domingo, 30 de outubro de 2011

PARABÉNS COELHO NETO! TERRA DE TODOS PELOS 118 ANOS


REDAÇÃO DE CARLOS MORAIS MACHADO

Originalmente, Coelho Neto surgiu de um pequeno agrupamento localizado à margem esquerda do
Rio Parnaíba. Supostamente, os primeiros habitantes foram os índios Pimenteiras. Muito tempo depois chegaram os portugueses que fizeram a colonização e depois vieram cearenses e piauienses que fustigados pela seca, encontraram, aqui, uma terra rica em oportunidades.
A Emancipação politica, com a criação da sede do município deu-se em 31 de outubro de 1893, são 118 anos de soberania política.
Ao longo dos anos, Coelho Neto, cresceu demograficamente e economicamente. Hoje, somos quase 50 mil habitantes. Mas, o surto de progresso e desenvolvimento ocorrido a partir das décadas de 60 e 70, infelizmente, foi interrompido com o fechamento da fábrica Itapagé.
Durante mais de um século de emancipação política tivemos administrações progressistas que contribuíram bastante para o desenvolvimento social e econômico de nossa terra. Em outros casos, as condições básicas, necessárias, para uma vida digna não foram oferecidas para os coelhonetenses.
A falta de cuidado com a administração municipal era tanta que em 2009, quando assumiu a Prefeitura, Soliney Silva encontrou uma cidade agonizante, atolada num verdadeiro caos administrativo.
Foto: Richard Cabrera
Resumo histórico - O Município de Coelho Neto possui uma extensão territorial de 976,1 km², faz parte da Mesorregião Leste, Microrregião de Coelho Neto, que compreende, além do próprio, os municípios de Afonso Cunha, Aldeias Altas e Duque Bacelar.
Diz a lenda que a cidade surgiu de um ajuntamento de "currais" as margens do rio Parnaíba, onde "nômades aventureiros" punham o gado para descansar, para depois seguir viagem por via fluvial ou tangendo por terra os animais.
O "Sítio Curralinho" foi fundado em 9 de julho de 1738, pelo sesmeiro Paulo Vaz Freire, que recebeu dos governantes portugueses as terras para cultivo. Elevado à condição de Vila em 1874, somente em 31 de outubro de 1893 foi oficialmente transformado no município de Sant"Anna do Curralinho. Foi a Câmara de Buriti de Inácia Vaz que instalou o município dando cumprimento à Lei nº 1.053 de junho de 1874.
No mesmo ano da emancipação, 1893, realizaram-se as primeiras eleições para a escolha de vereadores e do 1º Intendente( nome que até cerca de 1930 se deu aos chefes do poder Executivo Municipal, hoje prefeitos).
No ano de 1910 foi extinto o Município de Sant"Anna do Curralinho ficando à administração sob responsabilidade do Município de Buriti de Inácia Vaz. Quatro anos depois, em 1914, foi restabelecido o direito do município decidir a sorte de seu destino. Foi a "reconquista" da emancipação obtida em 1893.
A substituição do nome Sant" Anna do Curralinho por Coelho Neto deu-se através do Decreto-Lei nº 746 de 22 de dezembro de 1934, em homenagem ao escritor, prosador, jornalista, professor, romancista, poeta, teatrólogo e político, "principe dos prosadores brasileiros", Henrique Maximiniano Coelho Neto, que morreu naquele mesmo ano.
Fotos: Acervo Nonato Sampaio(antigas), Josiel(recente).


CURTAS E GROSSAS!

I- BLOGUEIROS DESINFORMADOS-



João de Sousa volta atrás da mentira postada em seu blog pescada do outro blogueiro da sua laia, em que afirmava a demissão de Dra. Rosangela Curado do cargo de secretária de Saúde de Coelho Neto.
Pra você ver que o Blog do João de Sousa só publica notícias baseadas no disse me disse. Cria Vergonha João, Compromisso é pra quem pode não pra quem quer.
Dra. Rosângela continua no cargo por tempo indeterminado, acabando assim alegria de pessoas incomodadas.
Ezequias Martins quis ganhar mídia, informando uma mentira com o nome de uma pessoa muito conhecida por seu trabalho em todo Maranhão. Errou de mais Blogueiro do cafundó e João Ateu.
Rosângela Continua na pasta da saúde, e vem desempenhando um serviço de qualidade, mesmo com as carências do Sistema Único de Saúde (SUS), Dra. Rosângela continua seu grande serviço em prol da população de Coelho Neto.

II- PRESTIGIO NÃO É PARA QUEM QUER É PARA QUEM PODE-
 Neste segunda dia 31/10 , dia do aniversário da cidade de Coelho Neto- MA, a cidade contará com a presença do Ilustre Ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira, além dele , estará presente, o secretário de Articulação Política do Maranhão Hildo Rocha, dentre outros grandes nomes da politica estadual.

III- FACEBOOK DAS CRÍTICAS-
 Tem um vereador na cidade que além da rádio e blogs balaios, resolveu, apelar para grupos do FACEBOOK, criando perfis falsos, e atacando o governo municipal. ATENÇÃO SETOR DE DENUNCIAS DO FACE!

IV- BLOGUEIRO CIUMENTO-
 Um blogueiro da região resolveu atacar este blog só porque mudou de endereço, mas viu que este blog continua com os mesmos acessos e por sinal muitos acessos em menos de 6 meses de existência. resolveu ter uma crise de ciumes, ele tem mania de ter ciumes de tudo, da mulher alheia, dos blogueiros e até mesmo de profissionais da  comunicação.

V-  QUEM SÓ ATACA OS OUTROS NÃO CHEGA DO CÉU.
 Tem um vereador por ai, que disse que andou em todo canto da cidade e não encontrou o CEO, acho que quem tem olhos do capeta não enxerga o céus.  Vá lá amanhã e veja a inauguração do CEO e reforce os dentes antes deles serem quebrados.

ROSÁRIO LEAL E SOLINEY SILVA ENTREGAM REFORMA DE ESCOLAS NA ZONA RURAL!

Em 1ª Mão
Coelho Neto-118 anos
 
A cada dia as melhorias são visíveis na área da educação no município de Coelho Neto-MA, neste fim de semana, por ocasião dos 118 anos de emancipação política de Coelho Neto que será nesta segunda feira . A secretária de educação com o apoio em massa de Soliney Silva inaugurou a reforma completa e ampliação das escolas da zona rural, nos povoados Olho D’água Grande e Monte Alegre e Cruz.
Rosário Leal e professores da escola da zona rural e a gestora
Estas escolas se encontravam em situação de risco, pois na rapidez em que foi construída, a mão de obra foi pequena e acabou por deixar uma escola com muitas rachaduras, Soliney Silva determinou a Rosário Leal que pudesse reformar de forma geral com ampliação estas escolas.
As escolas da zona rural dispõem da mesma qualidade das escolas da zona urbana, com, ventiladores, salas com forro de PVC, quadro de acrílico, carteiras confortáveis e um espaço bem acolhedor. Rosário Leal disse que educação tem que ser de qualidade para todos. Que a mesma forma em que é aplicada uma educação na cidade a zona rural tem que receber merenda, material, ensino de qualidade e etc., disse ainda que de todas as formas ela tem se desdobrado, para vencer as criticas mostrando força de trabalho, e com o apoio em massa do prefeito Soliney, ela procura fazer uma educação com qualidade.
Escola da Zona Rural
A escola do Povoado Monte alegre, Cruz e Olho D’água Grande foram reformados, com pintura nova, fôrro PVC, ventiladores, bebedouros novos, banheiros e toda mobília nova, seguindo assim os padrões do MEC em cada escola que fora inaugurada.
 
Soliney disse que a prioridade é a educação e saúde, mas trabalha um pouco mais em cada setor, pois em seu governo quer que seja um governo de todos, de melhorias, para comunidade, na ocasião dos 118 anos de Coelho Neto as melhorias são essas, de compromisso com a educação no campo e na cidade. Mostrando o verdadeiro trabalho de um prefeito, e Coelho Neto merece tudo isso e muito mais.
Bebedouro com água gelada e natural para os alunos
A comunidade se fez presente, funcionários, secretários dentre outros, o alunado compareceu em massa, pais de alunos, moradores, e disseram que Soliney e Rosário, com o apoio dos vereadores da base, estão a cada dia somando forças para manter um governo de todos. Nesta segunda será inaugurada a reforma + entrega de um laboratório de informática da escola Moacyr Bacelar no bairro Mutirão.

Rosário Leal e Soliney Silva, um compromisso com a educação.


 AGORÁ VEJA A HOMENAGEM FEITA POR JOVENS DO POVOADO GUARÁ!

sábado, 29 de outubro de 2011

SOLINEY SILVA INAUGURA POÇOS ARTESIANOS DA ZONA RURAL DE COELHO NETO-MA!

Em 1ª Mão.
118 anos de Coelho Neto-MA/Zona Rural

Em comemoração aos 118 anos de emancipação Política da cidade de Coelho Neto- MA, o prefeito municipal Soliney de Sousa e Silva, esteve com sua comitiva percorrendo toda Zona Rural do município, entregando e inaugurando poços artesianos, abrindo assim a 1ª parte de inaugurações do aniversário da cidade.
Esteve presentes vários vereadores da base,  bem como: Lucinete (Lú), Raimundão, Luís Ramos, Antonio Pires, dentre outros, o presidente da câmara se ausentou devido problemas familiares, Os secretários:  Chico Vereador (Obras),Rosângela Curado ( Saúde), Valtenir Lopes (Agricultura), Domingos Dias ( Administração), Rosário Leal ( Educação), Albertina Curvelo ( Assistência Social), Jademil Gedeon ( Esportes e Lazer) dentre outros  funcionários e demais pessoas, a comunidade por onde a comitiva do governo de todos passava  a comunidade recebia com alegria, ao ver a zona rural ser lembrada na gestão de Soliney Silva.
 A 1ª Dama Suely Silva esteve acompanhando a comitiva ao lado de seu esposo, e disse que Soliney veio para fazer o melhor para população, a cada dia que passa Coelho Neto, fica mais bela, com obras que chegam a todos, fazendo com que a cidadania chegue a cada canto desta cidade. E o melhor presente é ver estampado no sorriso de cada cidadão a alegria de receber em sua localidade uma  obra que beneficia a todos.
Soliney disse que mais que um presente, estas obras são uma conquista de todos, pois a obra de um poço artesiano beneficia toda comunidade, e água é vida, acrescenta ainda que o governo não para, e as obras serão entregues  finalizadas e beneficiando a todos . Ressalta que os poços terão ainda ligação de casa em casa, com uma vazão boa que não prejudica os lenções freáticos  preservando assim o meio ambiente, e deixando a comunidade satisfeita, pois onde nunca houve um poço com aguá potável hoje existe, pois estes poços a empresa coloca uma filtro potável que traz a água pronta pra uso.
 
Os povoados por onde a comitiva passou, eram recebidos com fogos, e aplausos da população, agradecimentos, e depoimentos que cada morador fazia era de felicidade.
Os povoados Curupati, Mulatas, Unha de Gato, Guabiraba Guará, Olho D’água Grande, Monte Alegre e Cruz, receberam as melhorias e benefícios do governo de todos, e ainda virá mais.
Estas inaugurações terão continuidade na segunda feira, ocasião em que se comemoram os 118 anos de Coelho Neto- MA.

Soliney Ressaltou que são inúmeras as dificuldades enfrentadas pela falta d'água na cidade de Coelho Neto-MA, devido a cidade ser geograficamente acidentada, a dificuldade no abastecimento d'água é ainda um grande problema, mas que ainda no seu governo será buscado uma forma de resolver esta situação de vez, realizando assim um sonhos a tempo acalentado do povo coelhonetense.
A felicidade era tamanha com a chegada da água para aquele povo que teve populares que não resistiram e caíram debaixo d'água.



O interessante é que por onde a comitiva se passava percebíamos as estradas totalmente recuperadas, proporcionando um bom deslocamento de zona rural a urbana, e terá mais nesta segunda feira, Soliney irá entregar o CEO, o Laboratório de Endemias da FUNASA, entrega de óculos do programa Olhar Brasil, inaugurações de ruas concluídas, poços, e reforma de escolas. Na ocasião estará presente o Ministro do Turismo Gastão Vieira, dentre outras autoridades estaduais e municipais.

Vários funcionários, vereadores, secretários e empresários estiveram presentes.


Marilde Jedeon e Vereadora Lú
Marinha Vale e Samara Santos
Raphael Duarte
Domingos Dias , Marcinha Vale e Samara Santos

Samara Santos e Vereadora Lú a vereadora do povo!

Fotos : Samara Santos.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PARABÉNS SERVIDOR PÚBLICO!



Um texto de :
Rosangela Cruz


O serviço público é de suma importância para o desenvolvimento e consolidação de nossa Nação, pois têm como mister servir ao Estado.

Por isso hoje quero ostentar meu reconhecimento e a minha gratidão, por ser um beneficiário do produto de um trabalho feito de muita dedicação, pois não há um só lugar em que um funcionário público não esteja prestando serviço à população: nas escolas, nos hospitais, nas repartições e etc... E todos nós sabemos que estes serviços são de extrema importância para toda nação brasileira...

Então como forma de compensar-los dedico esta singela mais de todo coração homenagem, promovendo a valorização das funções da categoria, e também levando a todos os funcionários públicos o meu grande e forte abraço, enriquecido de votos para que seja viabilizado a toda a classe: “Melhor Rentabilidade”.

MUITAS FELICIDADES
É O QUE DESEJA O BLOG VIROU NOTÍCIA!




FOTO PRESENÇA!

Quem esteve estes dias em viagem ao exterior, foi meu querido e grande professor Francisco Lima, membro do Movimento Focolares e na ocasião esteve em Roma participando de um Congresso representando os Focolarinos do Piauí e Maranhão.

Os focolarinos deram o nome ao Movimento dos Focolares. Vivem em pequenas comunidades de leigos, os focolares, coração de todas as realidades que compõem o Movimento, e empenham-se em manter vivo o “fogo”, do qual deriva o nome focolare.

São homens e mulheres que trabalham e colocam em comum os próprios bens. Foram atraídos por Deus e a Ele deram as suas vidas, firmemente convictos do Seu amor. Deixaram pai, mãe, família, pátria, para contribuir para a realização da oração de Jesus: “Que todos sejam um”.

Francisco Lima, é um professor conhecido por muitos alunos e popular nesta cidade, vários estudantres já passaram por uma sala de aula , onde Chico Lima lecionava, O Blog tem a honra de divulgar aos leitores esta estadia de Francisco Lima em Roma.
Agora como disse o grande blogueiro Samuel Bastos” Quem pode, pode! Quem não pode, põe no Blog”.

Quem de nós não queria pousar numa fotografia ao lado da escultura feita por Michelangelo?






quinta-feira, 27 de outubro de 2011

FOTO NIVER!

E quem está colhendo mais uma rosa em sua vida é a  funcionária da SEMEC, no setor de requerimentos, a jovem, Jacqueline Castro.
Uma jovem com grandes projetos de vida e sonhos, determinada e alegre, um pouco complicada, porém desperta uma boa amizade por onde passa, caminha sempre com sua fé firme e forte, tendo Deus como verdadeiro pai e guia.
O Blog deseja felicidades sempre e sucesso. 
São os Votos da Equipe SEMEC através do Blog do Raphael Duarte.

Felicidades sempre....

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SECRETARIA ADJUNTA DE ADMINISTRAÇÃO E GOVENO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE INAGURAÇÕES DOS 118 ANOS DE COELHO NETO-MA!




PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÕES EM COMEMORAÇÃO AOS 118 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE COELHO NETO-MA



As comemorações alusivas ao 118º aniversário da cidade de Coelho Neto-MA, iniciará pela Zona Rural no sábado dia 29/11, e continuará dia 31/11 na Zona Urbana, será entregue a população várias obras através da Prefeitura Municipal.




SABÁDO.


ZONA RURAL: Manhã


7h e 30min: Povoado Curupati- Entrega de um poço artesiano.


Povoado Mulatas- Entrega de um poço artesiano.


Povoado Santo Inácio- Reforma e entrega de um laboratório de Informática na Escola.


 Povoado Unha de Gato- Entrega de um poço artesiano.


Povoado Guabiraba- Entrega de um poço artesiano.


ZONA RURAL: Tarde.


Povoado Monte Alegre- Reforma + Ampliação da Escola Municipal.


Povoado Guará- Poço artesiano.


Povoado Cruz- Reforma + ampliação e entrega de um laboratório de informática.

Segunda- Feira (Dia do Aniversário da Cidade)

Manhã


7h30min- Hasteamento da bandeira na Prefeitura Municipal


Inaugurações de Calçamentos finalizados nos bairros da Cidade.


Bairro Sarney- Ruas e poços.


Subestação- Ruas e poços.


Quiabos- Ruas e um poço artesiano.


Mutirão- Ruas e um poço artesiano + reforma e ampliação de escola.


Parque Amazonas- Ruas e poços + Reforma da Escola José Silva.


Anil- Ruas e lançamento da Pedra Fundamental do Posto de saúde da Família Anil e Parque Amazonas.


Novo Astro- Ruas e Poços + Visita ao CAPS.


Bonsucesso- Ruas e um poço artesiano.






TARDE


*Inauguração do Laboratório de Endemias da FUNASA


*Inauguração e entrega do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas de Coelho Neto.


* Teatro- Entrega de Óculos.




NOITE


FESTA NO ESPAÇO DE EVENTOS CORREDOR DA ALEGRIA

20h- BANDA LOCAL – Chibata Quente

22h- BANDA CAVALEIROS DO FORRÓ





terça-feira, 25 de outubro de 2011

DIA 31 DE OUTUBRO DE 2011 A CIDADE DE COELHO NETO COMPLETA 118 ANOS!

O BLOG SE ANTECIPA E ESTA SEMANA FARÁ HOMENAGENS A ESTA CIDADE QUERIDA E ACOLHEDORA, VÁRIOS NOMES DA POLÍTICA COELHONETENSE, EMPRESÁRIOS, ESTUDANTES, MORADORES ANTIGOS, DENTRE OUTROS IRÃO APARECER AQUI NESTE BLOG PRESTANDO SUA HOMENAGEM A ESTA TERRA DE TODOS!


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DESCARGA ELÉTRICA CAUSA TRAGÉGIA NA ZONA RURAL DE AFONSO CUNHA-MA!




Chico Justino, e mais seis homens tentavam levantar e fincar uma torre improvisada de um celular rural, em sua residência próxima à rede elétrica de alta tensão. Depois em que a torre estava em certa altura, os homens perderam o controle, quando a mesma caiu sobre a rede de energia. João Pão, que tinha problemas de audição, e segundo Chico Justino, não iniciou o serviço com os demais chegando por último, porque estava cuidando de seus filhos, (filhos de Chico Justino) recebeu a descarga elétrica mais do que os outros, morrendo no local.



João de Deus, ainda foi trazido à Coelho Neto, com outros envolvidos na tragédia para o hospital, porem segundo informações já sem vida.
No último sábado, 22 de outubro, no povoado São Francisco do Braga, município de Afonso Cunha, a 38 km, de Coelho Neto, e a 28 km de Afonso Cunha, um descuido causou uma tragédia vitimando o senhor João de Deus Lima da Silva, chamado carinhosamente pelos os amigos de João Pão.



A tragédia aconteceu por volta das 8h, na propriedade e residência do senhor Francisco Cardoso, o Chico Justino.


Chico Justino, e mais seis homens tentavam levantar e fincar uma torre improvisada de um celular rural, em sua residência próxima à rede elétrica de alta tensão. Depois em que a torre estava em certa altura, os homens perderam o controle, quando a mesma caiu sobre a rede de energia. João Pão, que tinha problemas de audição, e segundo Chico Justino, não iniciou o serviço com os demais chegando por último, porque estava cuidando de seus filhos, (filhos de Chico Justino) recebeu a descarga elétrica mais do que os outros, morrendo no local.


João de Deus,fora foi trazido à Coelho Neto, com outros envolvidos na tragédia para o hospital, porém segundo informações já sem vida.


Com a contribuição de Ezequias Martins


TU JURÁ QUE ISTO É MARCIA E AMÉRICO DE SOUSA!


Pois é, quem diria em??? aquele que por muitos anos só não chamou Marcia Bacelar de gente, no úlltimo sábado quase caia os dentes de tanto sorri ao lado me Mulher das contas rejeitadas.
Américo de Sousa era feito cão e gato com Marcia Bacelar e hoje anda assim, a foto fala por si só Como disse Samuel Bastos, "nem o mais otimista dos coelhonetenses que tem acompanhado a política recente do município imaginou ver essa imagem"

(Foto: João de Sousa)

OPOSIÇÃO EM COELHO NETO ANTECIPA CAMPANHA ELEITORAL E REALIZA UMA PLENÁRIA!

Do Portal Gaditas.

No último sábado (22), com o pretexto de realizar uma plenária, o Partido dos Trabalhadores de Coelho Neto armou o palco oficial do lançamento da pré-candidatura do Vereador Américo de Sousa a Prefeitura da cidade. O evento ocorreu em casa, mas precisamente na sede do SINTASP, com a presença de vários nomes da oposição. No grupo, além do petista disputam as chances de está na chapa majoritária, a ex-primeira dama Cristiane Bacelar (ex-PV e agora filiada ao PTB) e a ex-prefeita Márcia Bacelar - PV (que recentemente teve suas contas rejeitadas pela TCE e Câmara Municipal).

O prato principal do evento foi atacar a administração do Prefeito Soliney Silva-PSD, favoritíssimo a permanecer no cargo segundo todas as pesquisas de opinião publica que se tem noticia, daí a necessidade dessa união no mínimo inusitante. Américo era a felicidade em pessoa, e estava como aquela música do pagodeiro Alexandre Pires: se sentindo e se achando. Estiveram presentes no evento entre outros o Prefeito de Brejo Zé Farias (que ao invés de se preocupar com sua reeleição quase impossível, anda perambulando nas cidades alheias), o Presidente do PT Raimundo Monteiro e o Deputado Estadual Zé Carlos da Caixa (que até onde se sabe, nunca mandou um centavo de nada pra cá, mesmo tendo sido votado por aqui).

O que para muitos parece uma incógnita já está definido e amarrado, aguardando apenas o decorrer dos dias para se tornar um fato. Américo deve encabeçar a chapa majoritária com a ex-primeira dama Cristiane Bacelar como vice. Márcia Bacelar corre por fora e sem quaisquer condições de ganho real, pois encontra-se com várias pendências judiciais, muitas delas inclusive já julgadas. Conhecendo que Soliney Silva não brinca quando o assunto é eleição, as lideranças se viram obrigadas a juntar alhos com bugalhos, transformando a aliança num verdadeiro angu.


Um dos discursos que mais chamou atenção foi o da ex-prefeita Márcia Bacelar que não deu um pio sobre a rejeição das suas contas e sobre quando pretende reabrir o Hospital Ivan Ruy, fechado após comprovação de sua administração catastrófica, após sindicância feita pelo ex-prefeito Magno Bacelar. Nos discursos nenhum apresentou proposta de mudança e muito menos um sinal de que estariam utilizando suas influências em prol do bem estar do povo. No seu discurso Américo tentou impressionar os presentes sempre se colocando como super herói e defensor dos pobres e indefesos. Tu jura? Em nenhum momento citou quaisquer projetos que tenha ajudado a conseguir com seus aliados em prol da cidade. Pura falácia!

Preocupados com o andar da carruagem, a oposição apenas se apressa em antecipar a campanha eleitoral, tentando criar a todo custo, fatos políticos que coloquem as ações do grupo e os pré-candidatos em evidência. Se tivessem certeza de que estão tão bem como tentam passar para a opinião pública, porque antecipar a campanha? Vamos aguardar o decorrer dos fatos e ver até onde vai essa inusitada aliança...

(Foto: Ezequias Martins)



CONSELHO TUTELAR E POLÍCIA CIVIL RESGATAM DUAS MENORES NUMA CASA DE PROSTITUIÇÃO EM COELHO NETO!


Na manhã desta segunda-feira 24/10 o Conselho Tutelar em companhia da Polícia Civil, realizaram uma busca na residência de Noélia Gonçalves da Silva a vulgo "Doquinha" no bairro Olho D'águinha, onde no momento foi encontrado duas menores na residência, onde funcionam uma suposta 'casa de prostituição' e drogas envolvendo menores. Em seguida o Conselho Tutelar foi fazer a entrega da criança para sua mãe no bairro Subestação, que foi observado que a mãe também é totalmente negligente e apoia a situação, logo depois o Conselho Tutelar solicitou que a mãe comparecesse a sede do conselho tutelar para assinar um termo de responsabilidade para com a criança. Ficou da Polícia Civil chamar a mãe para ouvir e também chamar a Doquinha para abrir um TCO contra a mesma.




De acordo com o artigo nº250 do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, é crime hospedar criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável ou sem autorização escrita, ou da autoridade judiciária, em hotel, pensão, motel ou congênere:




Pena - multa de dez a cinqüenta salários de referência; em caso de residência, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até quinze dias.

Fonte: Blog do Conselho Tutelar de Coelho Neto- MA.

JOSÉ LEANE EXPLANA AO BLOG ALGUNS AVANÇOS DE SUA GESTÃO NA PREFEITURA DE AFONSO CUNHA-MA!


Em recente conversa na noite do ultimo sábado dia 22/10, na residência do senhor Prefeito Municipal de Afonso Cunha, José Leane (PMDB), ele repassou ao Blog, um resumo de como anda a sua gestão a frente da Prefeitura de Afonso Cunha. Após cumprimentar o prefeito, e alguns populares presentes, Leane fez questão de deixar o Blog à vontade para questionamentos.


Leane disse que são grandes os problemas enfrentados, porém nunca perde a força de vontade e a luta por novos ideais e benefícios a população, ele não esconde a realidade em que vem passando o município, com a queda do repasse do FPM do mês de Agosto e Setembro, mas afirma que vem buscando meios favoráveis para resolver esta situação.


José Leane atualmente se encontra no PMDB, onde teve sua filiação recentemente confirmada pelo TRE e TSE, um partido da base governamental estadual, Leane disse que resolveu se filiar ao partido, a convite da Governadora Roseana Sarney, mas se diz satisfeito, por está num partido, onde tem reconhecimento, por grandes nomes da política brasileira.


Atualmente a cidade vem passando por um momento financeiro em fase de ajuste, pois foram grandes os prejuízos aos cofres públicos, devido a queda dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), pois a cidade só dispõe de recursos federais e estaduais. Onde no município não tem nenhuma empresa privada que gere renda e emprego, a prefeitura somente arrecada impostos de alvará e nada mais, por isso teve estas dificuldades financeiras.


Na área da infraestrutura, as ruas por onde se passa são bem conservadas, limpeza publica é diariamente na cidade, meios fios, calçadas sendo reformadas, lagos e riachos sendo revitalizados, proporcionando assim o bem estar da população. A exemplo o Balneário Prainha, as margens do riacho São Gonçalo.


Leane disse que está aos poucos excluído do município os barracões de palha onde se passam por escolas, herança de governos anteriores que só agora se torna realidade, já foi entregue a escola de alvenaria do povoado Lagoa dos Porcos, está sendo construída a escola do povoado Feitoria, e em fase final de licitação uma escola pólo no povoado Olho D’água, próximo da Santa Rita, esta escola será modelo e receberá alunos dos povoados circunvizinhos, evitando assim a alta quantidade de escolas barracão, Leane ressalta que terá um ônibus escolar de qualidade transportando estes alunos até a escola modelo que será construída no povoado Olho D’água e será entregue até Março de 2012, além de muitas escolas que estão sendo reformadas e equipadas na zona urbana e rural.


Atendendo ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, a prefeitura municipal de Afonso de Cunha, na última semana lançou edital para aquisição de alimentos para a complementação do cardápio da merenda que é servida nas escolas da rede municipal de ensino, atráves das secretaria de educação e Agricultura, para alimentos oriundos da Agricultura Familiar Urbana e Rural.


José Leane, não deixou passar em branco a eletrificação rural que já cobre quase 100% da zona rural do município, inclusive de povoados pertencentes a outros municípios, bem como exemplo, os povoado de Coelho Neto: Criminosa, Gaspar, e Minas Gerais, e em alguns povoados de Aldeias Altas, e Chapadinha, estes povoados buscam todos os serviços é em Afonso Cunha, devido a proximidade da cidade, por isso resolvi estender a eletrificação até estes moradores. Disse Leane.


Na área da saúde o Hospital Municipal já esta todo pronto, faltando somente a aquisição dos equipamentos e mobília, se tudo der certo a governadora irá entregar em Março de 2012, um beneficio que irá ajudar toda população, pois na cidade só existe um Posto de Saúde. Os médicos e enfermeiros do PSF, intensificam diariamente o seu serviço em cada lar.


Leane é um Afonsocunhense que veio mudar a realidade da cidade em que seus pais e familiares vivem. Amigos de infância, colegas e a população em geral. Disse que não veio para fazer um governo que decepcione ninguém, e que o que poder fazer, ele fará, buscando recursos, pleiteando projetos para garantir um governo democrático e popular.


Vários são os projetos que Leane diz ter e que serão explanados a partir de 2012. Pois este ano em que ele fechará seu mandato e 2012 será um ano de novas conquistas.


Em Afonso Cunha o que impede muitas pessoas de chegar até lá. São as péssimas condições da estrada, mas, o Governo do Estado, já colocou na lista de cidades beneficiadas. E ESTE SONHO DE TODOS os  Afonsocunheces, será realizado, ano que vem segundo a SINFRA e o próprio secretário de estado da Infra estrutura, o Dep. Max Barros, disse a este blogueiro pessoalmente que o governo do estado executará a obra, mesmo sendo ano eleitoral, Leane afirmou que nada impede, pois é uma obra estadual ,Leane finaliza dizendo que é difícil manter um governo municipal sem recursos próprios, mas o pouco que entra ele está investindo em construção de escolas na zona rural e em outros projetos. Mas sempre irá continuar promovendo um Governo Democrático e Popular.
 Vale a  pena ressaltar que Afonso Cunha é minha terra natal, onde residi por 16 anos, e que atualmente lá residem meu pai e outros familiares.


sábado, 22 de outubro de 2011

COMEÇA CORRERIA PARA O ENEM EM COELHO NETO. FIQUE POR DENTRO!


O ENEM  na cidade de Coelho Neto será aplicado nas seguintes Escolas:  CEM JOSÉ SARNEY- CEM CARLOS MAGNO DUQUE BACELAR- E.M. RAIMUNDO GUANABARA- E.M BENEDITO DUARTE e  E.M JOSÉ SARNEY.

 Na cidade tem como coordenadora a Professora  Antônia Ozenira Silva. Com a ajuda de 07 professores coordenando as demais escolas.

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília. Ou seja, aqui em Coelho Neto será as 11h.
Como são as provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. Confira os dias da prova:
Dia 22/10/2011 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30
Dia 23/10/2011 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30.
DOCUMENTOS VÁLIDOS
Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Confira os documentos aceitos:
·        Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
·        Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
·        Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação.
·        Carteira de trabalho e Previdência Social;
·        Certificado de Reservista; Passaporte;
·        Carteira Nacional de Habilitação com foto.

O QUE LEVAR NO DIA

Tenha em mãos a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.
Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira deverão ser depositados na embalagem porta objetos, que será distribuída a todos os participantes e deve ser guardada embaixo da sua carteira. Lembre-se de resgatá-la ao final da prova.
Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.
CADERNO DE QUESTÕES

Antes de iniciar as provas verifique se o seu caderno de questões contém:
A quantidade de questões indicadas no seu cartão de respostas.
Fique atento! O participante deve marcar nos cartões resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.
PROVA DE REDAÇÃO

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos para que o participante desenvolva uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
O que dá nota zero na redação:
Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual";
Entregar a Folha de Redação sem texto escrito, o que é considerado "Em Branco";
Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, o que configura "Texto insuficiente";
Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões são desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "Anulada".
LÍNGUA ESTRANGEIRA

No segundo dia de provas, 23 de outubro, você deverá responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.
Não é permitido trocar a opção no momento da prova.
Se tiver dúvidas, confira o seu Cartão de Confirmação da Inscrição. Lá está registrada a sua escolha.
Fique atento para responder as questões da mesma prova de língua estrangeira que consta no seu Cartão de Confirmação da Inscrição.
RESULTADOS ENEM

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico www.inep.gov.br, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
Os participantes poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, a partir de 4 de janeiro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Fonte: INEP

GRUPO DE PROFESSORES AMBIENTALISTAS PROMOVE CAMINHADA AMBIENTAL EM COELHO NETO


[C%C3%B3pia+de+foto+do+gpa.jpg]

Com o intuito de fortalecer as ações em prol do MEIO AMBIENTE, conscientizando a população e trazendo à nossa Sociedade reflexão e responsabilidade de todos.
Aconteceu na tarde desta sexta-feira a 1ª CAMINHADA AMBIENTAL organizada pelo GPA-Grupo de Professores Ambientalista de Coelho Neto, onde participaram muita gente sendo alunos e professores das escolas da zona rural e zona urbana, além de representantes das secretarias municipais de: Educação, Cultura, Esporte, Obras e Urbanismo, SEMAMPA, Conselho Tutelar representado pelos conselheiros Maurício Lima, Edilene Vitória e Cleide Almeida, Grupo de jovens das Igrejas: Católica, Assembléia de Deus, Adventista do Sétimo Dia e Igreja Batista, onde com faixas e cartaz foi levado a linda mensagem de preservação ao nosso meio ambiente, como preservar, como cuidar e fazer com que nossa cidade possa assim teremos  um ambiente confortável e sadio.
No final da caminhada na Praça Duque Bacelar, teve uma linda apresentação de uma peça teatral feita por alunos da escola Benedito Duarte, também durante toda caminhada membros da Sub-secretaria de maio ambiente distribuíram saquinhos de água ao povo que participava da caminhada.
 Este grupo, já plantou varias árvores na cidade, muitas ações de preservação ambiental as margens do Rio Parnaíba dentre outros, Coelho Neto precisava desta iniciativa , louvável dos professores ambientalistas.

Com a contribuição de Mauricio Lima( Fotos)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DESDE A NOITE DE ONTEM CAI MUITA CHUVA EM COELHO NETO!

Foto Arquivo de Raymundo José
Desde a noite de ontem, a cidade Coelho Neto, recebeu um forte temporal. Muito trovão, muitos relâmpagos, mas rapidamente a chuva se acalmou, e continuou a noite inteira, desde Abril de 2011 não se via uma chuvinha boa dessas por aqui, sempre deu alguns sereninhos, mas passageiros.



No centro da cidade desde as 20h e 45min que caia água na noite de ontem, já aqui na minha área no Mutirão e adjacências, só veio a cair muita chuva depois das 21h e 30min. Demorou mas veio, um calor estava muito grande, quem não tinha ventilador ou ar condicionado, sofria, só resolvia se fossem ao banho umas quatro (4) vezes na madrugada. Sendo assim muitos tiveram que tirar suas capas e guarda chuva do armário e usar nesta manhã de quinta feira.
Foto arquivo Google

Algumas pessoas tiveram dificuldade de acordar e ir ao trabalho, devido sempre o sol sair cedinho;e até o presente momento ainda não se ver um raio do sol por aqui. Uma chuvinha sempre é boa, e a quem não goste por talvez impedir alguns planos, mas que é boa é de mais.

O centro da cidade amanheceu com varias poças d’água, galerias de esgoto da cidade, escoam água sem parar, vários alunos  e funcionários tiveram dificuldade de se locomover até a escola  o trabalho na manhã de hoje, .

O Tempo está fechado desde a noite de ontem, e ainda permanece, cai uma garoinha, mas se depender do tempo ainda vem chuva por ai. Só nos resta agradecer ao grande mediador da vida e dos fenômenos da natureza. Obrigado Deus por está chuva deliciosa.

 Confira a previsão do Tempo para esta quintafeira em Coelho Neto.http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/1041/coelhoneto-ma

Atualizado às 08:55h- Fonte Clima Tempo.


Quinta-Feira, 20/10 -tarde noite- Max. 33ºC- Min.24ºC 42mm -90% NNE  Chuvoso durante o dia e a noite



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CAPS REALIZA FEIRINHA MALUCO BELEZA


 No final da tarde desta quarta feira. A equipe que trabalha no Centro de Atenção Psicossocial ( CAPS), realizou a feirinha maluco beleza. Esta feirinha tem como objetivo, vender ao publico e a comunidade, artesanatos, fabricados pelos pacientes do CAPS.

Na Praça Duque Bacelar, eles realizaram varias atividades, bem como: Capoeira com os pacientes, Venda de lanches, artesanatos, dentre outros.

Em Coelho Neto, o CAPS é um órgão da Secretária Municipal de Saúde, que tem dado total apoio a esta iniciativa, do governo federal, de está lado a lado dando total assistência aqueles que precisam do CAPS.

O QUE É CAPS?

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são instituições brasileiras que visam à substituição dos hospitais psiquiátricos - antigos hospícios ou manicômios - e de seus métodos para cuidar de afecções psiquiátricas.

Os CAPS, instituídos juntamente com os Núcleos de Assistência Psicossocial (NAPS), através da Portaria/SNAS Nº 224 - 29 de Janeiro de 1992, são unidades de saúde locais/regionalizadas que contam com uma população adscrita definida pelo nível local e que oferecem atendimento de cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar, em um ou dois turnos de 4 horas, por equipe multiprofissional, constituindo-se também em porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental.

Os Centros de Atenção Psicossocial, como referido, são serviços públicos de saúde mental, destinados a atender indivíduos com transtornos mentais relativamente graves. Esse serviço é uma substituição as internações em hospitais psiquiátricos, e tem como maior objetivo tratar a saúde mental de forma adequada, oferecendo atendimento á população, realizando o acompanhamento clínico, e promovendo a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer, a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários.



Esse serviço oferece três modalidades de tratamento (intensivo, semi-intensivo, e não intensivo), que variam de acordo com a necessidade do indivíduo. O atendimento intensivo trata-se de atendimento diário oferecido quando a pessoa se encontra com grave sofrimento psíquico, em situação de crise ou dificuldades intensas no convívio social e familiar, precisando de atenção contínua. Esse atendimento pode ser domiciliar, se necessário. O semi-intensivo, no qual, o usuário pode ser atendido até doze dias no mês, sendo que essa modalidade é oferecida quando o sofrimento e a desestruturação psíquica da pessoa diminuíram, melhorando as possibilidades de relacionamento.
Más deve-se ressaltar que a pessoa ainda necessita de atenção direta da equipe do serviço para se estruturar e recuperar sua autonomia. E o não intensivo, que é oferecido quando a pessoa não precisa de suporte da equipe para viver em seu território e realizar suas atividades na família e/ou no trabalho, podendo ser atendido até três dias no mês.
O Blogueiro ai na foto comprando os atesanatos