domingo, 31 de julho de 2011

NESTA SITUAÇÃO PERDE-SE O RACIOCINIO E A RAZÃO.




Ouvindo  mais   uma vez este programa pirata hoje irei responder as atitudes de um vereador, como ele assim se portou.
Imaginem vocês, a atitude de um parlamentar desesperado para aparecer  de qualquer maneira usa até, situações delicadas como aconteceu com esta família que havia acabado de perder uma criança, e se encontrava com o sentimento de perda de um ente querido a flor da pele.
Este dito vereador que sem nenhum sentimento ou razão, tentou se aproveitar da situação para mais uma vez  tentar   prejudicar alguém que estava  cumprindo o seu dever como funcionário e como pai responsável e cumpridor das suas obrigações como sempre tem acontecido, na função que exerce;  o irmão Sebastião.
Vejam  só, o irmão Sebastião é um cidadão que obedece ordem de uma secretária, ou  da diretora do hospital, pois quando existe qualquer emergência, ou solicitação medica de urgência para tentar salvar uma vida, o Sebastião é comunicado para se preciso abastecer o transporte solicitado, sobre orientação ou determinação do hospital ou da secretária. E neste caso o senhor Sebastião usou de toda educação possível explicando que já tinha um paciente aguardando uma autorização medica para levá-lo a  Caxias, e traria o corpo da criança, que já havia morrido ainda na mesma tarde.
Vejam os senhores, naquele momento o professor aloprado, o não faz nada, praticamente obrigou para que se mandasse uma ambulância buscar este corpo, que poderia vir em outro carro ou até no dele se ele tivesse o hábito de ajudar.  Mais imaginem os senhores (a), se naquele  momento que se deslocava uma ambulância para buscar o corpo de uma criança que já havia morrido, e que poderia esperar    por mais duas horas,  este foi o tempo pedido por Sebastião, e neste meio tempo; tivesse acontecido um grave acidente, como já aconteceu até com o filho dele como poderia ser o meu, com já aconteceu, e tínhamos que socorrer imediatamente, mais que também iria morrer, por simples falta de responsabilidade de um vereador que quer aparecer a qualquer custo.
Quero aqui me solidarizar com a família e dizer que se tivessem me procurado como, aconteceu depois eu teria  ido buscar se preciso fosse até no meu carro. Mais continuo dizendo que foi irresponsabilidade do vereador ter usada do cargo para expor   um servidor perante a comunidade como irresponsável onde na verdade ele estava usando o bom censo e da responsabilidade que tem perante o setor de trabalho e a comunidade.
Da mesma forma tem acontecido com os enfermeiros e médicos do hospital municipal em coelho neto, que ele tenta desqualificar a qualquer custo; mais os cachorros   ladram e a caravana passa...
E, por falar em hospital Ivan Rui, eu muito me admiro, esta persistência em solicitar que o município alugue este hospital,  pois a Dra. Rosângela está sem dormir, de tanto a Dra. Márcia ligar para ela interceder junto ao governo municipal para que possam alugar o prédio do Hospital Ivan Rui, mais que nunca formalizou esta solicitação através de oficio, nem tão pouco enviou as certidões negativas de débitos aos órgãos estaduais e federais, e prestação de contas dos recursos recebidos para só então poder tratar do assunto aluguel e abertura do mesmo.
Até onde se sabe o grande problema deste hospital estar fechado, são os débitos existentes, junto ao SUS, Ministério do Trabalho,Vigilância Sanitária Estadual FGTS, etc, na qual o nobre locutor também esteve presente na vistoria na qual os técnicos sanitários decidiram que somente a Maternidade tinha condições de ser uma hosp. Mais se o professor aloprado tem interesse, em intermediar este acordo para abertura deste hospital que é de interesse de todos nós pode trazer todas as certidões que teremos o maior prazer em recebê- lo, tanto quanto a presidente da entidade  pois a Dra. Rosangela terá o maior prazer de recebê-los e tratar do assunto, como sempre fez até com quem tenta desqualificar, um grande trabalho e esforço para mudar a realidade da saúde como tem acontecido nos últimos anos, e para nossa surpresa, já foi conseguido um hospital com 50 leitos que aguardamos licitação para inicio das obras, ainda este ano como também o centro de imagem tão comentado onde o mais difícil já chegou, toda aparelhagem necessária, e alguns procedimento já estão sendo feitos; espero ter respondido suas duvidas pois vereador que não sabe de nada deveria ter a hombridade de se demitir do cargo deixando a vaga para quem tem compromisso com o povo.
Rua  José Alves de Sousa, (Bairros Quiabos).  A senhora que reclamou sobre o calçamento que ainda não estar feito gostaria de tranqüilizá-la pois  tantas foram as promessas em outros governos, que a duvida é passível de entendimento, pois só um líder com o propósito de ajudar e cumprir com o prometido por tantos; poderia realizar. Mais só agora esta se tornando realidade, e quero dizer mais; que não só o Bairro Quiabos que é também um compromisso do vereador de verdade (Val), que  será totalmente calçado como  aconteceu nos primeiro anos que por aqui  andei e tive o prazer de implantar a primeira torneira e naquela época eu já dizia que ainda iria ver água em todas as casas, como este bairro servindo de exemplo em organização e pavimentação e verei, pois o Senhor Jesus me fez vereador para como autoridade desiguinada por ele pudesse presenciar todas as promessas realizadas e que ainda estamos no começo pois muito ainda há de vir.
Quanto a  suposição de super faturamento das bandas, de que tratou o professor aloprado; tudo que diz respeito ao governo e aos secretários da pasta nada é feito sem licitação, e prestação de contas, pois não se tem o hábito de se fraudar documentos como tem acontecido com o professor aloprado em declarações  falsificadas e assinadas pelo próprio fraudando assim o erário publico e a própria entidade que o mesmo dirigiu e até hoje não se tem noticias de como foi feita a prestação de contas.
Principalmente quando se trata de um secretario com um currículo invejável; por onde passou,  principalmente como gestor em todas as repartições publicas e privadas, por isto se tratando do sec. de esporte e cultura tem que pensar duas vezes para não se complicar, pois jamais ponha em duvida o caráter e a moral de um cidadão exemplar como o senhor Jademil Gedeon
O professor aloprado tem razão quando diz que tem prefeitos que pensão que são donos da prefeitura, e acreditam que não precisão prestar contas com verbas  publicas, como aconteceu com os dois últimos prefeitos que ele tenta inocentar agora dizendo ser grandes amigos, mais não divulga, que estas pessoas estão impossibilitadas de se candidatarem, por improbidade administrativas e que já foram condenadas a devolver milhões para os cofres públicos, e que o mesmo tem todas as certidões, inclusive, foi um dos que votou para que a Márcia Bacelar, ficasse impossibilitada de se candidatar.
Agora um conselho, torne este seu programa um programa mais honesto divulgando sem parcialidade, talvez você encontre o respeito que gostaria de ter. (direito tem quem direito anda), e você não tem sido um bom exemplo.
Bolsa família: dinheiro do governo federal projeto implantado pelo governo Lula, e que hoje tem ajudado milhares de famílias em todo Brasil; cada usuário recebe nos bancos autorizados pelo governo, e não pelo município como o professor aloprado quis supor. Agora é que chega a hora de usar do cargo de vereador e fiscal do povo como tem tentado passar esta imagem, mais o único povo que o preocupa é o povo da casa dele; e poderia chamar a pessoa que fez a denuncia  indo até o  banco para que providências sejam tomadas, e não ficar usando pessoas desinformadas como massa de manobras para se alto promover.
Só não aprendeu quem não quis!!

GOVERNO DE TODOS! REALIZA O SONHOS DOS MORADORES DA ANTIGA FERINHA! RUA MARIA INÊS

O prefeito Soliney Silva, através do secretário de obras Chico Vereador, estão realizando o sonho de muitos moradores da ferinha, na Rua Maria Inês, a muitos anos aquele povo sofria com alagamentos no inverno, onde assim que vinha  o tempo chuvoso, todos abandonavam sua residências temendo a água que invadia suas casas.
Toda água que vinha da avenida Antonio Guimarães desembocava na ferinha, muito mudou, a primeira obra que amenizou a força das águas na ferinha, foi a abertura de uma ponte cortando a Avenida Antonio Guimarães, e hoje para proporcionar ainda mais melhorias, o governo de todos, está calçando a ferinha, com sarjeta e meio fio, e toda obra conta com um supervisor, orientando os pedreiros e ajudantes  a nivelarem a rua, para que não possa acontecer inundações no inverno.
Conversando com os moradores, eles se dizem satisfeitos, pois a muito tempo esperam essa obra, e ressaltaram que Soliney ali esteve na campanha de 2008 e prometeu, e prova disso está sendo executada a obra que em breve receberá também camada asfáltica.
Para Soliney ainda virá muitas melhorias que serão investidas na cidade que ele muito ama, para esse povo que o elegeu prefeito de todos, e até o final deste ano será calçada todas as ruas de Coelho Neto.
É o governo de todos trabalhando sem parar.



CREDIBILIDADE NA INFORMAÇÃO! O POVO GOSTA É DA VERDADE!

 BLOG VIROU NOTÍCIA DO RAPHAEL DUARTE CONTABILIZA EM 3 MESES E 3 DIAS DE EXISTÊNCIA  8.000 ACESSOS! GRAÇAS A VOCÊS AMADOS LEITORES QUE DEDICAM SEU PRECIOSO TEMPO PARA ACESSAR ESTE BLOG.
QUANDO SE ACREDITA NA CREDIBILIDADE E NA FORÇA DE VONTADE SE VAI LONGE, AGRADEÇO AOS PARCEIROS E COLABORADORES E AOS BLOGUEIROS DESTA CIDADE QUE AJUDAM A DIVULGAR ESTE BLOG! AO SAMUEL BASTOS E RAYMUNDO JOSÉ, QUE SÃO EXEMPLOS DE CREDIBILIDADE E TRABALHO NESTE MUNDO BLOGUEIRO.
MAIS DE 2.660 ACESSOS/ MÊS.


EM 3 MESES E 3 DIAS DE EXISTÊNCIA !
OBRIGADO A TODOS VOCÊS.

sábado, 30 de julho de 2011

MENSAGEM DO MESTRE PARA QUEM TEM COMO OFICIO O DOM DE EDUCAR.

Quando se escolhe uma profissão, precisa-se analisar a pré disponibilidade para a função: pois, cada oficio é designado por Deus e temos que fazê-lo com amor com carinho e principalmente com o respeito necessário, para com cada um que estão ali para nos ouvir, para aprender, e também poder transmitir no futuro o aprendizado.

O que é, uma  dádiva de Deus.  Porque não é a todos que ele da este dom!  E quando agente não cumpri com o nosso dever segundo a lei de Deus   buscando no senhor o entendimento necessário para cumprirmos fielmente a profissão que o pai designou para cada um de nós, um dia pagaremos ou seremos recompensados  e muitas vezes  sem  lembrar porque.
Lembre-se que cada um que chega às escolas esperando sair dali melhor, com a informação precisa para se tornarem cidadãos respeitados para poderem respeitar. E o primeiro passo é na escola.
Desculpem- me se não seria esta as palavras que você professor, você professora gostariam de ler,  mais o que está acontecendo, em nosso município e no mundo, pode não ter nada haver, com a iniciação da criança, do adolescentes, e principalmente  do jovem que já está com sua personalidade formada. Mais quando agente não é orientado em casa, pois nossos pais como muitos só aprenderam a trabalhar para o sustento da família: e era uma época em que pelo menos, na companhia dos pais, não se drogavam, e os crimes e os assaltos eram bem menores, ou não existiam. Uma época em que a missão do professor era só ensinar a ler e escrever, pois só os que tinham condição se transformavam em Dr. e a grande maioria em trabalhadores sem direito e sem respeito.  Mais pelo menos aprendiam a respeitar e se sentiam dignos pelo comprimento do compromisso junto ao patrão.
Tomamos como exemplo o mundo globalizado em que vivemos, tanto quanto você educador como também o trabalhador, precisam trabalhar o casal e entregam o futuro de seus filhos a alguém a quem você espera que dê a educação necessária para que no futuro possam ter as condições que muitos não tiveram; e o que esta acontecendo é que muitos não estão nem ai: e  esquecem de informar ensinar o que é preciso para não se tornarem um drogado, ou traficante, ou o próprio carrasco que vai atacar a você ou a alguém que você ama no futuro.
Os exemplos estão aí, em todo o mundo e já chegou ao Brasil, e posteriormente chegará a nosso município, se não acordarmos para um problema que é de toda sociedade, mais principalmente dos educadores.
Tomem como fundamento os ensinamentos da Bíblia buscando a resposta no pai e criador, que enviou seu filho para poder nos orientar e passarmos adiante o conhecimento e mudar a forma de agir e de transmitir o que aprendemos, pois se não tivermos uma atenção maior pela criança nos seus primeiros anos na escola ensinando-os dando carinho confortando aquela criança, Que muitas vezes é molestada em casa onde o pai e a manhã não têm formação e na maioria das vezes desempregados e desesperados passam para os filhos, só o desespero e revolta: pois  é na escola  que poderia haver a  salvação se os problemas pessoais ficassem no portão da escola.
Por isto: você profissional da educação não espere por quem não tem pra dar e faça sua parte com amor e carinho, pois o reconhecimento virar,  é a única coisa que podemos levar e deixar como exemplo. Cuide do aluno como se fosse seu filho porque na mão de outro professor estará o seu e que você confia e gostaria que fosse tratado da mesma forma. Por que se não aquele que você não deu a atenção de vida; pode se transformar em mais um drogado traficante e quem sabe, o assassino de uma pessoa amada por todos.
Uma boa escola não depende do espaço físico, mais sim: de um bom mestre.

Crack, a pedra que vicia rápido e mata!! Um perigo em nossa cidade!

O QUE É CRACK?


Pequenas pedras de formatos irregulares, fumadas em cachimbos na maioria das vezes improvisados. O crack é uma mistura de cocaína em pó, convertida em alcalóide pelo tratamento com um álcali (amônia ou bicarbonato de sódio). Recebeu este nome porque faz um pequeno estalo na combustão quando fumado. Mais barato que a cocaína, produz um efeito forte que dura muito pouco tempo, aumentando o consumo rapidamente e encarecendo a dependência. Em São Paulo, uma pedra de crack chega a custar 15 reais. Se o dependente fumar cerca de vinte pedras por dia, gastará 300 reais em um único dia. Os efeitos produzidos no usuário são basicamente iguais ao da cocaína, porém muito mais intensos. Causa irritabilidade, depressão e paranóia, algumas vezes levando o usuário a ficar violento. Afeta a memória e a coordenação motora, provocando um emagrecimento acentuado, debilitando o organismo como um todo. Atualmente, é a droga que mais causa devastação no organismo do usuário.

EFEITO NO ORGANISMO

"O crack leva 15 segundos para chegar ao cérebro e já começa a produzir seus efeitos: forte aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular e excitação acentuada, sensações de aparente bem-estar, aumento da capacidade física e mental, indiferença à dor e ao cansaço."
Mas se a droga leva apenas 15 segundos para chegar ao cérebro e começar a produzir estes efeitos, estes também tem um curto período de duração: cerca de 15 minutos. A cocaína endovenosa, por exemplo, produz as primeiras reações em 3 a 5 minutos, com duração que varia entre 30 e 45 minutos. Esta característica talvez explique o poder que esta droga exerce sobre seus usuários. Segundo Solange Nappo, bioquímica e pesquisadora do Cebrid, Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, "a compulsão para o uso do crack (o que os dependentes chamam de 'fissura') é muito mais poderosa que a desenvolvida pela cocaína aspirada ou injetada."

PESQUISA

Uma pesquisa do Grea, Grupo Interdisciplinar de Alcoolismo e Famacodependências do Hospital das Clínicas de São Paulo, apontou os intervalos de tempo entre o uso regular de álcool, cocaína em pó e crack e o aparecimento de problemas por causa disso. Veja o resultado no infográfico abaixo:
O caminho entre a experimentação e a dependência é muito rápido. "Com o crack, não existe o chamado uso social ou recreativo", afirma o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade.

Uma pesquisa do Cebrid com 25 usuários e ex-usuários da droga revelou que 52% deles faziam uso freqüente desta menos de um mês depois de experimentá-la.
Conforme a mesma pesquisa, a idade de suas vítimas também é um fator preocupante: 52% dos consumidores têm entre 13 e 20 anos e 40% entre 20 e 30 anos.
O aumento da criminalidade entre os usuários desta droga também é assustador.

A psiquiatra Sandra Scivoletto, coordenadora de um trabalho do Grea, diz que "todos os pacientes que faziam uso regular de crack praticaram roubos ou furtos e mais da metade deles foram expulsos da escola". Prossegue afirmando que "os usuários do crack se envolvem em atividades ilegais duas vezes mais do que os usuários de outras drogas". Esta pesquisa do Grea mostrou que 38,1% dos jovens que usavam crack haviam se envolvido em tráfico de drogas e 47,6% apresentavam antecedentes de envolvimento com polícia e prisão.


A DROGA CAUSA DEPENDÊNCIA

Como a evolução da dependência com relação a esta droga é muito rápida, quando os familiares descobrem o usuário, na maioria das vezes, já está completamente dependente. Para auxiliar os pais, vale destacar o trabalho da jornalista Andréia Peres, publicado originalmente na revista Cláudia de outubro de 1995, conforme abaixo segue:

Fatores de risco para o uso de crack - A Organização Mundial da Saúde considera mais propensa ao uso de drogas a pessoa mal informada sobre os efeitos, com saúde deficiente, insatisfeita, com personalidade deficientemente integrada e com fácil acesso às drogas.

Traços que favorecem - O adolescente usuário de crack, segundo a psiquiatra Sandra Scivoletto, tem as mesmas características de quem procura estimulantes de um modo geral. Sente uma enorme melancolia, sem motivo aparente, e um grande vazio, devido à falta de uma atividade que lhe traga prazer e de perspectivas de vida de um modo geral.

Os sintomas - O comportamento do usuário de crack, segundo o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, especializado em drogas pela Universidade de Londres, muda rápido e intensamente. Ele vai mal na escola (ou a abandona), tem um sono altamente perturbado, emagrece muito, isola-se dos outros e começa a apresentar sintomas de paranóia. Acha que está sendo seguido ou que caiu alguma pedra de crack no chão.
Também fica apático, introvertido. A cocaína age ainda sobre as pupilas dos olhos, podendo dilatá-las.

TRATAMENTO

O tratamento - Depende do estado de cada paciente. Vai do tratamento ambulatorial até a internação domiciliar ou em clínicas especializadas. A sua principal dificuldade, segundo o dr. Ronaldo Laranjeira, é a "fissura", a vontade que o usuário sente de usar a droga. A fase inicial é a mais difícil, e dura, geralmente, uma semana. O jovem só é considerado totalmente reabilitado depois de dois anos de abstinência.

O material utilizado para o consumo desta droga é o cachimbo, normalmente produzido artesanalmente com uma lata de refrigerante com um furo na lateral para inserção do canudo por onde a fumaça será aspirada, colocando-se a pedra de crack no orifício superior da lata por onde o refrigerante é bebido. Copos de água mineral com tampa de papel de alumínio também são muito utilizados.

Um artigo baseado nos dados e na experiência adquiridos em São Paulo durante o "Projeto Cocaína WHO", quando foram entrevistados usuários ou ex-usuários de crack, de autoria dos pesquisadores do CEBRID (Centro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), Solange A. Nappo, José Carlos F. Galduróz e Ana R. Noto; intitulado "Uso do 'crack' em São Paulo: fenômeno emergente?" traz a seguinte conclusão: "Este estudo aponta o crack como uma das formas mais arrasadoras do uso da cocaína."

"Jovens com menos de 20 anos pertencentes a diferentes classes sociais, com predominância da classe baixa, são os consumidores preferenciais. Entre eles, o crack é classificado como droga anti-social e egoísta que os leva a um isolamento social. A paranóia que se instala gera medo e suspeita das pessoas, o que contribui para esse isolamento e confinamento a locais fechados."


DEGRADAÇÃO DO CARÁTER DO USUÁRIO

"O usuário rapidamente tem ruptura de caráter. A mentira passa a fazer parte de seu discurso, que associada à desconfiança pode gerar agressividade e até violência."
"A compulsão para o uso da droga (fissura) parece ser mais forte que a desenvolvida pela cocaína nas outras formas de consumo (aspirada, injetável), impedindo qualquer uso controlado.
Em menos de um mês, instala-se a dependência, que para muitos traz também a necessidade de roubar e/ou prostituir-se para sustentar o vício."

DEGRADAÇÃO FÍSICA

"A degradação física é outra característica do usuário de crack. Ele perde peso logo no início do consumo, passando a não mais cuidar do seu corpo, deixando de lado os princípios básicos de higiene."
"Devido a essas características, o crack parece ser incompatível com qualquer modo tradicional de vida (trabalho, estudo, relacionamento amoroso, etc.), marginalizando totalmente o indivíduo que dele faz uso."

"A forma 'sedutora' com que se apresenta o uso do crack, ou seja: leve (é apenas fumado), não necessitando de seringas e agulhas que para muitos constituem-se em violação ao próprio corpo; a não transmissibilidade do HIV pela via pulmonar; e os poderosos efeitos alcançados em segundos, são fatores preditivos de aumento cada vez maior do consumo desta droga em São Paulo, podendo transformar-se num problema emergente de saúde pública a curto prazo."

"Os autores deste trabalho acreditam que as campanhas de prevenção ao abuso de drogas desenvolvidas para São Paulo, que em relação à cocaína tem enfocado apenas seu uso endovenoso, devem urgentemente ser revistas no sentido de que o crack também seja abordado, descaracterizando esse uso aparentemente inofensivo."

ROSÂNGELA CURADO EXCELÊNCIA EM GESTÃO NA SAÚDE DE COELHO NETO-MA

A Secretária Municipal de Saúde do Município de Coelho Neto, Dra. Rosâgela,vem fazendo um trabalho excelente junto a pasta da saúde no Município.
Competentíssima, bastante requisitada, Rosângela Aparecida Barros Curado (foto) se destaca pelo excelente trabalho como Secretária de Saúde de Coelho Neto. Dona de um currículo invejável,Cirurgiã dentista de formação, Dra. Rosângela Aparecida Barros Curado tem especialização em Saúde Pública, em Auditoria, Gestão e Planejamento Sistema Único de Saúde (SUS) e prestou relevantes serviços durante 20 anos na região tocantina, atuando como Secretária de Saúde nas cidades de João Lisboa e Imperatriz. E agora, no Baixo Paranaíba em Coelho Neto. 
Em Coelho Neto nos dias atuais remédio para população não é mais problema, além da Farmácia Básica temos a Farmácia Popular do Brasil, com record em atendimentos de pessoas coelhonetenses e cidades vizinhas.

Pioneira em conseguir projetos, programas e investimentos ao lado de Soliney Silva, Rosângela conseguiu em primeira mão junto ao Ministério da Saúde o 1º NASF da região do Baixo Parnaíba (Núcleo de Atenção a Saúde da Família), onde as pessoas se encaminham para suas equipes de PSF e os médicos e enfermeiros que trabalham nessa equipe multiprofissional encaminham para suas equipes de PSF e os médicos e enfermeiros que trabalham nessa equipe multiprofissional encaminham os pacientes para os especialistas e o atendimento de média complexidade nas áreas de ginecologia, pediatria, fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistência social e até acupuntura, são feitos com urgência. Junto com o NASF.
Mais a virada maior elogiada por mais de 43 municípios maranhenses, é a humanização do Hospital Municipal, na qual Dra. Rosângela recebeu a cidade de Coelho Neto sem nenhum hospital público, o serviço era comprado do sistema privado, as AIHs eram divididas ao meio com um teto financeiro de 312 mil reais, tomou a primeira providência locando esse hospital para que fosse administrado dentro de uma visão pública para que pudesse dar um tratamento diferenciado para o paciente do SUS. A Casa de Saúde hoje conta com um plantonista em obstetrícia e de urgência e emergência, 24 horas. Também foi montado o serviço com três médicos ortopédicos com cirurgia de média complexidade. Implantado novos equipamentos automatizados, robotizados, para o laboratório de análises clínicas, onde estão sendo feitos dez mil exames por mês e cerca de sete mil pessoas, também por mês, passam pelo Hospital de Coelho Neto (foto).
O que eu mais elogio é o fato de que a cerca de 100 metros de minha residencia existi um aposto medico humanizado e climatizado, no Bairro Marly Sarney ( USB- Santo Antonio) com pronto socorro e PSF, a poucos meses da gestão de Rosângela Curado.
Com determinação e com uma visão centrada no modernismo, Dra. Rosângela conseguiu reformar todos os postos de saúde do município. Em 31 de outubro, dia do aniversário da cidade, foi entregue à população duas unidades de saúde, para duas equipes de PSF, uma no Bairro Santana, outra no Marly Sarney (foto), que também favorece o bairro Olho d´aguinha. Foram ampliadas de dez para treze as equipes de PSF e de Saúde Bucal. Foi instituída uma Central de Marcação de Consultas (CMC) e também implantado o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para pessoas com doenças renais crônicas que fazem tratamento em Timon ou em Caxias, pacientes que fazem exames especializados fora, que tem que ser referendados pela macrorregião Caxias e pela macrorregião São Luís, que detém os recursos da Programação Pactuada Integrada (PPI), que diz o que cada município tem que fazer dentro da sua competência.

Rosângela recebeu a sede da secretaria municipal sucateada sem condições de trabalho, imediatamente Dra. Rosângela, com as despesas ordenadas, o fluxo e a estrutura do Fundo Municipal de Saúde organizados, Dra. Rosângela amarra parcerias, pois sabe das dificuldades que é ser gestor no Maranhão, mas com sua vasta experiência combina as despesas, faz o planejamento, as compras, o pagamento, tudo está dentro de um cronograma que ela criou para sua Secretaria. Na gestão passada, todas as ações, todo o setor de compras, todo o setor de recursos humanos era centralizado na Secretaria de Finanças, que respondia por todo município.
Além de melhoras a saúde na zona urbana Dra. Rosângela, expandiu o atendimento na zona rural, o que antes não havia, e hoje alguns povoados contam, com postos de saúde, que ficam abertos para os doentes, com técnicos de enfermagem e um medico, além de equipes do PSF com dentistas e aNo Hospital Municipal Casa de Saúde de Coelho Neto, quando chega um paciente na urgência ou na emergência, ele é encaminhado para o atendimento. Ele é atendido pelo médico, nós temos raio X, temos ultra-som, exames para detectar a doença, temos 100 leitos para, caso seja necessário, fazer a internação desse paciente. Ai vem o sistema do SUS, aquilo que não nos compete então é referenciado para a macrorregião de Caxias. Entendemos que o SUS é um sistema hierarquizado e a nós compete o atendimento de urgência e da emergência e a eles compete o atendimento de média e alta complexidade”. Com a mudança de sistema, a capital do Piauí, Teresina, não recebe mais pacientes de outras cidades, mas a Dra Rosângela conseguiu firmar parcerias para que sejam atendidos pacientes de alta complexidade, como pacientes com câncer, pacientes que precisam de operação no joelho, de cirurgia ortopédica, pacientes neurológicos, que são encaminhados para Teresina, agora com um protocolo instituído pela Secretaria de Saúde do Estado Maranhão com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí,sem contar que as pequenas cirurgias ortopédicas já são realizadas aqui mesmo no Hospital Municipal.
E em breve será construído o SAIDT – Serviço de Apoio de Imagem de Diagnóstico Terapêutico,  no qual os equipamentos já se encontram na cidade, mas precisam ser instalados no local estes são: tomógrafo, mamógrafo, teste ergométrico, eletroneuromiógrafo, dois ultra-som em três dimensões, dois raio X, ecocardiograma com Doppler, eletroencefalógrafo e todos os equipamentos de imagem para fazer um Centro de Apoio Diagnóstico Terapêutico.adequado e não em qualquer local, como pensam alguns. 
Só lembrando que Coelho neto, é a única das poucas cidades do Brasil onde dispõe no Hospital Municipal Plantão Odontológico 24 Hs.
 E ainda vem mais, muito foi feito, teremos, o CEO ( Centro de Especialidades Odontológicas), Academia da Saúde, CAPS- AD, e outros, pois o grupo que Soliney tem estão transformando Coelho Neto, aos poucos, pois nada se faz num passe de mágica. 

Rosângela Curado e Soliney Silva
é Saúde pra toda vida! Pode confiar e muito mais vai melhorar!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MAIS UM CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE É REALIZADO EM COELHO NETO, COM ENTREGA DE CERTIFICADO!

ALGUNS JOVENS E COELHO NETO, PARTICIPARAM DE UM CURSO DE  ELETRICIDADE BÁSICA E ALTA E BAIXA TENSÃO, PARA FUTURAMENTE INGRESSAREM NO MERCADO DE TRABALHO. POIS COM OS PROJETOS CONSEGUIDO PELO PREFEITO SOLINEY SILVA, A MÃO DE OBRA QUALIFICADA E PROFISSIONAL SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA FUTURO E O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO MUNICÍPIO E COM AS OBRAS DAS OLIMPÍADAS E COPA DO MUNDO QUE ACONTECERÁ  NO BRASIL NOS  PRÓXIMOS ANOS CHEGARÁ A HORA  DOS NOSSOS JOVENS SEREM VALORIZADOS PRINCIPALMENTE COM A INSTALAÇÃO DO IFET, COM CURSOS QUE SERÁ MUITO NECESSÁRIOS PARA TRANSFORMAÇÃO DA NOSSA CIDADE E DO NOSSO PAIS.

ESTES JOVENS ESTUDARAM 120 HORAS, EM UMA SALA DE AULA CEDIDA POR ROSÁRIO LEAL SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, AQUI MESMO EM COELHO NETO, SOLICITADA PELO ENTÃO VEREADOR VAL, QUE APOIOU A VINDA DA ENTIDADE PROFISSIONAL CAPACITOR. QUE PROFISSIONALIZOU E CERTIFICOU ESTES JOVENS APTOS A EXERCEREM A PROFISSÃO.

ONTEM NO FIM DA TARDE ESTES JOVENS  TIVERAM UMA BREVE REUNIÃO NA RESIDÊNCIA DO VEREADOR EDIVALDO ALVES ( VAL),SOBRE A POSSIBILIDADE DE JA INGRESSAREM NA CEMAR, POIS DEPOIS DE INFORMAR SOBRE A CAPA CITAÇÃO DESTES JOVENS FOI SOLICITADO PELA MESMA O ENVIO DOS  CURRÍCULOS E COMPROVANTES DA CONCLUSÃO  DO CURSOS E POSSIVELMENTE JÁ SERÃO AVALIADOS E SE APROVADOS PELA ENTIDADE JÁ SERÃO CONTRATADOS.  DESTA FORMA ESTAMOS ACREDITANDO QUE ESTAMOS CRIANDO UM FUTURO MELHOR PARA O NOSSO MUNICÍPIO.

COMITIVA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE COELHO NETO RECEBE O DEPUTADO FEDERAL GASTÃO VIEIRA!

NO ÚLTIMO DIA 26 DE JULHO POR OCASIÃO DO ENCERRAMENTO DA FESTA DE SANT'ANA 2011, O DEPUTADO FEDERAL GASTÃO DIAS VIEIRA, FOI RECEPCIONADO NO AEROPORTO DE COELHO NETO NA VILA PIMENTEIRAS.
DENTRE AS AUTORIDADES PRESENTES ESTEVE POR LÁ OS VEREADORES, EDIVALDO ALVES, LÚ, LUÍS RAMOS, ANTONIO PIRES, AO SECRETÁRIOS ROSÁRIO LEAL( EDUCAÇÃO E CULTURA) ROSÂNGELA CURADO( SAÚDE) CHICO VEREADOR( OBRAS) VALTENIR LOPES( AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE)





quinta-feira, 28 de julho de 2011

O DEPUTADO DA EDUCAÇÃO! GASTÃO VIEIRA REALIZA O IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO EM PARCERIA COM O MEC!

Gastão Vieira Dep. Federal (PMDB)



O deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA) realizou nesta sexta-feira (29), em São Luís, as 8h30, no Salão de Eventos da FIEMA, o IV Seminário de Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), sobre os programas federais para as prefeituras do Maranhão. Os gestores receberão orientações para garantir recursos para transporte escolar, fardamento, mobiliário, creches, quadras cobertas, entre outros.

Romeu Caputo, secretário de 
Educação Básica do MEC 
O secretário de Educação Básica do MEC, Romeu Caputo, vai realizar palestra informativa aos prefeitos e secretários de Educação de vários municípios do estado interessados em garantir recursos para área. Ele deve apresentar ainda dados sobre a qualidade da educação oferecida por meio dos programas do ministério, além do desempenho do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Vieira explica que o Maranhão ainda é um dos estados com os piores índices educacionais do país, um dos que menos acessa o financiamento estudantil e o que menos participa da distribuição de verbas do MEC. “Os recursos disponíveis não são apenas de emendas parlamentares. Com o apoio do ministro Fernando Haddad, faço esta articulação com os prefeitos da minha base no estado pela quarta vez e tenho defendido a tese do aprimoramento dos gestores de Educação para que o Maranhão possa melhorar suas políticas educacionais”, destaca. Ele informa ainda que o evento é aberto para todas as prefeituras do estado que têm interesse no tema.



( DO BLOG DO DEP. FEDERAL GASTÃO VIEIRA)

COMPETÊNCIA E COMPROMISSO COM O POVO, NO GOVERNO DE TODOS! GRANDE PARCERIA SOLINEY E GASTÃO VIEIRA!

Na tarde do último dia 27, uma comitiva de autoridades fizeram uma rápida visita ao canteiro de obras das futuras instalações do IFMA de Coelho Neto.
A convite do Prefeito Soliney Silva-PSDB e acompanhados pelo Deputado Federal Gastão Vieira-PMDB, as autoridades ouviram todas as explicações do mestre de obras no tocante ao andamento das obras que encontra-se em fase inicial. Durante a visita, o Prefeito fez questão de explicar aos presentes a grandiosidade do projeto e tirar as dúvidas de aspectos importantes da estrutura do prédio.
Em sua fala, o Deputado Gastão Vieira era a felicidade em pessoa ao constatar que um de seus compromissos assumidos na campanha eleitoral de 2010 estava se tornando realidade e aproveitou para anunciar os novos investimentos que a obra deve passar até se tornar a referência do ensino federal na região.
Na parte final, foi apresentado as imagens das futuras instalações do Instituto Federal do Maranhão-IFMA, pólo de Coelho Neto (foto).
Estiveram presentes na visita a 1ª. Dama Suely Silva, o ex-Prefeito Raimundo Guanabara, os Vereadores Mariano Crateús, Lú, Antonio Pires, Luiz Ramos, o Diretor da Escola Leozinho Sábido Euclides Filho e os Secretários Domingos Dias (Gabinete), Rosário Leal (Educação) e Rosângela Curado (Saúde).

( DO BLOG LÍNGUA SOLTA)

AQUI MATAMOS A COBRA E MOSTRAMOS O PAU! TE METE!

No ultimo programa de sábado 23/7/11, o Palocci de Souza, resolveu assumir a carapuça, quando tentou, se justificar dizendo que democracia tem que ter limite, para não virar anarquia.
O Palocci de Souza, assumi a carapuça afirmando ser o personagem criado por este blog para denunciar e responder algumas inverdades divulgadas pelo pirata, como o ataque ao que ele denomina irresponsavelmente de ladrão de bomba, que como sempre ele não tem coragem de falar o nome nem mostrar documentos que comprovem suas supostas denuncias.
Começou a ofender não se sabe quem, com a história de roubo de bomba, porque será que ele estava tão zangado?
Será que tem culpa no cartório? pois é! É nos cartórios que vamos desmascará-lo, ele e sua companheira de sindicato, provando tudo que se tem divulgado, como por exemplo: falsificação de declaração de bens, prestação de conta de campanhas eleitorais, declaração falsificadas, afirmando ter só duas matriculas e foi provado que tinha três, contrariando a constituição federal. Concurso público, feito como deficiente, e copia de ata e cd afirmando que não tem nenhuma deficiência, mais uma fraude contra o erário público.
Agora se tratando da tesoureira do SINTASP onde você teve o desplante de negar tantas vezes sobre a compra deste terreno e hoje tenho em mãos também a certidão.
Ai eu quero saber? O que é, e como você vai se explicar para seus pares, E o que precisa ser feito quando um suposto parlamentar comete tantas irregularidades, no exercício do mandato e qual a lei que você vai encontrar ou criar para esta defesa.
Você que tem o hábito de por culpa em todo mundo, para esconder seu passado de falcatruas e traições contra companheiros, e até gravações para prejudicar quem o está ajudando, talvez você tenha uma para tirá-lo desta enrascada ou enroscá-lo mais ainda, como a gravação de Coroatá.

Cuidado por que o círculo ta se fechando e a mascara ta perto de cair. E agora José? A bandeira do mal esta prestes a caí, e quando abrir o programa falando de Deus, comece pedindo perdão, por todas as maldades que causou a esta gente e que quer continuar causando; estamos de olho e tudo virá a tona na hora devida.
E não adianta ameaçar o responsável por este blog, pois você sabe quem esta escrevendo estas matérias e de quem fez a promessa de desmascará-lo e de responder sobre todas as mentiras divulgadas neste programa de radio pirata.
Sei que você conhece bem quem, e o conhece muito bem, pois quando eu vejo você falando que pode sofrer algum tipo de ataque e que a culpa seria do senhor prefeito.
Esta, já é antiga!  Pois você é capais de se auto-mutilar pra tentar culpar alguém: por que este é bem o seu perfil. Pois proposta como esta foi feita a mais ou menos 15 anos atrás por você em uma reunião do pt,  e que eu estava presente, e a parti daí afastei-me e fui perseguido mais estamos aqui pra contar da história.

Coisa deste tipo já não cola mais, pois o povo quer saber é de trabalho e proposta, coisa que voçê não sabe fazer pois só sabe colocar defeito em tudo, sem nunca apontar uma solução. Procura outro rumo, pois a própria categorias dos servidores públicos está cansada das tuas zuadas que não levam a lugar nenhum. Ainda mais sabendo do que você foi capaz de fazer para tentar chega ao poder pelo poder.
Ta vendo! É melhor voçê procurar logo teus companheiros, que não prestam nem para servir de exemplo. Tu te lembras A. SOUSA, R. SOUSA, SÓ FALTA O PALOCE DE SOUSA. Só gogo e de resto nada, e se fosse candidato, hoje, talvez formassem um trio igual ao Jornal do Brasil; quando começa a falar todos desligam o rádio!


CONFIRA O QUE AFIRMA OS DOCUMENTOS ABAIXO!


(  DOCUMENTO NA QUAL O VEREADOR EDVALDO ALVES SOLICITA DOCUMENTOS QUE COMPROVAM A MATÉRIA AQUI DIVULGADA EM 23/07/011 EM RESPOSTA AO COMENTÁRIO DO PROGRAMA DA RÁDIO PIRATA )
                                             VAL VEREADOR DE VERDADE  A VERDADE SEMPRE PREVALECERÁ

  

 




( DECLARAÇÃO DE ACUMULAÇÃO DE CARGOS)


VEREADOR CONFESSA TER DECLARADO QUE TINHA APENAS DUAS MATRICULAS MAS QUE NA VERDADE FICOU COMPROVADO QUE TINHA TRÊS E JÁ FOI DEMITIDO DE UMA E TERÁ QUE DEVOLVER TODO DINHEIRO QUE RECEBEU INDEVIDAMENTE E ASSUME O QUE DETERMINA O Art. 299 DO CODICO PENAL, QUE AS AUTORIDADES COMPETENTES SE FAÇAM CUMPRIR.

ARTIGO 299 DO CÓDIGO PENAL
Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular , declaração
que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa
ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar
obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:


Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 ( cinco) anos, e multa, se o documento
é público, e reclusão de 1 ( um) a 3 ( três) anos, e multa, se o documento
é particular.


Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o
crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de
assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.







  


( Portaria de exoneração de cargo por acumúlo de função)














COMO UMA ENTIDADE QUE TRATA DE DIREITOS E LEIS QUE GARANTA AOS SERVIDORES PUBLICOS ESTADUAIS UM COMPRIMENTO DA MESMA, TEM EM SEU QUADRO FUNCIONAL ALGUEM QUE USA A MESMA PARA FRAUDAR DECLARAÇÕES, PREJUDICANDO TODA CATEGORIA E SE APROPIANDO INDEVIDAMENTE DOS RECURSOS DESTINADOS AO SERVIDOR PÚBLICO. ENVIAREMOS TODA ESTA DOCUMENTAÇÃO PARA A FEDERAÇÃO E TODOS OS ORGÃOS COMPETENTES INCLUSIVE MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL E FEDERAL PARA QUE PROVIDENCIAS SEJAM TOMADAS, E A LEI SEJA CUMPRIDA, COMO DETERMINA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O ESTATUTO DO SERVIDOR PUBLICO NÃO PODE SER AGRDEDIDO
NEM PERDER SUA CREDIBILIDADE POR CONTA DE UM SERVIDOR DESONESTO.


AGORA SABEMOS O PORQUÊ DA DECLARAÇÃO DE BENS AO TCE NA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO ESTADUAL DO PT-MA, SEM NADA A DECLARAR, VISTO QUE MEBROS DO ENTÃO SINDICATO QUE ELE PERTENCE,  É QUE VÃO TER QUE SE EXPLICAR SOBRE OS BENS QUE DEIXARAM DE SER DECLARADOS E QUE SUPOSTAMENTE ESTÃO EM NOME DE LARANJAS.


COMO ESTE ABAIXO QUE SENHORA FRANCISCA ANA DE ARAUJO SILVA TERÁ QUE EXPLICAR PARA A JUSTIÇA ONDE ARRANJOU R$100.000,00 (CEM MIL REAIS) PARA COMPRA UM TERRENO.
SERÁ QUE ESTE TERRENO É REALMENTE DA DITA CUJA? QUEM SOUBER ME RESPONDA.
SÓ LEMBRANDO A MESMA QUE COMPROU O TERRENO É TESOUREIRA DO SINTASP/MCN, ESTRANHA COINCIDÊNCIA...

















VEJA AGORA A DECLARAÇÃO DE BENS DA CAMPANHA PARA DEPUTADO ESTADUAL EM 2009, NA QUAL ELE DIZ QUE NÃO TEM NADA A DELCLARAR! HORA E DE ONDE VEM O CARRO QUE ELE TEM? CASA? MOTOS? E OUTROS  MAIS QUE TODOS NESTA CIDADE SABEM QUE ELE TEM EM CASA?
 CONFIRA  A PRESTAÇÃO DE CONTAS E A DECLARAÇÃO DE BENS DO PALOCCI DE SOUSA DIRETO NO SITE DO TSE, CLIQ NESTE ENDEREÇO ABAIXO:

GOVERNO DE TODOS E IGREJA CATÓLICA A PARCERIA QUE VEM DANDO CERTO NOS EVENTOS SOCIAS DA FESTA DE SANT'ANA!

A Festa em honra a Nossa Senhora SANT’ANA, Padroeira de Coelho Neto, é o principal evento do calendário religioso no Município. Nos últimos três anos foi oficializada uma parceria entre a Administração do Prefeito Soliney Silva e a Igreja Católica, representada pela Paróquia de Sant’Ana. Antes, no minguado festejo, eram instaladas poucas barracas de palha nas proximidades da Vila Bancária e as festas dançantes aconteciam em clubes privados com ingressos pagos pelos brincantes. Concomitante, ao festejo de Buriti da Inácia Vaz, que é a mesma Padroeira, os coelhonetenses se deslocavam em grande número para a cidade vizinha por falta de atrações e diversão em Coelho Neto.  
Hoje, depois de dois belos festejos, anteriores, vemos a religiosidade e a devoção em torno da Padroeira aumentar. A parte cultural do evento foi transferida para o Corredor da Alegria; a organização, a estrutura de barracas padronizadas, banheiros químicos, palco, atrações conhecidas nacionalmente e a segurança oferecidos aos participantes transformaram o Festejo de Sant’Ana em um evento inesquecível.  
O terceiro evento da era Soliney Silva mostrou, mais uma vez, que as tradições religiosas, culturais e folclóricas devem ser respeitadas e valorizadas. E, assim, tendo sido neste período. Os carnavais, as festas juninas e o festejo de Sant’Ana fizeram de Coelho Neto um roteiro turístico para pessoas vindas de diversas partes do Brasil.  
Foram dez dias de festividades religiosas e culturais e uma participação intensa da comunidade e dos visitantes. As missas, os leilões e as atividades artísticas na Praça da Igreja receberam, sempre, um grande público zeloso às tradições católicas; no Corredor da Alegria, a” massa” humana, numerosa, que procurou comer, beber e dançar, embalados por grandes nomes da música regional e bandas de forró reconhecidas, demonstraram com satisfação, alegria e entusiasmo que vale muito ter fé e ser feliz.  
Não poderíamos deixar de contar para os nossos leitores, principalmente, aos que não vieram e aos filhos que estão longe de casa, sobre a festa dedicada à Padroeira de Coelho Neto. As imagens, as fotografias e o relato dos que presenciaram “in loco” a principal tradição religiosa de nossa cidade servirão para mostrar às gerações futuras que quando se quer, que quando se respeita o povo, se faz bem feito, é o que toda população fala em cada canto, que Soliney trouxe e sempre trará as melhorias e parcerias para esta terra querida!
Fotos: Carlos Lapela
( Blog do Carlos Machado)