus irmãos.

A ele o Blog deseja votos de muitas alegrias e sucesso em seus planos. Marcos é dos fortes nomes para disputar uma vaga no legislativo municipal em Afonso Cunha-MA.

Atualmente é Presidente do diretório municipal do  PRB- Partido Republicano Brasileiro.

A BIOGRAFIA DE UM GRANDE TRABALHADOR! PARABÉNS Sr ANTONIO MARIA CRISPIM PELOS SEUS 77 ANOS!




Antonio Maria Crispim
ANTONIO MARIA CRISPIM, nascido 1º de maio de 1935, natural de União – Pi, Filho de  Manoel Crispim de Sousa e Cezária Maria Rodrigues, casado com Maria da Conceição Ferreira Crispim, já falecida a qual tiveram 11 filhos, chegou ao município de Afonso Cunha Em 1960, iniciando suas Atividades profissionais na Junta de Serviço Militar.

Ingressou na vida pública pouco tempo depois fundando o Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, liderando a oposição no Município num período de 16 Anos. Em 1972, disputou sua primeira eleição para o cargo de Prefeito, onde não se elegeu. Em 1976, concorreu sua segunda eleição para o cargo de vereador onde foi o mais votado. 

Em 1986 apresentou como candidato a Prefeito o Sr Moacy Bacelar Nunes, Onde foi seu companheiro de chapa como Vice-Prefeito, onde não conseguiu se eleger. Em 1991, apresentou como candidata prefeita a Srª Tânia Cristine Ribeiro Bacelar Nunes, Onde seu filho era candidato a Vice-Prefeito, também não conseguiu se eleger. Em 1996, apresentou como candidato a Prefeito o Sr Raimunilde da Silva Reis, sendo candidato a Vice-Prefeito, ai sim conseguiram se eleger.

Em Outubro de 2000, Assumiu o cargo de Prefeito concluindo inclusive o mandato. 1997-2000, Em 2000, apresentou como candidato a Prefeito o Sr. Mário César Bacelar Nunes, e sendo candidato a Vice-Prefeito do mesmo onde ambos, conseguiram sair vitoriosos.

Com alguns filhos e netos e sua saudosa esposa  à sua direita
Em 2004, apresentou seu filho Antonio Maria Filho como candidato a Vice-Prefeito na chapa do Prefeito e candidato a reeleição Drº Mário Bacelar, em 2008, voltou a concorrer ao cargo de Vice-Prefeito na chapa do Candidato da situação José Leane de Pinho Borges, para o mandato de 2009-2012. Desde que aqui chegou, toda sua vida está ligada aos principais fatos públicos e políticos, o condicionando como cidadão e político de reconhecida competência e merecedor do Titulo de Cidadania Honorária que ora recebeu, sobretudo por toda a folha de bons serviços prestados ao município de Afonso Cunha.

Foi justo, pois que a Câmara conceda-lhe o titilo de cidadania, a um homem que escolheu a nossa terra para morar, para trabalhar, para fazer tantos benefícios. Nesta data em que se comemora o dia do trabalhador, o Blog felicita de moto especial o Sr Antonio Maria, sou seu amigo e de todos seus filhos e familiares, carrego por ele uma grande admiração, um grande amigo de meus pais e de meu avô Sr Honorato Faustino (In Memoriam).

Em conversa com o Senador João Alberto e lideranças com o Prefeito José Leane!

Um homem que perdeu de maneira rápida sua companheira esposa, mas que continua aqui a luta de melhores dias para seu povo e para sua família. O Sr. Antonio Maria é atual Vice Prefeito do Município de Afonso Cunha - MA.
Neste 1º de Maio é uma data mais que especial para celebrar o dia dos trabalhadores. com a bravura e história deste grande homem! 


Meus sinceros parabéns! Através do Portal Virou Notícia, de seus filhos, familiares e toda População Afonsocunhense.


QUER QUE O POVO ACREDITE?



Por. Carlos Machado!

Tornar-se vítima em período eleitoral sempre rendeu uns votinhos a mais. Tem um caso bastante conhecido em Coelho Neto, de um candidato(a) que mandou metralhar o portão da casa e, como vítima, acusou o candidato oponente. A polícia investigou, investigou e nada... mas, o comentário, ainda, corre solto pelas ruas da cidade e todos desconfiam que o atentado foi pura armação.


Um certo vereador petista, que quer ser candidato a prefeito, parece estar usando o mesmo artíficio para que a população fique com pena. Quer transformar-se em vítima, no perseguido, no injustiçado para com isso angariar alguns votos com a farsa.

Quase diariamente se diz ameaçado de morte e divulga isso como se fosse a mais pura verdade. Esquece, Ele, que com essa atitude doentia e criminosa tenta transformar nossa cidade numa terra de pistoleiros e matadores. Ninguém pode olhar com a cara feia para o sujeito que o plantão da Rádio Comunitária, dele, entrar no ar para comunicar mais uma ameaça de morte.

Agora, no sábado, apareceu mais uma. Segundo Ele, por meio de mensagens de texto.Até a morte do jornalista Décio Sá foi usada como comparação com o que pode acontecer com o vereador. Como a morte do jornalista,ainda repercute e comove, não poderia ser outro caso a ser usado, não é? Que falta de respeito com a memória de Décio Sá.

Comprar um chip para telefone é fácil em Coelho Neto. Vai-se na loja, paga-se R$ 6,00(seis) reais, não precisa cadastrar, pôe no telefone, faz o que quer e depois destroe o chip. Simples, não? Aí, é só sair dizendo que foi ameaçado de morte que têm gente que acredita. A trama pode ser armada em qualquer lugar, até em um estúdio de Rádio.

Sinceramente, desconhecemos à atuação de pistoleiros e matadores de aluguel por essas paragens. Passou da hora do vereador mudar de tática, pois o nosso povo merece respeito e não podemos aceitar que passem a imagem de nossa cidade como se aqui fosse uma terra sem lei, cheia de assassinos.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CAMINHÃO PAU DE ARARA CAPOTA COM PASSAGEIROS EM LADEIRA NA SAÍDA DE AFONSO CUNHA-MA!

 


Um caminhão que costumava fazer viagens para a cidade de Afonso Cunha – MA  de quinze em quinze dias transportando pessoas para aquisição de compras na feira ,tombou no final da tarde desta sexta-feira na Ladeira conhecida como “Ladeira do seu Luís Resende” localizada na saída da cidade sentido a cidade de Codó- MA.


Segundo informações repassadas ao Blog através da Policia Militar, possivelmente o caminhão apresentou falhas mecânicas ocasionando assim o acidente, algumas passageiros dentre eles crianças tiveram várias escoriações e ferimentos.

Graças a proteção divina não houve vitimas fatais as que apresentaram graves ferimentos foram transferidas para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) no município de Chapadinha- MA, aquelas vitimas com poucas escoriações foram atendidas no Centro de Saúde no próprio Município.

 

O local do acidente e sua adjacência é formada pelos conhecidos carrascos, local em que se inicia um território de chapadas, por pouco não aconteceu uma tragédia com vitimas fatais, visto que o acidente ocorreu na subida de uma ladeira.

Pelas imagens percebe-se que as condições do veículo conhecido como pau de arara não eram  as melhores possíveis, fato esse que pode ter sido uma das causas do acidente, populares se movimentaram e como voluntários ajudavam a socorrer os feridos.

Fotos. José Wiktor.

Polícia mantém sigilo as investigações sobre morte do jornalista Décio Sá!




Foto: Domingos Ribeiro/Mirante AM
SÃO LUÍS - O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Aluísio Mendes, fez um apelo à imprensa para que colabore com a polícia nas investigações sobre o assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá.

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (27), Aluísio Mendes garantiu que todo o sistema de Segurança está focado na elucidação do crime. Ele reafirmou que o assassinato de Décio Sá é complexo e foi praticado de maneira profissional. "Esse crime é um quebra-cabeça. Estamos trabalhando de maneira técnica, pois quem cometeu o homicídio construiu uma rota e acompanhou os passos do jornalista", disse Aluisio Mendes. 

O secretário afirmou que a partir de agora manterá sigilo sobre o caso e exigiu da imprensa que colaboração. "Precisamos de tempo para trabalhar e precisamos que haja colaboração da imprensa para que não fique especulando informações. Já trabalhamos com uma série de informações, algumas genéricas. Estão sendo analisadas a impressão digital e lotes de munições da pistola .40 utilizada no crime. Várias pessoas já prestaram depoimentos. Duas estão presas por determinação da Justiça. Portanto, a partir de agora decretamos sigilo nas investigações. Não daremos nenhuma versão sem o aval da equipe de investigadores. Portanto, a imprensa só terá informações sobre o caso quando tivermos algo de concreto", decidiu Mendes.


Aluisio Mendes reconhece do medo que as testemunhas tem prestar depoimento sobre o caso. Mas, ele exigiu que elas compareceram e garantiu que as identidades das mesmas serão mantidas em segredo. "Reconhecemos que as pessoas presenciaram o crime estejam assustados. Mas, a presença das testemunhas é importantes, pois ajudariam bastante na dinâmica do assassinato do jornalista Décio Sá", ressaltou.

O secretário garantiu que a Polícia está cumprindo o seu papel e os resultados estão aparecendo. "A comissão de delegados está trabalhando nesse caso com o mesmo empenho que trabalho em outros de grande relevância no Maranhão e foram elucidados", defendeu.

ATAQUES E CALÚNIAS SEM FUNDAMENTOS CONTRA CARLOS MORAIS MACHADO!


Nos últimos dias ao iniciar minha rotina diária de formador de opinião e visualizador de alguns blogs da cidade e região, fiquei me questionando, o por que? de se criar um blog somente para ataques pessoais a indivíduos que não comem e nem vestem a custa de ninguém ao não ser do suor do próprio trabalho.

Veja só, é triste e ao mesmo temo cômico em se criar uma ferramenta na internet para difamar, atacar, caluniar e perseguir a vida de uma determinada pessoa, só mesmo não tendo nada o que fazer para perder tempo escrevendo balelas a respeito à vida alheia.

Tenho uma admiração enorme pelo nobre jornalista e Secretário de Comunicação da Prefeitura de Coelho Neto, Sr. Carlos Morais Machado que de maneira simples e profissional desempenha um trabalho de levar a informação á população de Coelho Neto através da RTV Difusora Local, e seu profissionalismo é tão imenso que nos últimos meses ele passou a ser locutor da Rádio Meio Norte Integrada de Coelho Neto e o prestigio vai longe quando se diz respeito á área da comunicação séria e compromissada, ele tem na rede mundial de computadores o Blog do Carlos Machado e por ai vai.

Certo cheguei onde queria; existe em Coelho Neto vários blogueiros compromissados em levar a noticia de maneira transparente, mas não tem sido o caso de um blogueiro pau mandado ou popular João balaio.

Nos últimos dias suas postagens que eu leio pra ver se encontro algo proveitoso o que é raro por lá ou mesmo nem sequer existe, somente calúnias, ataques a pessoa de Carlos Morais Machado.
As ações do governo de todos têm incomodado tanto este balaio? Em minha opinião devemos valorizar a Classe da Blogsfera brasileira, faz parte do regimento da empresa Blogger não caluniar, difamar, atacar de maneira pessoal, denegrir, mentir, isso tudo leva o Blog a ser removido, como foi feito tempos atrás com o Blog deste João Balaio.

O Sr. Carlos Morais Machado é um profissional e leva a sério o que faz; ao contrario do tal blogueiro que vai á sala de aula mostrar vídeos faz campanha eleitoral antecipada, debate assuntos de oposição na sala, isso é uma mácula ao profissional da educação.

Ser ou não ser apresentador deu ma RTV administrada pela prefeitura, não é motivo de ataques pessoais em blog, respeito os valores familiares, não suje a imagem de um pai de família, assim como outros por ai.

Não venho aqui puxar o algodão macio para meu lado, venho aqui externar minha indignação como formador de opinião, pois  já critiquei e ataquei mas vi onde estava o erro e procurei consertar; estes ataques feitos pelo blogueiro em questão não levam ele a lugar algum.

Tenha a liberdade de expressão de maneira correta, honesta e compromissada sem interesses pessoais garanto será bem melhor, pois até agora tenho certeza que ninguém ganha nada difamando e denegrindo a imagem de quem quer que seja.

Fica o recado e minhas palavras de força ao meu parceiro e colega Carlos como também palavras de indignação por parte de matérias postadas no blog de quem não tem compromisso nem sequer com a educação ou ainda mais com a Blogsfera.

Dr. DENILSON UM ODONTÓLOGO COMPROMISSADO COM SUA PROFISSÃO!



Dr. Denilson
Quem vem ganhando a confiança da galera por onde passa, é o querido Odontólogo Dr. Denilson que tem desempenhando um grande trabalho na área da saúde bucal neste município.

Dr. Denilson é um jovem com garra e determinação que está disposto a enfrentar as batalhas e dificuldades do dia-dia para obter êxito em seus sonhos.

Trabalha com dedicação e amor aos seus pacientes sempre com diálogo e carinho, em especial ao menos favorecidos.

A dedicação e a paciência são características que o dentista terá que cultivar em toda a sua vida profissional. Dedicação, porque é um eterno aprender a lidar com novas técnicas, novos materiais, novas realidades de mercado. E paciência, porque a prática exige um cuidado exagerado, tanto em relação à multiplicidade das relações a que os dentistas estão sujeitos – “cada um que senta no consultório tem um modo de ser diferente, e você tem que se entender com todos” –, quanto no fazer. “O trabalho do dentista é muito artesanal, é dente a dente. Muitas vezes, é preciso ficar com um único paciente por quatro horas”, diz.

Nós dentistas não podemos ficar somente trancados dentro de uma consultório, temos que ter uma visão global Não pode ficar lidando só com o dente, como se a saúde bucal do paciente não tivesse a ver com as condições sociais, econômicas e culturais em que ele vive. Quem for alienado está fadado a abrir e a fechar buraco. “É preciso que o profissional escolha o seu lado”

Temos que socializar a evoluída tecnologia que possuímos, e isso só é possível por meio de políticas públicas. “O dentista, como membro de uma equipe de saúde, tem que lutar por isso”

Isso tudo tenho feito, trabalhando em parceria com o governo municipal, através de Dra. Rosangela Curado, e do grande Soliney Silva, temos o total apoio para trabalhar e está ao lado da população.

Dr. Denilson é dos fortes novos nomes para disputar uma vaga no legislativo de Coelho Neto, sem sombra de dúvidas, seu trabalho demonstra o real profissionalismo e a sua capacidade de vencer.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

HOJE É DIA DE PARABENIZAR!


Quem está de aniversário hoje ( 26/04); é a jovem Java Mayrla, agente administrativa na Prefeitura Municipal de Coelho Neto, no setor CPL.  A ele o Blog rende votos de muitas felicidade e que seus sonhos sejam verdades! 

Parabéns!

FLÁVIO FURTADO - Uma administração compromissada com Duque Bacelar!


Prefeito de Duque Bacelar- Flávio Lima Furtado ( PSD)




Duque Bacelar MA - Na opinião do Prefeito de Duque Bacelar, Flávio Lima Furtado, sua administração está correspondendo à expectativa da grande maioria da população do município: “Nossos resultados são muitos bons, comparados ao que viveu essa cidade nos últimos 56 anos”.

A seguir o gestor enumera as realizações de seu governo como, por exemplo: o sistema de abastecimento d’água no município, “Nós recebemos o município com sete poços artesianos, já construímos mais sete e estamos em fase de conclusão de mais 14 poços. Estamos de sete para mais de 21 poços, e isso é um grande avanço, enfatiza.

Prosseguindo com o relato de seu trabalho, o Prefeito Flávio esclarece que já foram entregues muitas casas no município de Duque Bacelar, vários kits sanitários foram entregues á população através de nossa parceria com o governo do estado.

Cita  ainda como exemplo duas grandes escolas com recursos do FNDS, uma na zona rural e outra na zona urbana. O gestor prossegue em sua fala dizendo que na questão saúde, o município estava sucatado, pois o município nunca teve uma atenção básica,, que é nossa obrigação. Nós temos aqui vários PSF funcionando rigorosamente, como têm que funcionar, com médicos, visitas e com estrutura de carros para facilitar esse transporte.

No hospital há mais de 10 anos nascia uma criança, hoje implantamos nossa sala de partos, médicos atuantes, um belo corpo de funcionários capacitados, enfermeiras e toda medicação básica, tanto quanto na Farmácia básica como no pronto socorro, os agentes saúde do PSF atuantes dando o maior auxilio possível.

O Prefeito Flávio Furtado tem cerca de 75% de aprovação no município, correspondendo assim as expectativas. Destaca ainda que das obras realizadas em sua gestão a mais importante são as casas próprias que foram construídas em vários locais da cidade e a rede de abastecimento de água.

Recentemente recebemos uma retro escavadeira, fruto da parceria com o PAC do governo federal que ajudará na abertura e recuperação de estradas vicinais no município dentre outras obras.
Assim  temos feito e iremos continuar este trabalho, construindo um governo decente para o povo Bacelarense.

Movimento amigos e leitores de Décio Sá acontece na próxima terça-feira!



Jornalista Décio Sá
Jornalista Décio Sá

A ideia de realizar o movimento “amigos e leitores de Décio Sá” aconteceu ontem, 25, por meio de uma ampla conversa entre mim, Fábio Câmara, Luís Cardoso, Marco Aurélio D’Eça, Neto Ferreira, Caio Hostilio, Gilberto Léda,Jorge Aragão, Marcelo Vieira, Marcelo Minard e Antonio Martins.

O movimento será realizado na próxima terça-feira, 1, na avenida Litorânea, a partir das 10h, com uma passeata que vai iniciar do parquinho da praia até o bar Estrela do Mar, onde o jornalista Décio Sá foi executado covardemente. Será um movimento para tirar o medo da imprensa do Maranhão. 

A missa de sétimo dia do jornalista será no domingo (29) às 10h, na Igreja da Sé, localizada no Centro Histórico da capital.

Este blog convida todos os profissionais da imprensa do Estado do Maranhão (blogueiros, radialistas, repórteres e entre outros) para participarem da passeata. Todos os leitores do Blog de Décio Sá, estudantes de jornalismo, a sociedade e todas as autoridades, também estão convidados para darem força ao movimento. Estamos contando com a presença de todos vocês no movimento.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A BALA NÃO É A SOLUÇÃO!


Arimatéia Azevedo - Portal AZ


O assassinato do jornalista maranhense Décio Sá é mais uma ação intimidatória contra o sagrado direito de informar e opinar. Desde o Brasil colonial, esse método é usado pelos que se julgam poderosos e acima da lei. Inúmeros crimes contra a imprensa livre têm sido cometidos.

Este ano, segundo as estatísticas, pelo menos quatro profissionais de imprensa tiveram suas vidas ceifadas por aqueles que acham que a bala é a solução para se livrarem das denúncias contra os quais são feitas. Matam um jornalista, mas não matarão o jornalismo. Jamais sufocarão a liberdade de expressão porque esse é o ar que a sociedade respira. 

Numa atitude covarde, se valem de pistoleiros profissionais para saciar seus desejos inconfessáveis, como se buscassem fazer valer a lei da força em detrimento da força da lei.

Na ditadura o assassinato do jornalista Wladimir Herzog, ao invés de sufocar a verdade, gerou uma reação inversa, trazendo à tona a farsa cometida pelos agentes da repressão, graças ao empenho da mídia.

O crime contra o jornalista maranhense atinge toda a imprensa, mas não pode jamais calar os jornalistas corajosos que colocam o direito de expressão acima da própria vida.

Está na hora de o Estado dar a pronta resposta a essas ações criminosas que atentam contra valores que sempre nortearam a imprensa livre e o Estado democrático de Direito.

HOMEM MORRE VÍTIMA DE CHOQUE ELÉTRICO EM PLENO SERVIÇO EM COELHO NETO!



Morreu vítima de choque elétrico, ontem de manhã, o Sr. Antônio Melo- conhecido por Baixinho- 50 anos, residente na Rua Mariquinha Bacelar, no Bairro Anil.


Segundo informações de funcionários da Cerâmica N. S. Santana localizada no Araim, zona rural de Coelho Neto, três trabalhadores operavam uma máquina que fabrica tijolos. Em dado momento uma porção de barro ficou presa no equipamento. Foi quando a vítima, sem nenhuma proteção, colocou o braço dentro da máquina para retirar o entulho.


A potência do choque arremessou, para longe, dois funcionários e o terceiro (Baixinho) ficou com a mão presa no equipamento recebendo uma forte descarga elétrica.



Antônio Melo, ainda, foi resgatado por uma equipe do SAMU, mas já chegou morto ao Hospital Municipal. A vítima deixou a esposa, Maria dos Remédios e mais 04(quatro) filhos menores, sendo que o mais velho têm 11 (onze) anos.

SECRETÁRIA IOLANDRA COSTA DESTACA AÇÕES NA SEMASSA DE AFONSO CUNHA-MA!


Foto> Portal Afonso Cunha


Ações que melhoram a vida da população afonsocunhense são desenvolvidas pela Prefeitura Municipal através da secretária Iolandra  Costa na Assistência Social  e Segurança Alimentar (SEMASSA)do Município.





Assim como a saúde e educação, a Secretaria Municipal de Assistência Social é uma pasta que dispõem de recurso próprio, o que faz necessário um rígido controle para evitar gastos desnecessários e má aplicação das verbas.

São muitos os programas federais, estaduais e municipais implantados na secretária, que proporcionam o bem estar à população, as dificuldades são muitas e as criticas também, mas o esforço maior é feito por nossa coragem e determinação em vencer e continuar um belíssimo trabalho sócio assistencial em Afonso Cunha.


Para os Idosos semanalmente temos ações que ajudam a auto-estima e a coragem de seguir a melhor idade, com danças, caminhadas, café da manhã, BPC da LOAS, passeios dentre outros. Para as crianças e adolescentes temos vários programas que estão em pleno funcionamento, bem como: O Peti, Colônia de férias, Pro jovem, etc...

O programa Bolsa família atende vários munícipes em situação de vulnerabilidade, e baixa renda, no qual periodicamente são realizados, peso, a medição, e o acompanhamento escolar dos beneficiários.

Podemos fazer aquilo que está ao nosso alcance de maneira que seja proporcionada uma assitencia digna aqueles pessoas que necessitam, com um quadro de funcionários dedicados aos seus serviços podem assim trabalhar em prol da assistência de cada munícipe.

 A secretaria atua de maneira que proporciona um bom atendimento a quem dele precisar, está de portas abertas para colher a comunidade, é a nossa satisfação, manter os serviços de nossa secretária para os menos favorecidos. “Disse a secretária”.

O Prefeito José Leane (PMDB) tem dado total apoio para garantir um serviço de qualidade para população, pois um dos papeis mais fundamentais para uma boa gestão é o comprometimento com ações sociais no município.

O Nosso comprometimento com a secretaria nos dá ainda mais coragem de seguir em busca de recursos, de ações e projetos que tragam melhores dias a nossa população, muito temos relatar, mas aqui não caberia espaço, e brevemente faremos um balanço de nossas ações para que todos possam ver o real serviço que prestamos para nossa população. Concluiu a secretária.

terça-feira, 24 de abril de 2012

O adeus a Décio Sá!




Debaixo de muita emoção e revolta foi sepultado na tarde desta terça-feira (24), no Cemitério Jardim da Paz, na estrada de São José de Ribamar, o corpo do jornalista Décio Sá, executado covardemente e sumariamente a tiros na Avenida Litorânea, no fim da noite de segunda-feira (23).

Família, amigos, colegas, políticos, admiradores do trabalho do jornalista Décio Sá aproveitaram o último momento para se despedir. Décio Sá tinha 42 anos, trabalhava como jornalista na editoria de política no jornal O Estado do Maranhão e tinha o Blog com maior número de acessos na blogosfera maranhense. Décio deixa uma filha de oito anos e uma esposa (Silvana) grávida de dois meses.

O Blog nesta quarta-feira (25), em respeito aos seus leitores e pelo colega Décio Sá (um dos jornalistas mais apaixonados pela profissão que conheci), retomará as atividades normalmente, mas sem jamais deixar de cobrar um dia sequer a solução do caso pelas autoridades maranhenses. E não interessa apenas a prisão do executor, mas principalmente a do covarde autor intelectual da execução do jornalista.

O Blog também reitera que a morte de Décio não pode ser somente mais uma contabilizada na estástica. Décio Sá não pode ser apenas uma vítima, mas sim uma referência para a continuidade de uma luta insesante do bem contra o mal.

A morte de Décio não pode, não deve e não acovardará a imprensa maranhense. O triste episódio não nos afastará um milimetro sequer da intenção de continuar lutando por dias melhores, mesmo que isso afronte o interesse de quem quer que seja.

O Blog reitera o compromisso com seus leitores sempre em busca da verdade, mas aberto ao diálogo com respeito e compreensão mútua, mas assegura que jamais se sentiu ou sentirá intimidado diante de atos covardes como a morte do jornalista Décio Sá.

Adeus Décio Sá, fica com Deus e tenha certeza que você cumpriu seu papel.

SOLINEY SILVA LAMENTA MORTE DE DÉCIO SÁ!

Por Samuel Bastos!

Ainda da manhã de hoje (24), consternado pela forma cruel da morte do jornalista Décio Sá, o Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva – PSD lamentou o ocorrido.


Em sua fala, Soliney disse que a imprensa do Maranhão estava de luto e que a liberdade de expressão tinha sido atingida da maneira mais cruel, vitimando quem exerceu com maestria a vida toda o direito da imprensa livre.





Última matéria de Décio Sá sobre Coelho Neto e Soliney Silva dia 20/04/2012, clique aqui para rever !









“Não foi a toa que Décio se tornou uma das referências do jornalismo maranhense, ao contrário, foi à custa de muito sacrifício e esforço pessoal. Acompanho seu trabalho desde o tempo em que era deputado e era fácil encontrá-lo nos corredores da Assembléia sempre no faro da notícia e na busca pela informação. Lamentamos essa fatalidade confiantes de que justiça será feita e que esse crime não ficará impune”, disse ele.


Em sua fala, Soliney se mostrou confiante na força da Polícia e no aparato da Secretaria de Segurança Pública do Estado para que o fato seja desvendado. 


“Acredito no esforço do Secretário de Segurança Pública Aluísio Mendes e na competência da força policial envolvida na elucidação desse crime que chocou o nosso Estado. É determinação do Presidente do Senado José Sarney, da governadora Roseana e toda a classe política do Maranhão que os criminosos se tornem conhecidos, para que presos, possam pagar pela crueldade que cometeram”, finalizou o Prefeito.

Recompensa para quem apontar o assassino de Décio é de R$ 100 mil!


Aluísio Mendes. Foto: Luís Pablo
Aluísio Mendes. Foto: Luís Pablo

Durante entrevista coletiva realizada agora a pouco no auditório da Secretaria de Segurança Pública, o secretário Aluísio Mendes relatou que um grupo de empresários está oferecendo a quantia de R$ 100 mil para quem informar o autor dos disparos ou o mandante do crime contra a vida do jornalista Décio Sá. As informações podem ser prestadas através do disque-denúncia, pelo telefone: 3223-5800.

Mendes adiantou que existem hoje 35 policiais entre peritos, delegados e agentes envolvidos na elucidação da morte do jornalista. Ele informou também que a Polícia Federal se dispôs a ajudar nas investigações.

O secretário disse ainda que houve uma farta coleta de fato material suficiente para a rápida elucidação dos fatos. Aluísio explicou que várias testemunhas que passavam no local na hora do crime, contribuíram com informações para a realização do retrato falado dos bandidos.

“Nós temos também munição usada, fragmentos de impressões digitais, o que vai facilitar o trabalho da polícia. Nesse momento, nenhuma linha de investigação será descartada. Todas serão apuradas,” relatou.

Para o secretário não há dúvida de se tratar de um crime de encomenda. “Toda a dinâmica do crime nos leva a acreditar que o crime foi encomendado”, disse. “Décio era muito combativo e ganhou muitos inimigos durante a carreira”, informou.

O secretário afirmou ainda acreditar que o crime foi praticado por pessoas de outro Estado. “Essa suspeita vem pela total falta de preocupação em esconder os rostos. Tudo nos leva a crer que não são pessoas de fora”, avaliou.

Outro ponto que pode ajudar nas investigações é que a arma utilizada era de uso restrito das forças policiais. “Realmente foi uma pistola calibre ponto 40, que é privativo. Mas isso não quer dizer que seja de um policial. Muitas armas entram no país por contrabando. Isso também será analisado”, explicou.

Polícia do Piauí pronta para atuar no caso Décio Sá!

Da Redação do Portal AZ
O secretario de segurança do Piauí, Robert Rios, disse hoje ao Portal AZ que é muito fácil saber a origem da bala, ponto 40, utilizada pelo matador do jornalista maranhense Décio Sá, morto na noite de segunda-feira (23) em um restaurante de São Luís.





Para Rios basta verificar a codificação da munição, uma vez que ela sai da fábrica em lotes com nomes e endereço da instituição que a adquiriu. “Esse tipo de bala é de uso das polícias Civil e Militar”, disse o secretário.


O secretário de segurança afirmou ainda que na hora que o seu colega do Maranhão, Aluísio Mendes, solicitar a policia do Piauí estará a disposição para auxiliar nas investigações, em caso de confirmação do envolvimento dos matadores com o estado do Piauí.

Em entrevista a mídia o secretário de segurança do Maranhão admitiu que o pistoleiro, autor dos disparos contra o jornalista Décio Sá (e prováveis mandantes), seja de outro estado, uma vez que ele sequer preocupou-se em cobrir o rosto. 

Na hora dos disparos, quando Décio se encontrava em uma mesa no restaurante Estrela do Mar, várias testemunhas chegaram a ver o rosto do assassino.

VEJA FOTOS DO VELÓRIO DO NOSSO COLEGA BLOGUEIRO DÉCIO SÁ!

Do Imirante.com!

SÃO LUÍS – Começou a ser velado, na Pax União da Rua Grande, o corpo do jornalista e blogueiro Décio Sá, assassinado brutalmente às 22h40, dessa segunda-feira (23), no bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea.


Familiares, amigos e colegas de trabalho estão reunidos no velório prestando as últimas homenagens ao jornalista. O vice-governador do Maranhão, Washington Luiz Oliveira e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-MA), o desembargador Antonio Guerreiro Júnior, estiveram presentes no velório.


O enterro do jornalista ocorrerá no Cemitério Jardim da Paz, às 16h.

Presidente do TJ lamenta morte do jornalista Décio Sá

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Antonio Guerreiro Júnior, disse lamentar profundamente a morte do jornalista Décio Sá – a quem definiu como um bom amigo e profissional exemplar –, e pediu o empenho máximo do sistema de segurança do Estado para encontrar rápido os mandantes e executores do crime.


“Esse é um tipo de delito que eu pensei ser abolido no Maranhão. É óbvio que as notas e comentários do jornalista desagradam a muitos, mas daí recorrer a um assassinato para calar uma voz discordante é algo que eu, como magistrado, e também a sociedade, não entendemos e não concordamos”, enfatiza o presidente.

Governo do Estado

Em nota, o Governo do Estado lamentou o ocorrido e repudiou a ação, que foi caracterizada como bárbara e cruel. A nota informava, ainda, que estão sendo tomadas todas as providências para a prisão dos assassinos.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de São Luís lamenta a perda de um profissional respeitado e admirado pela sua coragem e determinação. A nota pondera, também, que a brutalidade do assassinato é uma afronta à liberdade de expressão e à democracia, e exige investigação rigorosa aos responsáveis.

Décio Sá

Décio Sá era jornalista em O Estado do Maranhão e escrevia também no Blog do Décio, que em cinco anos se tornou um dos mais lidos em todo o Maranhão. Ele deixa um esposa e filha de oito anos.







Detalhes dos últimos momentos de vida do jornalista Décio Sá !

O jornalista Luis Cardoso havia marcado um encontro com Décio. Ele conta os detalhes da noite, os detalhes do crime e deixa uma pergunta: quem será a próxima vítima? 

Do: blog do Luis Cardoso



Garçons do bar e restaurante Estrela do Mar, na avenida Litorânea, local onde foi executado o jornalista e blogueiro Décio Sá, repassaram aos policiais o número de uma das placas de uma duas motos usados na execução do profissional destemido.

Décio, com quem conversei por volta das 21h10 de ontem estava na redação do Jornal O Estado do Maranhão, local onde também exercia a sua abraçada profissão de jornalista. Um dos melhores do Maranhão no quesito de reportagens investigativas.

Combinei com ele de nos encontrarmos em um restaurante que, é meu predileto para um jantar regado a uma cerveja gelada. Ele concordou e marcou para depois das 22h. Fiquei um bom tempo do lado de fora do salão climatizado devido a minha condição de fumante. Depois foram chegando alguns amigos e eu alí, esperando o Décio, meu amigo.

Por volta das 22h40, eu e minha mulher saímos. Mal ela ligou o carro, a notícia trágica. Era o deputado estadual Tatá Milhomem me informando que apurasse um atentado sofrido pelo Décio Sá, na Litorânea.

Imediatamente liguei para o celular dele. Chamava que caia. Então, Fábio Câmara, amigo pessoal de Décio e seu pré-candidato a vereador por São Luís, chorando ao telefone, me informava da morte do jornalista.

Em seguida, quando já me deslocava para o Estrela do Mar, o vice-prefeito de Barra do Corda, Aristides Milhomem, me ligou para dizer que estava ao telefone com Décio Sá quando ouviu alguns estampidos de tiros. Chamou por Décio e nada ouviu.

Enquanro eu aguardava meu amigo, ele foi ao encontro de Câmara comer aquilo que mais gostava: caranguejada no Estrela do Mar. O que seria a sua última refeição. E acabou nem sendo. Assim que chegou ao local, foi até ao banheiro e quando voltou sentou para tomar o primeiro copo de cerveja. Não deu tempo.

Um pistoleiro de aluguel entrou no bar e bem perto atirou no jornalista, sendo dois tiros na região da gargante e um na cabeça. Uma crueldade. O frio assassino, o perverso pistoleiro ainda olhou para um garçom e ameaçou: “O que você faz me olhando?”, pulando para cima da moto e se evadindo.

Chegamos ao local quando havia uma viatura e poucas pessoas abismadas com o ocorrido. Depois foram chegando os amigos e uma legião de fãs e admiradores do seu blog.

Mas uma certeza penetrava na mente de cada um dos indignados: é um crime de encomenda, uma execução para fazer calar a voz de um jornalista destemido. Um jovem profissional de coragem.

Isso demonstra claramente que os crimes de pistolagem e de encomendas voltaram ao nosso convívio em pleno século 21. Matam jornalistas como se fosse um coisa comum.

Revoltado, deixei o local depois que o rebecão levou o corpo de Décio Sá, mas não a sua voz, sua inquietação, sua indignação, com uma indagação: quem será o próximo jornalista?

LUTO!



Pelo assassinato covarde do companheiro DÉCIO SÁ. Os seis tiros disparados à queima-roupa que assassinaram o jornalista em um restaurante Estrela do Mar situado na Avenida Litorânea são uma afronta não apenas à liberdade de expresão, mas a outras muitas liberdades.

O assassinato covarde de Décio Sá tem forte relação com a sua atividade profissional. Autoridades Maranhneses é inaceitável que ainda tenhamos crimes de pistolagem e de encomenda em nosso Estado. A polícia tem a obrigação moral de desvendar o assassinato brutal e covarde do colega Décio Sá.

Engana-se quem pensa que jornalista não tem medo. O medo faz parte da atividade cotidiana na coleta e divulgação da informação. A sensação de insegurança movimenta cada passo em busca dos fatos. Medo que só aumenta quando se vê a incapacidade diante da covardia, da violência. Mas o medo não pode prevalecer.

A morte des grande profissioanl não pode ficar sem respostas, tenho certesa que um fato desta natureza tem a intenção de amedrontar a aqueles que trabalham com a verdade, doendo a quem doer, o exemplo deixado por Décio Sá, vai ser o alimento para que jornalista, blogueiro, radialista de verdade continue exercendo o seu trabalho com mais vigor.

BRUTALIDADE CONTRA A IMPRENSA DO MARANHÃO!



A morte do jornalista Décio Sá nada mais reflete a volta da pistolagem no Maranhão, onde tudo é resolvido a bala como no antigo Velho Oeste norte americano. Fato como este precisa ser combatido duramente pela governadora Roseana Sarney (PMDB), por meio do seu aparato do sistema de Segurança Pública.

O colega Décio Sá foi vítima de uma ação orquestrada, o chamado crime de encomenda, onde o autor, ou os autores desse homicídio, escondem-se por trás da frieza e do calculismo mórbido para vitimar alguém que vinha delatando e denunciado mazelas de figurões da política, do submundo do Judiciário e de outros setores da sociedade civil.

Há que se dizer que a brutal morte prematura do jornalista Décio Sá deixa uma enorme lacuna na imprensa maranhense, mas acima de tudo, mostra o importante papel que nós profissionais da comunicação temos com a sociedade que cada dia mais se torna mais crítica e repudia valores nocivos à uma comunidade moderna.

O destemido repórter Décio Sá, com quem tive a oportunidade de dividir o convívio no seio da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na década de 90, além de ter trabalhado por mais de 10 anos a seu lado, deixa um legado histórico na imprensa.

Entendemos que não serão os seis disparos de uma pistola ponto 40, que irão calar a voz da imprensa e da mídia eletrônica. Morre o jornalista Décio Sá, mas ficam inúmeras vozes da sociedade que repudiam ações truculentas, a corrupção de governantes eleitos pelo povo e todas as mazelas que emergem do submundo da criminalidade.

Cabe à Polícia investigar e chegar até o autor, ou os autores do colega Décio Sá, para que possamos não deixar que fatos dessa natureza continue ocorrendo como se nada tivesse acontecido. Uma sociedade que vive num regime democrático de governo não tolerá mais atos brutais e tentativas de intimidação.

Parabéns ao jornalista Décio Sá, querido por uns e repudiado por outros. O mais importante é que o legado desse profissional da comunicação permanecerá na memória de muitos que o acompanharam em vida.

DÉCIO SÁ SERÁ SEPULTADO NO CEMITÉRIO PARQUE DA SAUDADE!


Décio foi executado com cinco tiros. Foto: Marrapá

O corpo do jornalista Décio Sá, morto na noite desta segunda -feira (23) em um restaurante na Avenida Litorânea, está sendo velado no Pax União que fica na Rua Grande no Centro. Por lá é grande a movimentação de amigos, colegas jornalistas, políticos e admiradores.


O enterro está marcado para às 16h no Cemitério Parque da Saudade, na Estrada de Ribamar. A família, inconformada, pede ajuda das pessoas que possam contribuir com informações, e empenho das autoridades para elucidar o crime.

O serviço de inteligência da polícia trabalha na pista dos executores do jornalista. A placa de uma da moto utilizada pelos bandidos, já é conhecida pela polícia.

Décio Sá deixa uma filha de oito anos, a mulher grávida de dois meses, familiares e amigos consternados com sua partida de forma bruta e violenta. Foram cinco tiros sem a menor chance de defesa.