*

*
*

sábado, 30 de abril de 2011

Prefeita de Luzilândia- PI tem mandato cassado pelo TSE!


O mandato da prefeita de Luzilândia, Janaina Marques (foto), foi cassado por cinco votos a dois em sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (28). O relator do processo ministro Hamilton Carvalhido recomendou a cassação e foi seguido pelos demais ministros. Divergiram votando a favor da manutenção da prefeita no cargo, os ministros Marco Aurélio e Marcelo Ribeiro. 

O TSE entendeu que Janaina Marques cumpria o quarto mandato como prefeita. Dois mandatos na cidade de Joca Marques e mais dois no município de Luzilândia, sendo considerada como “prefeita intinerante”. Ela foi prefeita de Joca Marques no período de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Próximo ao final do segundo mandato, a gestora desincompatibilizou-se da prefeitura, mudou o domicílio eleitoral para Luzilândia, concorreu e venceu mais duas eleições (em 2004 e 2008).

A defesa de Janaina Marques vai pedir efeito suspensivo na decisão junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar nova eleição na cidade.

Considerando os casos semelhantes que tem ocorrido no Piauí, a tendência é de que o Tribunal Regional Eleitoral marque nova eleição em Luzilândia. 

Janaína é ex-esposa do vereador de Chapadinha - Ma, Marcelo Menezes. 
 
( Fonte: Blog do Alexandre-http://alexandre-pinheiro.blogspot.com/)
 

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Transporte clandestino de dinheiro do Banco do Bradesco de Afonso Cunha-Ma, resulta em assalto!

TRANSPOTADO DE FORMA ERRADA DINHEIRO DO BANCO DO BRADESCO DE DUQUE BACELAR E AGÊNCIA DO BRADESCO DE AFONSO CUNHA-MA RESULTA EM ASSALTO!

TRANSPOTE QUE ESTAVA FAZENDO TRANSFERÊNCIA DE VALORES DO CORREIOS DE BURITI DE INACIA VAZ.MA PARA AGÊNCIA DO BRADESCO DE DUQUE BACELAR QUARTA FEIRA (20) FOI ASSALTADO POR DOIS ELEMENTOS  QUE ESTAVAM UTILIZANDO UMA MOTOCICLETA BROS DE COR VERMELHA SEGUNDO FONTE DO PORTAL COELHO NETO (TRINTA MIL REAIS) ESTAVA DENTRO DO VEÍCULO UMA COISA CHAMA ATENÇÃO O VEÍCULO TERIA QUE SER UM CARRO FORTE MAIS O CARRO SERIA DE UM FONCIONARIO DA AGÊNCIA DE DUQUE BACELAR.MA AINDA SÓ UMA MULHER ESTAVA FAZENDO ESTE TRANSPOTE IRREGULAR A POLÍCIA NÃO TEM PISTA DOS ELEMENTOS ´NESTA QUARTA FEIRA (27) FOI A VEZ DA AGÊNCIA DO BRADESCO  DE AFONSO CUNHA.MA TAMBEM DE FORMA MUITO ESTRANHO UM FUNCIONÁRIO SÓ ESTAVA TRANSPORTANDO DA AGÊNCIA DE COELHO NETO.MA PARA AGÊNCIA DO BRADESCO DE AFONSO CUNHA UM VALOR SEGUNDO FONTE (CINQUENTA MIL REAIS) SENGUNDO O FUNCIONÁRIO DISSE A POLÍCIA QUE DOIS ELEMETOS EM UMA MOTOCÍCLETA ABORDARAM  E ANUNCIARAM O ASSALTO  LEVARO TODO DINDIN?
ATÉ O  PRESENTE MOMENTO  A POLÍCIA NÃO OUVIU  E  NÃO FEZ  INVESTIGAÇÕES NEM PERÍCIA NO VEÍCULO QUE TRANSPORTAVA O MALOTE DE GRANA, O DELEGADO TITULAR  DA REGIÃO É Dr LEONAN.F. CASIMIRO NÃO PRESTOU MAIORES INFORMAÇÕES !
 ( Fontes: Portal Coelho Neto)

Prefeito de Afonso Cunha -Ma, José Leane( ex PC do B e Sem partido) realiza destribuição de peixes na quarta-feira santa!

A prefeitura Municipal de Afonso Cunha, em parceria com todas as Secretarias, mais uma vez mantém a tradição no período da semana Santa, toda população Afonsocunhense  foi beneficiada com a entrega de peixes na cidade, e em todos  os Povoados  com peixes de primeira qualidade.

 
A população já aguardava ansiosamente pela a entrega do peixe que foi feita na manhã desta quarta  feira Santa 20/04, como você pode acompanhar nas fotos a alegria do povo ao receber o alimento, e foram entregues mais de 04 toneladas de peixes.

O Prefeito José Leane, afirma que como nesse período é tradição comer peixes, achou por bem fazer essa ação para que o povo pudesse comemorar a Semana Santa com a mesa farta. E por isso vem matendo a distribuição de peixes na Semana Santa desde o início do seu governo.

Todos os Bairros e Povoados foram atendidos com a distribuiçaõ, que envolveu mais de 30 servidores públicos, colaboradores e entidades de classe das comunidades.

O prefeito José Leane  iniciou a entrega no galpão da casa de hóspede, na Rua Carlos Araújo,Centro . Depois seguiu para os Povoados do Municípios e municípios vizinho que fica na região de Afonso Cunha, pois os outro municípios não inclue os povoados como Macajuba, Bôa Vista Cana Brava, Cipó, Mangueira, Carnaubal, Boa Esperança, Criminosa, Monte Alegre, Tigre e outros Povoados, todos sãos excluído de benefícios do seu município de Origem.  
Centenas de pessoas comemoravam o presente. Os moradores dos povoados de outros Municípios disseram, “Nunca ninguém se importou conosco dessa forma. Estamos muitos satisfeitos com o Prefeito Leane porque sempre se lembra da gente, pois assim como nós, muitas outras pessoas não tinham dinheiro para comprar o peixe para a família”, declarou a população”.

O prefeito José Leane disse que seu intuito foi tornar essa data um momento propício para que as famílias se reúnam e possam ter uma refeição especial, com um alimento tradicional nessa época. A distribuição de peixes terá continuidade nos próximos anos afrmou o Prefeito.
( Fotos cedidas por Zé Viola , acessor adjuntod e comunicação de Afonso Cunha)

Fazendeiro de Coelho Neto- Ma, desiste de candidatura à prefeitura de Afonso Cunha-Ma em 2012

Cleiton Macêdo desiste da pré-candidatura a prefeito de Afonso Cunha.

O fazendeiro Cleiton Macêdo (foto camisa vermelho e branco), morador na cidade de Coelho Neto, com pretensões políticas na cidade de Afonso Cunha, desistiu de sua pré-candidatura rumo à prefeitura no final da semana passada.

Segundo informações que chegaram até este Blog  a desistência aconteceu depois, de diversos fatores e imprevistos da base aliada, mais até o momento não se sabe o que realmente aconteceu para a desistência.
 
Até o momento que se observa para o motivo da desistência é o carisma que o Prefeito José Leane tem com o povo do Município de Afonso Cunha, só se ver o zunzum nos bastidores da política de Afonso Cunha, que Leane é o favorito Para as eleições de 2012.

O melhor remédio para dosar uma Oposição é uma boa Administração, e isso José Leane sempre mostrou que sabe Fazer na medida do possível ,  “governando para todos”.


Cleiton que tem atividades agropecuárias no município de Afonso Cunha com suas fazendas, ultimamente vinha ostentando sua pré-candidatura de prefeito para as eleições do próximo ano por todas as partes do município. Fazendo parte da viabilidade de seu projeto político, o segundo colocado nas duas ultima eleições municipais, o Chico do Tuna (foto), era tido como seu pré-candidato a vice

Afonso Cunha em alerta devido as fortes chuvas na região!

Riacho São Gonçalo transborda e Defesa Civil Alerta Moradores Ribeirinhos.

Um grande temporal se formou em Afonso Cunha e preocupa a
Defesa Civil local. O Riacho São Gonçalo que divide a Cidade transbordou, vindo a inundar a rua Zilmar Bacelar (foto).

Uma noite de muita chuva, e hoje durante todo o dia a chuva não deu tréguas e está previsto mais temporal para a região nos próximos dias.  A Defesa Civil já está alertando os moradores Ribeirinhos.
Em 2009 muitos trechos, estradas e rodovias foram interditadas no Estado do Maranhão em consequencia das fortes chuvas que inundou muitas Cidades do Estado,  e Afonso Cunha foi uma das que sofreu com inundação no período chuvoso. A Prefeitura municipal em parceria com as secretarias:  Obras e Meio Ambiente fizeram  valas de canalização para melhor escoamento e vazão das águas, mais tudo depende da colaboração da natureza.
( Do blog do Zé viola)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Após ´ser derrotado nas eleições para deputado federal, o ex-deputado estadual, Antonio Carlos Bacelar ( O Bacelar) é pré- candidato à Prefeitura de Afonso Cunha-Ma!

Bacelar é pré-candidato em Afonso Cunha.




O ex-deputado estadual Antonio Carlos Bacelar, o Antonio Bacelar, é pré- candidato a prefeito na cidade de Afonso Cunha, na região leste maranhense.


Segundo as fonte do leste maranhense, esta afirmação teria partido do próprio Bacelar em conversas reservadas em recente estada dele na região. As mesmas informações dão conta, de que a nova empreitada do ex-deputado agradou a sua esposa a ex-prefeita de Coelho Neto, Dra. Márcia Bacelar.

A única vez, em que Antonio Bacelar concorreu este cargo, foi em 1988, na recém criada oposição de Coelho Neto, contra o candidato do então prefeito Guanabara, Waltenir Lopes, aqui em Coelho Neto. Da disputa Antonio Bacelar saiu derrotado, mas a mesma teve dois grandes objetivos. O primeiro foi fortalecer a oposição que mais tarde chegou ao poder. O segundo foi fincar bandeira para sua bem sucedida segunda disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa, que galgou uma primeira suplência, vindo a assumir no inicio de 1993. Estes dois anos de mandato pavimentaram a sua primeira eleição vitoriosa ocorrida no dia 02 de outubro, de 1994, ajudando a sua esposa Márcia Bacelar, tirar Coelho Neto, de uma das piores situações já vivida na sua história política.

Afonso Cunha - Ma. encerra inscrições para a disputa de criação do Hino Municipal!

Encerrada as inscrições para a disputa do Hino Oficial de Afonso Cunha


É grande a expectativa para a escolha do Hino Municipal de Afonso Cunha . A cidade, que completou 51 anos no último dia 25 de março, ainda não conta com esse símbolo, que neste ano passa a fazer parte da história do município. Um dos destaques do processo de escolha será o voto da comissão julgadora, que somará durante o julgamento, que ocorre no início de maio.

As inscrições para participar do concurso do Hino Municipal já estão encerradas. Os candidatos, que precisam ser moradores de Afonso Cunha, podem apresentar uma só obra. Além dos documentos exigidos no edital, os compositores devem entregar  a obra gravada em três cópias, em CD, fita cassete ou MD.

A composição deve ser apresentada com letra e acompanhamento instrumental, com bom nível de gravação.  Segundo  o Secretário de Cultura Milton Bastos, os autores podem compor em qualquer ritimo, o importante é a melodia da obra. Torcemos muito para que vença a mais melódica e mais cativante. O que queremos é que esse Hino não seja somente mais um símbolo, mas que faça parte da vida das pessoas. Que seja cantado com emoção pelos Afonsocunhenses todas as vezes em que for executado”, disse.

O momento é excelente para a criação do Hino. Segundo ele, não há mais necessidade de as composições seguirem a regra da música marcial, como ocorria há alguns anos. “Hoje os hinos podem ser elaborados de diversas formas e com diversos ritmos. Felizmente não precisa mais ter o tom de marcha militar. Pode ser uma cantiga, um samba, um hip hop, uma valsa. O que vai contar é o conjunto da obra. Quanto mais melódica e criativa, mais cativante vai se tornar”, avalia.

 A Secretaria de Cultura, elaborou um edital rigoroso, acompanhado de constante assessoria jurídica. A escolha dos julgadores também será fundamental. “O nível e imparcialidade da Comissão Julgadora é o que vai fazer a diferença”, disse Milton. Para tanto, estão sendo convidados músicos e historiadores que terão a tarefa de avaliar melodia, ritmo, harmonia e a menção aos fatos históricos da cidade.

A Comissão Curadora, que fará a pré-seleção, também não terá informações sobre os autores no momento da avaliação.
Esse governo já está caracterizado pela mudança de concepções e valores, com a participação efetiva da sociedade. A escolha do Hino Municipal vem consolidar o trabalho que temos desenvolvido na criação de uma identidade cultural para Afonso Cunha, e num momento histórico como esse, o povo não poderia faltar”.

O prazo para a entrega das composições se encerram dia 30 de abril as 17Hs.

O vencedor levará um premiação de R$ 1500,00 (hum mil e quinhentos Reais) mais troféu.


Calendário

A inscrição, gratuita, encerrou dia 25 abril, às 17 horas, na Secretaria de Cultura, rua
Walmir Costa-Centro.
Não deixe de conferir o Regulamento e o Edital para criar a sua composição. .

Pré-seleção –está previsto para o início de maio, a data será divulgada pela a Secretaria de Cultura.
(Do blog do Zé Viola)

Prefeito Municipal de Afonso Cunha- Ma, participa de evento de saúde no Ceará!

Maranhão quer implantar modelo cearense de consórcio de saúde

Depois de Alagoas, é a vez de o Maranhão conhecer a experiência de consórcios públicos de saúde do Ceará. Uma comitiva formada de prefeitos, vereadores, secretários de saúde e de técnicos do Consórcio da Região dos Lagos Maranhenses está no Ceará para conhecer, até sexta-feira, dia 29, o funcionamento das policlínicas e dos Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs) regionais construídos  no governo Cid Gomes. Nesta quarta-feira, 27, na Secretaria da Saúde do Estado a comitiva conheceu a forma de organização e implantação dos consórcios de saúde no Ceará e a estruturação da nova rede de assistência à saúde de média e alta complexidade, com os hospitais regionais do Cariri, Norte e Sertão Central, 21 policlínicas e 18 CEOs regionais.

Paraná e Santa Catarina demonstraram interesse e já estão agendando visita para conhecer a experiência dos consórcios públicos de saúde do Ceará. A comitiva do Maranhão anunciou apoio à realização, em Fortaleza, do Fórum Norte e Nordeste de Consórcios Públicos de Saúde, agendado para este ano durante o I Congresso Nacional de Consórcios de Entes Federados em Saúde, realizado em junho de 2010, em Minas Gerais.

O prefeito do município maranhense de Bom Jardim, Roque Portela, presidente da Conlagos, antecipou que a intenção do grupo é apresentar a experiência dos consórcios públicos de saúde na Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e, posteriormente, levar a ideia de implantação do modelo cearense naquela Estado à governadora Roseana Sarney. No Maranhão existem dois consórcios intermunicipais estruturados, mas nenhum deles tem a participação do Estado como ente consorciado, como acontece nos 21 consórcios públicos de saúde do Ceará.

O Ceará optou por estimular a formação de consórcios em saúde, tomando por base os municípios localizados numa mesma microrregião de saúde, para facilitar o processo de estruturação de redes de assistência à saúde. O Governo do Estado participa dos consórcios em todas as 21 regionais de saúde e é o responsável pela construção dos 18 CEOs e 21 policlínicas, aquisição de equipamentos para as unidades, conforme o serviço ofertado, e por 40% do custeio de cada unidade de saúde. Os consórcios são constituídos sob a forma de associação pública, entidade autárquica e interfederativa, para a promoção de ações de saúde pública assistenciais e prestação de serviços especializados de média e alta complexidade.

Todas as 21 microrregiões de saúde do Estado já criaram seus consórcios intermunicipais e os dez  já implantados administram os CEOs de Juazeiro do Norte, Baturité, Acaraú, Sobral, Camocim, Ubajara, Russas e as policlínicas regionais de Tauá, Baturité e Camocim, todas essas unidades em pleno funcionamento. Em Sobral, a administração do CEO tem participação da Universidade Federal do Ceará (UFC) como ente consorciado. Até julho, os 11 consórcios restantes estarão implantados, com a inauguração de cinco CEOs e 11 policlínicas já agendadas pelo governador Cid Gomes para os dois próximos meses, maio e junho.

O prefeito José Leane de Pinho Borges (Afonso Cunha-MA), também está participando do evento (veja foto acima).

FONTE:  Secretaria da Saúde do Estado do Ceará,( Blog do Zé Vilola)

Ministro Lobão admite abusos nos preços dos combustíveis no país

BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reconheceu, hoje (28), que tem havido abuso nos preços dos combustíveis, especialmente do etanol. Segundo ele, os preços são regulados pelo mercado, mas o governo já acionou o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para investigar a situação.

“Há nove anos o preço da gasolina não tem aumento nas refinarias. Mas ela passa pelas distribuidoras, pelos postos, e o mercado é livre para estabelecer os preços. Quem pode fiscalizar isso, no que diz respeito aos abusos, é o Cade, ao qual já pedimos que atue”, afirmou.

Lobão disse também que já pediu à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para intervir no processo.

Ele espera que, com o aumento da produção de etanol, os preços se regularizem nas próximas semanas, mas ressaltou que o governo ainda não descarta a possibilidade de alterar o percentual de etanol que é misturado à gasolina.
( Portal Imirante)