quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ANTONIO PIRES: SINÔNIMO DE LUTA E HONRA NA DEFESA DO TRABALHADOR!



Por Samuel Bastos

A política é a arte da conquista e troca de confiança em todos os sentidos. Sendo assim, esse processo tende a se ampliar no dia-a-dia à medida que as relações se constituem como necessárias para a boa relação quer entre os políticos entre si, quer entre os políticos e o eleitor. Para sacramentar uma relação política sadia os gestos são fundamentais para visualizar ate onde vai companheirismo, lealdade e confiança. 
Antônio Pires: aliado de primeira hora do governo

É fato que o atual governo municipal tem maioria folgada onde seis dos nove vereadores formam a base aliada tornando muito boa a relação com o Poder Legislativo. Tal fato não ocorreria se não existissem os gestos necessários para que haja a harmonia necessária entre os poderes constituídos. Na vida política os gestos se tornam necessários para averiguar posicionamentos e estabelecer compromissos. Uma das relações de companheirismo que tem chamado atenção na seara tupiniquim se observa do Vereador Antônio Pires-PSD para com o Prefeito Soliney Silva-PSD.


De perfil discreto, sisudo em palavras e um observador com visão apurada, o vereador Antônio Pires-PSD tem se destacado ao longo dos anos de vida pública por estabelecer relações de confiança e compromissos no grupo que faz parte. Ao findar o prazo de mudanças de partido no ano passado, Antônio Pires que tinha militância reconhecida em nível de Estado no PSB, não hesitou em trocar a sigla pelo PSD, atendendo a um convite do chefe do Executivo. O objetivo era dar musculatura ao partido do Prefeito Soliney Silva e com isso garantir uma sigla forte e com grande cacife politico e eleitoral.


Antônio Pires, o jogador Elkeson Oliveira e o Prefeito Soliney Silva
 Sem entrar no mérito do que se refere ao pleito eleitoral que se avizinha e da disponibilidade de outros vereadores da base em também atender ao convite do Prefeito, o gesto do vereador Antônio Pires foi uma grande demonstração de desprendimento pessoal. Sindicalista respeitado e de nome conhecido, o vereador merece reconhecimento pelo trabalho, mas, sobretudo pela sensibilidade política que tem em atender interesses do grupo.


Fica registrado o reconhecimento à figura do vereador Antônio Pires pelo seu zelo e desprendimento em torno do bem comum e das causas coletivas.


Acesse mais em : http://samuelcn.blogspot.com/.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SISTEMA MEIO NORTE DE RÁDIO E TV, EM FASE DE CONCLUSÃO PARA OPERAR EM TRANSMISSÃO LOCAL EM COELHO NETO!



Está em fase de conclusão o estúdio da Rádio e TV Meio de Coelho Neto. Umas das Rádios mais ouvidas da Região Meio Norte do Brasil, em Coelho Neto entrará em cadeia com O Sistema Meio Norte de Teresina-PI, já está funcionando em caráter experimental em nossa cidade.  

Pelas informações da Direção da emissora a TV Meio Norte, também, apresentará uma programação local e repórteres da cidade farão link- mostrando reportagens de Coelho Neto na programação regional da emissora.  

Pelo menos três programas locais na Rádio e um na TV serão exibidos diretamente do estúdio de Coelho Neto. Está faltando somente, a definição dos horários. Os locutores e apresentadores desta cidade já estão definidos e prontos para agraciar a nossa comunidade com uma programação enxuta e diversificada, basicamente legalizada conforme os trâmites de exigências da ANATEL.  

Estive na manhã de hoje visitando os estúdios da emissora afiliada da rede Meio Norte que irá ser responsável pelo sinal da TV Meio Norte em nossa região. Vale a pena ressaltar que a TV e Rádio Meio Norte é transmitida em centenas de cidades do Piauí. Ceará e Maranhão.

O sistema Meio Norte está expandido a sua, a parceria foi firmada com a equipe de Expansão do Sistema Integrado e as respectivas Prefeituras Municipais. Além de ser um marco na história desta cidade, é uma opção de entretenimento entre a população, pois o município dispõe de uma única rádio que era pra ser comunitária, mas opera em regime de ditadura, e a cada dia que passa cai a credibilidade.

A rádio e TV meio Norte de Coelho Neto, afiliada do Sistema Meio Norte de Teresina-PI, já opera no município há vários meses, mas a partir deste mês de Março irá operar ativamente, com locutores locais, em parceria com os locutores de Teresina em grande conjunta, sempre obedecendo a grade de programação do Sistema Meio Norte.

Sem sombra de dúvidas o município de Coelho Neto, estará sendo divulgado, por todo Meio Norte Brasileiro. O estúdio está localizado no Bairro  Conjunto Duartão.

O Blog mostrará a inauguração oficial da 1ª transmissão local com exclusividade
Com a colaboração de Carlos Machado.
                                                                       

SAAE DE COELHO NETO VAI ÁS RUAS E INICIA OPERAÇÃO CONTRA O DESPERDÍCIO DE ÁGUA!




Segundo o Secretário, Chico Vereador, o desperdício no Bairro Sarney chega a 60% de toda a água distribuída. Com uma caixa d’ água com capacidade para 350 mil litros, que enche três vezes por dia, são distribuídos mais de um milhão de litros, atualmente.

Antes da perfuração de dois novos poços artesianos, a caixa d’água levava 24 horas para encher e secava em ½ hora. Agora, com toda a quantidade de água distribuída, acredita o secretário que o desperdício seja o fator responsável pelo desabastecimento em algumas residências.

Somente nas primeiras quatro horas da campanha foram colocadas 100 torneiras e reparados 40 canos quebrados ou amarrados com borracha. Vários moradores reconheceram que não tinham noção do problema e prontificaram-se a colaborar, a partir de agora.

O abastecimento de água em Coelho Neto é feito gratuitamente pelo SAAE, que cobre 90% da rede da cidade. Pelo menos R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais) são gastos, mensalmente, com o pagamento das contas de energia dos poços, sem contar o pagamento de servidores e outros serviços.  
Coelho Neto possui uma topografia, extremamente, irregular, cheia de altos morros, que aliado ao desperdício impede que algumas ruas, principalmente, nas áreas altas recebam água em quantidade suficiente.

Em 2011, o Governo Municipal entregou, somente, na zona urbana 10, novos, poços artesianos . Certamente, que se não houvesse tamanho desperdício muitas pessoas não estariam sendo prejudicadas. Não é pelo fato de ser de graça que temos que desperdiçar água!  

Do Blog do Carlos Machado

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Deputados Estaduais Arnaldo Melo e Magno Bacelar ressaltam legado da ex-deputada Dalva Bacelar!



 
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e o deputado Magno Bacelar (PV) ressaltaram, na sessão desta segunda-feira (27), o legado da ex-deputada estadual Dalva Bacelar, que faleceu neste domingo (26), em Recife, vítima de leucemia.

Magno destacou que Dalva Bacelar foi a primeira prefeita mulher do município de Coelho Neto. “Uma pessoa que fez história no nosso Estado do Maranhão; foi eleita deputada estadual com 22 anos e participou da constituinte de 1947”.

Em nome da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, o presidente Arnaldo Melo manifestou solidariedade à família da ex-deputada. Ele também lembrou que Dalva Bacelar foi a única deputada estadual maranhense na Assembléia Constituinte de 1947.

“Determino à assessoria da Mesa o envio de mensagens de condolências ao prefeito [Soliney Silva] e ao presidente da Câmara Municipal de Coelho Neto, representando a população daquele município, manifestando o pesar da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão”, declarou Arnaldo Melo.

Dalva Bacelar era filha primogênita do ex-prefeito de Coelho Neto, Duque Bacelar, irmã de Magno, Afonso e Raimundo Bacelar e tia do deputado estadual Magno Bacelar (PV).

O sepultamento de Dalva Bacelar acontecerá nesta terça-feira (27), no Cemitério Morada da Paz, em Recife.

Do. Blog do Deputado Magno Bacelar.

MORRE EM RECIFE -PE A 1ª PREFEITA DE COELHO NETO-MA! DONA DALVA BACELAR!



Morreu ontem, por volta das 18h, no Hospital Português, em Recife, Maria Dalva Bacelar, de 88 anos. Ela lutava contra um câncer no sangue (leucemia).

Dona Dalva era mãe do conhecido odontólogo Alexandre Bacelar, que atua em Chapadinha e tia do deputado estadual Magno Bacelar, irmã do ex Prefeito de Coelho Neto e ex Senador Magno Bacelar, tia ex prefeito de Afonso Cunha Mario Bacelar e de vários líderes políticos do Maranhão.  Dr. Alexandre Bacelar estava há 10 dias em Recife, acompanhando o tratamento de sua genitora.
Foto: Portal Coelho Neto
Dona Dalva Bacelar, era filha do velho Duque Bacelar, e foi a primeira Deputada estadual do Maranhão.


Foto: Portal Coelho Neto

Ela foi a primeira deputada estadual do Maranhão e a primeira prefeita de Coelho Neto-MA. Foi uma das precursoras da família Bacelar na política. Morava há 37 anos em Recife-PE.


Em dezembro de 2011, Dona Dalva esteve em Chapadinha, visitando o filho Alexandre. Na ocasião nos concedeu uma entrevista ao Blog do William Fernandes, falando um pouco de sua história na política maranhense. Breve postaremos no blog.

O corpo de D. Dalva será sepultado hoje, no cemitério Morada da Paz, na capital pernambucana.
Nossos pêsames a toda a família enlutada.

Leia abaixo, trecho do livro "Os Bastidores da Tribuna - Mulher, Política e Poder no Maranhão", de Mary Ferreira, que põe dona Dalva em destaque, na política maranhense.
  

Com a colaboração do Blog WF de Chapadinha-MA

sábado, 25 de fevereiro de 2012

OBJETO QUE CAIU DO CÉU EM ANAPURUS É LEVADO PARA ALCÂNTARA-MA!


Do G1:


São Paulo – A Aeronáutica recolheu na noite desta sexta-feira (24) o objeto que caiu do céu na última quarta em Anapurus (MA), a 280 km de São Luís. A esfera estava na sede da Polícia Militar do município e foi levada para o Centro de Lançamento de Alcântara, base brasileira para lançamento de foguetes, a 30 km de São Luís.

O objetivo é descobrir de que se trata a esfera metálica, oca, de aproximadamente 30 kg e do tamanho de um botijão de gás. Por enquanto, a Aeronáutica prefere não antecipar nenhuma posição sobre o que possa ser o objeto, e nem soube informar de que material ele é feito.




Tanque de metal que cai em povoado de Anapurus é muito parecido com tanque do foguete francês Ariane 5 lançado em 1997



Especialistas ouvidos pelo G1 e pela agência russa “Ria Novosti” afirmam que o objeto é provavelmente o tanque de um foguete utilizado para lançar satélites ao espaço. Para eles, o principal suspeito é o foguete francês Ariane-4, lançado da Guiana Francesa em 1997.

Em Alcântara, a esfera passará pela análise de especialistas da Aeronáutica. Além de determinar o que é o objeto, eles querem descobrir sua origem. Se isso não for possível, ele será levado para testes mais completos no Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, em São José dos Campos (SP).

Alvoroço

O objeto, encontrado por um morador do povoado de Moraes, provocou alvoroço também entre os 10 mil habitantes de Mata Roma, município vizinho. José Valdir Mendes, 46 anos, afirmou que a peça deixou um buraco de cerca de 1 metro em seu quintal.

“Escutei o barulho, tremeu até a perna. Fui olhar o que era. Pensei que era um avião que tinha caído, ou um terremoto”, contou. “Foi um alvoroço enorme aqui. Alguns com medo e receio com aquela história de 2012. Outros dizendo que era ‘alien’. Mas creio que é uma peça de satélite que caiu do espaço mesmo”, afirmou o professor Max Mauro Garreto, 25, morador de Mata Roma.

Internautas do G1 também enviaram suas hipóteses para o mistério: seria a bola um babaçu gigante, comum no estado? Uma bola que caiu da árvore de Papai Noel? A barriga da falsa grávida do interior paulista ou um ovo de coruja? Uma bola de um gol perdido do jogador Deivid ou um pênalti batido por Elano na Copa América? Alguns reclamaram ainda que o objeto errou o alvo e deveria ter caído em Brasília e muitos têm a mesma opinião de especialistas: seria um tanque de combustível de um foguete.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012! CNBB E IGREJA CATÓLICA POR UMA SAÚDE DIGNA NO BRASIL!


De 1980 a 2000, a população de idosos cresceu 107%, enquanto a dos jovens de até 14 anos apenas 14% (Ministério da Saúde, 2011). Em 1980, as crianças de até 14 anos correspondiam a 38,25% da população e, em 2009, representavam 26,04%. Entretanto, o contingente com 65 anos ou mais de idade pulou de 4,01% para 6,67% no mesmo período. Em 2050, o primeiro grupo representará 13,15%, ao passo que os idosos ultrapassarão os 22,17% da população total.
Escritor, é autor, em parceria com Marcelo Gleiser e Waldemar Falcão, de Conversa sobre a fé e a ciência (Agir). O título deste artigo é o tema da Campanha da Fraternidade 2012, promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Iniciada na quarta-feira de cinzas, a campanha se estende até o domingo de Páscoa e tem como lema um versículo do livro do Eclesiástico: "Que a saúde se difunda sobre a Terra" (38, 8).

Saúde e tradição cristã estão intimamente associadas. Nos evangelhos, Jesus prima por curar física, psíquica e espiritualmente. Ao longo da história ocidental, a Igreja se destacou como provedora da saúde. De sua iniciativa surgiram os primeiros hospitais, sanatórios e, no Brasil, Santas Casas de Misericórdia.

Os bispos reconhecem os avanços da saúde no Brasil, como a redução da mortalidade infantil (na qual a Pastoral da Criança, iniciativa da dra. Zilda Arns, desempenha papel fundamental). Em 1980, eram registrados 69,12 óbitos por mil nascidos vivos. Em 2010, o índice caiu para 19,88.

A expectativa de vida no Brasil apresenta evolução significativa nas últimas décadas. Em 2008, a esperança de vida dos brasileiros, ao nascer, chegou a 72 anos, 10 meses e 10 dias. A média entre homens é de 69,11 anos e, entre mulheres, 76,71.


A melhoria, no Brasil, das condições de vida em geral trouxe maior longevidade à população. O número de idosos já chega a 21 milhões de pessoas. As projeções apontam para a duplicação desse contingente nos próximos 20 anos, ou seja, ampliação de 8% para 15%. Porém, o percentual de crianças e jovens está em queda. Uma das causas é a diminuição do índice de fecundidade por casal, que, em 2008, caiu para 1,8 filho, o que aproxima o Brasil dos países com as menores taxas de fecundidade.

Como a mortalidade infantil ainda é alta em relação aos melhores indicadores (19,88/1.000), verifica-se a preocupante diminuição percentual da faixa etária mais jovem. Portanto, impactante transição demográfica está em curso no país.

O consumismo e a falta de educação nutricional mudam, agora, o padrão físico do brasileiro. O excesso de peso ou sobrepeso e a obesidade explodiram. Segundo o IBGE, em 2009, o sobrepeso atingiu mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade; cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos; 48% das mulheres; 50,1% dos homens acima de 20 anos. Em suma, 48,1% da população brasileira estão acima do peso e 15% são obesos.

Trata-se de verdadeira epidemia. As famílias estão substituindo a alimentação tradicional na dieta do brasileiro (arroz, feijão, hortaliças) pela industrializada, mais calórica e menos nutritiva, com reflexos no equilíbrio do organismo, podendo resultar em enfermidades como o descontrole da pressão arterial e o diabetes.

Apesar dos avanços, a Campanha da Fraternidade considera o SUS um "caos, sobretudo perante os olhos dos mais necessitados de seus serviços". Dados do IBGE mostram que o gasto com a saúde representou 8,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2007. Do total registrado, 58,4% (R$ 128,9 bilhões) foram gastos pelas famílias, enquanto 41,6% (R$ 93,4 bilhões) ficaram a cargo do setor público.

Nos países ricos, 70% dos gastos com saúde são cobertos pelo governo e apenas 30% pelas famílias. O orçamento da União para a saúde, em 2011, foi de R$ 68,8 bilhões. Desse total, somente R$ 12 bilhões foram investidos na atenção básica à saúde por meio de programas do Ministério da Saúde.

Cerca de 150 (78% da população) milhões de brasileiros dependem do SUS para ter acesso aos serviços de saúde. Pois não têm o privilégio da parcela de 40 milhões que pagam planos privados de saúde, com medo da ineficiência do SUS. "Vim para que todos tenham vida e vida em abundância", disse Jesus (João 10, 10). Se assim não ocorre, resta-nos fazer de nosso voto e cidadania pressão e exigência de uma nação saudável.



  Autor(es): Frei Betto
  Correio Braziliense 


O BLOG DESEJA VOTOS DE PARABÉNS Á MEL VILARINHO!




Quem está de aniversário hoje (25/02), é a ilustre Coordenadora e Psicóloga do CAPS de Coelho Neto- MA, Mel Vilarinho. Uma mulher dedicada a sua função e sempre trabalhando com amor e caráter perante seus pacientes e colegas. Neste dia o Blog rende sinceros votos de muitas felicidades para esta grande mulher, que colabora com a saúde mental e psicológica de  muitos coelhonetenses.

Felicidades Mel.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

NEGADO HABEAS CORPUS PARA O PEIXEIRO QUE MATOU UMA MULHER EM BURITI -MA!


Negado habeas corpus a acusado de matar companheira com pauladas e golpes de faca em Buriti no MA

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) negou, nesta quinta-feira (23), pedido de habeas corpus em favor do peixeiro Antonio Braz, preso preventivamente em razão do suposto homicídio de sua companheira, Ana Célia Dutra dos Santos, no dia 24 de agosto do ano passado, no município de Buriti.


Por unanimidade, os desembargadores José Luiz Almeida (relator/ foto), Bernardo Rodrigues e Raimundo Nonato de Souza denegaram o pedido do advogado de Braz, que alegou carência de fundamentação e excesso de prazo. O entendimento da 2ª Câmara Criminal foi o mesmo do parecer assinado pelo procurador de justiça Krishnamurti Lopes Mendes França.


De acordo com o auto de prisão em flagrante, Braz já teria ameaçado de morte sua companheira por várias vezes. O documento informa que ele foi encontrado no velório da vítima, ocasião em que teria confessado o crime.


Segundo o depoimento, Braz mantinha relacionamento amoroso com Ana Célia havia cerca de seis anos e o casal tinha uma filha. Ele teria alegado que tentou se separar da vítima que, por sua vez, teria se negado. Braz disse que a companheira teria ameaçado tocar fogo na casa e até matar a filha, caso ele a deixasse. O peixeiro disse que esses fatos o motivaram a matar a companheira.


GOLPE -


O depoimento relata que Braz teria conduzido a vítima, de moto, até o povoado de Cabeceiras, onde teria decidido matá-la. Ele teria desferido um golpe de faca, mas a vítima ainda teria tentado se defender. O relato diz que o peixeiro teria usado um pedaço de madeira para matá-la.


O relator, desembargador José Luiz Almeida, disse que a prisão preventiva foi decretada com fundamentação idônea e base factual suficiente. Os indícios de autoria e a materialidade do delito foram satisfatoriamente demonstrados, segundo o magistrado. Quanto ao alegado excesso de prazo, relatou que a audiência marcada para 17 de janeiro passado só não se realizou devido a requerimentos de adiamento formulados tanto pela defesa do acusado, quanto pelo representante do Ministério Público.


Fonte: Assessoria de Comunicação do TJMA

Confira Click's + do Viva Carnaval de Todos em Coelho Neto!


Prefeito Municipal Soliney Silva,  Carmem Feitosa e o prefeito em exercício Sérgio Guanabara












 Clã Crateús





Fotos: Euclides Filho

PARTICIPE DO MELHOR CARNAVAL DE LAVA PRATOS DO INTERIOR DO MARANHÃO!



Após um grandioso carnaval nas cidades do Leste do Maranhão e Baixo Parnaíba, para você que pensa que a folia acabou, e que Afonso Cunha é apenas uma cidade pequena do Maranhão sem diversão está enganado.

 Neste fim de semana será realizado a 4ª edição do Carnaval do Lava Pratos, o único lava pratos do interior do estado. Será realizado nos dias 25 e 26 de Fevereiro nas margens do Balneário Prainha em Afonso Cunha – MA.

Com organização total da Prefeitura Municipal, na Administração do Prefeito José Leane (PMDB) em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, na pessoa do Professor Isaque. Será mais uma vez um grande evento, que ficou marcado no calendário municipal, regional e estadual.

Foliões de diversas cidades passaram por Afonso Cunha, pois nem mesmo o difícil acesso pela estrada estadual a MA 123 que não é asfaltada, dificulta os brincantes de chegar até o local da grande folia de lava pratos. O Outro cesso também para quem vem do baixo Parnaíba é na saída da cidade de Chapadinha-MA sentido Capital do estado, a estrada não é asfaltada, mas está conservada nos últimos dias, o que não impedirá sua vinda, se for a vontade divina.

Neste ano o evento contara com as seguintes Bandas em dois dias de muita festa, sendo eles sábado e domingo.

Sábado dia 25/02-

 Banda Oz Karaê e Forró dos Plays.

Domingo 26/02-

Chica Égua e Zambalada.

Segundo os organizadores apesar das estradas não ofereceram boas condições de trafegabilidade, mas os foliões das cidades vizinhas como Duque Bacelar, Buriti, Aldeias Altas, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, e tantas outras cidades estivera através de seus brincantes no carnaval fora de época de Afonso Cunha. O prefeito José Leane, com todo o seu secretariado inclusive, o da pasta da cultura e turismo,  Professor Isaque, organizou o grande carnaval fora de época que esteve na altura e no gosto dos foliões. A cidade de Afonso Cunha, com o Lava Pratos está na rota do turismo do Maranhão, conseqüentemente, do Brasil.


Participe e veja que Afonso Cunha é uma simples cidade interiorana, mas que tem um grande porte para folia e descontração.  Vamos lá.
O Portal Virou Notícia estará cobrindo em 1ª mão o evento e mostrará você caro leitor.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

VIROU NOTÍCIA - O BLOG DO RAPHAEL DUARTE PARTICIPARÁ DA RIO +20 COM A APA DOS MORROS GARAPENSES NO RIO DE JANEIRO!



Estiveram reunidos no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão - CPHNA-MA, em São Luís, dia 10 de Fevereiro, o Vice-Presidente da APA dos Morros Garapenses, Francisco Carlos Machado; Agostinha Pereira, chefe do setor de paleontologia do Centro, e o redator-chefe do Correio Buritiense, Aliandro Borges, para a formação do Comitê Organizador RIO + 20 - APA DOS MORROS GARAPENSES PRESENTE, de São Luís. Outros três Comitês também serão organizados nas cidades de Buriti, Duque Bacelar e Coelho Neto, sendo convidados representantes da sociedade civil organizada e do poder público, visando à mobilização e formação de delegados para representarem a APA DOS MORROS GARAPENSES na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ideia da realização da Conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU.  O nome do evento, Rio+20, é porque acontecerá no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco92, também promovida pela ONU, na capital fluminense, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente.O evento rendeu a criação de vários documentos importantes - como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica.

Vinte anos depois, a Rio+20 reunirá os líderes e chefes de Estado de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os danos feitos no planeta, sem deixar de progredir economicamente e socialmente a humanidade, dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável.

No mesmo período da reunião oficial da Rio+ 20, acontecerá  também, a Cúpula dos Povos: um evento que contará com debates, palestras e diversas atividades, sobre os mesmos temas da Conferência da ONU, mas que serão promovidos por grupos da sociedade civil - como ONGs e empresas, objetivando que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos.

Hoje, reconhecidos como um dos mais sérios e organizados movimentos ambientais do Maranhão, o CONAMG (Conselho da APA dos Morros Garapenses) e a ABAMA (Associação Bacelarense de Meio Ambiente), organizarão os Comitês locais dentro da APA dos Morros Garapenses e em São Luís para levantar fundos e nomear os delegados entre os municípios da Unidade de Conservação, que representarão a região, fazendo parte das novas decisões e acordos a serem feitos para o futuro do planeta na  Rio +20.

 Certamente, os delegados de Buriti, Duque Bacelar, Coelho Neto e Afonso Cunha a irem ao Rio+ 20, muito bem representaram a região da APA dos Morros Garapenses e o Estado do Maranhão, requerendo assim de toda a população dos quatros municípios e o apoio total nos eventos e captação de recursos para a APA DOS MORROS GARAPENSES se fazer presente, tem voz e discutir como podemos transformar o nosso planeta num lugar melhor para se viver para os homens do presente e as gerações do futuro.

Vale à pena salientar que este Blogueiro (Raphael Duarte) se fará presente no RIO +20, representando a mídia local de Coelho Neto e Afonso Cunha na delegação destes municípios, pelo trabalho que o Blog vem prestando de informar a população desta região e da grande parceria com a APA Morros Garapenses. Com a graça de Deus estaremos eu e mais 49 pessoas da região no Rio de Janeiro de 16 a 22 de Junho, participando deste evento a convite da APA de nossa região.

Do Correio Buritiense.

CONTRA FOTOS NÃO EXISTEM ARGUMENTOS! CONFIRAM IMAGENS DO VIVA CARNAVAL DE TODOS 2012 DE COELHO NETO-MA!


Como diz a letra da marchinha carnavalesca “Tudo que é boa dura pouco...” Assim se resume o Carnaval de Coelho Neto- MA. Foliões de todos os cantos da cidade estiveram presentes no Palco Central da folia na cidade, trata-se do Corredor da Alegria.


Desda a noite de sexta feira o movimento na cidade tem sido intenso, muita folia, muita diversão e tudo na mas pura tranqüilidade.  Para muitos agora que o ano de 2012 de inicia de fato, pois a maior festa de rua mundial acabou. Existiam foliões que dizer que o carnaval poderia ser todo fim de semana, pois aqui em Coelho Neto, a diversão na paz e no amor durante o carnaval é tranquila e garantida nesta terra querida Coelho Neto.


A SEMELT conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para desempenhar um bom trabalho na organização destes grandes eventos na cidade. No domingo foi à noite do desfile dos Blocos na categoria especial. 


Não faltaram criatividade e alegria no rosto de cada folião. Para inicio de folia, quem tomou conta do corredor da Alegria foi os Bloco infantil que brilha por onde passa, o Bloco do Solzinho, idealizado pela Secretaria e Assistência Social e Segurança Alimentar (SEMASSA), com o apadrinhamento total da 1ª Dama de Coelho Neto Mara Suely Silva e do Prefeito Soliney Silva (PSD).


O Bloco Os Porkas arrasou na avenida, desfilando com cerca de 1200 foliões, levou o povo aí delírio de alegria e folia, na total organização, criatividade e irreverência. Um Bloco que teve a participação de vereadores como Raimundão (PSD) e Mariano Crateús Presidente da Câmara, dentre outros. 



Não foi deferente a folia para o Bloco Os Lobisomens que como sempre leva ao corredor a criatividade e puxa vários  foliões para cair na alegria monesca no corredor da alegria.



Na segunda feira, mesmo com muita chuva o publico compareceu á avenida e  foi dia da apresentação dos Blocos Alternativos, bem como destaque para o Bloco As meninas Super Poderosas, no qual homens trajam roupas femininas e adentram o corredor da alegria. 

Este ano tivemos a honra de ver o desfile da Escola de Samba. GRES Mancha Verde Coelhonetense, que levou para avenida idosas fantasiadas de baianas, crianças e jovens, no ritmo da folia, idealizada pelo Professor e umbandista Erisvaldo.


Já no dia final da folia monesca, os foliões ficaram no corredor até as 5 h da manhã desta quarta feira (22/02) e foram participar de um arrastão com o trio do sol até a praça João Santos. Sem sombras de duvidas foi um grande Carnaval, com a organização da SEMELT e da Prefeitura Municipal de Coelho Neto. Em minha opinião o melhor carnaval que já participei... Folia de mais... Enfim se o ano só começa depois do carnaval... Vamos que vamos. O Ano começou...


Arrastão dos Blocos hoje pela manhã

CONFIRA ALGUNS CLICK'S!




































Fotos: Euclides Filho. R Sousa